Prezado/a participante, 

A seguir você encontra os trabalhos aprovados no III Seminário Internacional de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo. Sugerimos que faça a busca do trabalho pelo título, pois alguns foram realocados de GT. 

GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES

COORDENAÇÃO:  Lucimary Leiria Fraga - Unijuí; Dafhini Carneiro - Unijuí e Aline Rodrigues Maroneze - Unijuí

https://www.youtube.com/watch?v=JBVMdDKnWSY
13/06/2023 13:30 PROFESSORAS QUE ATUAM COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: GÊNERO E DESVALORIZAÇÃO. Jaquelline Moura GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES Aceito
13/06/2023 13:40 A FALÁCIA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: ARTIMANHAS NEOLIBERAIS E O PÂNICO MORAL PARA REGULAÇÃO DE CONDUTAS Nilson Carlos Nascimento dos Santos GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES Aceito
13/06/2023 13:50 A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NO ESTUDO HISTÓRICO: MULHERES NA LUTA CONTRA A DITADURA-CIVIL MILITAR Nicole Maria Babugia Pinto GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES Aceito
13/06/2023 14:00 PERSPECTIVA DE GÊNERO NA AMAZÔNIA URBANA: O MOVIMENTO GREVISTA DO MAGISTÉRIO DA CIDADE DE CASTANHAL-PARÁ (1980) Osimar da Silva Barros GT - CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNERO: PERSPECTIVAS PLURAIS E NÔMADES Aceito

 

GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Coordenação: Vinicius da Silva Freitas - Universidade Estácio de Sá e Leandro Pedrazzi Leal - Universidade Estácio de Sá

https://www.youtube.com/watch?v=cOxNJo2I4LM&list=PLlWapWZ-gX68a_c3bVh9sBxcL9g8al7M9
13/06/2023 13:30 APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CAPACIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A visão de Nussbaum sobre a diversidade Erika Neder dos Santos GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 13:40 A Educação Pós Pandemia, as Políticas Públicas, as Adaptações Curriculares e a Inclusão AMALIA NOEMIA CARDOSO GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 13:50 A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE Euricléia do Rosário Galúcio GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:00 O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INFÂNCIA: A BUSCA DE CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS Jéssica Maís Antunes GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:10 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR ELISANGELA MARCELA BEILFUSS GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:20 FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA Jéssica Maís Antunes GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:30 PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO Katarine Lapuente Souza GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:40 EJA MINEIRA: ONDE ESTÃO OS SURDOS? Vanessa Lepick GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito
13/06/2023 14:50 INCLUSÃO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO Adriana Nunes Santos GT - EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aceito

 

GT - RESUMOS

Coordenação: David Velazquez Seiferheld, Universidade Nacional de Villarrica Del Espiritu Santo, Paraguai

https://www.youtube.com/watch?v=oKtYzvDmVrw&list=PLlWapWZ-gX684S4RED-761Et0l2nUuJNk
14/06/2023 13:30 O ENSINO MÉDIO NA MIRA DO NEOLIBERALISMO: AFINAL, EDUCAÇÃO É MERCADORIA? Jean Carlo de Carvalho GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 13:40 O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM SERGIPE (1959 – 1970) Bianca Sthephanny Martins Gomes GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 13:50 NEOCONSERVADORISMO E CIBERCULTURA: RECEITA PARA A DESESCOLARIZAÇÃO Ignez de Oliveira Felix Rodrigues GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:00 AGENDA E-2030: AS POLÍTICAS NEOCONSERVDORAS PRESENTES NO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 Vinicius Renan Rigolin de Vicente GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:10 AS LESBIANIDADES NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LÉSBICA A PARTIR DE “EM FAMÍLIA” (2014) Raabe Cesar Moreira Bastos GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:20 ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A PRECARIZAÇÃO E OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA HETEROGÊNEA Gabriela Gomes Makewitz GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:30 NEOMALTHUSIANISMO E EDUCAÇÃO SEXUAL NA IMPRENSA OPERÁRIA ANARQUISTA EM SÃO PAULO (1897-1935) Samira Martins GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:40 ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A CIDADANIA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023) Flávia Thais Morais Silva GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 14:50 O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA PROPOSTA RESSIGNIFICADA Fátima Garcia Chaves GT - RESUMOS Aceito
14/06/2023 15:00 MAPEAMENTO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA NAS BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN Adriene de Souza Araújo GT - RESUMOS Aceito

