Grupos de Trabalhos
GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES
Este GT visa dialogar, analisar e compreender o contexto dos gêneros, os quais, diuturnamente, são atravessados por mecanismos de poder, bem como por processos de subjetividade. Parte-se do pressuposto de que os papéis de gênero são socialmente e culturalmente delineados, criando no imaginário social, normas e condutas destinadas a homens e mulheres em suas práticas e vivências. Neste sentido, o poder é estrategicamente inserido nestes papéis, buscando solidificá-los em distintos momentos, recriando estereótipos e práticas destinadas a este ou aquele gênero. Analisa-se, igualmente, a categoria da diferença, buscando percebê-la sob o viés do enfrentamento de sua imposição nos papéis de gênero. Parte-se do pressuposto de que uma sociedade efetivamente plural necessita, diuturnamente, romper paradigmas fixos, emancipando-se em todos os seus aspectos, dentre eles, no campo acadêmico e social.
Coordenação:
Lucimary Leiria Fraga - Unijuí
Dafhini Carneiro - Unijuí
Aline Rodrigues Maroneze - Unijuí
GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES
Os Estudos Culturais, desde o seu surgimento nos anos 1960, influenciaram o desenvolvimento de diversas subáreas das ciências sociais e humanas, especialmente por se dedicarem aos debates sobre dominação, marginalidade, alteridade e, de outro lado, sobre insubordinação e resistência. Sendo assim, buscaremos convergir trabalhos que elaborem reflexões sobre a produção de significados no cotidiano, tanto no campo das experiências dos sujeitos quanto das gramáticas simbólicas mais amplas. As pesquisas devem envolver prática e representações contraditórias e ambivalentes de grupos urbanos, rurais e dos não-lugares, que identifica-se com aspectos contraculturais, outsiders, desviantes e alteridades culturais, que por sua vez, constroem identificações ambíguas como lugar de vivência do e no grupo. Nesse sentido, esperamos receber trabalhos cujos objetos de estudo sejam produtos culturais - como filmes, documentários, telenovelas, produção audiovisual nas mídias digitais, fotografias, literatura, artes plásticas, música, teatro, body art, performances, entre outros – e que abordem a construção e/ou mobilização de signos e narrativas. Com isso, queremos possibilitar um espaço de debates sobre os Estudos Culturais e as noções em torno de cultura e representação, permitindo trocas teóricas, conceituais e metodológicas na análise de produtos midiáticos e artísticos.
Coordenação:
Jimmy Iran dos Santos Melo - UFRR
Tiago Cardoso da Silva - UFRR
Pedro Jorge Coutinho Guerra - UPF
GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA
Este grupo de trabalho versa sobre questões que contemplam atividades, estudos e percepções que transbordam acerca das temáticas Gênero, Sexualidade, Raça e Etnia. Estudos, de caráter inovador, que compreendam e versem sobre tais assuntos sob o escopo das ciências humanas e sociais, de trato interdisciplinar. Sendo os objetivos 1. Discutir a relevância e atualidade das intersecções raça/etnia, corpo e sexualidade/Gênero e classes sociais; 2. Pensando, assim, as transformações socio-históricas das sociedades, do período antigo até a ultramodernidade; E, por fim, para pensar questões norteadoras para refletir sobre o presente e as possibilidades futuras acerca das temáticas supracitadas. Percebendo, ainda, questões que envolvem interseccionalidades sobre as temáticas supracitadas.
Coordenação:
Leon Mclouis Borges de Lucas - Universidade Federal de Pelotas
Ligia Poliana de Oliveira - Universidade Federal de Pelotas
GT - PERSPECTIVAS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
O Grupo de trabalho tem por objetivo debater temáticas socioambientais presentes em nosso cotidiano, porém ainda fragilizadas na formação de Professores. Assim, os principais eixos de análise são: Educação Ambiental; Educação do Campo; Território e Soberania Alimentar; Povos tradicionais e Saberes Ancestrais; Agroecologia e Educação. A abordagem teórica predominante, em função do movimento do real que vem a constituir a materialidade que vivenciamos, se dá por meio de uma visão crítico-dialética, no entanto, em diálogo com outras perspectivas teóricas de análise do fenômeno educacional..
Coordenação:
Gerson Luiz Buczenko - Centro Universitário Internacional Uninter
Maria Arlete Rosa - Universidade Tuiuti do Paraná
GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA
O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo geral reunir trabalhos originários de pesquisas e relatos de experiências que tenham como eixo o ensino de história. Para tanto, são aceitos trabalhos que abordem as seguintes temáticas:
a) Ensino de história e trajetória da disciplina na educação brasileira;
b) Ensino de história e documentos orientadores, em especial Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares para o Ensino de História;
c) Metodologias para o Ensino de História;
d) Currículo e Ensino de História;
e) Experiências Docentes no Ensino de História nos diversos níveis da educação;
f) Ensino de História em tempos de negacionismo.
