SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI) é um evento com foco em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Gestão da Informação sob uma visão multidisciplinar, envolvendo campos de conhecimento onde a informação e as tecnologias sejam pesquisadas de forma complementar, tais como: Administração, Ciência da Computação e Ciência da Informação. O SBTI também visa reunir acadêmicos e profissionais de mercado e de governo experientes, que se encontrem envolvidos em questões de investigação de alto nível da área, assim como em inovações tecnológicas e em práticas profissionais que busquem respostas aos desafios emergentes no campo das tecnologias digitais.

A realização da terceira edição do SBTI em Maceió-AL procura dar continuidade aos esforços de tratar a área de forma holística e interdisciplinar, visando o desenvolvimento, o uso, a apropriação e a evolução dessas tecnologias, principalmente em tempos de exigência de maior participação digital da sociedade em questões sociais ligadas aos governos.

Sendo assim, o tema do SBTI 2014 é:

Governos Abertos
Os desafios da tecnologia da informação em tempos de participação digital

Ao enveredar pela temática dos Governos Abertos (Open Government) o evento promoverá uma ampla discussão sobre a utilidade dos dados abertos governamentais para aumento da transparência e eficiência dos governos e seus impactos nas políticas públicas. Ao fornecer dados em formatos padronizados, abertos e acessíveis, os governos permitem que qualquer cidadão utilize qualquer ferramenta de software para adaptá-los às suas necessidades (BRASIL, 2014). Os conjuntos de dados podem oferecer várias perspectivas sobre análise do desempenho dos governos no cumprimento de suas metas em políticas públicas.

Portanto, serão particularmente incentivados trabalhos e discussões que abordem a participação digital (e-participation), a publicização de dados em formato aberto e outras questões relativas à transparência no setor público por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

A intenção do evento é contribuir para o intercâmbio de saberes entre profissionais e pesquisadores dos diversos grupos que transitam na área de Tecnologia da Informação. Além de artigos científicos, normalmente oriundos do meio acadêmico, acontecerão palestras que refletirão a experiência prática voltadas à temática de governos e dados abertos.

Os artigos publicados nos anais do SBTI 2014, assim como ocorreu na edição anterior, serão publicados na revista RBADM (QUALIS B3).

CONCURSO DE APLICATIVOS PARA USO DE DADOS ABERTOS

I Concurso Apps.Gov – SBTI 2014
“Serviços inovadores utilizando dados governamentais”

O I Concurso Apps.Gov – SBTI 2014 tem como propósito estimular o uso de dados governamentais, preferencialmente em formato aberto, para o desenvolvimento de aplicações/serviços inovadores que contribuam com a melhoria da gestão pública e da prestação de serviços à sociedade.

LEIA MAIS AQUI.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Hotel Radisson - Avenida Doutor Antônio Gouveia, 925, Pajuçara, Maceió - Alagoas