O Comitê Científico do SBTI 2014 convida toda a comunidade para a submissão de trabalhos relacionados aos temas de interesse (trilhas) do evento nas categorias: Artigos e Minicursos.

Os artigos apresentados no SBTI 2014, assim como ocorreu na edição anterior, serão publicados na revista RBADM (QUALIS B3).
 

Submissão e Seleção:

As submissões de artigos para o SBTI 2014 devem ser no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS (http://submissoes.sbc.org.br/sbti2014). Como o processo de revisão será na modalidade blind review, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no trabalho. Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o template disponibilizado. Os artigos devem ser submetidos em uma das trilhas no JEMS. Já os minicursos devem ser submetidos no JEMS na trilha "Minicurso".

Datas importantes:

− Submissão de artigos: 27/06/2014 até 18/08/2014 (PRAZO ESTENDIDO)
Submissão de minicursos: 27/06/2014 até
18/08/2014 (PRAZO ESTENDIDO)
− Divulgação dos resultados: a partir de 16/09/2014 (lista de artigos aceitos aqui)
− Versão final: 23/09/2014


Regras Gerais para Artigos:

São esperados artigos técnico-científicos que apresentem claramente contribuições para a pesquisa na área de Tecnologia de Informação e que estejam relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento. A comprovação de ineditismo é de responsabilidade dos autores. Recomenda-se que o tamanho do arquivo não seja superior a um megabyte, evitando-se trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização. Os trabalhos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que seu trabalho não contenha identificação explícita (nome digitado no corpo do trabalho ou em seu resumo) nem identificação oculta.

Os artigos, que devem ter entre 10 (dez) e 16 (dezesseis) páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto, podem ser escritos em português ou inglês e devem seguir o modelo disponibilizado (SBTI_Template_Artigo) e serem submetidos em formato PDF.

Todas as contribuições serão revisadas considerando o mérito técnico e a relevância para o Simpósio. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do Simpósio e na revista RBADM condicionados à inscrição de pelo menos um dos autores no evento.

São temas de interesse (trilhas) do evento:

  • Aspectos Sociais dos Sistemas de Informação
  • Big Data
  • Dados Abertos Governamentais
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação
  • Governança, Gestão e Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação
  • Gestão da Informação e Sistemas de Informação
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão de Processos de Negócios
  • Mineração de Dados, Data Warehouse e Business Intelligence
  • Open Government
  • Participação digital (e-participation)
  • SI/TI em Organizações Públicas​
  • Tecnologias em Web


Regras Gerais para Minicursos:

Os minicursos a serem apresentados no SBTI 2014 deverão discorrer sobre questões relativas a aspectos fundamentais e a tecnologias emergentes. Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os minicursos introdutórios deverão cobrir fundamentos da área de Tecnologia de Informação e ter como alvo estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da área. Os minicursos avançados deverão abordar temas correspondentes às principais tendências de evolução da pesquisa em Tecnologia de Informação.

A proposta de minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter no máximo 6 páginas, e devem seguir o modelo disponibilizado (SBTI_Template_Minicurso) e serem submetidos em formato PDF na trilha "Minicurso" no JEMS.

Para os minicursos aceitos, os autores deverão enviar, nas datas especificadas, os “slides” e o resumo estendido. Os resumo estendidos dos minicursos, a serem publicados, deverão conter o máximo de 6 páginas, em Português ou Inglês, seguindo a formatação para publicação dos artigos da SBTI.

Os minicursos serão apresentados em sessões de 8h ou 4h de duração e serão fornecidas cópias dos slides aos inscritos nos minicursos.