 

GT - TECNOLOGIA, MÍDIA E EDUCAÇÃO

Coordenação: Viviane Carvalho Moraes - Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Oslan Costa Ribeiro  - Universidade Federal de Goiás

https://www.youtube.com/watch?v=y64-rYxa7pQ&list=PLlWapWZ-gX69LHtD11Eo4MrjRz-YvvxGq
14/06/2023 13:30 TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN Lucianny Thais Freire Matias GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito
14/06/2023 13:40 CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE Bruno José Yashihishi GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito
14/06/2023 13:50 QR CODES e o aplicativo “Patrimônios de São Sepé” possibilidades de gamificação do aprendizado com a produção e pesquisa em História Local FELIPE RIOS PEREIRA GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito
14/06/2023 14:00 O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA: OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA Pâmela Pongan GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito
14/06/2023 14:10 NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE Reniel Ribeiro Avelar Júnior GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito
14/06/2023 14:20 PUBLICAÇÕES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PERÍODO DE 2011 A 2020: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE Anderson Amaral de Oliveira GT - TECNOLOGIA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Aceito

 

GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA 

Coordenação: Edson Romário Monteiro Paniágua - Universidade Federal do Pampa e Paulo Afonso Tavares - Universidade Federal de Goiás

https://www.youtube.com/watch?v=s2p2kgl40eo&list=PLlWapWZ-gX6_vzL_D2cBKxv56l9NGqV77
15/06/2023 08:30 REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SABERES HISTORÍCOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Renata da Silva Leite GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 08:40 Metodologias para a Construção do Conhecimento Histórico: Relato de Experiência de Residentes Pedagógicos (2021) Isabella Oliveira da Silva GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 08:50 O ENSINO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM Irian Butel Silva GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 09:00 ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023) Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 09:10 Narrativas de cordel na abordagem do ofício das rezadeiras Melissa Barboza Araújo GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 09:20 PNLD E A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA Emerson Ricardo Esteves da Fonseca GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 09:30 O ensino de História na era digital: desafios e oportunidades José Augusto Evangelista da Silva GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito
15/06/2023 09:40 ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA RESISTÊNCIA NEGRA EM TRÊS MOMENTOS: DO BRASIL-COLÔNIA À REPÚBLICA Jobson Jorge da Silva GT - ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito

 

GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA

Coordenação: Leon Mclouis Borges de Lucas - Universidade Federal de Pelotas e Ligia Poliana de Oliveira - Universidade Federal de Pelotas 

https://www.youtube.com/watch?v=4QdxXfwFlMU&list=PLlWapWZ-gX6_Ub1dMDIiWmHgBnwKCBIka
15/06/2023 08:30 ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA CONTEMPORÂNEO À SANÇÃO DA LEI 10.639/03 MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito
15/06/2023 08:40 A NECROPOLÍTICA NA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL: ESCRAVIDÃO, PÓS-ABOLIÇÃO E EUGENIA Henrique Arthur Lopes GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito
15/06/2023 08:50 O ACERVO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA EM BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN CENTRAL Maria Claudia Bezerra Trindade GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito
15/06/2023 09:00 A HISTÓRIA DAS MULHERES E OS MOVIMENTOS FEMINISTAS: CONHECENDO A SOCIEDADE PRÉ-PATRIARCAL Aline Rodrigues Maroneze GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito
15/06/2023 09:10 As relações racializadas na sociedade brasileira neoliberal e neoconservadora Meire Helen Ferreira Silva Arnhold GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito
15/06/2023 09:20 A Epistemologia Feminista Negra: uma abordagem interseccional dos marcadores da opressão em contraposição ao Feminismo Hegemônico ROSA MARIA DIAS DA COSTA SANTOS GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA Aceito

 

GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA

Coordenação: José Edimar de Souza - UCS; Samanta Vanz - UCS e Gisele Belusso - IFRS

https://www.youtube.com/watch?v=PWccSbJ7oQE&list=PLlWapWZ-gX69blBj6OySkcaF08g8b7dKj
15/06/2023 08:30 ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR ELIANE DE SOUSA ALMEIDA GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 08:40 O USO DE PRÁTICAS E MATERIAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM PROL DA RENOVAÇÃO DA ESCOLA RURAL EM CAXIAS DO SUL/RS (1930-1950) ELISÂNGELA CÂNDIDO DA SILVA DEWES GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 08:50 GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA: ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940) Samanta Vanz GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:00 COMBATER O ANALFABETISMO E DEFENDER A PÁTRIA? A ACADEMIA MANOEL VICTORINO (BAHIA, 1919-1929) RAQUEL FREIRE BONFIM GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:10 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA TESE DO PROFESSOR CATEDRÁTICO JOÃO BAPTISTA DE MELLO E SOUZA EM 1926 Sônia Maria da Silva Gabriel GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:20 Mulheres professoras na Bahia: Representações, Profissionalização e Participações Femininas nos jornais baianos (1905-1930) Andreza Brito França Lau GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:30 ATUAÇÃO DAS MULHERES NO CONSELHO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927-1967) Camilla Cristina Zanquetta Cardozo GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:40 CATALOGAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL Giulia Marques Alves GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 09:50 O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023) José Edimar de Souza GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 10:00 AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO AGRÍCOLA NO ESPÍRITO SANTO (1910-1940) Marcelo Monteiro dos Santos GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 10:10 LA EDUCACIÓN INDUSTRIAL EN LA ESCUELA DE ARTES Y OFICIOS (URUGUAY, 1878-1887): INTERSECCIONES ENTRE PRÁCTICAS Y DISCURSOS A. Nicolás Da Silveira GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito
15/06/2023 10:20 A REVISTA AÇÃO: UM IMPRESSO DA ESCOLA NORMAL ASSUNTA FORTINI EM BARÃO Fernanda Rodrigues Zanatta GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA Aceito

 

 

GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS

Coordenação: William Roslindo Paranhos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Marlon Silveira da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

https://www.youtube.com/watch?v=OtAzPvU6D8c&list=PLlWapWZ-gX6-_ZdZuhrIgy24Po04DNfEw
15/06/2023 08:30 A literatura de Borderlands enquanto ferramenta paradidática de leitura em direção a um ensino decolonial de língua inglesa Marcos Vinicius Rodrigues GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 08:40 O ensino de História e o autoritarismo nas escolas: o reconhecimento das identidades religiosas e culturais na comunidade de Braz de Pina Bruna Marques Cabral GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 08:50 A RELIGIOSIDADE AFRICANA DO BATUQUE: sobre a importância do ensino das religiões africanas a partir da obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afrodescendente e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio André Iser Siqueira GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 09:00 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E POVOS CIGANOS:REFLEXÕES Elaine Pereira GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 09:10 EDUCANDO PARA A IGUALDADE: COMBATENDO A CIGANOFOBIA NO ESTADO DA BAHIA Elaine Pereira GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 09:20 CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO. Ismael Martins Boeira GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito
15/06/2023 09:30 PENSO, LOGO INSISTO: NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO Silvia Vitorassi GT - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE TENSÕES E DISPUTAS Aceito

 

GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS

Coordenação: Rita de Cássia Grecco dos Santos - Universidade Federal do Rio Grande; Maria Augusta Martiarena de Oliveira - nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Júlia Silveira Matos - Universidade Federal do Rio Grande

https://www.youtube.com/watch?v=3z6jjNqpyTU&list=PLlWapWZ-gX6-wBEdYGyW6-w4GVLyd4AnS
15/06/2023 13:30 DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS Darcylene Pereira Domingues GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS Aceito
15/06/2023 13:40 Povo Pomerano: a elaboração de um produto final pesquisando sua religiosidade e suas crenças Airton Fernando Iepsen GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS Aceito
15/06/2023 13:50 A educação midiática, um novo pensar sobre os recursos das TICS em aulas de História. Mariana Alves Gonçalves GT - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS MESTRADOS PROFISSIONAIS Aceito

 

GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Coordenação: Darlise Gonçalves de Gonçalves - UFPel e Larissa Pinto Martins - Arquivo Lesbico Brasileiro 

https://www.youtube.com/watch?v=SqHUTMB5Dzg&list=PLlWapWZ-gX69AUnAg7Gic1718weMs26go
15/06/2023 13:30 TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018) Mariana Costa Borges GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA Aceito
15/06/2023 13:40 ENSINO DE HISTÓRIA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES Marco Antonio Stancik GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA Aceito

 

GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação: Tiara Cristina Pimentel dos Santos - Universidade de Passo Fundo; David Velazquez Seiferheld, Universidade Nacional de Villarrica Del Espiritu Santo, Paraguai e Thainá Battesini Teixeira - Universidade de Passo Fundo 

https://www.youtube.com/watch?v=1Jq1Buroglg&list=PLlWapWZ-gX6-t9wdTjqUD6unVUs3u98vO
15/06/2023 13:30 História e práticas pedagógicas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) – (1988-2022). Tiago de Melo Pinto GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 13:40 O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA Luci Mara Gavazzoni Marqueti GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 13:50 A EDUCAÇÃO FEMININA NAS LINHAS E ENTRELINHAS DO JORNAL NORTE-RIO-GRANDENSE O ÍRIS (1875-1876) Marliane Porfirio da Silva GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:00 HISTÓRIA DIGITAL E CONEXÕES COM AS HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS EDUCATIVAS: ENCONTROS E INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS Ianna Torres Lustosa GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:10 REDES SOCIAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ESTUDO SOBRE PERFIS NO FACEBOOK E INSTAGRAM SOBRE A CIDADE DE TRAMANDAÍ Keila da Silva Souza GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:20 Acervos digitais e história da educação: O caso do acervo do CEDOC-CEIHE Dandara Gomes Rodrigues GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:30 O modelo grupo escolar em expansão: o caso do estado do Espírito Santo (1930-1940) Victor Silva Salaroli do Nascimento GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:40 A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931) TARSIO PAULA DOS SANTOS GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 14:50 O HISTORIADOR E O DILEMA DE PENSAR HISTORIOGRÁFICO EM SUAS NARRATIVAS TIARA CRISTIANA PIMENTEL DOS SANTOS GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:00 De objeto de tutela à Sujeito de Direitos: Percursos históricos da Institucionalização da Infância Mateus Lorenzon GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:10 PROBLEMATIZAÇÕES DE ENUNCIADOS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO OU DAS RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA Wesley Fernando de Andrade Hilário GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:20 OS IDEAIS DIFUNDIDOS NO GRUPO ESCOLAR CLARIMUNDO CARNEIRO E O PROGRAMA DE ENSINO PRIMÁRIO ELEMENTAR DE MINAS GERAIS Vanessa Lepick GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:30 GINÁSIO SANTA BERNADETE/BA: ENTRE A DOCÊNCIA, A RELIGIÃO E O LAR (1953-1973) Ana Maria Barbosa da Silva GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:40 NARRATIVAS EM UM ACERVO: O CASO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL JUAREZ MIGUEL ILLA FONT Henrique Antônio Trizoto GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito
15/06/2023 15:50 A PROBLEMÁTICA DA LIBERDADE E A LITERATURA ENGAJADA Lucas do Prado GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aceito

 

GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Coordenação: Giovane Silva Balbino - Universidade de São Paulo; Palloma Victoria Nunes e Silva - Universidade Federal de Uberlândia e 

/Caroline Cataneo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

https://www.youtube.com/watch?v=BJ-QCvUiMP0&list=PLlWapWZ-gX6_4rrEdraiWSL6gygE3kkJt&pp=iAQB
15/06/2023 13:30 A IGREJA CATÓLICA E O PROJETO EDUCACIONAL NA COLÔMBIA DE LA REGENERACIÓN (1880-1905) Giovana Eloá Mantovani Mulza GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 13:40 HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: diálogo entre a história e a cultura escolar. Rafaela Alessandra Schneider Hinsching GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 13:50 A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DOS ARQUIVOS ESCOLARES Márcia Cicci Romero GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:00 O JORNAL “A RAZÃO”: A MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA CLASSE TRABALHADORA EM POUSO ALEGRE/MG Giovane Silva Balbino GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:10 O PERCURSO EM BUSCA DE FONTES ESCOLARES: O CASO DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO Patrícia Seibert Lyrio GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:20 O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL Adriana Duarte Leon GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:30 HISTÓRIA DE INSTITUIÇÃO: GRUPO ESCOLAR CATALÃO 1923 A 1946 ELISÂNGELA FERREIRA DE ARAÚJO GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:40 Educação Patrimonial: aliando lugares de memória à prática docente Fernando Souto Dias Neto GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 14:50 O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965) MARIZA SALETE BACKES SILVA GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito
15/06/2023 15:00 O DESVELAR DO PROTAGONISMO FEMININO NA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA BELENENSE DO SÉCULO XX: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NO ACERVO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL (EMEIF) AMÁLIA PAUMGARTTEN E EM ARQUIVOS PRIVADOS DA EDUCADORA Estela Regina Marques Lima GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES Aceito