O GT abre um espaço para diversas perspectivas teóricas e metodológicas que enfatizem a importância e necessidade de processo de ensino que garanta a construção do saber crítico.
Coordenação:
Edson Romário Monteiro Paniágua - Universidade Federal do Pampa
Paulo Afonso Tavares - Universidade Federal de Goiás
GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS
Passado o período em que submergimos em meio ao grande oceano do fascismo, retrocedendo, exponencialmente, no campo dos direitos e das políticas públicas, principalmente, as identitárias, conseguimos subir à superfície e, finalmente, voltar a respirar. Contudo, não há como negar que as reformulações impostas pelo movimento conservador/neoconservador ainda refletem - e refletirão por tempo indeterminado - em nosso cotidiano, movimento este que saiu extremamente fortalecido do último pleito eleitoral, ao levarmos em consideração a composição do atual legislativo federal. A educação, e os profissionais que dela fazem parte, assim como outros espaços de articulação social, segue configurando-se enquanto um território de resistência, onde temos a possibilidade de tecer reflexões em torno das disputas no campo de (re)construção das políticas sociais, sobretudo, as voltadas para as questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. O que tais disputas significam? Quais seus objetivos? Estaremos “à salvo” de novos retrocessos no campo dos direitos ou devemos nos preparar para novas anulações? Qual o papel da educação em meio a este cenário e quais as potências que dali emergem? Estas são algumas das inquietações e provocações que orientam o presente grupo de trabalho. Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo onde possamos construir análises críticas, com base em teorizações que partem dos conhecimentos em educação, acerca das disputas travadas no âmbito das políticas identitárias, na intersecção de múltiplas pautas, reunindo contribuições, tanto ontológicas quanto epistemológicas, que mirem na salvaguarda de nossas - parcas - conquistas e a garantia de suas permanências.
Coordenação:
William Roslindo Paranhos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Marlon Silveira da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA
Conhecer e compreender os processos e práticas de uma instituição educativa, bem como o modo como os sujeitos produzem e disseminam cultura possibilita que a construção de si e da realidade fortaleça vínculos com distintos lugares e temporalidades. É no espaço institucional que se imprimem marcas, memórias e o protagonismo histórico das identidades individuais e dos coletivos se consolidam. A partir das experiências que os sujeitos acumulam e o modo como preservam e compartilham os saberes e conhecimentos em sociedade fortalece o sentido atribuído ao exercício da cidadania. Dizer sua palavra, a partir do processo de autoria e de apropriação está vinculado às diferentes formas de convivência social e da percepção que assumimos diante do olhar reflexivo e crítico do passado. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho acolhe investigações em andamento e/ou concluídas referente a História da Educação e das Instituições escolares, dos processos e práticas de escolarização, dos sentidos apropriados pelos sujeitos e das formas de preservação e conservação de fontes documentais, acervos e arquivos que corroborem com a manutenção do patrimônio cultural e educativo.
Coordenação:
José Edimar de Souza - UCS
Samanta Vanz - UCS
Gisele Belusso - IFRS
GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES
O objetivo do GT é aprofundar nos debates envolvendo a História da Educação e a Memória construída em torno da educação e das instituições escolares. O nosso GT engloba pesquisas envolvendo Estado, Igreja, ações municipais, cultura escolar, além de debates na imprensa, nas fotografias e na literatura, além de memória oral e audiovisual. O GT está inserido no eixo: Instituições escolares, em relação a concepção teórica, estamos abertos para múltiplos campos teórico e metodológico que contribuam para o debate. Os trabalhos devem estar inseridos no campo das ciências humanas.
Coordenação:
Giovane Silva Balbino - Universidade de São Paulo
Palloma Victoria Nunes e Silva - Universidade Federal de Uberlândia
Caroline Cataneo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Diante do cenário atual de constante ataque à liberdade de cátedra, temáticas como gênero, movimentos sociais, períodos de autoritarismos, terrorismos de estados e eventos potencialmente traumáticos são usados por grupos conservadores para atacar a educação e o campo histórico, tanto em escala micro no Brasil, como em escala macro global. Em face disto, o presente Simpósio Temático tem por objetivo refletir acerca de métodos e estratégias pedagógicas para o ensino de história que possibilitem abordar passados sensíveis/ traumáticos em um cenário de constante ataque à liberdade de ensinar, disseminação de teses negacionistas e usos públicos distorcidos do passado com a finalidade de arma política. De acordo com a literatura especializada, um passado pode ser considerado vivo/sensível/ controverso quando está relacionado às pautas e disputas no campo das memórias confrontando distintas perspectivas e grupos (DE VARGAS GIL; EUGENIO; 2018). Nesse sentido, se transportado para o ambiente da aula de história “um encontro com um passado vivo consiste num movimento de aprendizagem ética que implica uma relação consigo mesmo” (PEREIRA; SEFFNERP, 2018. p. 17). Destarte, considerando a memória, o testemunho e o conhecimento histórico como antídotos contra tais negacionismos e revisionismos ideológicos, buscamos abrir espaço para problematizar os silenciamentos sobre demandas e lutas de grupos excluídos, reivindicando a investigação histórica como peça fundamental na construção da cidadania. Assim, serão aceitas comunicações que versem sobre a relação entre história, memória, usos públicos do passado, traumas, negacionismos ou silenciamentos em um diálogo transversal com o ensino de história.
