TRABALHOS SELECIONADOS

 

Os trabalhos estão listados conforme a ordem de apresentação

 

 

 

GT Decolonizando a Religiosidade e a Ancestralidade Africana nos Espaços de Ensino-Aprendizagem Formais e não Formais

 

Coordenação:

Me. Ademar Oliveira Cirne Filho;

Ma. Débora de Sousa Bastos;

Me. Eduardo Almeida de Andrade Bitar

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DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

A COR DO SAGRADO - FRAGMENTOS DE UM ESTUDO DAS ARTES NO CANDOMBLÉ

ÁFRICAS, RELIGIOSIDADE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

DA CABEÇA DE IFÉ A ZUMBI DO PALMARES: PATRIMÔNIO, IMAGINÁRIO, IDENTIDADE EM PROCESSOS DE ENSINO

SABERES ENTRECRUZADOS NO TERRITÓRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE RAIZ BANTO

O CANDOMBLÉ: RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E SEU SISTEMA RELIGIOSO

A INICIAÇÃO DOS ÌYÀWÓS E A EDUCAÇÃO NO ILÊ AXÉ IDAN

CANDOMBLÉ BANTU E A IMPORTÂNCIA DOS AFRO-SABERES NA EDUCAÇÃO

 

GT Educação, Infância, Religião e Antirracismo

Coordenação:

Dr. Cristiano Sant’Anna de Medeiros.

Dra. Stela Guedes Caputo

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DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

PARA PENSAR ÉTICA E ESTÉTICA ANTIRRACISTAS NAS METODOLOGIAS AUDIOVISUAIS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS

A LITERATURA COM PERSONAGENS NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ÌTÁN KÉKERÉ/ÌTÁN OMODÉ: (AUTO)BIOGRAFIA, METODOLOGIAS ANTIRRACISTAS E OS ESTUDOS COM CRIANÇAS DE TERREIRO 

A PSICOLOGIA E O PRECONCEITO RACIAL: UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA DO RACISMO

A NAGOLOGIA EDUCACIONAL

AÇÕES, NEGRITUDE E ATIVISMO POLÍTICO NO TERREIRO DE MÃE BEATA

DIÁLOGO DE UMA MENINA CIGANA: NÃO MAIS AMARELO DO SOL, MAS O PRATEADO DA LUA, “O COTIDIANO NOS PRESSIONA DIA APÓS DIA”

OS ORIXÁS DISSERAM QUE VAI FICAR TUDO BEM: O RECADO DE CRIANÇAS DE TERREIRO NA PANDEMIA

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

PEDAGOPRETA: ESCREVIVÊNCIA DE UMA MULHER-NEGRA-EDUCADORA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ETNOPEDAGOGIA

OS OGANS E O TERREIRO: PENSANDO O COTIDIANO DE CRIANÇAS DE AXÉ

QUESTÕES DA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO RELIGIOSO DA ESCOLA PÚBLICA

VOZES DE ARUANDA: DESCONSTRUINDO CATIVEIROS EM UM TERREIRO CARIOCA

O FEMININO NOS CANDOMBLÉS PELAS MÃOS DAS EKEDIS

PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO I ENCONTRO NACIONAL DE CRIANÇAS DE AXÉ

GÊNERO, SEXUALIDADE E INFÂNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE TERREIROS

OGUM E A LUTA ANTIRRACISTA: DIÁLOGOS ENTRE TERREIROS E REDES SOCIAIS DA INTERNET

 

GT Povos Afro-Indígenas: Ancestralidade no Campo Religioso Brasileiro

Coordenação:

Dr. Brian Gordon Lutalo Kibuuka;

Gilvan Monteiro da Rocha;

Me. Marcos Oliveira de Queiroz.