 

GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL

Coordenação: Celso Gabatz - Faculdades EST, São Leopoldo, RS e Rosângela Angelin - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI, Campus de Santo Ângelo, RS.

https://www.youtube.com/watch?v=J45om5xlDxQ&list=PLlWapWZ-gX69cvUvHDyss9lEozD305zl_
15/06/2023 13:30 “A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO É O BRAÇO FORTE DO ESTADO”: A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O PROJETO NEOLIBERAL NO BRASIL Bruna Weyll de Melo GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 13:40 A PRESENÇA PROTESTANTE NA POLÍTICA NACIONAL: INSTALAÇÃO DE UM FUNDAMENTALISMO ÉTICO OU AMPLIAÇÃO DE CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS? José Roberto Limas da Silva GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 13:50 A educação na defesa da democracia e no combate às múltiplas facetas do conservadorismo Maria da Conceição Dal Bó Vieira GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:00 REVOGAÇÃO OU PERMANÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO – O que dizem os diferentes atores? Ítalo Souza Lima GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:10 A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? Camila do Nascimento Santos GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:20 MOVIMENTOS FEMINISTAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Maria Eduarda Batu Abreu GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:30 O FOMENTO DA EDUCAÇÃO PARA A AMPLIAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL MARJORIE BIER KRINSKI CORRÊA GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:40 O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES CONTRA O NEOCOSERVADORISMO NO BRASIL Luciana Ribeiro Pinto Soares GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito
15/06/2023 14:50 EDUCAÇÃO, CULTURA E DEMOCRACIA: Reflexões sobre o sentido da escola DANIELLA LOPES DE SOUZA MACHADO GT - NEOCONSERVADORISMOS, AUTORITARISMOS E DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL Aceito

 

GT - POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenação: Eva Terezinha Ferreira Jornada - Universidade Federal do Pampa; Daniele Bonapace dos Santos Lencina  - Universidade Federal do Pampa e Marcio Luciano dos Santos Campos  - Universidade Federal do Pampa

https://www.youtube.com/watch?v=_nkl47-YMqE&list=PLlWapWZ-gX697eKprpsNv9A2_TXxAf4s8&pp=iAQB
16/06/2023 08:30 Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil após a BNCC no município de Uberlândia Leiriane Tomaz Ferreira Martins GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 08:40 AS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO PERÍODO DE 2017- 2023. José Nilton da Silva GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 08:50 PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE ATENDIDO PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Merielle Martins Alves GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:00 A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Maria valquíria Barbosa Santana GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:10 A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES Lorena Muniz Soares GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:20 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 70/2015 Cléber Giliard da Silva Bairros GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:30 Previdência Social Pública e pelo Sistema de Repartição: mitos e alternativas em torno da questão demográfica LIZANDRA TEIDER ROCHA SOUZA GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:40 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA BRASILEIRA Cleucimara Molon Jubelli GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito
16/06/2023 09:50 POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE: PROMOVEM INCLUSÃO DO ALUNO PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL? Natália Hernandes Carvalho GT - POLÍTICAS PÚBLICAS Aceito

 

GT - RESUMOS - SESSÃO 02

Coordenação: Tiara Cristina Pimentel dos Santos - Universidade de Passo Fundo

 
16/06/2023 08:30 OS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA NEGRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ANGICOS Lucielle Eline da Silva Nicácio GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 08:40 LITERACIA FAMILIAR: PROJETO LIVRO VAI, LIVRO VEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Greice Kelly Marinho GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 08:50 O ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira para o estudo da religiosidade africana do Batuque Angelo Vinícius Alves da Rosa GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:00 EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E DIREITOS NO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Ana Carolina Campos de Menezes GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:10 História e fotografia: considerações para o ensino na Educação Básica ALINE DE JESUS MORAES GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:20 HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO COLÉGIO AGRÍCOLA PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO LIMA (LAVRAS DA MANGABEIRA, CE - 2011) MARIA DANIELA DE ALENCAR GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:30 DESENVOLVIMENTO HIDRELÉTRICO E EXPANSÃO EDUCACIONAL: A CRIAÇÃO DE ESCOLAS EM CACHOEIRA DOURADA DE GOIÁS, 1955–68 Élida Cristina Silva Ferreira GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:40 O Pensamento Conservador e a Educação: O Caso das Escolas Civis - Militares Clara Furmann Fogaça GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 09:50 DE OLHO NA IMAGEM: USO DE CHARGES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Harian Pires Braga GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 10:00 ANÁLISE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM 9 UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS Mariana de Lima Simões GT - RESUMOS Aceito
16/06/2023 10:10 DE AULA REUNIDA À ESCOLA PROFESSOR PEDRO CECCONELLO DE FLORES DA CUNHA/RS: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL (1958-1962) Rafael de Souza Pinheiro GT - RESUMOS Aceito

