MINICURSO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL E   RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

MINISTRANTE: Joelson Alves Onofre

RESUMO: A proposta de minicurso em tela se insere nas discussões acerca da formação de professores da/na educação infantil e a educação para as relações étnico-raciais. A temática pretende dialogar com um tema tão caro para a formação docente e que está na ordem do dia. Salienta-se a importância desse movimento epistemológico para o debate sobre educação e sociedade no campo das relações raciais. Frente a essa problemática, atendemos ao dispositivo legal, a Lei 10.639/03, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Em 2023, a referida lei completou vinte anos e ainda se constata na formação docente a ausência de discussão sobre seu conteúdo, bem como das orientações contidas nas Diretrizes Nurriculares Nacionais advindas da sua promulgação. A lei se constitui em importante marco legal para o combate ao racismo e à discriminação no ambiente escolar. Trata-se de uma ação afirmativa que garante o conhecimento da herança africana, dos valores civilizatórios e da importância da história do povo negro na constituição da nação brasileira. Nessa persppectiva, algumas questões nortearão nosso minicurso. Qual o papel da escola e dos educadores frente ao racismo? A escola inclui ou exclui? Que formação docente temos e qual formação desejamos no âmbito dos cursos de formação inicial e continuada de pedagogos/as? Tais questões serão exploradas, avaliando em que medida as práticas pedagógicas contribuem ou não para uma educação antirracista.

EMENTA: Debater acerca da formação de professores/as da/na educação infantil e a educação para as relações étnico-raciais. Reflexões sobre a lei 10.639/03 e os desafios para a prática pedagógica. Discussão sobre o silêncio que envolve a temática do preconceito e discriminação racial no contexto escolar, avaliando em em que medida as práticas pedagógicas contribuem ou não para uma educação antirracista.

OBJETIVOS: 1. Fomentar o debate acerca da Lei 10.639/03; 2. Refletir sobre os desafios para a prática pedagógica de professores/as da/na educação infantil, considerando as atuais mudanças no campo das políticas educacionais brasileiras; 3. Problematizar o silêncio que envolve o racismo e a discriminação racial, especialmente na etapa da educação infantil.

METODOLOGIA: As estratégias metodológicas contemplarão dinâmica de apresentação, exposição dialogada, exibição de slides, leitura de textos. Pretende-se com o minicurso provocar teoricamente os/as participantes, levando-os/as a debater sobre a educação para as relações raciais na educação infantil e os desafios que ainda são postos para a concretização de uma prática pedagógica antirracista. Espera-se que a presente proposta formativa contribua para uma mudança de mentalidade e um pensamento crítico-refletivo, bem como coadune com as pesquisas e debates acerca da educação para as relações étnico-raciais.

Compartilhe!

ORGANIZADORES

APOIADORES