Como assistir ao evento?


1. Pessoas que não se inscreveram no evento

Quem não se inscreveu no SEHIS terá acesso, apenas, à programação sênior, no Canal do MHIST-CERES-UFRN no Youtube. O acesso é gratuito e não será concedido certificado para as pessoas que frequentarem essas atividades no Youtube. 

Os links específicos para as atividades são os seguintes: 

Conferência de Abertura (04/05, 19h) - https://youtu.be/pbnnQp1ug60
Conferência de Encerramento (07/05, 19h) - https://youtu.be/InQbigLXexg
Mesa Temática 1 (05/05, 09h) - https://youtu.be/FR2E__N5tbA
Mesa Temática 2 (05/05, 19h) - https://youtu.be/9EOdtQnHKYU
Mesa Temática 3 (06/05, 09h) - https://www.youtube.com/watch?v=IN2af1lst9U
Mesa Temática 4 (06/05, 19h) - https://www.youtube.com/watch?v=zA8o13RhRq8


2 Pessoas inscritas no evento

2.1 Programação sênior

Para assistir a programação sênior (conferências e mesas temáticas) é imprescindível acessar a mesma pela Doity Play. Em caso contrário, não será possível a emissão de certificado, considerando que o credenciamento feito pelo(a) congressista é feito ao ingressar nas nossas salas virtuais, na Doity Play. 

O link de acesso à Doity Play é único e intransferível. Caso você passe para outra pessoa assistir com o seu link, infelizmente, você mesmo não conseguirá acessar a programação. 

O link específico da Doity Play encontra-se na correspondência enviada, pela Plataforma Doity, para o e-mail que você utilizou para fazer a inscrição. Para facilitar a sua busca, lembramos que o título do e-mail estará com a seguinte inscrição: [II Seminário Nacional de História Social dos Sertões] Confirmação de inscrição. No corpo desse e-mail, há um botão com o nome Link de Transmissão. Esse link é a sua chave de acesso para a Doity Play. 

Importante lembrar, sobre a Doity Play, que:
a) Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar;
b) A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão;
c) O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado para fins de certificação;
d) O link da transmissão, reiteramos, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento.

Além do e-mail de confirmação, referido anteriormente, a Doity enviará e-mails para você, um dia e uma hora antes do evento começar, para garantir que ninguém esqueça do link e da programação.

Se, mesmo com esses casos, você não souber ou não encontrar o link da Doity Play, escreva para a nossa Secretaria, pelo endereço sehis.sertoes@gmail.com e lhe reencaminharemos o link específico. 


2.2 Minicursos e Simpósios Temáticos

Os MCs e STs ocorrem em salas virtuais no Google Meet, como já dito nesse Guia. 

O acesso a essas salas é exclusivo das pessoas inscritas no evento. Seja no caso das salas onde ocorrerão os MCs, seja nas salas onde terão lugar as sessões dos STs, você será convidado, via Google Agenda, para ter acesso. 

A equipe organizadora do SEHIS fará o convite por meio do e-mail que você fez a inscrição, de modo que você receberá uma correspondência indicando o link específico de cada um dos dias das atividades. 

Alternativamente, a Secretaria enviará, para cada conjunto de pessoas inscritas nessas atividades (MCs e STs), os links específicos para acesso. Esse procedimento é importante, pois, por vezes, as pessoas fazem inscrição no evento com um e-mail do Yahoo ou Hotmail, por exemplo, mas, é mais cômodo entrar no Google Meet utilizando um e-mail da Google (@gmail.com) ou institucional (@ufrn.br, por exemplo). 

Para pedir acesso à sala virtual do Google Meet, assim, é extremamente importante que você o faça por meio:
a) do e-mail com o qual você fez inscrição no evento; 
b) de outro e-mail, desde que o nome de usuário seja o mesmo (exemplo: fiz inscrição com mariadornelles@yahoo.com.br, mas, estou pedindo acesso com mariadornelles@gmail.com); 
c) de outro e-mail, com nome de usuário diferente,desde que o seu nome seja o mesmo registrado na inscrição (exemplo: me inscrevi com o e-mail mariadornelles@yahoo.com.br e estou pedindo acesso com o e-mail cuidadocomacuca@gmail.com, mas, meu nome, no título do e-mail, está “Maria Dornelles”). 

Por motivos de segurança, caso você não peça acesso à sala do Google Meet por um desses meios, não será permitido a sua entrada. 

Algumas dicas são importantes para o convívio no mundo digital, nessas salas virtuais do Google Meet, que estão no Protocolo de Uso enviado a coordenadores de STs, ministrantes de MCs e Subcomissão de Monitoria, aqui, também, compartilhados com você: 
a) Mantenha o seu microfone silenciado permanentemente, usando-o, apenas, na hora em que for falar, seja em MC, seja em ST. A monitoria do evento, que estará nas salas, está autorizada a mutar os microfones, em caso de alguma pessoa esquecê-lo ligado;
b) Em relação à câmera, se possível, ao menos, ligue-a no momento da apresentação da comunicação e/ou nas perguntas e debates, desde que o ato de deixar aberta para exibição não interfira na manutenção da sala virtual;
c) Caso você decida por deixar a câmera aberta permanentemente, em caso eventual, havendo problemas na conexão ou manutenção da sala virtual, é importante que a câmera seja desativada;
d) No caso de quem vai apresentar comunicação em ST, deixe os slides (caso for utilizar) de prontidão, para apresentação. No nosso site, no menu Tutoriais e Orientações, disponibilizamos importantes orientações para a montagem dos slides, no link específico https://doity.com.br/sehis/blog/tutoriais;   
e) O tempo de apresentação da comunicação será concedido, a cada simposista, em torno de 10 a 15 minutos, dependendo da organização interna do simpósio;
f) Evite, em tudo que for possível, fazer a exibição, por meio de projeção na tela, de áudio, ou de mensagem no chat, de conteúdos que não digam respeito ao MC ou ST, ou que sejam ofensivos, de alguma maneira, para as pessoas que estão na sala. A monitoria do evento está autorizada, também, a retirar da sala pessoas que estejam promovendo esse tipo de expediente.