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DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

VODUNS NA TERRA DO XANGÔ: PAI FAUSTO E O JEJE-MAHI EM PERNAMBUCO COM O CENTRO AFRICANO NOSSA SENHORA DO CARMO NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1960

O SILÊNCIO SORRIDENTE DA BARBÁRIE A UMA CULTURA DE CORPO INTEIRO

O MITO DA VIRGEM MARIA E DA POMBA-GIRA NA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM FEIRA DE SANTANA (1980-2000)

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA X SACRALIZAÇÃO DE ANIMAIS NO CANDOMBLÉ: ÀGÒ PELA LIBERDADE RELIGIOSA E A (RE)AFIRMAÇÃO DO EXERCÍCIO DE UM DIREITO FUNDAMENTAL

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: REFLEXÕES SOBRE A RELIGIOSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS

CONVERSÃO INDÍGENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O IMPACTO DA COLONIZAÇÃO NA CULTURA E RELIGIOSIDADE INDÍGENA, AVANÇOS E RETROCESSOS

FÉ NOS ENCANTADOS: A JUREMA SAGRADA E O TORÉ NAS HISTÓRIAS DE VIDA DAS LIDERANÇAS PIPIPÃ DE KAMBIXURU, FLORESTA, PERNAMBUCO

A ÉTICA DA FILOSOFIA KEMÉTICA EM MAAT

 

GT Branquitude: Hierarquias, Burocracias, Eurocentrismos

Coordenação:

Dr. Alexandre Osaniiyi;

Arthur Luhr Mello

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DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

ESTADO DA ARTE: BRANQUITUDE, BRANQUIDADE E PRIVILÉGIO BRANCO - DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O TEMA NO BRASIL

A BRANQUITUDE COMO TEMA IDEOLÓGICO E O EMBATE RESPONSIVO ANTIRRACISTA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA

BRANQUITUDE E EDUCAÇÃO SINDICAL ANTIRRACISTA

O COLONIALISMO LINGUÍSTICO NA HISTÓRIA DA VARIEDADE PADRÃO BRASILEIRA

O TAPETE VOADOR DE CRISTIANE SOBRAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA LEITURA CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

HIERARQUIA, RACISMO E POBREZA: REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA DOS NEGROS EM PERNAMBUCO

ESTUDO SOBRE O RACISMO BRASILEIRO A PARTIR DA PERSPECTIVA FANONIANA: A CONSTRUÇÃO DE UM CABEDAL TEÓRICO-PRÁTICO

A CONSTRUÇÃO DO NEGRO E A REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

GT Educação Antirracista: Práticas Educativas Decoloniais no Contexto Escolar

 

Coordenação:

Ma. Juliana Santos Barros;

Ma. Maria Domingas Mateus de Jesus;

Lis Pimentel Almeida

Link da Sala.

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS ANTIRRACISTAS, NO SÉCULO XXI

AS DIFICULDADES E SOFRIMENTOS DE ESTUDANTES INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA

IMPLÍCITO E SUBENTENDIDO NO DISCURSO RACISTA BRASILEIRO

HISTÓRIA E CULTURA NEGRA E INDÍGENA NA ESCOLA, UM PASSO PARA O RESGATE DA IDENTIDADE

ESCOLA E CULTURA NEGRA: UM DESAFIO A SER SUPERADO

A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO FACES

A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NO BRASIL: UMA LEITURA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

PROJETO - JOGO BAOBÁ: CONHECENDO A ÁFRICA

CONSCIÊNCIA NEGRA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA

 

 

DATA – 28/08 (sexta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS

A PRÁTICA DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, E SUAS POSSIVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DAS ALUNAS NEGRAS GESTANTES NA ESCOLA

ANÁLISES DE AUSÊNCIAS FEMININAS NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

ARTE E VIDA CAROLINA: PROPOSTA PARA UMA PEDAGOGIA RESILIENTE E ANTIRACISTA NAS AULAS DE LITERATURA

RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS E DECOLONIAIS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SILENCIOSA

O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS DA LEI 10639: UMA PROPOSTA AFROPERSPECTVISTA PARA AULAS DE FILOSOFIA ATRAVÉS DO CARD GAME COMBATE FILOSÓFICO

QUILOMBOS: O ENSINO POR UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

PERCEPÇÕES ESTUDANTIS QUANTO AO RACISMO VISTOS PELA EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA NEGRA

 

GT Currículo

 

Coordenação:

Profa. Dra. Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito

Profa. Maria Virginia Freire dos Santos Carmo

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DATA – 26/08

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

OLHARES SOBRE HELVÉCIA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

SUJEITO NEGRO E SUA REPRESENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO NEGRO

EVASÃO, CURRÍCULO E NOVOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM ESCOLA DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA

O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO

REPENSANDO O CURRÍCULO DA EJA

APROXIMACIONES PARA UN ESTUDIO COMPARATIVO DE LOS SALUDOS EN LAS LENGUAS WICHÍ, TAPIETE, CHOROTE IYO'WUJWA Y GUARANÍ DESDE EL CURRÍCULO DE LA FILOSOFÍA DEL LENGUAJE

CAPOEIRA: CAMINHOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É POSSIVEL?

