Sala Erivaldo Neves

Homenagem do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões (SEHIS) / IV Jornada de História dos Sertões na nomeação da Sala Virtual onde ocorrerá a Mesa Temática 4 - História dos Sertões: instituições, natureza e trabalho, no dia 06 de maio de 2021, às 19h, pela Doity Play e pelo Canal do MHIST-CERES-UFRN no Youtube.

O professor Erivaldo Fagundes Neves, nasceu em Distrito de Bonito (Caetité), hoje Igaporã-BA. Cursou Licenciatura em História na Universidade Católica do Salvador em 1976. É especialista em Conteúdo e Métodos do Ensino Superior na Universidade Federal da Bahia em 1977. Possui mestrado em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e Doutorado em História na Universidade Federal de Pernambuco (2003), com um ano de bolsa sandwich na Universidad de Salamanca, Espanha. 

Professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (1978-2013). Lecionou diversas disciplinas da área de História, em cursos de graduação, especialização e mestrado nas disciplinas: Economia Brasileira, História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil, História da Bahia, Metodologia da Pesquisa Histórica, Historiografia, História Regional e Local, História Agrária, Teoria e metodologia da História. 

Desenvolve pesquisas sobre o sertão da Bahia, escravidão na pecuária e nas policulturas do semiárido, história agrária, historiografia, teoria e metodologia da História.

Orientou diversos trabalhos em nível de graduação (Iniciação Cientifica) mestrado e doutorado. Possui uma sólida publicação entre livros, capítulos e artigos sobre a temática dos sertões e, sobretudo, os situados em espaços baianos, consolidando uma trajetória pioneira de pensar os sertões. Entre seus livros, destacam-se: Formação Social do Brasil - Etnia, cultura e poder (Vozes, 2019); Crônica, memória e história: formação historiográfica dos sertões da Bahia (UEFS Editora, 20160; Escravidão, pecuária e policultura: Alto Sertão da Bahia, século XIX (UEFS Editora, 2012); Sertões da Bahia: Formação Social, Desenvolvimento Econômico, Evolução Política e Diversidade Cultural (Arcádia, 20110 dentre muitos outros que corroboram para atestar uma trajetória larga de pesquisas e reflexões sobre os sertões. Dentre os capítulos de livros, importante assinalar o "Sertão recôndito, polissêmico e controvertido", que integra a coletânea Sertões adentro: viagens nas caatingas, séculos XVI a XIX, organizada por Lorelai Brilhante Kury (Andrea Jakobsson Estúdio, 2012).

Destacam-se entre os artigos publicados, os seguintes: O sertão na formação socioeconômica brasileira (Mneme, 2019); Perspectivas Historiográficas do Império e da Primeira República sobre os Sertões da Bahia (Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre as Ciências, 2012); Sertão como recorte espacial e como imaginário cultural (Politéia, 2003).



Para saber mais sobre o Professor Erivaldo Fagundes Neves

Currículo Lattes

Artigo O sertão na formação socioeconômica brasileira (Mneme, 2019)

Artigo Perspectivas Historiográficas do Império e da Primeira República sobre os Sertões da Bahia (Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre as Ciências, 2012)

Artigo Sertão como recorte espacial e como imaginário cultural (Politéia, 2003)

Entrevista a Gilson Jorge, do Jornal A Tarde, por ocasião do lançamento do livro Formação Social do Brasil - Etnia, cultura e poder (Vozes, 2019)

Aula Inaugural do Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN) - 2019.1, com o tema O sertão na formação socioeconômica brasileira

Conferência de abertura do Seminário Online História da Bahia: avanços e desafios nos últimos vinte anos,  promovido pelo Colegiado do Curso de Especialização em História da Bahia (EHB-UEFS), proferida pelo Prof. Dr. Erivaldo Fagundes Neves (UEFS) e realizada em 23 de abril de 2020


Nós, que fazemos o II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões, prestamos um preito de gratidão e respeito ao Professor Erivaldo Fagundes Neves, pela sua trajetória enquanto intelectual que colaborou para o fortalecimento do campo de estudos acerca da História dos Sertões

Fonte da imagem utilizada no post: https://atarde.uol.com.br/muito/noticias/2113664-erivaldo-fagundes-neves-a-corrupcao-nao-e-fruto-da-miseria