Submissão de Trabalho
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO
O formato de trabalhos aceitos no III Seminário de Ensino e Relações Étnico-raciais Ancestralidade e Resistência será o Resumo Expandido.
Após realizar sua inscrição no site do evento, elabore seu resumo expandido no Word, em página A4, fonte times 12.
Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo:
- Possuir no mínimo (1.000) mil palavras.
- Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Times, tamanho 12, com espaçamento 1,5 , com uma linha entre parágrafos sem recuo.
- Título
- Autorxs e referência de cada autora/autor
- Serão aceitos no máximo três autorxs.
CORPO DO RESUMO
1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
2. Metodologia – deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
4. Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
Palavras-chave
Inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no Título.
Agradecimentos
Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
Referências bibliográficas
Deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.
GRUPOS DE TRABALHO
EIXO TEMÁTICO:
EDUCAÇÃO: RELIGIOSIDADE E ANCESTRALIDADE
Coordenadores(as):
Me. Ademar Oliveira Cirne Filho;
Ma. Débora de Sousa Bastos;
Me. Eduardo Almeida de Andrade Bitar.
Ensino Religioso em Escolas Públicas
Coordenadores(as):
Dra. Lidyane Maria Ferreira de Souza;
Dra. Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos.
Educação, Infância, Religião e Antirracismo
Coordenadores(as):
Dr. Cristiano Sant’Anna de Medeiros.
Dra. Stela Guedes Caputo.
Povos Afro-Indígenas: Ancestralidade no Campo Religioso Brasileiro
Coordenadores(as):
Dr. Brian Gordon Lutalo Kibuuka;
Gilvan Monteiro da Rocha;
Me. Marcos Oliveira de Queiroz.
EIXO TEMÁTICO:
ENSINO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Branquitude: Hierarquias, Burocracias, Eurocentrismos
Coordenadores(as):
Dr. Alexandre Osaniiyi;
Arthur Luhr Mello.
Ensino de História: Corpo, Memória e Identidade na Construção de uma Educação Antirracista
Coordenadores(as):
Ma. Eleonora Abad Stefenson;
Dra. Érika Elizabeth Vieira Frazão.
Linguagem Não-Violenta, Acolhedora nas Discussões de Gênero e Relações Étnico-Raciais na Escola
Coordenadores(as):
Isabele Pereira Nascimento;
Qelia Dias de Carvalho;
Me. Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso.
Educação Antirracista: Práticas Educativas Decoloniais no Contexto Escolar
Coordenadores(as):
Ma. Juliana Santos Barros;
Ma. Maria Domingas Mateus de Jesus;
Lis Pimentel Almeida.
Coordenadores(as):
Dra. Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito;
Maria Virginia Freire dos Santos Carmo.
Coordenadores(as):
Me. Admilson Silva Amaral;
Lúcia Helena Gomes Ramos;
Ronara Chagas Santos.
EIXO TEMÁTICO:
GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE E FEMINISMO NEGRO
Coordenadores(as):
Ma. Ceila Sales de Almeida;
Evelin Lourena Moura.
Coordenadores(as):
Me. Bruno Rodolfo Martins;
Ma. Fernanda Pereira de Moura.
Relações de gênero, sexualidades, educação e pedagogia queer – aprendizados pela diferença.
Coordenadores(as):
Me. Kleber Simões;
Marília De Angeli;
Rivaldo Mendes da Silva;
EIXO TEMÁTICO:
ARTE, CULTURA E LINGUAGEM
Resiliência Negra em Corpos Afrodiaspóricos
Coordenadores(as):
Dra. Régia Mabel Freitas;
Dr. Tássio Ferreira.
Literatura Indígena e Indigenista: Ancestralidade e Resistência
Coordenadores(as):
Ma. Francelina Barreto de Abreu;
Me. Jairo da Silva e Silva.
Arte Afro-Indígena: Criação Artesanal, Memória Biocultural e Ancestralidade
Coordenadores(as):
Ma. Jancileide Souza dos Santos;
Dr. Marivaldo Bentes da Silva.
EIXO TEMÁTICO:
TERRITORIALIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Cultura, Comunidade, Consciência e Corpo: A Desobediência como Prática de Liberdade
Coordenadores(as):
Me. Danilo Cardoso.
Capoeira e Educação das Relações Étnico-Raciais: Possibilidades e Desafios em Diferentes Contextos
Coordenadores(as):
Me. Bruno Rodolfo Martins;
Dr. Vitor Andrade Barcellos.
EIXO TEMÁTICO:
EDUCAÇÃO E ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Coordenadores(as):
Ma. Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo;
Elenilda Moreira de Sá Costa;
Me. Leonardo Lacerda Campos.
Trajetórias, Biografias e Memórias das Populações Negras no Ensino
Coordenadores(as):
Dra. Celia Santana;
Dra. Cristiane Batista da Silva Santos;
Dra. Joceneide Cunha.
Relatos de Experiência sobre a Temática Étnico-Racial em Espaços formais de Educação
Coordenadores(as):
Dr. Emãnuel Luiz Souza e Silva.
Práticas Étnico Raciais Inclusivas e Formação de Sujeitos Antirracistas no Contexto da Pandemia
Coordenadores(as):
Bárbara Alves Almeida Braitt;
Gislany Nascimento Costa;
Lucicleia Santos Batista Higino.
Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Coordenadores(as):
Dr. Alexandre Do Nascimento;
Ma. Caroline De Souza Do Nascimento;
Dr. Jorge Luis Rodrigues Dos Santos.
EIXO TEMÁTICO:
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA
Saúde da População Negra e Indígena: Seus Determinantes e Condicionantes
Coordenadores(as):
Dra. Carmélia Aparecida Silva Miranda;
Rita de Cássia Dias do Nascimento;
Ma. Eliana do Sacramento de Almeida.
EIXO TEMÁTICO:
CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Ensino de Ciências e as Questões Identitárias: Um Diálogo Necessário
Coordenadores(as):
Fabrício Silva dos Santos;
Sheila katrini Ferrari Visconde;
Valtiângeli Rodrigues da Silva Moitinho.
Link da Sala: https://meet.google.com/iig-eqon-gbx
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, a Inclusão e a Equidade Racial
Coordenadores(as):
Dra. Carolina Bessa Ferreira de Oliveira;
Jaqson Alves Santos.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.