DIAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
Prezado/a participante,
A seguir você encontra os trabalhos aprovados no III Seminário Internacional de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo. Sugerimos que faça a busca do trabalho pelo título, pois alguns foram realocados de GT.
GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES COORDENAÇÃO: Lucimary Leiria Fraga - Unijuí; Dafhini Carneiro - Unijuí e Aline Rodrigues Maroneze - Unijuí |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=JBVMdDKnWSY | |||||
13/06/2023 | 13:30 | PROFESSORAS QUE ATUAM COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: GÊNERO E DESVALORIZAÇÃO. | Jaquelline Moura | GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES | Aceito |
13/06/2023 | 13:40 | A FALÁCIA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: ARTIMANHAS NEOLIBERAIS E O PÂNICO MORAL PARA REGULAÇÃO DE CONDUTAS | Nilson Carlos Nascimento dos Santos | GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES | Aceito |
13/06/2023 | 13:50 | A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NO ESTUDO HISTÓRICO: MULHERES NA LUTA CONTRA A DITADURA-CIVIL MILITAR | Nicole Maria Babugia Pinto | GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES | Aceito |
13/06/2023 | 14:00 | PERSPECTIVA DE GÊNERO NA AMAZÔNIA URBANA: O MOVIMENTO GREVISTA DO MAGISTÉRIO DA CIDADE DE CASTANHAL-PARÁ (1980) | Osimar da Silva Barros | GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES | Aceito |
GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Coordenação: Vinicius da Silva Freitas - Universidade Estácio de Sá e Leandro Pedrazzi Leal - Universidade Estácio de Sá |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=cOxNJo2I4LM&list=PLlWapWZ-gX68a_c3bVh9sBxcL9g8al7M9 | |||||
13/06/2023 | 13:30 | APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CAPACIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A visão de Nussbaum sobre a diversidade | Erika Neder dos Santos | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 13:40 | A Educação Pós Pandemia, as Políticas Públicas, as Adaptações Curriculares e a Inclusão | AMALIA NOEMIA CARDOSO | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 13:50 | A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE | Euricléia do Rosário Galúcio | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:00 | O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INFÂNCIA: A BUSCA DE CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS | Jéssica Maís Antunes | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:10 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR | ELISANGELA MARCELA BEILFUSS | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:20 | FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Jéssica Maís Antunes | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:30 | PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO | Katarine Lapuente Souza | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:40 | EJA MINEIRA: ONDE ESTÃO OS SURDOS? | Vanessa Lepick | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
13/06/2023 | 14:50 | INCLUSÃO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO | Adriana Nunes Santos | GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Aceito |
GT - RESUMOS Coordenação: David Velazquez Seiferheld, Universidade Nacional de Villarrica Del Espiritu Santo, Paraguai |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=oKtYzvDmVrw&list=PLlWapWZ-gX684S4RED-761Et0l2nUuJNk | |||||
14/06/2023 | 13:30 | O ENSINO MÉDIO NA MIRA DO NEOLIBERALISMO: AFINAL, EDUCAÇÃO É MERCADORIA? | Jean Carlo de Carvalho | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 13:40 | O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM SERGIPE (1959 – 1970) | Bianca Sthephanny Martins Gomes | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 13:50 | NEOCONSERVADORISMO E CIBERCULTURA: RECEITA PARA A DESESCOLARIZAÇÃO | Ignez de Oliveira Felix Rodrigues | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:00 | AGENDA E-2030: AS POLÍTICAS NEOCONSERVDORAS PRESENTES NO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 | Vinicius Renan Rigolin de Vicente | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:10 | AS LESBIANIDADES NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LÉSBICA A PARTIR DE “EM FAMÍLIA” (2014) | Raabe Cesar Moreira Bastos | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:20 | ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A PRECARIZAÇÃO E OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA HETEROGÊNEA | Gabriela Gomes Makewitz | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:30 | NEOMALTHUSIANISMO E EDUCAÇÃO SEXUAL NA IMPRENSA OPERÁRIA ANARQUISTA EM SÃO PAULO (1897-1935) | Samira Martins | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:40 | ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A CIDADANIA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023) | Flávia Thais Morais Silva | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 14:50 | O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA PROPOSTA RESSIGNIFICADA | Fátima Garcia Chaves | GT - RESUMOS | Aceito |
14/06/2023 | 15:00 | MAPEAMENTO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA NAS BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN | Adriene de Souza Araújo | GT - RESUMOS | Aceito |