Coordenação:
Darlise Gonçalves de Gonçalves - UFPel
Larissa Pinto Martins - Arquivo Lesbico Brasileiro
GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL
O Brasil abriga nos dias atuais os frutos consignados em séculos de exclusão social. Historicamente alijados das instâncias de poder, pobres, negros, índios, mulheres e minorias, sofrem com as mais diversas formas de exclusão e preconceitos. A polarização política, as vicissitudes econômicas, as hegemonias culturais e religiosas, vividas de forma intensa pelas pessoas em nosso tempo, tem como marco a desigualdade social que permeia a nossa identidade. O que se percebe na conjuntura brasileira atual é uma profunda incapacidade para o diálogo com respeito e alteridade. Quando o impulso se sobrepõe à racionalidade, às leis e à democracia, é preciso protagonizar caminhos que permitam o bem comum. O propósito deste Grupo de Trabalho é, portanto, descortinar e acolher contribuições que auxiliem a ampliar o horizonte compreensivo daquilo que vivemos nos Brasil nos dias atuais. Busca-se debater questões correlatas aos extremismos e a recodificação do cotidiano a partir de manifestações marcadas pela intolerância e os agenciamentos do ódio.
Coordenação:
Celso Gabatz - Faculdades EST, São Leopoldo, RS.
Rosângela Angelin - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI, Campus de Santo Ângelo, RS.
GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO
Este GT tem por objetivo analisar o estudo de fronteira no ensino médio, considerando assim, o emprego do conceito de fronteira, suas variações e aplicação nos estudos históricos, nos livros didáticos e afins. A fronteira como espaço de historicidade, geopolítica e a fronteira como narrativa, atravessando, assim, identidades e representações linguísticas e culturais. Ademais, procura-se compreender o emprego do estudo de fronteira e as suas possibilidades teóricas no Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens considerando a amplitude do referido conceito. Por que trabalhar o conceito de fronteira na escola? Quais as contribuições do estudo nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens?
Coordenação:
Jeremyas Machado Silva - Unipampa-UAB/ Faculdades Integradas Machado de Assis/ Colégio Dom Bosco
Jéssica Fernanda Mezadri - Colégio Dom Bosco
GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Discutir as políticas educacionais de acessibilidade nos diferentes segmentos educacionais e setores da sociedade civil. A formação de professores para o atendimento educacional especializado para atender ao público da educação especial - deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
Coordenação:
Vinicius da Silva Freitas - Universidade Estácio de Sá
Leandro Pedrazzi Leal - Universidade Estácio de Sá
GT - POLÍTICAS PÚBLICAS
As políticas públicas, por possuírem um conceito polissêmico, propiciam o diálogo com diversas áreas do conhecimento, com a proposta de redução de determinado problema público. São fundamentais para garantir os direitos sociais, promover a inclusão e o desenvolvimento social. Dialogar as políticas públicas e interseccionalidades é essencial para garantir a efetivação dos direitos. Visto que, garantem a elaboração e manutenção do acesso a bens e serviços públicos. A proposta deste espaço é promover a discussão das políticas públicas com o propósito de receber pesquisas acadêmicas, ensaios teóricos e relatos de experiências, que tenham como eixo as diferentes formas de resolução dos problemas por meio da construção de agenda, formulação da tomada do processo decisório, implementação, análise e avaliação das políticas públicas. Assim, este GT abre um espaço para diversas perspectivas teóricas e metodológicas, que enfatizem a importância de pontuar, repensar e solucionar problemas públicos, que recaem sob o Estado.
Coordenação
Eva Terezinha Ferreira Jornada - Universidade Federal do Pampa
Daniele Bonapace dos Santos Lencina - Universidade Federal do Pampa
Marcio Luciano dos Santos Campos - Universidade Federal do Pampa
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O presente grupo de trabalho pretende abordar assuntos que se relacionam com a história da educação, envolvendo tanto temas relativos à história construída através dos tempos, como assuntos emergentes que tragam a perspectiva educacional. O objetivo é enfatizar dentro deste tema o ensino, a interdisciplinaridade, as políticas públicas e a prática do ensino nos diversos níveis educacionais.
Coordenação:
Tiara Cristina Pimentel dos Santos - Universidade de Passo Fundo
David Velazquez Seiferheld, Universidade Nacional de Villarrica Del Espiritu Santo, Paraguai
Thainá Battesini Teixeira - Universidade de Passo Fundo
GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS
A proposta é discutir a importância da formação em seu sentido lato, seja a formação inicial ou continuada. A discussão também perpassa sobre as experiências e análises do tempo presente, de formação e trabalho. Os trabalhos escolhidos terão que versar sobre a formação e o trabalho docente, desafios da formação e do trabalho em tempos de pandemia, práticas docentes alicerçadas na formação, políticas de formação e outras vertentes. Diante desse contexto, entendemos que o GT contribuirá, para que os participantes, tenham uma compreensão “inicial” do panorama da educação a nível nacional, dependendo da abrangência geográfica dos trabalhos.
Coordenação:
Ewerton da Silva Ferreira - Universidade Federal de Santa Catarina | CEEINTER
Lucas da Costa Lage - Universidade Federal do Paraná
GT - TECNOLOGIA, MÍDIA E EDUCAÇÃO
O GT Tecnologia, Mídia e Educação tem como objetivo reunir trabalhos que dialoguem sobre a importância do uso tecnologia, das mídias nos processos educativos. A proposta parte da perspectiva que com o avanço da tecnologia e o mundo cada vez mais globalizado não se pode negar a interferência de tais elementos na escola e, portanto, ampliar os debates, potencializar os aspectos pedagógicos e incentivar a participação dos estudantes em atividades que envolvam tecnologia é fundamental. De igual modo, o GT possibilita a acolhida de trabalhos que promovam a discussão de como a inserção da tecnologia da informação, das mídias sociais e da internet em sala de aula pode contribuir para reduzir o repasse de informações falsas, bem como não estimular a criação de pânico moral em temas considerados sensíveis nos espaços escolares.
Coordenação:
Viviane Carvalho Moraes - Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
Oslan Costa Ribeiro - Universidade Federal de Goiás
GT - MIGRANTES QUE EXISTENDEN FRONTERAS: NARRATIVAS DE SECURTIZACION Y DESAFÍOS AL ORDEN SOCIAL
Este GT tiene como propósito discutir los problemas vinculados a los movimientos migratorios y sus impactos en las sociedades de origen y de destino. Así, comprender, analizar, deconstruir discursos y narrativas dedicadas a los fenómenos migratorios es el objetivo central. Se espera que los trabajos que se presenten aborden el problema migratorio desde perspectivas que permitan debatir, por ejemplo: barreras y obstáculos para el disfrute de derechos ciudadanos (salud, educación, trabajo); configuración de nuevas fronteras ideológicas; procesos de territorialización entre culturas e identidades; usos políticos de la migración; securitización como fundamento de prácticas populistas o la legitimación de medidas autoritarias. El GT aceptará propuestas en Español y Portugués.
Coordenação:
Ricardo Salvador De Toma García - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Alejandro Maldonado Fermín - Universidade Federal do Río Grande do Sul
Cláudio Alberto Briceño Monzón - Universidad de Los Andes
GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Produtos educacionais constituem-se em exigência a ser apresentado em mestrados profissionais da área de Ensino. No que se refere ao Ensino de História, a produção de material didático para as aulas configura-se em produtos educacionais potentes, os quais remetem à discussão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem. O recurso e/ou material didático precisa ser pensado através da abordagem da construção do conhecimento histórico, não se restringindo a uma mera prática de transmissão deste conhecimento. Deste modo, o significado do material didático e sua produção centram-se na ideia de criar uma relação entre o aprendizado e a construção de um determinado referencial explicativo para determinados processos históricos.
Coordenação:
Rita de Cássia Grecco dos Santos - Universidade Federal do Rio Grande
Maria Augusta Martiarena de Oliveira - nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Júlia Silveira Matos - Universidade Federal do Rio Grande
GT - ENSINO MÉDIO
O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir trabalhos na modalidade resumo de alunos do Ensino Médio que desenvolvam pesquisas em diferentes campo do conhecimento. A proposta é socializar os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa, bem como possibilitar a vivência dos espaços de eventos acadêmicos para estudantes que estejam desenvolvendo práticas de iniciação científica. O GT Ensino Médio aceitará apenas resumos.
Coordenação:
Eduardo Lima - Universidade Federal de Santa Catarina | CEEINTER
Luiza Elizele Nunes da Luz - Prefeitura Municipal de Quaraí
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