 

GT Práticas Pedagógicas, Saberes Tradicionais e a Construção de um Currículo Decolonial na Educação para as Relações Étnico-Raciais

 

Coordenação:

Me. Admilson Silva Amaral;

Lúcia Helena Gomes Ramos;

Ronara Chagas Santos

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DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

EDUCAÇÃO AMPLIADA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALDEIA PATAXÓ – NÚCLEO BARRA VELHA

O PROCESSO NORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO: CURRÍCULO UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICO CULTURAL

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA

PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SAÚDE E SABERES AFRO-AMERÍNDIOS ENTRE BENZEDEIRAS EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BATISTA POMPEU NO ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DECOLONIAL

ZEFERINA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS

PROJETO HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS: UMA HOMENAGEM A CAROLINA DE JESUS

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO: EXPERIÊNCIAS DISCENTES E EXPERIMENTOS DOCENTES

DECOLONIZANDO O SABER: REFLEXÕES SOBRE A DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

POR UMA FILOSOFIA DA PLURIVERSALIDADE

POR UM ENSINO ANTIRRACISTA NO CURRÍCULO DE LÍNGUA ESPANHOLA

JOGOS DE TABULEIRO; LEI 10.639 NA CONTRIBUIÇÃO DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS

 

GT Resistência dos Corpos Afro-Indígenas: Feminismos, Gênero, Sexualidade e Transexualidade como Dimensão de Luta Identitária

 

Coordenação:

Ma. Ceila Sales de Almeida;

Evelin Lourena Moura

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DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

O DEVANEIO NA POESIA DE TATIANA NASCIMENTO

UM DEFEITO DA COR: afetividade num corpo em disputa

FORMAÇÃO DO COLETIVO FEMINISTA DIVA GUIMARÃES COMO ESPAÇO DE LUTAS E RESISTÊNCIA PARA O EXTREMO SUL BAIANO

 

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

ENTRE SENZALAS, ARMÁRIOS E CÁRCERES: A VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DE BIXAS

PRETAS ENCARCERADAS.

INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS

MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS.

ANCESTRALIDADE E ORALIDADE: A MATRIPOTÊNCIA NOS SABERES CULTURAIS DAS MULHERES DE HELVÉCIA-BA.

 

GT Relações de Gênero, Sexualidades, Educação e Pedagogia Queer – Aprendizados pela Diferença

 

Coordenação:

Me. Kleber Simões;

Marília De Angeli;

Rivaldo Mendes da Silva

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DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

TRANS-FORMAR: BIOGRAFIAS DE PROFESSORES TRANS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA

GÊNERO E EDUCAÇÃO: ESTEREÓTIPOS DAS MASCULINIDADES NA ESCOLA

PEDAGOGIA QUEER: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO

HOMOFOBIA: UMA ANÁLISE NA EDUCAÇÃO

GÊNERO E SEXUALIDADE ENQUANTO ELEMENTOS FORMATIVOS: ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

EDUCAÇÃO E LGBT UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO

GÊNERO, ESTÉTICA E O CLUBE DAS WINX

UMA REFLEXÃO SOBRE O SILÊNCIO DOS HOMENS

O ENFRENTAMENTO À CISNORMATIVIDADE BRANCA VIA PERFORMANCE ARTE NO ENSINO MÉDIO

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ABORDAGEM DA SEXUALIDADE, GÊNERO, TRANSEXUALIDADE E FEMINISMO NEGRO: FAZENDO O USO DA TECNOLOGIA EM AULAS REMOTAS EMERGENCIAL.

ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA POPULAÇÃO LGBT: PANORAMA BRASILEIRO

QUEM É LIVRE PARA AMAR E PARA SER O QUE E QUEM SE QUER SE SER? PROBLEMATIZANDO A CISHETERONORMATIVIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSENTES NO LETRAMENTO CRÍTICO.

