REVISTA DO ENSINO E JORNAL AURORA FLUMINENSE: A POLÍTICA EDUCACIONAL (1828 - 1930)
MINICURSO: REVISTA DO ENSINO E JORNAL AURORA FLUMINENSE: A POLÍTICA EDUCACIONAL (1828 - 1930)
MINISTRANTE: Monique Adriele da Silva - Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada na Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de História da Alfabetização Lugares de formação, cartilhas e modos de fazer". Tem experiência na área de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos. Atualmente pesquisa os seguintes temas: práticas e métodos, história das instituições, história oral e fontes para história da educação.
MINISTRANTE: Alzenira Francisca de Azevedo - Possui título de Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação. Possui título de Mestre na área de Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É graduada em Pedagogia e História pela Universidade Estadual de Maringá. Possui Pós-Graduação nos cursos de: Deficiência Auditiva, História da Educação Brasileira e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuou como professora Colaboradora na Universidade Estadual de Maringá no Departamento de Teoria e Prática do curso de Pedagogia. Atua como Pedagoga e professora na rede Estadual de Educação do Paraná. Exerceu a função de: Tutora no Curso Profuncionário, Supervisora Escolar titular da Prefeitura Municipal de Cianorte, professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e do curso de Formação de Docentes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, áreas do desenvolvimento, ensino e aprendizagem e em fundamentos históricos da Educação. Realiza pesquisa na linha de História e Historiografia da educação.
RESUMO DO MINICURSO: Considerando as pesquisas feita ao longo do curso de doutorado em educação, temos como proposta de minicurso trabalhar com impressos em diferentes espaços de tempo e lugar. Como intuito demonstrar análise de fontes para pesquisa que específicas ou não para investigação do campo educacional são reveladoras das emergências que mediatizaram sua necessidade. Visando um recorte em aportes de comunicação entendidos como relevantes para o período em que foram vigentes, bem como, vislumbrar por meio de suas propagandas, textos, transcrição de discursos demonstrar as necessidades de mudanças na instrução pública.
EMENTA: Desenvolver possibilidades de análises de impressos oficiais, mostrando a importância de categorias de análise.
OBJETIVOS: Apresentar dois impressos de diferentes momentos históricos de onde emergiram necessidades educacionais específicas, a partir de sua divulgação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sinalizasse como proposta principal a construção histórica da formação da sociedade no período entre os anos de 1828 a 1930. Os objetivos específicos são como podemos trabalhar com categorias de análises para compreender e analisar impressos como fontes de pesquisas, entender como podemos encontrar diferentes sujeitos que influenciaram por esse meio as possibilidades de desenvolvimento da instrução no país.
METODOLOGIA: Iremos trazer como a imprensa periódica assume papel relevante nas pesquisas em torno da história educacional, tendo ou não essa especificidade, pois pode possibilitar o acesso às análises dos problemas enfrentados em determinado momento da história do país. Também possibilita a análise das formas de relações sociais vigentes, determinada que esta pela interpretação de personagens que viveram no período histórico em que elas ocorreram. Quanto ao conteúdo a ser trabalhado ao longo do curso será de trazer questões políticas tratadas no Jornal Aurora Fluminense e a busca de um meio de trabalhar o homem necessário fomentando a importância da educação de cunho moral e instrução em primeiras letras para a s maiores demandas como possibilidade. Ao longo de necessidades geradas em um Brasil que busca se entender enquanto nação houve a formação de uma opinião pública que passou por diferentes configurações. Posteriormente, a indagação que apareceu fortemente foi a necessidade da instrução para a sociedade expressas pela Revista do Ensino nos anos de 1925. Dessa forma, o minicurso será dividido em dois momentos, no qual o primeiro irá fazer uma apresentação geral dos impressos, depois no segundo momento mostraremos formas e estratégias de como analisar os impressos e selecionar as partes importantes para a pesquisa.
CARGA HORÁRIA: 2 horas.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação, pós-graduação com enfoque em pesquisas de impressos oficiais, na área de História da Educação.