GT - TECNOLOGIA, MÍDIA E EDUCAÇÃO Coordenação: Viviane Carvalho Moraes - Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Oslan Costa Ribeiro - Universidade Federal de Goiás |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=y64-rYxa7pQ&list=PLlWapWZ-gX69LHtD11Eo4MrjRz-YvvxGq | |||||
14/06/2023 | 13:30 | TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN | Lucianny Thais Freire Matias | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
14/06/2023 | 13:40 | CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE | Bruno José Yashihishi | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
14/06/2023 | 13:50 | QR CODES e o aplicativo “Patrimônios de São Sepé” possibilidades de gamificação do aprendizado com a produção e pesquisa em História Local | FELIPE RIOS PEREIRA | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
14/06/2023 | 14:00 | O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA: OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA | Pâmela Pongan | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
14/06/2023 | 14:10 | NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE | Reniel Ribeiro Avelar Júnior | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
14/06/2023 | 14:20 | PUBLICAÇÕES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PERÍODO DE 2011 A 2020: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE | Anderson Amaral de Oliveira | GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO | Aceito |
GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Coordenação: Edson Romário Monteiro Paniágua - Universidade Federal do Pampa e Paulo Afonso Tavares - Universidade Federal de Goiás |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=s2p2kgl40eo&list=PLlWapWZ-gX6_vzL_D2cBKxv56l9NGqV77 | |||||
15/06/2023 | 08:30 | REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SABERES HISTORÍCOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Renata da Silva Leite | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 08:40 | Metodologias para a Construção do Conhecimento Histórico: Relato de Experiência de Residentes Pedagógicos (2021) | Isabella Oliveira da Silva | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 08:50 | O ENSINO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM | Irian Butel Silva | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 09:00 | ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023) | Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 09:10 | Narrativas de cordel na abordagem do ofício das rezadeiras | Melissa Barboza Araújo | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 09:20 | PNLD E A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA | Emerson Ricardo Esteves da Fonseca | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 09:30 | O ensino de História na era digital: desafios e oportunidades | José Augusto Evangelista da Silva | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
15/06/2023 | 09:40 | ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA RESISTÊNCIA NEGRA EM TRÊS MOMENTOS: DO BRASIL-COLÔNIA À REPÚBLICA | Jobson Jorge da Silva | GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA | Aceito |
GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Coordenação: Leon Mclouis Borges de Lucas - Universidade Federal de Pelotas e Ligia Poliana de Oliveira - Universidade Federal de Pelotas |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=4QdxXfwFlMU&list=PLlWapWZ-gX6_Ub1dMDIiWmHgBnwKCBIka | |||||
15/06/2023 | 08:30 | ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA CONTEMPORÂNEO À SANÇÃO DA LEI 10.639/03 | MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
15/06/2023 | 08:40 | A NECROPOLÍTICA NA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL: ESCRAVIDÃO, PÓS-ABOLIÇÃO E EUGENIA | Henrique Arthur Lopes | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
15/06/2023 | 08:50 | O ACERVO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA EM BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN CENTRAL | Maria Claudia Bezerra Trindade | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:00 | A HISTÓRIA DAS MULHERES E OS MOVIMENTOS FEMINISTAS: CONHECENDO A SOCIEDADE PRÉ-PATRIARCAL | Aline Rodrigues Maroneze | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:10 | As relações racializadas na sociedade brasileira neoliberal e neoconservadora | Meire Helen Ferreira Silva Arnhold | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:20 | A Epistemologia Feminista Negra: uma abordagem interseccional dos marcadores da opressão em contraposição ao Feminismo Hegemônico | ROSA MARIA DIAS DA COSTA SANTOS | GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA | Aceito |
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Coordenação: José Edimar de Souza - UCS; Samanta Vanz - UCS e Gisele Belusso - IFRS |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=PWccSbJ7oQE&list=PLlWapWZ-gX69blBj6OySkcaF08g8b7dKj | |||||
