TRABALHOS SELECIONADOS
Os trabalhos estão listados conforme a ordem de apresentação.
TRABALHOS SELECIONADOS
Os trabalhos estão listados conforme a ordem de apresentação
Coordenação:
Me. Ademar Oliveira Cirne Filho;
Ma. Débora de Sousa Bastos;
Me. Eduardo Almeida de Andrade Bitar
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
A COR DO SAGRADO - FRAGMENTOS DE UM ESTUDO DAS ARTES NO CANDOMBLÉ |
ÁFRICAS, RELIGIOSIDADE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
DA CABEÇA DE IFÉ A ZUMBI DO PALMARES: PATRIMÔNIO, IMAGINÁRIO, IDENTIDADE EM PROCESSOS DE ENSINO |
SABERES ENTRECRUZADOS NO TERRITÓRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE RAIZ BANTO |
O CANDOMBLÉ: RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E SEU SISTEMA RELIGIOSO |
A INICIAÇÃO DOS ÌYÀWÓS E A EDUCAÇÃO NO ILÊ AXÉ IDAN |
CANDOMBLÉ BANTU E A IMPORTÂNCIA DOS AFRO-SABERES NA EDUCAÇÃO |
GT Educação, Infância, Religião e Antirracismo
Coordenação:
Dr. Cristiano Sant’Anna de Medeiros.
Dra. Stela Guedes Caputo
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
PARA PENSAR ÉTICA E ESTÉTICA ANTIRRACISTAS NAS METODOLOGIAS AUDIOVISUAIS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS |
A LITERATURA COM PERSONAGENS NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ÌTÁN KÉKERÉ/ÌTÁN OMODÉ: (AUTO)BIOGRAFIA, METODOLOGIAS ANTIRRACISTAS E OS ESTUDOS COM CRIANÇAS DE TERREIRO |
A PSICOLOGIA E O PRECONCEITO RACIAL: UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA DO RACISMO |
A NAGOLOGIA EDUCACIONAL |
AÇÕES, NEGRITUDE E ATIVISMO POLÍTICO NO TERREIRO DE MÃE BEATA |
DIÁLOGO DE UMA MENINA CIGANA: NÃO MAIS AMARELO DO SOL, MAS O PRATEADO DA LUA, “O COTIDIANO NOS PRESSIONA DIA APÓS DIA” |
OS ORIXÁS DISSERAM QUE VAI FICAR TUDO BEM: O RECADO DE CRIANÇAS DE TERREIRO NA PANDEMIA |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
PEDAGOPRETA: ESCREVIVÊNCIA DE UMA MULHER-NEGRA-EDUCADORA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ETNOPEDAGOGIA |
OS OGANS E O TERREIRO: PENSANDO O COTIDIANO DE CRIANÇAS DE AXÉ |
QUESTÕES DA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO RELIGIOSO DA ESCOLA PÚBLICA |
VOZES DE ARUANDA: DESCONSTRUINDO CATIVEIROS EM UM TERREIRO CARIOCA |
O FEMININO NOS CANDOMBLÉS PELAS MÃOS DAS EKEDIS |
PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO I ENCONTRO NACIONAL DE CRIANÇAS DE AXÉ |
GÊNERO, SEXUALIDADE E INFÂNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE TERREIROS |
OGUM E A LUTA ANTIRRACISTA: DIÁLOGOS ENTRE TERREIROS E REDES SOCIAIS DA INTERNET |
GT Povos Afro-Indígenas: Ancestralidade no Campo Religioso Brasileiro
Coordenação:
Dr. Brian Gordon Lutalo Kibuuka;
Gilvan Monteiro da Rocha;
Me. Marcos Oliveira de Queiroz.
