GT - História E Educação: Conservadorismo Educacional, Permanências E Rupturas Nos Países Latino-Americanos
Coordenação: Doutoranda Tiara Cristiana Pimentel dos Santos - UPF e Doutorando Henrique Trizoto - UPF
Ementa: Esta proposta de simpósio tem como objetivo reunir acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de história e educação para discutir e explorar o papel do conservadorismo educacional ao longo da história e seu impacto nas práticas educacionais contemporâneas, desenvolvendo a criticidade da realidade educacional dos países da América Latina no decorrer dos anos, e como o conservadorismo ainda permanece nos meios educacionais, encontrando meios de se manter permanente nas constantes rupturas e remodelações educacionais. O conservadorismo educacional tem sido um elemento constante na história da educação, influenciando políticas, práticas pedagógicas e a forma como as sociedades transmitem conhecimento de geração em geração. Este simpósio temático busca examinar criticamente o conservadorismo educacional ao longo do tempo, desde suas origens históricas até suas manifestações contemporâneas.
Objetivos:
1. Analisar o conservadorismo educacional em diferentes contextos históricos e culturais.
2. Explorar como o conservadorismo educacional afetou e continua afetando as políticas e práticas educacionais.
3. Discutir as implicações do conservadorismo educacional para a equidade e a diversidade na educação.
4. Promover o debate sobre estratégias para abordar e mitigar os aspectos negativos do conservadorismo educacional.
Tópicos de Interesse:
• História do conservadorismo educacional em diferentes épocas e regiões.
• Políticas educacionais influenciadas pelo conservadorismo.
• O papel do conservadorismo na educação formal e informal.
• Conservadorismo educacional e identidade cultural.
• Conservadorismo e inovação pedagógica.
• Conservadorismo e inclusão/exclusão na educação.
• Estratégias para lidar com desafios relacionados ao conservadorismo educacional.
Público-Alvo: Este simpósio é destinado a acadêmicos, pesquisadores, educadores, profissionais da área de educação, estudantes de pós-graduação e qualquer pessoa interessada em explorar a relação entre história e educação, especificamente o papel do conservadorismo educacional.