15/06/2023 | 08:30 | ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR | ELIANE DE SOUSA ALMEIDA | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 08:40 | O USO DE PRÁTICAS E MATERIAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM PROL DA RENOVAÇÃO DA ESCOLA RURAL EM CAXIAS DO SUL/RS (1930-1950) | ELISÂNGELA CÂNDIDO DA SILVA DEWES | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 08:50 | GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA: ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940) | Samanta Vanz | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:00 | COMBATER O ANALFABETISMO E DEFENDER A PÁTRIA? A ACADEMIA MANOEL VICTORINO (BAHIA, 1919-1929) | RAQUEL FREIRE BONFIM | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:10 | CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA TESE DO PROFESSOR CATEDRÁTICO JOÃO BAPTISTA DE MELLO E SOUZA EM 1926 | Sônia Maria da Silva Gabriel | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:20 | Mulheres professoras na Bahia: Representações, Profissionalização e Participações Femininas nos jornais baianos (1905-1930) | Andreza Brito França Lau | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:30 | ATUAÇÃO DAS MULHERES NO CONSELHO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927-1967) | Camilla Cristina Zanquetta Cardozo | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:40 | CATALOGAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | Giulia Marques Alves | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 09:50 | O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023) | José Edimar de Souza | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 10:00 | AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO AGRÍCOLA NO ESPÍRITO SANTO (1910-1940) | Marcelo Monteiro dos Santos | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 10:10 | LA EDUCACIÓN INDUSTRIAL EN LA ESCUELA DE ARTES Y OFICIOS (URUGUAY, 1878-1887): INTERSECCIONES ENTRE PRÁCTICAS Y DISCURSOS | A. Nicolás Da Silveira | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
15/06/2023 | 10:20 | A REVISTA AÇÃO: UM IMPRESSO DA ESCOLA NORMAL ASSUNTA FORTINI EM BARÃO | Fernanda Rodrigues Zanatta | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA | Aceito |
GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Coordenação: William Roslindo Paranhos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Marlon Silveira da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=OtAzPvU6D8c&list=PLlWapWZ-gX6-_ZdZuhrIgy24Po04DNfEw | |||||
15/06/2023 | 08:30 | A literatura de Borderlands enquanto ferramenta paradidática de leitura em direção a um ensino decolonial de língua inglesa | Marcos Vinicius Rodrigues | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 08:40 | O ensino de História e o autoritarismo nas escolas: o reconhecimento das identidades religiosas e culturais na comunidade de Braz de Pina | Bruna Marques Cabral | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 08:50 | A RELIGIOSIDADE AFRICANA DO BATUQUE: sobre a importância do ensino das religiões africanas a partir da obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afrodescendente e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio | André Iser Siqueira | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 09:00 | EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E POVOS CIGANOS:REFLEXÕES | Elaine Pereira | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 09:10 | EDUCANDO PARA A IGUALDADE: COMBATENDO A CIGANOFOBIA NO ESTADO DA BAHIA | Elaine Pereira | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 09:20 | CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO. | Ismael Martins Boeira | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
15/06/2023 | 09:30 | PENSO, LOGO INSISTO: NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO | Silvia Vitorassi | GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS | Aceito |
GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS Coordenação: Rita de Cássia Grecco dos Santos - Universidade Federal do Rio Grande; Maria Augusta Martiarena de Oliveira - nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Júlia Silveira Matos - Universidade Federal do Rio Grande |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=3z6jjNqpyTU&list=PLlWapWZ-gX6-wBEdYGyW6-w4GVLyd4AnS | |||||
15/06/2023 | 13:30 | DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS | Darcylene Pereira Domingues | GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS | Aceito |
15/06/2023 | 13:40 | Povo Pomerano: a elaboração de um produto final pesquisando sua religiosidade e suas crenças | Airton Fernando Iepsen | GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS | Aceito |
15/06/2023 | 13:50 | A educação midiática, um novo pensar sobre os recursos das TICS em aulas de História. | Mariana Alves Gonçalves | GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS | Aceito |
GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA Coordenação: Darlise Gonçalves de Gonçalves - UFPel e Larissa Pinto Martins - Arquivo Lesbico Brasileiro |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=SqHUTMB5Dzg&list=PLlWapWZ-gX69AUnAg7Gic1718weMs26go | |||||
15/06/2023 | 13:30 | TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018) | Mariana Costa Borges | GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA | Aceito |
15/06/2023 | 13:40 | ENSINO DE HISTÓRIA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES | Marco Antonio Stancik | GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA | Aceito |
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Coordenação: Tiara Cristina Pimentel dos Santos - Universidade de Passo Fundo; David Velazquez Seiferheld, Universidade Nacional de Villarrica Del Espiritu Santo, Paraguai e Thainá Battesini Teixeira - Universidade de Passo Fundo |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=1Jq1Buroglg&list=PLlWapWZ-gX6-t9wdTjqUD6unVUs3u98vO | |||||