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
VODUNS NA TERRA DO XANGÔ: PAI FAUSTO E O JEJE-MAHI EM PERNAMBUCO COM O CENTRO AFRICANO NOSSA SENHORA DO CARMO NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1960 |
O SILÊNCIO SORRIDENTE DA BARBÁRIE A UMA CULTURA DE CORPO INTEIRO |
O MITO DA VIRGEM MARIA E DA POMBA-GIRA NA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM FEIRA DE SANTANA (1980-2000) |
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA X SACRALIZAÇÃO DE ANIMAIS NO CANDOMBLÉ: ÀGÒ PELA LIBERDADE RELIGIOSA E A (RE)AFIRMAÇÃO DO EXERCÍCIO DE UM DIREITO FUNDAMENTAL |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: REFLEXÕES SOBRE A RELIGIOSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS |
CONVERSÃO INDÍGENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
O IMPACTO DA COLONIZAÇÃO NA CULTURA E RELIGIOSIDADE INDÍGENA, AVANÇOS E RETROCESSOS |
FÉ NOS ENCANTADOS: A JUREMA SAGRADA E O TORÉ NAS HISTÓRIAS DE VIDA DAS LIDERANÇAS PIPIPÃ DE KAMBIXURU, FLORESTA, PERNAMBUCO |
A ÉTICA DA FILOSOFIA KEMÉTICA EM MAAT |
GT Branquitude: Hierarquias, Burocracias, Eurocentrismos
Coordenação:
Dr. Alexandre Osaniiyi;
Arthur Luhr Mello
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
ESTADO DA ARTE: BRANQUITUDE, BRANQUIDADE E PRIVILÉGIO BRANCO - DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O TEMA NO BRASIL |
A BRANQUITUDE COMO TEMA IDEOLÓGICO E O EMBATE RESPONSIVO ANTIRRACISTA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA |
BRANQUITUDE E EDUCAÇÃO SINDICAL ANTIRRACISTA |
O COLONIALISMO LINGUÍSTICO NA HISTÓRIA DA VARIEDADE PADRÃO BRASILEIRA |
O TAPETE VOADOR DE CRISTIANE SOBRAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA LEITURA CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
HIERARQUIA, RACISMO E POBREZA: REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA DOS NEGROS EM PERNAMBUCO |
ESTUDO SOBRE O RACISMO BRASILEIRO A PARTIR DA PERSPECTIVA FANONIANA: A CONSTRUÇÃO DE UM CABEDAL TEÓRICO-PRÁTICO |
A CONSTRUÇÃO DO NEGRO E A REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
GT Educação Antirracista: Práticas Educativas Decoloniais no Contexto Escolar
Coordenação:
Ma. Juliana Santos Barros;
Ma. Maria Domingas Mateus de Jesus;
Lis Pimentel Almeida
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS ANTIRRACISTAS, NO SÉCULO XXI |
AS DIFICULDADES E SOFRIMENTOS DE ESTUDANTES INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA |
IMPLÍCITO E SUBENTENDIDO NO DISCURSO RACISTA BRASILEIRO |
HISTÓRIA E CULTURA NEGRA E INDÍGENA NA ESCOLA, UM PASSO PARA O RESGATE DA IDENTIDADE |
ESCOLA E CULTURA NEGRA: UM DESAFIO A SER SUPERADO |
A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO FACES |
A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NO BRASIL: UMA LEITURA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA |
PROJETO - JOGO BAOBÁ: CONHECENDO A ÁFRICA |
CONSCIÊNCIA NEGRA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA |
DATA – 28/08 (sexta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS |
A PRÁTICA DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, E SUAS POSSIVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DAS ALUNAS NEGRAS GESTANTES NA ESCOLA |
ANÁLISES DE AUSÊNCIAS FEMININAS NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
ARTE E VIDA CAROLINA: PROPOSTA PARA UMA PEDAGOGIA RESILIENTE E ANTIRACISTA NAS AULAS DE LITERATURA |
RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS E DECOLONIAIS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SILENCIOSA |
O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS DA LEI 10639: UMA PROPOSTA AFROPERSPECTVISTA PARA AULAS DE FILOSOFIA ATRAVÉS DO CARD GAME COMBATE FILOSÓFICO |
