O Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação surgiu a partir da percepção de que há uma fragmentação dos temas ligados à tecnologia por diversas comunidades, como por exemplo, pela Associação Nacional das Pós-Graduações em Administração (ANPAD), pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Desta forma, a realização do SBTI propicia uma abordagem holística e interdisciplinar, incentivando olhares que busquem integrar o desenvolvimento, o uso, a apropriação e a evolução das tecnologias que se tornam cada vez mais ubíquas, pervasivas e móveis.

Em sua primeira edição o SBTI teve a participação de 284 inscritos, provenientes dos seguintes estados Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Dos artigos submetidos apenas 14 foram selecionados e publicados em uma edição especial da Revista Brasileira de Administração Científica - RBADM (QUALIS B3).

Já em 2013 inscreveram-se no evento 320 alunos (um crescimento de 12% no número de inscrições), professores e profissionais dos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nos minicursos ofertados houve 95 inscrições. Os autores dos 21 artigos aceitos estão assim distribuídos geograficamente: 1 RJ, 2 DF, 3 PA, 3 AL, 4 RS, 6 BA, 6 SE, 6 PB, 7 RN, 11 PE.

Vale salientar que em 2014 está mantida a parceria com a Revista Brasileira de Administração Científica (RBADM), que é QUALIS B3, para uma publicação especial de artigos aprovados e apresentados no SBTI.