15/06/2023 | 13:30 | História e práticas pedagógicas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) – (1988-2022). | Tiago de Melo Pinto | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 13:40 | O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA | Luci Mara Gavazzoni Marqueti | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 13:50 | A EDUCAÇÃO FEMININA NAS LINHAS E ENTRELINHAS DO JORNAL NORTE-RIO-GRANDENSE O ÍRIS (1875-1876) | Marliane Porfirio da Silva | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:00 | HISTÓRIA DIGITAL E CONEXÕES COM AS HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS EDUCATIVAS: ENCONTROS E INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS | Ianna Torres Lustosa | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:10 | REDES SOCIAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ESTUDO SOBRE PERFIS NO FACEBOOK E INSTAGRAM SOBRE A CIDADE DE TRAMANDAÍ | Keila da Silva Souza | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:20 | Acervos digitais e história da educação: O caso do acervo do CEDOC-CEIHE | Dandara Gomes Rodrigues | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:30 | O modelo grupo escolar em expansão: o caso do estado do Espírito Santo (1930-1940) | Victor Silva Salaroli do Nascimento | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:40 | A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931) | TARSIO PAULA DOS SANTOS | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 14:50 | O HISTORIADOR E O DILEMA DE PENSAR HISTORIOGRÁFICO EM SUAS NARRATIVAS | TIARA CRISTIANA PIMENTEL DOS SANTOS | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:00 | De objeto de tutela à Sujeito de Direitos: Percursos históricos da Institucionalização da Infância | Mateus Lorenzon | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:10 | PROBLEMATIZAÇÕES DE ENUNCIADOS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO OU DAS RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA | Wesley Fernando de Andrade Hilário | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:20 | OS IDEAIS DIFUNDIDOS NO GRUPO ESCOLAR CLARIMUNDO CARNEIRO E O PROGRAMA DE ENSINO PRIMÁRIO ELEMENTAR DE MINAS GERAIS | Vanessa Lepick | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:30 | GINÁSIO SANTA BERNADETE/BA: ENTRE A DOCÊNCIA, A RELIGIÃO E O LAR (1953-1973) | Ana Maria Barbosa da Silva | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:40 | NARRATIVAS EM UM ACERVO: O CASO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL JUAREZ MIGUEL ILLA FONT | Henrique Antônio Trizoto | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
15/06/2023 | 15:50 | A PROBLEMÁTICA DA LIBERDADE E A LITERATURA ENGAJADA | Lucas do Prado | GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Aceito |
GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Coordenação: Giovane Silva Balbino - Universidade de São Paulo; Palloma Victoria Nunes e Silva - Universidade Federal de Uberlândia e /Caroline Cataneo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=BJ-QCvUiMP0&list=PLlWapWZ-gX6_4rrEdraiWSL6gygE3kkJt&pp=iAQB | |||||
15/06/2023 | 13:30 | A IGREJA CATÓLICA E O PROJETO EDUCACIONAL NA COLÔMBIA DE LA REGENERACIÓN (1880-1905) | Giovana Eloá Mantovani Mulza | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 13:40 | HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: diálogo entre a história e a cultura escolar. | Rafaela Alessandra Schneider Hinsching | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 13:50 | A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DOS ARQUIVOS ESCOLARES | Márcia Cicci Romero | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:00 | O JORNAL “A RAZÃO”: A MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA CLASSE TRABALHADORA EM POUSO ALEGRE/MG | Giovane Silva Balbino | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:10 | O PERCURSO EM BUSCA DE FONTES ESCOLARES: O CASO DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO | Patrícia Seibert Lyrio | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:20 | O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL | Adriana Duarte Leon | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:30 | HISTÓRIA DE INSTITUIÇÃO: GRUPO ESCOLAR CATALÃO 1923 A 1946 | ELISÂNGELA FERREIRA DE ARAÚJO | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:40 | Educação Patrimonial: aliando lugares de memória à prática docente | Fernando Souto Dias Neto | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 14:50 | O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965) | MARIZA SALETE BACKES SILVA | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
15/06/2023 | 15:00 | O DESVELAR DO PROTAGONISMO FEMININO NA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA BELENENSE DO SÉCULO XX: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NO ACERVO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL (EMEIF) AMÁLIA PAUMGARTTEN E EM ARQUIVOS PRIVADOS DA EDUCADORA | Estela Regina Marques Lima | GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES | Aceito |
GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Coordenação: Celso Gabatz - Faculdades EST, São Leopoldo, RS e Rosângela Angelin - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI, Campus de Santo Ângelo, RS. |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=J45om5xlDxQ&list=PLlWapWZ-gX69cvUvHDyss9lEozD305zl_ | |||||
15/06/2023 | 13:30 | “A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO É O BRAÇO FORTE DO ESTADO”: A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O PROJETO NEOLIBERAL NO BRASIL | Bruna Weyll de Melo | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 13:40 | A PRESENÇA PROTESTANTE NA POLÍTICA NACIONAL: INSTALAÇÃO DE UM FUNDAMENTALISMO ÉTICO OU AMPLIAÇÃO DE CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS? | José Roberto Limas da Silva | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 13:50 | A educação na defesa da democracia e no combate às múltiplas facetas do conservadorismo | Maria da Conceição Dal Bó Vieira | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:00 | REVOGAÇÃO OU PERMANÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO – O que dizem os diferentes atores? | Ítalo Souza Lima | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:10 | A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? | Camila do Nascimento Santos | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:20 | MOVIMENTOS FEMINISTAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO | Maria Eduarda Batu Abreu | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:30 | O FOMENTO DA EDUCAÇÃO PARA A AMPLIAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL | MARJORIE BIER KRINSKI CORRÊA | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:40 | O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES CONTRA O NEOCOSERVADORISMO NO BRASIL | Luciana Ribeiro Pinto Soares | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
15/06/2023 | 14:50 | EDUCAÇÃO, CULTURA E DEMOCRACIA: Reflexões sobre o sentido da escola | DANIELLA LOPES DE SOUZA MACHADO | GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL | Aceito |
GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Coordenação: Eva Terezinha Ferreira Jornada - Universidade Federal do Pampa; Daniele Bonapace dos Santos Lencina - Universidade Federal do Pampa e Marcio Luciano dos Santos Campos - Universidade Federal do Pampa |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=_nkl47-YMqE&list=PLlWapWZ-gX697eKprpsNv9A2_TXxAf4s8&pp=iAQB | |||||
16/06/2023 | 08:30 | Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil após a BNCC no município de Uberlândia | Leiriane Tomaz Ferreira Martins | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 08:40 | AS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO PERÍODO DE 2017- 2023. | José Nilton da Silva | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 08:50 | PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE ATENDIDO PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA | Merielle Martins Alves | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:00 | A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | Maria valquíria Barbosa Santana | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:10 | A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES | Lorena Muniz Soares | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:20 | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 70/2015 | Cléber Giliard da Silva Bairros | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:30 | Previdência Social Pública e pelo Sistema de Repartição: mitos e alternativas em torno da questão demográfica | LIZANDRA TEIDER ROCHA SOUZA | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:40 | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA BRASILEIRA | Cleucimara Molon Jubelli | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
16/06/2023 | 09:50 | POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE: PROMOVEM INCLUSÃO DO ALUNO PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL? | Natália Hernandes Carvalho | GT - POLÍTICAS PÚBLICAS | Aceito |
GT - RESUMOS - SESSÃO 02 Coordenação: Tiara Cristina Pimentel dos Santos - Universidade de Passo Fundo |
|||||
16/06/2023 | 08:30 | OS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA NEGRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ANGICOS | Lucielle Eline da Silva Nicácio | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 08:40 | LITERACIA FAMILIAR: PROJETO LIVRO VAI, LIVRO VEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Greice Kelly Marinho | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 08:50 | O ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira para o estudo da religiosidade africana do Batuque | Angelo Vinícius Alves da Rosa | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:00 | EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E DIREITOS NO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | Ana Carolina Campos de Menezes | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:10 | História e fotografia: considerações para o ensino na Educação Básica | ALINE DE JESUS MORAES | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:20 | HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO COLÉGIO AGRÍCOLA PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO LIMA (LAVRAS DA MANGABEIRA, CE - 2011) | MARIA DANIELA DE ALENCAR | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:30 | DESENVOLVIMENTO HIDRELÉTRICO E EXPANSÃO EDUCACIONAL: A CRIAÇÃO DE ESCOLAS EM CACHOEIRA DOURADA DE GOIÁS, 1955–68 | Élida Cristina Silva Ferreira | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:40 | O Pensamento Conservador e a Educação: O Caso das Escolas Civis - Militares | Clara Furmann Fogaça | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:50 | DE OLHO NA IMAGEM: USO DE CHARGES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Harian Pires Braga | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 10:00 | ANÁLISE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM 9 UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS | Mariana de Lima Simões | GT - RESUMOS | Aceito |