QUILOMBOS: O ENSINO POR UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL |
PERCEPÇÕES ESTUDANTIS QUANTO AO RACISMO VISTOS PELA EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA NEGRA |
GT Currículo
Coordenação:
Profa. Dra. Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
Profa. Maria Virginia Freire dos Santos Carmo
DATA – 26/08
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
OLHARES SOBRE HELVÉCIA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. |
SUJEITO NEGRO E SUA REPRESENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO NEGRO |
EVASÃO, CURRÍCULO E NOVOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM ESCOLA DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA |
O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO |
REPENSANDO O CURRÍCULO DA EJA |
APROXIMACIONES PARA UN ESTUDIO COMPARATIVO DE LOS SALUDOS EN LAS LENGUAS WICHÍ, TAPIETE, CHOROTE IYO'WUJWA Y GUARANÍ DESDE EL CURRÍCULO DE LA FILOSOFÍA DEL LENGUAJE |
CAPOEIRA: CAMINHOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É POSSIVEL? |
GT Práticas Pedagógicas, Saberes Tradicionais e a Construção de um Currículo Decolonial na Educação para as Relações Étnico-Raciais
Coordenação:
Me. Admilson Silva Amaral;
Lúcia Helena Gomes Ramos;
Ronara Chagas Santos
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
EDUCAÇÃO AMPLIADA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALDEIA PATAXÓ – NÚCLEO BARRA VELHA |
O PROCESSO NORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO: CURRÍCULO UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICO CULTURAL |
A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA |
PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SAÚDE E SABERES AFRO-AMERÍNDIOS ENTRE BENZEDEIRAS EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BATISTA POMPEU NO ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DECOLONIAL |
ZEFERINA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS |
PROJETO HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS: UMA HOMENAGEM A CAROLINA DE JESUS |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO: EXPERIÊNCIAS DISCENTES E EXPERIMENTOS DOCENTES |
DECOLONIZANDO O SABER: REFLEXÕES SOBRE A DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
POR UMA FILOSOFIA DA PLURIVERSALIDADE |
POR UM ENSINO ANTIRRACISTA NO CURRÍCULO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
JOGOS DE TABULEIRO; LEI 10.639 NA CONTRIBUIÇÃO DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS |
GT Resistência dos Corpos Afro-Indígenas: Feminismos, Gênero, Sexualidade e Transexualidade como Dimensão de Luta Identitária
Coordenação:
Ma. Ceila Sales de Almeida;
Evelin Lourena Moura
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
O DEVANEIO NA POESIA DE TATIANA NASCIMENTO |
UM DEFEITO DA COR: afetividade num corpo em disputa |
FORMAÇÃO DO COLETIVO FEMINISTA DIVA GUIMARÃES COMO ESPAÇO DE LUTAS E RESISTÊNCIA PARA O EXTREMO SUL BAIANO |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
ENTRE SENZALAS, ARMÁRIOS E CÁRCERES: A VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DE BIXAS PRETAS ENCARCERADAS. |
INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS. |
ANCESTRALIDADE E ORALIDADE: A MATRIPOTÊNCIA NOS SABERES CULTURAIS DAS MULHERES DE HELVÉCIA-BA. |
GT Relações de Gênero, Sexualidades, Educação e Pedagogia Queer – Aprendizados pela Diferença
Coordenação:
Me. Kleber Simões;
Marília De Angeli;
Rivaldo Mendes da Silva
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
TRANS-FORMAR: BIOGRAFIAS DE PROFESSORES TRANS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA |
GÊNERO E EDUCAÇÃO: ESTEREÓTIPOS DAS MASCULINIDADES NA ESCOLA |
PEDAGOGIA QUEER: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO |
HOMOFOBIA: UMA ANÁLISE NA EDUCAÇÃO |
GÊNERO E SEXUALIDADE ENQUANTO ELEMENTOS FORMATIVOS: ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) |
IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
EDUCAÇÃO E LGBT UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO |
GÊNERO, ESTÉTICA E O CLUBE DAS WINX |
UMA REFLEXÃO SOBRE O SILÊNCIO DOS HOMENS |
O ENFRENTAMENTO À CISNORMATIVIDADE BRANCA VIA PERFORMANCE ARTE NO ENSINO MÉDIO |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ABORDAGEM DA SEXUALIDADE, GÊNERO, TRANSEXUALIDADE E FEMINISMO NEGRO: FAZENDO O USO DA TECNOLOGIA EM AULAS REMOTAS EMERGENCIAL. |
ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA POPULAÇÃO LGBT: PANORAMA BRASILEIRO |
QUEM É LIVRE PARA AMAR E PARA SER O QUE E QUEM SE QUER SE SER? PROBLEMATIZANDO A CISHETERONORMATIVIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSENTES NO LETRAMENTO CRÍTICO. |
GT Resiliência Negra em Corpos Afrodiaspóricos
Coordenação:
Dra. Régia Mabel Freitas;
Dr. Tássio Ferreira
DATA – 28/08 (sexta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
AFROCENTRICIDADE: O LUGAR DO CORPO DISSIDENTE E AFROCENTRADO NO BALÉ |
COM QUANTAS MÃOS SE FAZEM VINTE E SETE MURAIS? |
IMPLICAÇÕES INTERSECCIONAIS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA MEDIADOS PELA DANÇA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM |
ÌTÀN: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, CINEMA DE ANIMAÇÃO E ANCESTRALIDADE |
NEGRA MÃE: TEATRO NEGRO COMO PEDAGOGIA DO EMPRETECIMENTO |
RACISMO E DANÇA: DA PRÓPRIA PELE, NÃO HÁ QUEM FUJA |
GT Literatura Indígena e Indigenista: Ancestralidade e Resistência
Coordenação:
Ma. Francelina Barreto de Abreu;
Me. Jairo da Silva e Silva
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NAS AULAS DE LITERATURA: A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E LITERÁRIA DE MULHERES INDÍGENAS NA SALA DE AULA |
“A DECANA DOS MURAS”: ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO CONTO INDIGENISTA DE ALBERTO RANGEL |
A LITERATURA NEOINDIGENISTA NA AMÉRICA LATINA: O CASO DE JOSÉ MARÍA ARGUEDAS |
ESCRITAS DO CORPO INDÍGENA FEMININO NAS OBRAS EL PAÍS DE LA CANELA E METADE CARA METADE MÁSCARA |
REPRESENTAÇÕES DO INDÍGENA NO NOVO MUNDO: UM ESTUDO DA LITERATURA DE VIAGEM ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVII |
AUTORES INDÍGENAS E O PAPEL DA LITERATURA ESCOLAR NA DEFESA DAS SABEDORIAS ANCESTRAIS |
A ÉTICA DA FILOSOFIA KEMÉTICA EM MAAT, E NTERCESSÃO DA COSMOLOGIA INDÍGENA DE XAPIRI NA ALDEIA MARACANÃ |
NÃO SOU ÍNDIO, SOU GUARANI |
“ENCANTADOS”, O MÍSTICO TRANSFORMADO EM REALIDADE: PAJELANÇA INDÍGENA BRASILEIRA E A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA |
GT Cultura, Comunidade, Consciência e Corpo: A Desobediência como Prática de Liberdade
Coordenação:
Me. Danilo Cardoso
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
O PROTAGONISMO INDÍGENA NO NORDESTE: UMA CONTINUIDADE DE LUTA NO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA [BRASIL] |
O(A)S PATAXÓ MERIDIONAIS E O TERRITÓRIO TRADICIONAL DO MONTE PASCOAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA: TERRITORIALIDADE, CULTURA E MEMÓRIAS CORPORAIS [BRASIL] |
O QUE PODEMOS APRENDER COM A INFÂNCIA INDÍGENA? [SÃO PAULO/BRASIL] |
COLORISMO NA AMAZÔNIA: DO MORENO MEIO-CLARINHO AO MORENO MESMO [PARÁ/BRASIL] |
TECNOLOGIAS DA FLORESTA PARA REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO QUILOMBO DE DAMÁSIO [MARANHÃO/BRASIL] |
PROJETO PÉROLA NEGRA [CEARÁ/BRASIL] |
VOZES FEMININAS EM MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA AFROPENSADO NO CURRÍCULO ESCOLAR [CEARÁ/BRASIL] |
DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FEMINISMO DECOLONIAL: UMA INTERVENÇÃO-AÇÃO POR MEIO DE RODAS DE CONVERSAS E FANZINES [BAHIA/BRASIL] |