 

GT Resiliência Negra em Corpos Afrodiaspóricos

 

Coordenação:

Dra. Régia Mabel Freitas;

Dr. Tássio Ferreira

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DATA – 28/08 (sexta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

AFROCENTRICIDADE: O LUGAR DO CORPO DISSIDENTE E AFROCENTRADO NO BALÉ

COM QUANTAS MÃOS SE FAZEM VINTE E SETE MURAIS?

IMPLICAÇÕES INTERSECCIONAIS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA MEDIADOS PELA DANÇA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM

ÌTÀN: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, CINEMA DE ANIMAÇÃO E ANCESTRALIDADE

NEGRA MÃE: TEATRO NEGRO COMO PEDAGOGIA DO EMPRETECIMENTO

RACISMO E DANÇA: DA PRÓPRIA PELE, NÃO HÁ QUEM FUJA

 

GT Literatura Indígena e Indigenista: Ancestralidade e Resistência

 

Coordenação:

Ma. Francelina Barreto de Abreu;

Me. Jairo da Silva e Silva

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DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NAS AULAS DE LITERATURA: A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E LITERÁRIA DE MULHERES INDÍGENAS NA SALA DE AULA

“A DECANA DOS MURAS”: ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO CONTO INDIGENISTA DE ALBERTO RANGEL

A LITERATURA NEOINDIGENISTA NA AMÉRICA LATINA: O CASO DE JOSÉ MARÍA ARGUEDAS

ESCRITAS DO CORPO INDÍGENA FEMININO NAS OBRAS EL PAÍS DE LA CANELA E METADE CARA METADE MÁSCARA

REPRESENTAÇÕES DO INDÍGENA NO NOVO MUNDO:

UM ESTUDO DA LITERATURA DE VIAGEM ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVII

AUTORES INDÍGENAS E O PAPEL DA LITERATURA ESCOLAR NA DEFESA DAS SABEDORIAS ANCESTRAIS

A ÉTICA DA FILOSOFIA KEMÉTICA EM MAAT, E NTERCESSÃO DA COSMOLOGIA INDÍGENA DE XAPIRI NA ALDEIA MARACANÃ

NÃO SOU ÍNDIO, SOU GUARANI

“ENCANTADOS”, O MÍSTICO TRANSFORMADO EM REALIDADE: PAJELANÇA INDÍGENA BRASILEIRA E A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

 

GT Cultura, Comunidade, Consciência e Corpo: A Desobediência como Prática de Liberdade

 

Coordenação:

Me. Danilo Cardoso

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DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

O PROTAGONISMO INDÍGENA NO NORDESTE: UMA CONTINUIDADE DE LUTA NO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA [BRASIL]

O(A)S PATAXÓ MERIDIONAIS E O TERRITÓRIO TRADICIONAL DO MONTE PASCOAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA: TERRITORIALIDADE, CULTURA E MEMÓRIAS CORPORAIS [BRASIL]

O QUE PODEMOS APRENDER COM A INFÂNCIA INDÍGENA? [SÃO PAULO/BRASIL]

COLORISMO NA AMAZÔNIA: DO MORENO MEIO-CLARINHO AO MORENO MESMO [PARÁ/BRASIL]

TECNOLOGIAS DA FLORESTA PARA REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO QUILOMBO DE DAMÁSIO [MARANHÃO/BRASIL]

PROJETO PÉROLA NEGRA [CEARÁ/BRASIL]

VOZES FEMININAS EM MOVIMENTO: UMA PERSPECTIVA AFROPENSADO NO CURRÍCULO ESCOLAR [CEARÁ/BRASIL]

DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E FEMINISMO DECOLONIAL: UMA INTERVENÇÃO-AÇÃO POR MEIO DE RODAS DE CONVERSAS E FANZINES [BAHIA/BRASIL]

TOGETHER2CHANGE [LISBOA/PORTUGAL]

 

DATA – 28/08 (sexta-feira)

HORÁRIO – 08:00

 

TÍTULO

IDENTIDADE E CULTURA DO FUTSAL BAURUENSE: É UM PANORAMA REGIONAL E NACIONAL? [SÃO PAULO/BRASIL]

EDUCAÇÃO POPULAR E AS PRÁTICAS CORPORAIS [BAHIA/BRASIL]

