A mesa redonda "Corpos desviantes, memórias desveladas" questiona: como e por que a história oral pode se envolver na amplificação de experiências coletivas de corpos desviantes, incomuns e até mesmo indesejados?

Participantes:

  • Fernanda Gomes. Assistente social e atriz, é integrante da coletiva Luana Barbosa e da Ybyra T.O, além de criadora e produtora do documentário Eu sou a próxima e da festa Sarrada no brejo.
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai. Historiadora e professora da Universidade Federal de Alfenas, é especialista em história oral e história pública, com inúmeros trabalhos de referência sobre a memória da ditadura e a história de gênero. Seus trabalhos recentes envolvem as experiências das comunidades LGBTQIA+ no Brasil.
  • Vinícius Melo Flauaus. Historiador e mestre em História, é pesquisador de masculinidades e autor do livro Ursos, filhotes e caçadores: Cultura, identidade e virilidade bear paulista.

Mediação:

  • Samuel Silva Rodrigues de Oliveira. Professor e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET-RJ). Tem pesquisas sobre a história e memória social da formação urbana e social do Brasil nos anos 1940 a 1970, e sobre o cinema negro contemporâneo.

Compartilhe!

Realização

Apoio