NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO

O formato de trabalhos aceitos no III Seminário de Ensino e Relações Étnico-raciais Ancestralidade e Resistência será o Resumo Expandido.

Após realizar sua inscrição no site do evento, elabore seu resumo expandido no Word, em página A4, fonte times 12. 

Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo:

  • Possuir no mínimo (1.000) mil palavras.
  • Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Times, tamanho 12, com espaçamento 1,5 , com uma linha entre parágrafos sem recuo.
  • Título
  • Autorxs e referência de cada autora/autor
  • Serão aceitos no máximo três autorxs.

 

CORPO DO RESUMO

1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

2. Metodologia – deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.

3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

4. Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

Palavras-chave

 Inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no Título.

Agradecimentos

   Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.

Referências bibliográficas

  Deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

GRUPOS DE TRABALHO

EIXO TEMÁTICO:

EDUCAÇÃO: RELIGIOSIDADE E ANCESTRALIDADE


Decolonizando a Religiosidade e a Ancestralidade Africana nos Espaços de Ensino-Aprendizagem Formais e não Formais

Coordenadores(as):

Me. Ademar Oliveira Cirne Filho;

Ma. Débora de Sousa Bastos;

Me. Eduardo Almeida de Andrade Bitar.

Ensino Religioso em Escolas Públicas

Coordenadores(as):

Dra. Lidyane Maria Ferreira de Souza;

Dra. Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos.

Educação, Infância, Religião e Antirracismo

Coordenadores(as):

Dr. Cristiano Sant’Anna de Medeiros.

Dra. Stela Guedes Caputo.

Povos Afro-Indígenas: Ancestralidade no Campo Religioso Brasileiro

Coordenadores(as):

Dr. Brian Gordon Lutalo Kibuuka;

Gilvan Monteiro da Rocha;

Me. Marcos Oliveira de Queiroz.


EIXO TEMÁTICO:

ENSINO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL


Branquitude: Hierarquias, Burocracias, Eurocentrismos

Coordenadores(as):

Dr. Alexandre Osaniiyi;

Arthur Luhr Mello.

Ensino de História: Corpo, Memória e Identidade na Construção de uma Educação Antirracista

Coordenadores(as):

Ma. Eleonora Abad Stefenson;

Dra. Érika Elizabeth Vieira Frazão.

Linguagem Não-Violenta, Acolhedora nas Discussões de Gênero e Relações Étnico-Raciais na Escola

Coordenadores(as):

Isabele Pereira Nascimento;

Qelia Dias de Carvalho;

Me. Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso.

Educação Antirracista: Práticas Educativas Decoloniais no Contexto Escolar

Coordenadores(as):

Ma. Juliana Santos Barros;

Ma. Maria Domingas Mateus de Jesus;

Lis Pimentel Almeida.

Currículo

Coordenadores(as):

Dra. Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito;

Maria Virginia Freire dos Santos Carmo.

Práticas Pedagógicas, Saberes Tradicionais e a Construção de um Currículo Decolonial na Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Coordenadores(as):

Me. Admilson Silva Amaral;

Lúcia Helena Gomes Ramos;

Ronara Chagas Santos.


EIXO TEMÁTICO:

GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE E FEMINISMO NEGRO


Resistência dos Corpos Afro-Indígenas: Feminismos, Gênero, Sexualidade e Transexualidade como Dimensão de Luta Identitária

Coordenadores(as):

Ma. Ceila Sales de Almeida;

Evelin Lourena Moura.

Lutas Antipatriarcais e Antirracistas na Educação: Entre as Políticas Públicas e o Engajamento Militante

Coordenadores(as):

Me. Bruno Rodolfo Martins;

Ma. Fernanda Pereira de Moura.

Relações de gênero, sexualidades, educação e pedagogia queer – aprendizados pela diferença.

Coordenadores(as):

Me. Kleber Simões;

Marília De Angeli;

Rivaldo Mendes da Silva;


EIXO TEMÁTICO:

ARTE, CULTURA E LINGUAGEM


Resiliência Negra em Corpos Afrodiaspóricos

Coordenadores(as):

Dra. Régia Mabel Freitas;

Dr. Tássio Ferreira.

Literatura Indígena e Indigenista: Ancestralidade e Resistência

Coordenadores(as):

Ma. Francelina Barreto de Abreu;

Me. Jairo da Silva e Silva.

Arte Afro-Indígena: Criação Artesanal, Memória Biocultural e Ancestralidade

Coordenadores(as):

Ma. Jancileide Souza dos Santos;

Dr. Marivaldo Bentes da Silva.


EIXO TEMÁTICO:

TERRITORIALIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA


Cultura, Comunidade, Consciência e Corpo: A Desobediência como Prática de Liberdade

Coordenadores(as):

Me. Danilo Cardoso.

Capoeira e Educação das Relações Étnico-Raciais: Possibilidades e Desafios em Diferentes Contextos

Coordenadores(as):

Me. Bruno Rodolfo Martins;

Dr. Vitor Andrade Barcellos.


EIXO TEMÁTICO:

EDUCAÇÃO E ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


Construções e Desconstruções para o Estabelecimento de uma Educação Antirracista: Teoria e Prática sobre a Implementação da Lei 10.639/2003

Coordenadores(as):

Ma. Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo;

Elenilda Moreira de Sá Costa;

Me. Leonardo Lacerda Campos.

Trajetórias, Biografias e Memórias das Populações Negras no Ensino

Coordenadores(as):

Dra. Celia Santana;

Dra. Cristiane Batista da Silva Santos;

Dra. Joceneide Cunha.

Relatos de Experiência sobre a Temática Étnico-Racial em Espaços formais de Educação

Coordenadores(as):

Dr. Emãnuel Luiz Souza e Silva.

Práticas Étnico Raciais Inclusivas e Formação de Sujeitos Antirracistas no Contexto da Pandemia

Coordenadores(as):

Bárbara Alves Almeida Braitt;

Gislany Nascimento Costa;

Lucicleia Santos Batista Higino.

Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Coordenadores(as):

Dr. Alexandre Do Nascimento;

Ma. Caroline De Souza Do Nascimento;

Dr. Jorge Luis Rodrigues Dos Santos.


EIXO TEMÁTICO:

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA


Saúde da População Negra e Indígena: Seus Determinantes e Condicionantes

Coordenadores(as):

Dra. Carmélia Aparecida Silva Miranda;

Rita de Cássia Dias do Nascimento;

Ma. Eliana do Sacramento de Almeida.


EIXO TEMÁTICO:

CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE


Ensino de Ciências e as Questões Identitárias: Um Diálogo Necessário

Coordenadores(as):

Fabrício Silva dos Santos;

Sheila katrini Ferrari Visconde;

Valtiângeli Rodrigues da Silva Moitinho.

Link da Sala: https://meet.google.com/iig-eqon-gbx

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, a Inclusão e a Equidade Racial

Coordenadores(as):

Dra. Carolina Bessa Ferreira de Oliveira;

Jaqson Alves Santos.

 

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