RESISTO POR NECESSIDADE, EXISTO POR TEIMOSIA: REFLEXÕES ACERCA DA EXISTÊNCIA DO CORPO NEGRO NO BRASIL

MEMÓRIAS DA REBELDIA: CORPO, VIVÊNCIA E RECONHECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NAS DANÇAS POPULARES [SP-PE/BRASIL]

REDUTO COLETIVO [PERNAMBUCO/BRASIL]

ANDANÇAS: CRIAÇÕES ESTÉTICAS PARA AÇÕES POLÍTICAS [PERNAMBUCO/BRASIL]

SÓ A FICÇÃO PODE SALVAR A REALIDADE – A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL “FICCIONALIZAR NO KILOMBO” NO SERTÃO PERNAMBUCANO [PERNAMBUCO/BRASIL]

O CINEMA NEGRO COMO POLÍTICA E POÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA NÊGA FILMES [LISBOA/PORTUGAL]

PROJETO NOZSIMENTIS [LISBOA/PORTUGAL]

 

GT Capoeira e Educação das Relações Étnico-Raciais: Possibilidades e Desafios em Diferentes Contextos

 

Coordenação:

Me. Bruno Rodolfo Martins;

Dr. Vitor Andrade Barcellos

link da sala

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

A CAPOEIRA COMO OBJETO DE PESQUISA: ESPAÇOS FORMAIS E EDUCAÇÃO

NA ENCRUZILHADA ENTRE CAPOEIRA, ESCOLA E DECOLONIALIDADES: UMA ESCREVIVÊNCIA

A CAPOEIRA E OS COTIDIANOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

 

GT Construções e Desconstruções para o Estabelecimento de uma Educação Antirracista: Teoria e Prática sobre a Implementação da Lei 10.639/2003

 

Coordenação:

Ma. Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo;

Elenilda Moreira de Sá Costa;

Me. Leonardo Lacerda Campos

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DATA – 26/08

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

AS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 10.639/2003 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO SEGURO-BA

VIVENCIAS DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

FORMAÇÃO CONTINUADA: ENCONTRO PRECIOSO

PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE RELAÇÕES RACIAIS EM UMA TURMA DE 4º ANO

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA SALA DE AULA A PARTIR DE ESPERANÇA GARCIA

ESCOLA E CULTURA NEGRA: UM DESAFIO A SER SUPERADO

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO BRASILEIRO

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS EM NÚCLEOS DE ESTUDOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

 

DATA – 27/08

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA SALA DE AULA A PARTIR DE ESPERANÇA GARCIA

A IDENTIDADE NEGRA NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA-*ESTE RESUMO EXPANDIDO FOI PUBLICADO NOS ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM/UEPG EM 2019

A ENCRUZILHADA COMO POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL

III SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS-ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA DOS POVOS AFRO-INDÍGENAS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE SI E DO OUTRO, APÓS A LEI 10.639/03

A DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SEUS REFLEXOS NAS RELAÇÕES INTERÉTNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL: ABORDAGEM ANTIRRACISTA NO ENSINO DA LEITURA

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS EM NÚCLEOS DE ESTUDOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

O LIVRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ARMA DE COMBATE AO RACISMO: A ABORDAGEM DAS RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS

 

 

GT Trajetórias, Biografias e Memórias das Populações Negras no Ensino

 

Coordenação:

Dra. Celia Santana;

Dra. Cristiane Batista da Silva Santos;

Dra. Joceneide Cunha.

Link da Sala

DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

LUIZA: UMA EXPERIÊNCIA DE UMA MULHER ESCRAVIZADA NA VILA DE CANAVIEIRAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO DOS OITOCENTOS

DE DANDARA À MARIA DA CRUZ: A TRAJETÓRIA DE MULHERES QUILOMBOLAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

TERESA DE BENGUELA: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA AMBIENTE ESCOLAR

BESOURO: A ARTE DA CAPOEIRA AFRO-BRASILEIRA COMO REPRESENTAÇÃO DE RESISTÊNCIA CULTURAL NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

TRAJETÓRIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.