TOGETHER2CHANGE [LISBOA/PORTUGAL] |
DATA – 28/08 (sexta-feira)
HORÁRIO – 08:00
TÍTULO |
IDENTIDADE E CULTURA DO FUTSAL BAURUENSE: É UM PANORAMA REGIONAL E NACIONAL? [SÃO PAULO/BRASIL] |
EDUCAÇÃO POPULAR E AS PRÁTICAS CORPORAIS [BAHIA/BRASIL] |
RESISTO POR NECESSIDADE, EXISTO POR TEIMOSIA: REFLEXÕES ACERCA DA EXISTÊNCIA DO CORPO NEGRO NO BRASIL |
MEMÓRIAS DA REBELDIA: CORPO, VIVÊNCIA E RECONHECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NAS DANÇAS POPULARES [SP-PE/BRASIL] |
REDUTO COLETIVO [PERNAMBUCO/BRASIL] |
ANDANÇAS: CRIAÇÕES ESTÉTICAS PARA AÇÕES POLÍTICAS [PERNAMBUCO/BRASIL] |
SÓ A FICÇÃO PODE SALVAR A REALIDADE – A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL “FICCIONALIZAR NO KILOMBO” NO SERTÃO PERNAMBUCANO [PERNAMBUCO/BRASIL] |
O CINEMA NEGRO COMO POLÍTICA E POÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA NÊGA FILMES [LISBOA/PORTUGAL] |
PROJETO NOZSIMENTIS [LISBOA/PORTUGAL] |
GT Capoeira e Educação das Relações Étnico-Raciais: Possibilidades e Desafios em Diferentes Contextos
Coordenação:
Me. Bruno Rodolfo Martins;
Dr. Vitor Andrade Barcellos
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
A CAPOEIRA COMO OBJETO DE PESQUISA: ESPAÇOS FORMAIS E EDUCAÇÃO |
NA ENCRUZILHADA ENTRE CAPOEIRA, ESCOLA E DECOLONIALIDADES: UMA ESCREVIVÊNCIA |
A CAPOEIRA E OS COTIDIANOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA |
GT Construções e Desconstruções para o Estabelecimento de uma Educação Antirracista: Teoria e Prática sobre a Implementação da Lei 10.639/2003
Coordenação:
Ma. Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo;
Elenilda Moreira de Sá Costa;
Me. Leonardo Lacerda Campos
DATA – 26/08
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
AS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 10.639/2003 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO SEGURO-BA |
VIVENCIAS DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ |
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENCONTRO PRECIOSO |
PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE RELAÇÕES RACIAIS EM UMA TURMA DE 4º ANO |
A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA SALA DE AULA A PARTIR DE ESPERANÇA GARCIA |
ESCOLA E CULTURA NEGRA: UM DESAFIO A SER SUPERADO |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO BRASILEIRO |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS EM NÚCLEOS DE ESTUDOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
DATA – 27/08
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA SALA DE AULA A PARTIR DE ESPERANÇA GARCIA |
A IDENTIDADE NEGRA NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA-*ESTE RESUMO EXPANDIDO FOI PUBLICADO NOS ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM/UEPG EM 2019 |
A ENCRUZILHADA COMO POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL |
III SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS-ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA DOS POVOS AFRO-INDÍGENAS |
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE SI E DO OUTRO, APÓS A LEI 10.639/03 |
A DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SEUS REFLEXOS NAS RELAÇÕES INTERÉTNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL: ABORDAGEM ANTIRRACISTA NO ENSINO DA LEITURA |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS EM NÚCLEOS DE ESTUDOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE |
O LIVRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ARMA DE COMBATE AO RACISMO: A ABORDAGEM DAS RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS |
GT Trajetórias, Biografias e Memórias das Populações Negras no Ensino
Coordenação:
Dra. Celia Santana;
Dra. Cristiane Batista da Silva Santos;
Dra. Joceneide Cunha.
