MINICURSO:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES: O PROJETO DE PESQUISA E A PLATAFORMA BRASIL

MINISTRANTE: Eliane Costa da Silva - Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Especialização pelo Instituto Federal de Brasília (2021) e atualmente é estudante do Programa de Pós-graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, formação inicial de professores e estágio supervisionado obrigatório no curso de pedagogia.

MINISTRANTE: Karoline Santos Rodrigues - Mestranda no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT - UEG) e Bolsista da Fapeg. Especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens (IFB) e em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (UCB). Licenciatura em Pedagogia e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Docente na Secretaria Municipal de Educação ? Anápolis-GO. Membro do Grupo de Pesquisa LECCE - Letramentos, Cultura, Conectividade e educação, grupo que pertence à Secretaria Municipal de Educação de Anápolis e à Universidade Estadual de Goiás. Na linha de pesquisa estuda linguagem e práticas sociais na perspectiva da Cultura Digital. Experiência na educação de estudantes surdos e ensino de língua de sinais (Libras). 

RESUMO DO MINICURSO:  A oficina busca ampliar a formação de pesquisadores com o desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos e o registro para o Comitê de Ética na Plataforma Brasil. Nesse intuito, propomos apresentar orientações e pontos chaves que devem constar nos textos do projeto, direcionados à interessados da área de educação e humanidades. Além de apontar os principais pontos comuns de devolução e os cuidados para minimizar esse processo. Compreendemos que é essencial apresentar e direcionar aos pesquisadores iniciantes o caminho e alguns passos para aperfeiçoar o projeto. Esse movimento é contínuo durante todo o percurso acadêmico, seja graduação, pós-graduação, lato sensu, mestrado, stricto sensu e doutorado, ou seja, na vida acadêmica.    

EMENTA: Apresentação da estrutura do desenvolvimento de um projeto de pesquisa com padrão de submissão na Plataforma Brasil. Com carga horária de 3h, o objetivo geral visa compreender como desenvolver o projeto de pesquisa e a submissão para a Plataforma Brasil. O pré-requisito do curso é ser estudante de graduação e/ou mestrado. A avaliação será contínua e ocorrerá ao longo da efetivação do minicurso observando a participação, interesse e criatividade. 

OBJETIVOS:

Geral: Compreender como desenvolver o projeto de pesquisa com perfil de submissão para a Plataforma Brasil.

Específicos: 1- compreender os principais pontos para desenvolver um projeto de pesquisa; e apresentar brevemente a plataforma Brasil por meio de slides. 2 - Praticar com os cursistas o início do desenvolvimento do projeto de pesquisa e desafios previstos junto ao Comitê de Ética.   

METODOLOGIA: 1- Primeiro momento - Socialização e apresentação dos cursistas e das professoras: Iremos desenvolver uma dinâmica para essa ocasião. Iremos organizar os nomes de todos da sala em ordem alfabética. Em seguida irá iniciar as apresentações, porém será intercalado iniciando da letra Z e em seguida a letra A, assim por diante. Por meio dessa organização, os cursistas e professoras devem falar: o curso de graduação, pós-graduação; cidade e Estado que reside. O que chamou a atenção para realizar o curso no evento. (20 minutos). 2 - Segundo momento - Os elementos fundamentais de um projeto de pesquisa: Apresentação dos pontos fundamentais para um projeto de pesquisa será por slides, onde abordaremos os elementos e assim conversaremos sobre eles. Com o foco em tentar desenvolver uma pesquisa fictícia com a ajuda dos cursistas. Esse movimento é necessário para buscarmos ampliar nossas perspectivas. Após construir uma proposta de projeto junto com aos cursistas, partimos para o terceiro momento. (40 minutos) 3 - Terceiro momento - A submissão na Plataforma Brasil: Nesse momento iremos expor os pontos mais delicados para a submissão de um projeto na Plataforma Brasil. Apontando pendências e desafios vivenciadas pelas professoras, em seguida iremos conversar e pontuar como pode ser melhorado. Essa exposição será por meio de slides. (40 minutos) 4 - Quarto momento - Oficina de elaboração de projeto de pesquisa e submissão na Plataforma Brasil: Por fim, iremos dividir a sala em dois grupos por ordem alfabética ou proximidade de área de conhecimento, cada um em uma sala do meet, onde os grupos terão 20 minutos para construir seus Projetos (fictícios) de acordo com o que foi discutido no segundo momento da oficina. Essa dinâmica visa possibilitar orientações quanto ao objetivo da oficina e socializar os membros em suas áreas de conhecimento. Após passar o tempo proposto, um ou dois arguidores do grupo apresenta a proposta para toda à sala. Onde os grupos vão anotar possíveis pendências ou sugestões de melhorias, junto com as professoras. Compreendendo que toda pesquisa são fundamentadas em sua incompletude e complexidade. (1h20 minutos) - Recursos: Microfone, câmera, slides e vídeos.   

CARGA HORÁRIA: 3 horas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes da Graduação e Mestrado, especialmente da área de educação e humanidades. 

Compartilhe!

INSTITUIÇÕES

REVISTAS CIENTÍFICAS

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Quer se tornar um parceiro?