16/06/2023 | 10:10 | DE AULA REUNIDA À ESCOLA PROFESSOR PEDRO CECCONELLO DE FLORES DA CUNHA/RS: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL (1958-1962) | Rafael de Souza Pinheiro | GT - RESUMOS | Aceito |
|
GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Coordenação: Ewerton da Silva Ferreira - Universidade Federal de Santa Catarina | CEEINTER e Lucas da Costa Lage - Universidade Federal do Paraná |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=tZ_sCzM4RmU&list=PLlWapWZ-gX6-IDWfpRGKX-6nzze3xAt7k | |||||
16/06/2023 | 08:30 | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE | Gerson Luiz Buczenko | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 08:40 | OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE | Jarlenice Oliveira Lima | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 08:50 | O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA | João Hebert Araújo Silva | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:00 | AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS | Cristiane Borges da Cunha | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:10 | O TRABALHO DOCENTE COM AS REDES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO BRASIL | Valdirene Hessler Bredow | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:20 | PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO | Emanuelle Karoline de Sousa Oliveira | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:30 | VISUALIDADES NA CIBERCULTURA E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: UMA PESQUISA EM PROCESSO | Maristani Polidori Zamperetti | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:40 | IMPACTO DA PANDEMIA E NEOCONSERVAORISMO NA MONITORIA ACADÊMICA: Um estudo de caso | Mariana Luz Quevedo | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 09:50 | INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL | Fernanda Aparecida Oliveira Silva | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 10:00 | A CONTRARREFORMA (GOLPISTA) DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ESTUDANTES DE LETRAS – ESPANHOL | Kleverson Gonçalves Willima | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
16/06/2023 | 10:10 | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO | Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos | GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS | Aceito |
GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO Coordenação: Jeremyas Machado Silva - Unipampa-UAB/ Faculdades Integradas Machado de Assis/ Colégio Dom Bosco e Jéssica Fernanda Mezadri - Colégio Dom Bosco |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=h6c51VSg3nk&list=PLlWapWZ-gX68rLp8WjXV_SKMlOd_8PZpv | |||||
16/06/2023 | 08:30 | ESTUDO DE FRONTEIRA: ANÁLISE DO CONCEITO E HISTORICIDADE NO ENSINO MÉDIO | Jeremyas Machado Silva | GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO | Aceito |
GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Coordenação: Jimmy Iran dos Santos Melo - UFRR; Tiago Cardoso da Silva - UFRR e Pedro Jorge Coutinho Guerra - UPF |
|||||
https://www.youtube.com/watch?v=t3Yw2_dZZ2o&list=PLlWapWZ-gX6_T6emOjBcuW2iGSHE6dv_5 | |||||
16/06/2023 | 13:30 | CAMPANHA DA LEGALIDADE E GRUPOS DE ONZE: A REPRESENTAÇÃO SATÍRICA EM CÁGADA (OU A HISTÓRIA DE UMA CIDADE A PASSO DE) DE GLADSTONE OSÓRIO MÁRSICO | Gláucia Elisa Zinani Rodrigues | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 13:40 | O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ | Paulo Afonso Tavares | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 13:50 | FILME DOCUMENTÁRIO “DIVERGÊNCIAS” (2021): TERRITÓRIO E INDÍGENAS QUE VIVEM NOS ESPAÇOS URBANOS | Enrique José de Andrade Pereira | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 14:00 | IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA | Fabiana Lopes de Souza | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 14:10 | AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE MULHERES COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS INSURGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE ARTES VISUAIS | Alessandra Gurgel Pontes | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 14:20 | “DA CONTRACULTURA À CAPA DO VINIL?”: ROCK PROGRESSIVO, HISTÓRIA E IMAGEM | Matheus Furtado | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
16/06/2023 | 14:30 | TRANSGRESSÕES NAS CIDADES – ESTILOS DE VIDAS MARGINAIS NAS ORIGENS DO SKATE NO MUNDO | JIMMY IRAN DOS SANTOS MELO | GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES | Aceito |
Quer se tornar um parceiro?
Dados enviados com sucesso!
Fique tranquilo, assim que o organizador visualizar seu dados ele entrará em contato!
Seja um dos nossos Parceiros!
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.