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
LUIZA: UMA EXPERIÊNCIA DE UMA MULHER ESCRAVIZADA NA VILA DE CANAVIEIRAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO DOS OITOCENTOS |
DE DANDARA À MARIA DA CRUZ: A TRAJETÓRIA DE MULHERES QUILOMBOLAS NO ENSINO DE HISTÓRIA |
TERESA DE BENGUELA: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA AMBIENTE ESCOLAR |
BESOURO: A ARTE DA CAPOEIRA AFRO-BRASILEIRA COMO REPRESENTAÇÃO DE RESISTÊNCIA CULTURAL NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
TRAJETÓRIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. |
A ROÇA E RUA: MEMÓRIA DA FAMÍLIA SOUZA NO PÓS-ABOLIÇÃO |
O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA A PARTIR DA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE BEATRIZ NASCIMENTO: DIRETRIZES PARA O ENSINO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRÁTICA DOCENTE |
MOVIMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO, EM CONCEIÇÃO EVARISTO: O USO DA TRAJETÓRIA DE VIDA COMO PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA INFANTO-JUVENIL COMO RESISTÊNCIA: O RECONTAR DE LENDAS E HISTÓRIAS CAPIXABAS |
DATA – 28/08 (sexta-feira)
HORÁRIO – 09:00 às 12:00
TÍTULO |
TRAJETÓRIA MISSIONÁRIA DO PASTOR SEBASTIÃO LÚCIO GUIMARÃES COMO FONTE DE ENSINO DE HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE |
TRAJETÓRIA E VIVÊNCIA DO MISSIONÁRIO ITAMAR FERNANDES EM MOÇAMBIQUE |
INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM CASO EM ESTUDO |
A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO FACES |
GT Relatos de Experiência sobre a Temática Étnico-Racial em Espaços formais de Educação
Coordenação:
Dr. Emãnuel Luiz Souza e Silva
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSCIÊNCIA NEGRA NA TURMA DE 1° E 2° FASE DA ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO RIBEIRO |
OS SUJEITOS DA EJA EM BUSCA DE NOSSAS ORIGENS: UM PROJETO DE EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 |
“ME EMPRESTA O LÁPIS COR DE PELE?” QUESTÕES DE COR E RAÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO APORTE DE UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
QUEM TEM CRESPO É RAINHA: DISCUTINDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DO CORDEL DE JARID ARRAES |
TEXTO, JOGO E CENA: OS DESAFIOS E ENCRUZILHADAS DO ENSINO DE TEATRO NA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO EDUCANDO E DA EDUCANDA. |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
INSERÇÃO DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
ENSINO DE HISTÓRIA E DANÇAS ÉTNICAS: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PELO CORPO |
TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA NEGRA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA ARTE COM O SOLO |
O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SORRISO -MT: APLICABILIDADE E EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: OFICINA SOBRE AS ARTES ENGAJADAS COMO REFLEXÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: MÚSICAS, LITERATURAS E ICONOGRAFIAS |
SARAVÁ JONGUEIRAS/OS VELHAS/OS QUE VIERAM PARA ENSINAR...E AS/OS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE VIERAM PARA DESCOLONIZAR |
(DES)CONSTRUÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM O FILME KIRIKU E OS ANIMAIS SELVAGENS |
DATA – 28/08 (sexta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
IMPLANTAÇÃO DAS BANCAS DE VERIFICAÇÃO PARA AUTODECLARAÇÕES DE PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS – DESAFIOS E CONQUISTAS. |
ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA AFRO-AMERÍNDIA NAS PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SAÚDE ENTRE BENZEDEIRAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA JOSÉ BATISTA POMPEU NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DESCOLONIAL. |
UM NEGRO APREDENDO COM BRANCOS |
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NO MÉDIO SERTÃO ALAGOANO |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O NEGRO NA MÍDIA E O EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE NEGRA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA |
NARRATIVA DOCENTE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A EXPERIÊNCIA NO PIBID |
ÁFRICA E BRASIL: SABERES DOS POVOS EM PROL DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO |
“O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR”: RESISTÊNCIA PARA GARANTIR O EXERCÍCIO DA LEI E VALIDAR IDENTIDADES |
GT Práticas Étnico Raciais Inclusivas e Formação de Sujeitos Antirracistas no Contexto da Pandemia
Coordenação:
Bárbara Alves Almeida Braitt;
Gislany Nascimento Costa;
Lucicleia Santos Batista Higino
DATA – 26/08
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NAS ESCOLAS INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS EM COROA VERMELHA |