 

GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS 

Coordenação: Ewerton da Silva Ferreira  - Universidade Federal de Santa Catarina | CEEINTER e Lucas da Costa Lage - Universidade Federal do Paraná

https://www.youtube.com/watch?v=tZ_sCzM4RmU&list=PLlWapWZ-gX6-IDWfpRGKX-6nzze3xAt7k
16/06/2023 08:30 A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE Gerson Luiz Buczenko GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 08:40 OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE Jarlenice Oliveira Lima GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 08:50 O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA João Hebert Araújo Silva GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:00 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS Cristiane Borges da Cunha GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:10 O TRABALHO DOCENTE COM AS REDES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO BRASIL Valdirene Hessler Bredow GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:20 PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO Emanuelle Karoline de Sousa Oliveira GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:30 VISUALIDADES NA CIBERCULTURA E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: UMA PESQUISA EM PROCESSO Maristani Polidori Zamperetti GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:40 IMPACTO DA PANDEMIA E NEOCONSERVAORISMO NA MONITORIA ACADÊMICA: Um estudo de caso Mariana Luz Quevedo GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 09:50 INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Fernanda Aparecida Oliveira Silva GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 10:00 A CONTRARREFORMA (GOLPISTA) DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ESTUDANTES DE LETRAS – ESPANHOL Kleverson Gonçalves Willima GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito
16/06/2023 10:10 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS Aceito

 

GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO

Coordenação: Jeremyas Machado Silva - Unipampa-UAB/ Faculdades Integradas Machado de Assis/ Colégio Dom Bosco e Jéssica Fernanda Mezadri - Colégio Dom Bosco 

https://www.youtube.com/watch?v=h6c51VSg3nk&list=PLlWapWZ-gX68rLp8WjXV_SKMlOd_8PZpv
16/06/2023 08:30 ESTUDO DE FRONTEIRA: ANÁLISE DO CONCEITO E HISTORICIDADE NO ENSINO MÉDIO Jeremyas Machado Silva GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO Aceito

 

GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES

Coordenação: Jimmy Iran dos Santos Melo - UFRR; Tiago Cardoso da Silva - UFRR e Pedro Jorge Coutinho Guerra - UPF 

https://www.youtube.com/watch?v=t3Yw2_dZZ2o&list=PLlWapWZ-gX6_T6emOjBcuW2iGSHE6dv_5
16/06/2023 13:30 CAMPANHA DA LEGALIDADE E GRUPOS DE ONZE: A REPRESENTAÇÃO SATÍRICA EM CÁGADA (OU A HISTÓRIA DE UMA CIDADE A PASSO DE) DE GLADSTONE OSÓRIO MÁRSICO Gláucia Elisa Zinani Rodrigues GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 13:40 O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ Paulo Afonso Tavares GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 13:50 FILME DOCUMENTÁRIO “DIVERGÊNCIAS” (2021): TERRITÓRIO E INDÍGENAS QUE VIVEM NOS ESPAÇOS URBANOS Enrique José de Andrade Pereira GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 14:00 IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA Fabiana Lopes de Souza GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 14:10 AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE MULHERES COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS INSURGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE ARTES VISUAIS Alessandra Gurgel Pontes GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 14:20 “DA CONTRACULTURA À CAPA DO VINIL?”: ROCK PROGRESSIVO, HISTÓRIA E IMAGEM Matheus Furtado GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito
16/06/2023 14:30 TRANSGRESSÕES NAS CIDADES – ESTILOS DE VIDAS MARGINAIS NAS ORIGENS DO SKATE NO MUNDO JIMMY IRAN DOS SANTOS MELO GT - ESTUDOS CULTURAIS: CULTURAS CONTRADITÓRIAS E AMBIVALENTES Aceito