A ROÇA E RUA: MEMÓRIA DA FAMÍLIA SOUZA NO PÓS-ABOLIÇÃO

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA A PARTIR DA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE BEATRIZ NASCIMENTO: DIRETRIZES PARA O ENSINO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRÁTICA DOCENTE

MOVIMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO, EM CONCEIÇÃO EVARISTO: O USO DA TRAJETÓRIA DE VIDA COMO PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA INFANTO-JUVENIL COMO RESISTÊNCIA: O RECONTAR DE LENDAS E HISTÓRIAS CAPIXABAS

 

DATA – 28/08 (sexta-feira)

HORÁRIO – 09:00 às 12:00

 

TÍTULO

TRAJETÓRIA MISSIONÁRIA DO PASTOR SEBASTIÃO LÚCIO GUIMARÃES COMO FONTE DE ENSINO DE HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE

TRAJETÓRIA E VIVÊNCIA DO MISSIONÁRIO ITAMAR FERNANDES EM MOÇAMBIQUE

INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM CASO EM ESTUDO

A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO FACES

 

GT Relatos de Experiência sobre a Temática Étnico-Racial em Espaços formais de Educação

Coordenação:

Dr. Emãnuel Luiz Souza e Silva

Link da Sala

DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FOJO, ITACARÉ-BA

EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSCIÊNCIA NEGRA NA TURMA DE 1° E 2° FASE DA ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO RIBEIRO

OS SUJEITOS DA EJA EM BUSCA DE NOSSAS ORIGENS:  UM PROJETO DE EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003

“ME EMPRESTA O LÁPIS COR DE PELE?” QUESTÕES DE COR E RAÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO APORTE DE UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

QUEM TEM CRESPO É RAINHA: DISCUTINDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DO CORDEL DE JARID ARRAES

TEXTO, JOGO E CENA: OS DESAFIOS E ENCRUZILHADAS DO ENSINO DE TEATRO NA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO EDUCANDO E DA EDUCANDA.

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

INSERÇÃO DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ENSINO DE HISTÓRIA E DANÇAS ÉTNICAS: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PELO CORPO

TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA NEGRA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA ARTE COM O SOLO

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SORRISO -MT: APLICABILIDADE E EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: OFICINA SOBRE AS ARTES ENGAJADAS COMO REFLEXÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: MÚSICAS, LITERATURAS E ICONOGRAFIAS

SARAVÁ JONGUEIRAS/OS VELHAS/OS QUE VIERAM PARA ENSINAR...E AS/OS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE VIERAM PARA DESCOLONIZAR

(DES)CONSTRUÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM O FILME KIRIKU E OS ANIMAIS SELVAGENS

 

DATA – 28/08 (sexta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

IMPLANTAÇÃO DAS BANCAS DE VERIFICAÇÃO PARA AUTODECLARAÇÕES DE PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS – DESAFIOS E CONQUISTAS.

ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA AFRO-AMERÍNDIA NAS PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SAÚDE ENTRE BENZEDEIRAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA JOSÉ BATISTA POMPEU NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DESCOLONIAL.

UM NEGRO APREDENDO COM BRANCOS

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NO MÉDIO SERTÃO ALAGOANO

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O NEGRO NA MÍDIA E O EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE NEGRA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA

NARRATIVA DOCENTE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A EXPERIÊNCIA NO PIBID

ÁFRICA E BRASIL: SABERES DOS POVOS EM PROL DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO

“O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR”: RESISTÊNCIA PARA GARANTIR O EXERCÍCIO DA LEI E VALIDAR IDENTIDADES

 

GT Práticas Étnico Raciais Inclusivas e Formação de Sujeitos Antirracistas no Contexto da Pandemia

 

Coordenação:

Bárbara Alves Almeida Braitt;

Gislany Nascimento Costa;

Lucicleia Santos Batista Higino

Link da Sala

DATA – 26/08

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NAS ESCOLAS INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS EM COROA VERMELHA

INTERCÂMBIO PAN-AMERICANO INDÍGENA E RETOMADA DA SOBERANIA ALIMENTAR SUSTENTÁVEL NO SUL DA BAHIA: USOS, DESUSOS E ABUSOS DAS SEMENTES CRIOULAS, DA ENTOMOFAGIA, E DAS PLANTAS ALIMENTARES NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) PELOS POVOS ANCESTRAIS DAS AMÉRICAS

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PELO VIÉS DA CULTURA AFRO

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DOS SUJEITOS SURDOS NA ESCOLA DOS INDIOS ASSURINI NA ALDEIA TROCARÁ NO MUNICÍPIO DE TUCURUI-PÁ

EDUCAÇÃO DECOLONIAL E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA ÉTNICA: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO CMLEM ITABUNA BA

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

 

GT Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

 

Coordenação:

Dr. Alexandre Do Nascimento;

Ma. Caroline De Souza Do Nascimento;

Dr. Jorge Luis Rodrigues Dos Santos

link da sala

DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, QUE TINHA COR, TAMANHO, TEXTURA, ANDAVA E LEVAVA OBAX A SONHAR AINDA MAIS LONGE: PARA ONDE ELA FOI?