INTERCÂMBIO PAN-AMERICANO INDÍGENA E RETOMADA DA SOBERANIA ALIMENTAR SUSTENTÁVEL NO SUL DA BAHIA: USOS, DESUSOS E ABUSOS DAS SEMENTES CRIOULAS, DA ENTOMOFAGIA, E DAS PLANTAS ALIMENTARES NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) PELOS POVOS ANCESTRAIS DAS AMÉRICAS |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PELO VIÉS DA CULTURA AFRO |
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DOS SUJEITOS SURDOS NA ESCOLA DOS INDIOS ASSURINI NA ALDEIA TROCARÁ NO MUNICÍPIO DE TUCURUI-PÁ |
EDUCAÇÃO DECOLONIAL E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA ÉTNICA: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO CMLEM ITABUNA BA |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
GT Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Coordenação:
Dr. Alexandre Do Nascimento;
Ma. Caroline De Souza Do Nascimento;
Dr. Jorge Luis Rodrigues Dos Santos
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, QUE TINHA COR, TAMANHO, TEXTURA, ANDAVA E LEVAVA OBAX A SONHAR AINDA MAIS LONGE: PARA ONDE ELA FOI? |
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, QUE TINHA COR, TAMANHO, TEXTURA, ANDAVA E LEVAVA OBAX A SONHAR AINDA MAIS LONGE: PARA ONDE ELA FOI? |
PROJETO AFROCIÊNCIAS: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ETNOECOLÓGICO ALICERÇADO NAS AFRICANIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
HIP HOP COMO FERRAMENTA EMANCIPATÓRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: LETRAMENTOS DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO |
A TURMA LÉLIA GONZALES E SUAS PERCEPÇÕES DO RACISMO |
CONFLUÊNCIAS ENTRE EXTENSÃO, CULTURA E TEMÁTICA INDÍGENA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA PARAÍBA |
INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS |
DATA – 27/08 (quinta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE SOCIAL EM UM LIVRO DE ESPANHOL |
COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE TRANSMISSÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL |
“CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA: DA ÁFRICA AO BRASIL” A IMPORTÂNCIA DA POSTURA CRÍTICA DOCENTE NA SELEÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ANTIRRACISTA. |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RACISMO NA ESCOLA |
PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:O DESAFIO DE LER E FAZER HISTÓRIA |
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA TECER LEITURAS DE MUNDO ATRAVÉS DOS |
GT Saúde da População Negra e Indígena: Seus Determinantes e Condicionantes
Coordenação:
Dra. Carmélia Aparecida Silva Miranda;
Rita de Cássia Dias do Nascimento;
Ma. Eliana do Sacramento de Almeida
DATA – 26/08 (quarta-feira)
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
DESIGUALDADES E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA COM ÊNFASE NO ESTADO DA BAHIA |
DETERMINANTES SOCIAIS: A QUESTÃO ÉTNICA-RACIAL |
A AUTOMUTILAÇÃO PERPETRADO ENTRE OS MUROS DA ESCOLA EM DECORRÊNCIA DO RACISMO |
REFLEXÕES SOBRE RACISMO E SAÚDE SOB A LENTE DA COVID-19 |
NOVAS E VELHAS EXPRESSÕES DAS DESIGUALDADES SOCIORRACIAIS DURANTE A PANDEMIA |
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: UMA PERSPECTIVA AFROFUTURISTA SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE |
RACISMO INSTITUCIONAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE |
ANEMIA FALCIFORME: POR UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA FORTALECIMENTO DA LINHA DE CUIDADO PARA AFRODESCENDENTES NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS – BA |
O CONHECIMENTO POPULAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TIJUAÇU, NO USO DAS ERVAS MEDICINAIS |
A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TIJUAÇU |
GT Ensino de Ciências e as Questões Identitárias: Um Diálogo Necessário
Coordenação:
Fabrício Silva dos Santos;
Sheila katrini Ferrari Visconde;
Valtiângeli Rodrigues da Silva Moitinho
DATA – 27/08
HORÁRIO – 08:00 às 12:00
TÍTULO |
MERGULHANDO NA CIÊNCIA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA MENINOS E MENINAS |
POMBA GIRA? CREEEDO, EM NOME DE JESUS. A ESCOLA TEM UM PRINCÍPIO CRISTÃO! |
CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA UMA EPISTEMOLOGIA HEGEMÔNICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
ASTROMINAS: ESTIMULANDO O EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
UMA ANÁLISE DE ESTEREÓTIPOS NA CULTURA DE SUPER-HERÓIS: GÊNERO E RAÇA COMO CATEGORIAS DE OPRESSÃO NA REPRESENTAÇÃO DE CIENTISTAS |
OFICINAS DE RPG: A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE CIÊNCIAS |
GÊNERO, RAÇA E CLASSE: DIFERENTES CATEGORIAS PARA UMA MESMA OPRESSÃO DA FIGURA DA MULHER CIENTISTA |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAPELA LENTE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
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