Dra. Elizabeth Macedo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elizabeth possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), sendo também licenciada em Química, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia (pós-doutorado, CAPES, 2007), na Columbia University (pós-doutorado, CNPq, 2013-2015), na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019) e na University of Georgia Athens (2022). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2015, foi Diretora de Fomento ao Ensino de Pós-graduação (exceto quando no exterior) e, de 2001 a 2004, foi Assessora da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduacão da mesma Universidade. Foi membro da comissão de área da CAPES de 2001 a 2014, tendo sido coordenadora adjunta no triênio 2008 a 2011. Foi membro da comissão de avaliação da pós-graduação 2017-2020 na mesma agência, tendo também atuado nas comissões qualis em 2019 e 2021. Foi coordenadora da área de Educação na FAPERJ (2012 a 2018) e assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes (2018 a 2022). É membro do CA-Ed CNPq desde 2019, tendo sido coordenadora no biênio 2020-2022. Atua em docência, orientação e pesquisa no campo do Currículo. Foi presidente eleita da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (2013-2020), tendo participado da diretoria de 2008-2013 na função de Tesoureira. Foi coordenadora do GT Currículo da ANPEd e membro do Comitê Científico. É editora associada do Journal of Curriculum Studies e membro do comitê editorial da Curriculum Inquiry e de The Curriculum Journal, da Bristish Educational Research Association, assim como de diferentes periódicos nacionais. Foi editora da Revista Transnational Curriculum Inquiry de 2011 a 2013. Participou da organização de diferentes eventos, dentre os mais recentes ANPED-SE (2021) e ENDIPE (2021). É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Participa de parcerias internacionais com Estados Unidos, Canadá, Portugal, China e diferentes países da América Latina. Tem coordenado vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e FINEP. Pesquisas em andamento: Suas pesquisas focam as políticas de currículo, entendidas como políticas públicas promulgadas pelo Estado e vividas nas escolas, assim como englobando a teoria curricular. Operando em um quadro pós-estrutural, suas pesquisas dialogam com S. Ball, E. Laclau, W. Brown, J. Butler, H. Bhabha e também com J. Derrida. Em termos gerais, a política tem sido entendida como processos de signifiXação que produzem o contexto em que acontecem. Na medida em que os discursos performativos neoliberais são entendidos como tendo efeitos (imprevisíveis), entre outros, nas subjetividades das pessoas, as suas pesquisas tem perguntado, também, sobre os efeitos dessas recentes políticas curriculares e educacionais sobre os sujeitos, especialmente, dos chamados grupos minoritários. Além de desconstruir estratégias postas em ação para fixar a alteridade, as pesquisas visam compreender como alunos e professores buscam se constituir em um espaço tão normalizado como as escolas. Ao mesmo tempo, trabalhando em colaboração com as burocracias estatais, escolas e professores.

Dr. Gerson Luís Trombetta

Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, História Cultural, Formação de Professores e Estudos Literários.

Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior

Universidade Federal da Fronteira Sul

Ensino Médio Profissional em Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério ? CEFAM - (2000), curso de extensão Ensino de Ciências para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo ? USP - (1999), Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP - (2004), curso de aprimoramento profissional Letra e Vida: Formação de Professores Alfabetizadores ministrado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- (2008), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2015), estágio de pesquisa em nível de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2016-2018), bolsista CAPES, e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade do Minho (Portugal 2017 ? 2018), especialidade em Educação em História e Ciências Sociais. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tem experiência na área de História e Educação, trabalhando principalmente com ensino de história, reformas educacionais, currículo, livros didáticos.

Dr. Antonio Romano

Universidad de la República, Departamento de Historia y Filosofía de la Educación, Facultad de Huma

Doctorado Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales , Argentina. Título: Política y educación en el Uruguay de 1932 a 1942. La búsqueda de una nueva institucionalidad para la Enseñanza Media durante la dictadura de Terra y Baldomir.” Tutor/es: Myriam Southwell

Aline Rodrigues Maroneze

Unijui

Não se aplica