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, QUE TINHA COR, TAMANHO, TEXTURA, ANDAVA E LEVAVA OBAX A SONHAR AINDA MAIS LONGE: PARA ONDE ELA FOI?

PROJETO AFROCIÊNCIAS: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ETNOECOLÓGICO ALICERÇADO NAS AFRICANIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

HIP HOP COMO FERRAMENTA EMANCIPATÓRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: LETRAMENTOS DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO

A TURMA LÉLIA GONZALES E SUAS PERCEPÇÕES DO RACISMO

CONFLUÊNCIAS ENTRE EXTENSÃO, CULTURA E TEMÁTICA INDÍGENA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA PARAÍBA

INTERSECCIONALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS NEGRAS

 

DATA – 27/08 (quinta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE SOCIAL EM UM LIVRO DE ESPANHOL

COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE TRANSMISSÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL

“CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA: DA ÁFRICA AO BRASIL” A IMPORTÂNCIA DA POSTURA CRÍTICA DOCENTE NA SELEÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ANTIRRACISTA.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RACISMO NA ESCOLA

PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:O DESAFIO DE LER E FAZER HISTÓRIA

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA TECER LEITURAS DE MUNDO ATRAVÉS DOS 

 

GT Saúde da População Negra e Indígena: Seus Determinantes e Condicionantes

 

Coordenação:

Dra. Carmélia Aparecida Silva Miranda;

Rita de Cássia Dias do Nascimento;

Ma. Eliana do Sacramento de Almeida

Link da Sala

DATA – 26/08 (quarta-feira)

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

DESIGUALDADES E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA COM ÊNFASE NO ESTADO DA BAHIA

DETERMINANTES SOCIAIS: A QUESTÃO ÉTNICA-RACIAL

A AUTOMUTILAÇÃO PERPETRADO ENTRE OS MUROS DA ESCOLA EM DECORRÊNCIA DO RACISMO

REFLEXÕES SOBRE RACISMO E SAÚDE SOB A LENTE DA COVID-19

NOVAS E VELHAS EXPRESSÕES DAS DESIGUALDADES SOCIORRACIAIS DURANTE A PANDEMIA

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: UMA PERSPECTIVA AFROFUTURISTA SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE

RACISMO INSTITUCIONAL NAS UNIDADES

BÁSICAS DE SAÚDE

ANEMIA FALCIFORME: POR UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA FORTALECIMENTO DA LINHA DE CUIDADO PARA AFRODESCENDENTES NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS – BA

O CONHECIMENTO POPULAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TIJUAÇU, NO USO DAS ERVAS MEDICINAIS

A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TIJUAÇU

 

GT Ensino de Ciências e as Questões Identitárias: Um Diálogo Necessário

 

Coordenação:

Fabrício Silva dos Santos;

Sheila katrini Ferrari Visconde;

Valtiângeli Rodrigues da Silva Moitinho

 Link da sala 

 

DATA – 27/08

HORÁRIO – 08:00 às 12:00

 

TÍTULO

MERGULHANDO NA CIÊNCIA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS PARA MENINOS E MENINAS

POMBA GIRA? CREEEDO, EM NOME DE JESUS. A ESCOLA TEM UM PRINCÍPIO CRISTÃO!

CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA UMA EPISTEMOLOGIA HEGEMÔNICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

ASTROMINAS: ESTIMULANDO O EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DE ESTEREÓTIPOS NA CULTURA DE SUPER-HERÓIS: GÊNERO E RAÇA COMO CATEGORIAS DE OPRESSÃO NA REPRESENTAÇÃO DE CIENTISTAS

OFICINAS DE RPG: A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE CIÊNCIAS

GÊNERO, RAÇA E CLASSE: DIFERENTES CATEGORIAS PARA UMA MESMA OPRESSÃO DA FIGURA DA MULHER CIENTISTA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAPELA LENTE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS