Simpósio Temático 1 - Uma História dos Sertões em perspectivas institucionais     Programação

Sinopse: O Simpósio Temático “Uma História dos Sertões em perspectivas Institucionais” visa reunir pesquisas que tenham como seu foco de reflexão a problematização dos sertões pelas experiências de Instituições, a exemplo da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS/1909), da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS/1919), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS/1945), do Instituto Oswaldo Cruz (Fundação Oswaldo Cruz), da Cruz Vermelha Internacional, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e diversas outras instituições que de alguma forma experienciaram os sertões a partir de suas produções – seja produzindo relatórios de trabalhos, memórias de viagens, atuando em políticas públicas a partir de uma dimensão técnica e científica e também em seu diálogo com a literatura. A partir desse enfoque, o Simpósio tem por objetivo discutir pesquisas que vão desde reflexões acerca do mundo do trabalho, passando por estudos técnico-científicos de engenheiros, botânicos, geólogos, médicos e hidrólogos sobre o espaço sertanejo, até ações neste mesmo espaço - como as construções de açudes, estradas de rodagem, poços, pontes, canais de irrigações, postos agrícolas e hortos florestais. Essas diversas perspectivas abrem uma ampla reflexão que tangenciam com o campo da História da ciência, uma vez que obrigam o historiador a lidar com fontes e questões tão diversas como plantas baixas de açudes, documentos de hospitais regionais, fotografias que registraram o farto movimento das ações dessas entidades e a produção de novas mentalidades e sensibilidades pela incorporação das práticas de saúde e de técnicas pretensamente modernizantes. Desta forma, é a partir dessa diversidade de enfoques que o Simpósio Temático visa refletir acerca da construção de uma história social dos sertões pelos olhares institucionais.

Coordenadores:
Kleiton Souza de Moraes - Doutor em História Social - UFRJ e Professor da UFC

Juciene Batista Félix Andrade - Doutora em História - UFPE e Professora da UFRN
 

Simpósio Temático 2 - História, Subjetividades e Narrativas Sertanejas     Programação

Sinopse: Este simpósio temático terá por objetivo acolher e dialogar com trabalhos que abordem, a partir de diferentes perspectivas, temáticas e fontes, subjetividades e narrativas sertanejas. Nosso foco é a problematização das subjetividades produzidas no bojo das narrativas, com foco em propostas que dialoguem com temáticas socioculturais tais como: masculinidades, gênero, infâncias e juventudes. Entendemos que essas questões são e devem ser pensadas a partir de suas pluralidades constituídas por meio de vivências e experiências dos e nos sertões.  Se partirmos do lugar de historiador, propomos um diálogo marcado pelas possibilidades da interdisciplinaridade, entendendo que tais subjetividades são manifestações de pluralidade, tanto conceitual quanto disciplinar. Essa compreensão promove esforços dialógicos que permitirão analisar a história do sertão de maneira mais complexa, favorecendo uma compreensão que ultrapasse as barreiras disciplinares tradicionais ao amparar-se com abordagens antropológicas, sociológicas, filosóficas e políticas. Desta forma, propomos pensar a produção de subjetividades em diferentes temporalidades e espacialidades sertanejas. Assim, nos colocamos abertos a diferentes trabalhos/experiências acadêmicas que tenham em tais subjetividades e narrativas sertanejas seu olhar privilegiado.

Coordenadores: 
Fernando Bagiotto Botton - Doutor em História - UFPR e Professor da UESPI (Campus Parnaíba)
Thiago Reisdorfer - Doutor em História - UDESC e Professor da UESPI (Campus Oeiras)

 

Simpósio Temático 3 - História, natureza e ciência nos sertões     Programação

Sinopse: O Simpósio Temático tem como objetivo refletir acerca da produção e circulação de saberes nos sertões da América portuguesa e do Brasil. Propõe-se construir um espaço para o compartilhamento de pesquisas, concluídas ou em andamento, que analisam os variados sujeitos envolvidos no processo de construção de conhecimentos sobre os rios, a flora, a fauna, os minerais e as populações sertanejas. Interessa ainda o diálogo com estudos preocupados em apreender as conexões entre as dinâmicas locais e globais nesse processo. De maneira mais específica, o ST visa contemplar pesquisas sobre as experiências de sistematização da natureza dos/nos sertões, sobretudo, a partir das narrativas de viajantes, folcloristas, literatos, bem como relatos técnicos de instituições públicas que, ao longo dos anos, produziram memórias, laudos técnicos, mapas, correspondências e diários. Além disso, tem interesse por investigações que abordam a institucionalização da ciência, as práticas e os discursos científicos e os intercâmbios entre conhecimento erudito e popular nos sertões.

Coordenadores
Gabriela Berthou de Almeida - Doutora em História - UNICAMP e Professora da UESPI
Mairton Celestino da Silva - Doutor em História - UFPE e Professor da UFPI 


Simpósio Temático 4 - Fronteiras, conexões e impérios: dinâmicas de conquista e ocupação nos diferentes sertões das Américas ibéricas (séculos XVI-XVIII)     Programação

Sinopse: Esse simpósio pretende discutir as dinâmicas de ocupação e colonização dos sertões e fronteiras dos Impérios ibéricos na América. Termo amplamente utilizado nas fontes do período, sertão correspondia à maior parte da América portuguesa e espanhola, sejam as vastas florestas amazônicas, o interior agreste da caatinga ou a úmida mata atlântica da bacia platina. Ora retratado como as “solidões vastas e assustadoras”, ora como “rodeado de bastantes nações de índios”, o sertão - ou ainda um imenso espaço de sertões - é categoria chave para entender o processo de conquista e colonização da América. Serão privilegiadas no simpósio perspectivas de investigação que apresentem - em fase propositiva ou final - diferentes experiências de colonização e suas escritas de história, tanto portuguesas como espanholas, principalmente a partir das discussões recentes sobre a administração dos impérios ultramarinos, fronteiras e sertões, cartografia, história indígena e africana, mestiçagem, família, trajetórias, estratégias de sobrevivência e novos olhares à documentação.

Coordenadores: 
Milton Stanczyk Filho - Doutorando em História - USP e Professor da UNIOESTE
Tiago Bonato - Doutor em História - UFPR e Professor da UNILA 


Simpósio Temático 5 - Territorialidades indígenas nos sertões      Programação

Sinopse: Pretendemos neste simpósio discutir trabalhos que tenham como problemática os processos de territorialização impostos aos povos indígenas ao longo da história e as reapropriações desses espaços pelos mais distintos grupos étnicos. Nesse sentido, é relevante o diálogo com os estudos histórico-antropológicos que têm problematizado a formação do espaço colonial português na América e do Estado-nação brasileiro a partir da expansão das suas fronteiras sobre os territórios indígenas. Importante para compreendermos esse fenômeno histórico, o conceito de territorialidade pode ser entendido como o esforço coletivo de determinado grupo social para ocupar e controlar fisicamente e simbolicamente determinado espaço, transformando-o em seu território. Um dos espaços privilegiados para analisarmos esses processos constituintes de territorialidades indígenas são os sertões, compreendidos na sua historicidade e dinamicidade. Assim sendo, a presente proposta almeja ser um espaço para apresentação de pesquisas que fomentem o debate sobre a problemática dos territórios indígenas em distintas temporalidades e as estratégias acionadas por esses sujeitos para negociar e defender seus direitos diante do avanço da colonização.

Coordenadores:
João Paulo Peixoto Costa - Doutor em História Social - UNICAMP e Professor do IFPI 
Tatiana Gonçalves de Oliveira - Doutora em História - UFRRJ e Professora da UESPI 


Simpósio Temático 6 - Agentes, agências e ofícios administrativos nos sertões do Império luso (sécs. XVII-XIX)     Programação

Sinopse: Este Simpósio Temático vislumbra congregar pesquisadores que enfoquem a dinâmica administrativa portuguesa nos sertões do Império luso, atentando para os usos e costumes singulares de cada terra, reiterando a natureza pluricontinental da compósita monarquia lusa a partir de uma compreensão de sertão como algo múltiplo, móvel e variável. Assim, almeja-se estabelecer um espaço para discussões sobre pesquisas, em diferentes níveis, que versem sobre a temática da administração (civil, militar, fazendária, judicial e eclesiástica) na perspectiva dos oficiais administrativos e de governo, mas também dos administrados, entre os séculos XVII e XIX. Nesse sentido, pretende-se acolher proposições que discutam biografias de agentes administrativos, processos de criação, organização, funcionamento e transformação de instituições civis, judiciais, militares, fazendárias e eclesiásticas, bem como conflitos de jurisdição entre oficiais administrativos e entre estes e outros vassalos da Coroa (relações de poder), redes de poder e prosopografias que enfoquem ofícios específicos da administração lusa nos sertões do Império português, sob o contexto da cultura política de Antigo Regime. Com isso, buscar-se-á evidenciar o feitio jurisdicionalista e o caráter autônomo dos corpos sociais que haviam caracterizado a administração portuguesa nos diferentes quadrantes de seu vasto Império e, assim, contribuir para a compreensão da formação social do Brasil.

Coordenador:
Abimael Esdras Carvalho de Moura Lira - Doutorando em História - UFRN 


Simpósio Temático 7 - Cultura material, patrimônios e territórios     Programação

Sinopse: Para além de significados que possam limitar os territórios a uma compreensão geopolítica, como, por exemplo, o sertão nordestino, observasse os territórios sertanejos como campos de delimitações sócio culturais, expressos a partir de diferentes processos técnicos, tecnológicos ou afetivos, ligados a elaboração, constituição e usos da cultura material e dos bens culturais. Neste sentido, tem-se, também, a formação de patrimônios ou de referências patrimoniais ligadas aos fenômenos socioculturais que dão forma aos territórios sertanejos. Diante disto, podem ser inscritos para este simpósio, trabalhos que abordem a cultura material como referência identitária, inserindo-se no campo dos estudos sobre Patrimônio ou Educação Patrimonial; como também, trabalhos que analisem a cultura material a partir de sua capacidade de inferência ou compreensão dos territórios. 

Coordenador:
Abrahão Sanderson N. F. da Silva - Doutor em Arqueologia - USP e Professor da UFRN 


Simpósio Temático 8 - Catolicismo em perspectiva: poderes, culturas e sociabilidades nos sertões (sécs. XVI -XVIII)     Programação

Sinopse: Os estudos sobre os sertões do Brasil, em sua dimensão multifacetada, têm apresentado um grande desafio à historiografia atual, uma vez que impulsionaram novos olhares sobre a ocupação territorial, as relações socioculturais, os processos de enfrentamento/negociação e o papel exercido pela Igreja nesses vastos espaços territoriais.  Uma das formas de acessar a esse conjunto de temas é através da documentação eclesiástica, inquisitorial e administrativa depositada em arquivos nacionais e internacionais, ou mais precisamente em acervos preservados nas Igrejas e paróquias sertanejas ou ainda em coleções privadas. O Simpósio Temático proposto visa então reunir pesquisas de profissionais da História, estudantes de graduação e pós-graduação, que constituíram suas narrativas a partir da relação das pessoas com a instituição, sejam a partir das ações intolerantes realizadas pela Igreja Católica, onde as pessoas resistiram e reelaboraram signos e significados, ou pela atuação de agentes sociais que a representavam em espaços diferentes.

Coordenadores:
Adson Rodrigo Silva Pinheiro - Doutorando em História Social - UFF 
Bruno Kawai Souto Maior de Melo - Doutor em História - UFPE e Professor da UFPE 


Simpósio Temático 9 - Grande sertão d’aquém e e’além mar: caminhos e veredas no Brasil e na África portuguesa     Programação

Sinopse: A proposta do presente simpósio temático tem por objetivo compartilhar conhecimentos e percepções sobre os “caminhos do sertão” dos dois lados do Atlântico, nos territórios de influência portuguesa. Propõe-se, assim, a incursionar por temáticas como a conquista territorial, os meios de transporte, as prioridades estratégicas da Coroa portuguesa, e dos habitantes dos respectivos sertões no devassamento daqueles imensos territórios. Será importante, nesse contexto, fazer o contraponto das experiências dos dois lados do Atlântico, com ênfase nas semelhanças e dessemelhanças: de um lado, o Brasil, que representa sem dúvida um caso bem sucedido de expansão territorial, com fronteiras definidas em quase sua totalidade ainda antes da Independência, em 1750; de outro, a África Portuguesa, representada sobretudo pela Costa (Angola) e pela Contracosta( Moçambique), que foi objeto de esforços de integração dos lusitanos durante quase três séculos, simbolizados pelo conhecido caminho da Costa à Contracosta, mas que não foram coroados de êxito, ao contrário do que aconteceu na outra margem do Atlântico.

Coordenador
André Ricardo Heráclio do Rêgo - Doutor em Estudos portugueses, brasileiros e da África - Universidade de Paris X Nanterre e Diplomata - MRE-USP (IEB) 


Simpósio Temático 10 -  Sertões coloniais: dinâmicas e redes de sociabilidades     Programação

Sinopse: Esse simpósio temático busca ser um espaço de discussão de pesquisas que versam sobre as dinâmicas políticas, sociais e culturais que se desenrolaram nos sertões da América portuguesa. Nesses espaços fronteiriços, os diversos sujeitos históricos descreveram as tensões, os conflitos, as cosmovisões, bem como evidenciaram a constituição de redes de sociabilidades. Por meio de tais redes é possível refletir acerca da formação e territorialização dos sertões ao longo dos séculos XVI ao XIX. Esse ST receberá trabalhos que contemplem os problemas atinentes a essa temática, com a finalidade de constituir um espaço de diálogo e de congregar pesquisadores dedicados aos estudos dos sertões coloniais. 

Coordenadores:
Antonio José de Oliveira - Doutor em História - UFC e Professor da UFRN 
Rafael Ricarte da Silva - Doutor em História - UFC e Professor da UFPI 


Simpósio Temático 11 - Intelectuais, intelectualidade e cultura popular dos sertões     Programação

Sinopse: Trabalhar com a Cultura Popular no Brasil, em especialmente dos sertões nordestinos, é lidar com extremos e, quando recuamos ao passado, eles se distanciam ainda mais. A proposta do Simpósio é procurar interseções entre a cultura letrada, produzida por uma vasta gama de intelectuais (poetas, escritores, memorialistas, jornalistas, historiadores, etc.) e a cultura de matriz oral, com suas diversas manifestações (literatura oral, poesia em cordel, danças, cantos, memórias e tantas outras formas). Se a escrita representa o início de uma civilização, a oralidade não pode ser entendida como o fim de uma cultura oriunda de tempos de barbárie. Ela, sem dúvida, precisa ser pensada como expressão de vidas vividas não somente nas suas limitações, mas essencialmente em suas potencialidades. Um exemplo dessa interseção reside nos poetas populares contemporâneos com algum conhecimento formal ou mesmo acadêmico, recorrendo à literatura acadêmica, marcando sua narrativa com reflexões sociológicas e/ou históricas e profundamente interligados às tradições das narrativas populares. Aceitando a interação entre narrativas escritas e orais, procuramos como, de forma sincrônica e/ou diacrônica, elas vão se construindo ao longo do tempo. A proposta é aglutinar trabalhos que reflitam acerca do trabalho intelectual, seja ele formal ou não, sobre ou enquanto cultura popular.

Coordenadores:
Antônio Zilmar da Silva - Doutor em História - PUC-SP e Professor da UECE 
Marcos Luã Almeida de Freitas - Doutor em História - UFSC 


Simpósio Temático 12 - História, sertões e narrativas: diálogos e distanciamentos     Programação

Sinopse: Este simpósio temático se propõe a acolher e discutir trabalhos cujas temáticas versem sobre marcadores sociais da diferença e narrativas, a saber: território (precisamente os sertões), gênero, religião e outros; sem perder de vista a relação que deve ser estabelecida entre os processos de construção identitária e organização dos discursos.

Coordenadores:
Artur Vitor de Araújo Santana - Doutorando em Teoria e História Literária - UNICAMP 
Lucas Gomes de Medeiros - Doutorando em História  – UFRPE 


Simpósio Temático 13 - História das Ciências e da Saúde nos sertões brasileiros     Programação

Sinopse: O presente simpósio tem como objetivo principal promover debates e diálogos acadêmicos com pesquisas oriundas de diferentes instituições que privilegiem temas, objetos de estudo e metodologias de trabalho ligadas à história das ciências e da saúde com foco nos sertões brasileiros em suas diferentes temporalidades. Neste sentido, acolheremos trabalhos que abordem a atuação de instituições e saberes que privilegiem a análise sobre os sertões brasileiros, a partir da ação de médicos na construção de conhecimentos sobre os espaços e as populações sertanejas, de intelectuais e engenheiros pautados pelos discursos e projetos de integração e modernização, tais como: construção de ferrovias, açudes, poços e demais obras públicas, além de expedições científicas que versem sobre as diferentes perspectivas de sertões. Nos interessam também trabalhos dedicados à história das doenças e das políticas sociais em saúde. Finalmente, serão recebidos trabalhos que problematizem as relações entre ciência e saúde no intuito de analisar suas diversas dinâmicas. 

Coordenadoras:
Avohanne Isabelle Costa de Araújo - Doutoranda  em História das Ciências - Fiocruz
Laila Pedrosa da Silva - Doutoranda  em História das Ciências - Fiocruz


Simpósio Temático 14 - Representações, espaço e região no “Brasil profundo”     Programação

Sinopse: O presente simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisadores/as do campo da História, Geografia e ciências afins, na busca de debater as representações construídas, narradas e veiculadas nos e/ou sobre Sertões brasileiros, levando em conta os espaços e as regiões em que foram forjadas. Os conceitos de região, representação, espaço e sertão (este último que compreende as diversas espacialidades do interior e por este motivo associadas a ideia de “Brasil profundo”), são noções-chave para a discussão desse simpósio temático, ainda, foram importantes artefatos para a reestruturação e redefinições da historiografia brasileira nas últimas décadas. As várias formas de comunicação/circulação, como jornais, documentos historiográficos, literatura, música, cinema, fotografias e/ou mapas, são importantes suportes na produção do espaço concebido, percebido e vivido, pelos diversos grupos sociais, por este motivo, trabalhos que comtemplam essas tipologias de fonte terá espaço fecundo nesse simpósio. Desse modo, podem discorrer sobre: figuras e identidades regionais; formação do espaço; representações do espaço sertanejo e suas historicidades; usos políticos do sertão; entre outros temas que se relacione nesse escopo.

Coordenadores:
Cassio Expedito Galdino Pereira - Doutorando em Geografia - UFPE e Professor da URCA
Johnnys Jorge Gomes Alencar - Doutorando em História Social - UFBA


Simpósio Temático 15 - História Econômica e Social dos sertões: caminhos e perspectivas      Programação

Sinopse: O Simpósio Temático tem como objetivos abordar as discussões teóricas e metodológicas da História Social e Econômica, a partir do recorte dos sertões: o amplo espaço do interior, dos vastos territórios das Américas. Dialogar sobre as contribuições para o debate historiográfico e teórico, para a pesquisa na área e propor caminhos para seu fortalecimento, bem como os trabalhos dos docentes no ensino de História sobre as questões propostas.  Sendo assim, o simpósio está aberto para as pesquisas que discutam os temas da produção, do comércio, das relações com o mundo do trabalho, as diferentes formas de apropriação do espaço e dos direitos de propriedade, o binômio apropriação-expropriação e a relação entre a riqueza e a pobreza ; os conflitos sociais advindos da desigualdade social e da luta de classes –  a fome, a escravidão, as diferentes formas de trabalho compulsório, as catástrofes sociais advindas dos fenômenos sociais e naturais – epidemias, secas;  as lutas sociais em seus diferentes aspectos; os movimentos rurais e urbanos - sindicais, por moradia, campesinos e ambientais.       

Coordenadores: 
Darlan de Oliveira Reis Júnior - Doutor em História - UFC e Professor da URCA
Raimundo Nonato Rodrigues de Souza - Doutor em História - UFC e Professor da UVA


Simpósio Temático 16 - Sertões e integração nacional nos séculos XX e XXI     Programação

Sinopse: O presente simpósio temático dialogará com trabalhos que busquem compreender a  dinâmica humana nos sertões a partir dos anos 1930. Justifica-se o recorte tendo em vista os  projetos que se fortaleceram no período com o objetivo de promover a “integração nacional”,  a qual pode ser compreendida a partir de diferentes matizes: político, cultural, social,  econômico. Da mesma forma, acolher trabalhos que abordem estratégias desenvolvimentistas  que se desenrolaram no decorrer do tempo, as quais variaram conforme a conjuntura política:  desde períodos democráticos ou ditatoriais, com maior expressão a Superintendência do  Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) criada no governo Juscelino Kubitschek e  instrumentalizada pela Ditadura civil-militar, como um meio de desenvolvimento associado  ao capitalismo dependente e, após sua extinção, recriada pelo governo Lula, em 2007. Assim,  buscaremos abarcar diferentes perspectivas de análise em cujas fontes utilizadas e referenciais  teóricos também são múltiplas: formas de intervenção nos sertões; resistências, individuais e  coletivas, aos projetos autoritários e na democracia; ação de agentes como mídia e grupos de  distintos matizes políticos.

Coordenadores:
Débora Strieder Kreuz - Doutora em História - UFRGS e Professora da UESPI (Campus Oeiras)
Valério Rosa de Negreiros - Doutor em História - UFF e Professor da UESPI (Campus Floriano) 


Simpósio Temático 17 - Seca, trabalho e migração     Programação

Sinopse: O simpósio tem por objetivo promover o debate sobre pesquisas relacionadas à temática da seca no Semiárido brasileiro, do século XIX ao atual. Em especial, da seca apreendida enquanto fenômeno de caráter social: as percepções acerca da fome e da pobreza, a assistência aos necessitados, as práticas de caridade e as dinâmicas sociopolíticas que perpassam lutas, conflitos e resistências dos subalternos na estiagem. As discussões privilegiam as vivências relacionadas ao mundo do trabalho, como esfera pensada para além da produção da vida material, incorporando a diversidade de experiências dos sujeitos nas múltiplas dimensões do seu viver. Agrega, neste sentido, movimentos e lutas por direitos (na dinâmica entre campo e cidade, mediados ou não por entidades de representação), conflitos pela posse da terra e usos da água; os saques e as invasões como expressão política dos pobres nos sertões; atravessa as instituições de gestão da calamidade, do trabalho dos retirantes e das migrações; perpassa as formas de expressão cultural, práticas de lazer, religiosidades, memória e oralidade; alcançando as formas de organização familiar e comunitária, incluindo o cotidiano alterado pelas secas. O fenômeno migratório, uma constante acentuada pela estiagem, convida-nos a indagar a multiplicidade de estratégias de sobrevivência dos indivíduos em situações adversas e a compreender a potencialidade que os deslocamentos têm para ressignificar (e recriar) territorialidades, fronteiras e identidades.

Coordenadores:
Francisco Ruy Gondim Pereira - Doutorando em História Social - UFC e Professor da Seduc-Ceará
Renata Felipe Monteiro - Doutoranda em História Social - UFC e Professora da SME-Fortaleza 


Simpósio Temático 18 - Experiências de pesquisa sobre cultura visual nos sertões brasileiros     Programação

Sinopse: O ST pretende reunir resultados de pesquisas que abordem diferentes experiências sociais e culturais em torno das imagens, sejam elas fixas ou em movimento que se desenvolvam em configurações espaciais dos sertões, elaborando seus imaginários e representações, ou dando sentido aos acontecimentos, processos e práticas sociais, como nas transformações espaciais, os usos familiares, religiosos, artísticos, comemorativos e documentais. Serão bem-vindos, portanto, trabalhos dedicados ao estudo dos circuitos sociais de produção, circulação, consumo e agenciamentos de imagens nos sertões brasileiros. O ST se coloca também como uma oportunidade de intercâmbio de metodologias e resultados de pesquisa com e sobre as imagens e a cultura visual nos sertões, no sentido de enfatizar a historicidade das visualidades, em suas diferentes camadas temporais, desde a dimensão dos corpos, dos gestos e dos artefatos populares (pintura, escultura, ex-votos, cerâmica etc.) até a chegada da fotografia itinerante, do cinema, da televisão, dos novos hábitos de percepção e sociabilidades então surgidos, bem como seus usos sociais, incluindo a sistematização em acervos.

Coordenadores:
Elson de Assis Rabelo - Doutor em História - UFPE e Professor da UNIVASF 
Valter Gomes Santos de Oliveira - Doutor em História - UFBA e Professor da UNEB 


Simpósio Temático 19 - História Ambiental: sociedade e natureza nos sertões     Programação

Sinopse: Os estudos no campo da História Ambiental têm se consolidado nos últimos anos e ampliado significativamente as abordagens temáticas, as tipologias de fontes e os procedimentos metodológicos, resultando em uma sólida produção historiográfica. No Brasil, um dos temas recorrentes nas investigações da História Ambiental é a compreensão das experiências humanas em conjunto com vários outros elementos do mundo biofísico no fazer-se dos chamados sertões. Nesse sentido, este simpósio temático tem o objetivo de proporcionar debates acerca das interações situadas historicamente entre aspectos humanos e não-humanos nas dinâmicas dos vastos sertões. Sob essa perspectiva de uma História Ambiental dos sertões, esperamos reunir temáticas de pesquisa as mais diversas, desde investigações ligadas à História das Ciências, relações de poder, gênero, classe, raça, História da Técnica e da Tecnologia passando pela discussão sobre território e paisagem, História da Saúde e das Doenças, construção da nação, bem como contribuições de disciplinas para além do campo historiográfico que abordem também essas questões.

Coordenadores: 
Gabriel Pereira de Oliveira - Doutor em História Social - UFRJ e Professor do IFRN 
Eurípedes Antônio Funes - Doutor em História - USP e Professor  da UFC 


Simpósio Temático 20 - Percorrendo a trilha dos conceitos: pensar o sertão como categoria social     Programação

Sinopse: A palavra sertão encerra um conceito polissêmico, um termo carregado de possibilidades de apropriação que é frequentemente evocado para apresentar diferentes aspectos da realidade brasileira. Se para Euclides da Cunha os “Sertões”, no plural, remetiam a uma realidade singular, representação de um espaço seco, infértil e arredio, a historiografia nacional, desde Capistrano de Abreu, tem consagrado o sertão como uma concepção multifacetada e diversa. A partir desse entendimento, o sertão efetivamente se pluraliza, passando a incorporar um conjunto amplo de territórios por explorar, terras a desbravar, em síntese, uma zona de expansão, um espaço heterogêneo e em constante (re)construção. Partindo dessa premissa, a presente proposta se dispõe a reunir trabalhos que busquem discutir o conceito de sertão e outros correlatos enquanto categorias sociais, seja do ponto de vista teórico, seja a partir de estudos aplicados. Serão incentivadas propostas que valorizem a polissemia do conceito, buscando compreendê-lo a partir de uma perspectiva pluridisciplinar, e que dialoguem com outras áreas do conhecimento, tais como a Geografia Humana e Social e a Sociologia do Espaço, entre outras.

Coordenador:
Israel da Silva Aquino - Doutorando em História - UFRGS 


Simpósio Temático 21 - Sertões da (des)ordem: crimes, revoltas e outras agências     Programação

Sinopse: Este Simpósio Temático se propõe a discutir as lutas populares nas províncias do sertão do Norte imperial (a partir da segunda metade) e no pós-abolição (até a primeira década do séc. XX). Acolheremos trabalhos que problematizem as diferentes formas de agenciamento dessas populações. Homens, mulheres, cativos, ex-escravizados, forros, retirantes, indígenas, sertanejos, sindicatos, associações, enfim, indivíduos das classes sociais subalternas, sujeitos que construíram suas próprias trajetórias, que se articularam em torno de demandas comuns, que compartilharam partes de suas agendas políticas, que protestaram às autoridades soluções e/ou medidas protetivas, bem como melhores condições de vida, que lutaram pela conquista ou preservação de direitos que consideravam legítimos/costumeiros.  

Coordenadores:
João Fernando Barreto de Brito - Doutor em História - UFRJ e Professor Rede Privada de Ensino 
Francisco Ramon de Matos Maciel - Doutor em História - UFC e Professor da UECE
Tyrone Apollo Pontes Cândido - Doutor em História - UFC e Professor da UECE

 
Simpósio Temático 22 - A morte, o morrer e os mortos nos sertões     Programação

Sinopse: O presente simpósio temático aborda a morte, o morrer e os mortos nos sertões. A fé na vida e o temor da morte estão muito presentes no cotidiano das populações dos sertões, desde as conversas nas calçadas às preces realizadas nos espaços privados, como os lares. As pessoas muito narram sobre a vida após a morte, bem como sobre os trânsitos dos mortos no além e suas aparições no mundo terreno, seja elas nas formas táteis, sonoras e visuais. Os mortos estão presentes no mundo dos vivos de muitos modos e de muitas formas. Tomando a morte, o morrer e os mortos como recortes temáticos de pesquisa, é possível analisar objetos de estudos dedicados aos ritos fúnebres, crenças e práticas religiosas, bem como experiências que desnudam dimensões de imaginários e mentalidades tocantes ao mundo dos vivos e dos mortos.   

Coordenadores:
Joaquim dos Santos - Doutor em História - UFC e Professor da  URCA 
Michelle Ferreira Maia - Doutora em  História - UFGD e Professora do Centro Universitário UNINTA 


Simpósio Temático 23 - O sertão do rio São Francisco:  sujeitos, diversidade e temporalidades     Programação

Sinopse: A conquista, ocupação e povoamento do atual território brasileiro, para além de sua costa marítima, ocorreu nas margens dos seus rios e afluentes. Dentro desta perspectiva, o Sertão do Rio São Francisco tem uma importância sui generis. Em torno de suas margens, em diferentes momentos históricos, sujeitos com as mais diversas identidades, formações e culturas teceram relações, ocuparam e construíram territórios, sociabilidades e tradições. Dentro desta perspectiva, a proposta deste Simpósio Temático visa dar visibilidade a estudos que privilegiam como objeto “O Sertão do Rio São Francisco: sujeitos, diversidade e temporalidades”, fio condutor para a compreensão de questões de classe, etnia, gênero, sociabilidades, economia, política, meio ambiente e espaços associados a sua nascente, afluentes, áreas de transposição, margens e foz do “Velho Chico” – um espaço/agente de integração e de identidade nacional nos cursos de vários séculos e que faz parte de nosso histórico. Em torno desta proposta cabe o diálogo com temas, objetos e discussões acerca de questões indígenas, quilombolas, ribeirinhas; de construção de barragens, projetos de irrigação, construção de usinas hidrelétricas, de debates desenvolvimentistas e educacionais; sobre o coronelismo, cangaço, reforma agrária, assentamentos, piscicultura, camponeses, agricultura familiar, remeiros, pescadores, vaqueiros, missões religiosas, viajantes, navegação, instituições escolares, culturais e sociais; memorialistas, cultura popular e história oral.

Coordenadores:
José Vieira da Cruz - Doutor em História - UFBA e Professor da UFS
Pedro Abelardo de Santana - Doutor em História - UFBA e Professor da UFAL 


Simpósio Temático 24 - O sertão na História da Arte e as artes do sertão     Programação

Sinopse: Apresentação, análise e discussão de um tema fundamental da história do Brasil com expressões culturais amplas e variadas. O vocábulo “sertão” precede à colonização do Brasil, estando presente nas crônicas portuguesas do século XV. O primeiro documento português conhecido sobre à “nova terra” emprega em duas de suas passagens o termo sertão, conferindo-lhe o significado de terras do interior, afastadas do litoral. No entanto, a palavra sertão converteu-se na história brasileira numa noção essencial, referindo-se não somente ao interior remoto do país, mas a um complexo civilizacional de múltiplas significações. Grandes obras literárias, plásticas, teatrais, musicais, fotográficas, cinematográficas, assim como relatos de viagens, pregações religiosas, pesquisas antropológicas, historiográficas, sociológicas, geográficas, discursos políticos, projetos governamentais, matérias jornalísticas tiveram e têm como tema a questão do sertão. O objetivo da Proposta deste simpósio temático é o de estabelecer diálogos entre pinturas, gravuras, publicações literárias, ilustrações de livros, fotografias, filmes cinematográficos, que facultem reflexões sobre às linguagens artísticas e os seus vínculos com a reiteração e/ou a produção do conceito de sertão.

Coordenadores:
José Leonardo do Nascimento - Doutor em História - Université de Paris X, Nanterre e Professor da UNESP 
Fabíola Cristina Alves - Doutora em Artes - UNESP e Professora da UFRN 


Simpósio Temático 25 - História da água no sertão: entre chuvas, rios e reservatórios     Programação

Sinopse: O presente simpósio temático tem por objetivo trabalhar propostas de historiadores e pesquisadores de áreas afins sobre pesquisas que envolvam problemáticas relacionadas à história da água nos sertões. Para tanto, discutiremos as relações entre a água e a natureza em suas diversas possibilidades de apresentação. Como por exemplo, é de nosso interesse entender a chuva e suas consequências para a agricultura, o impacto das enxurradas na ocorrência de enchentes nos centros urbanos e nas regiões ribeirinhas. Sobre o papel dos rios na história, podemos também buscar entender o seu papel no processo de integração, ligação e desenvolvimento das comunidades rurais, das populações que deles se servem, dos perímetros irrigados etc. E por fim, abordando também questões relacionadas ao acúmulo e guarda da água no sertão, podemos também buscar entender as políticas de intervenção nos rios, as questões relacionadas à técnica, a construção de açudes e a desigualdade ocasionada a partir do cerceamento do acesso à água. Também são pertinentes abordagens ligadas ao acesso à água nos sertões, a construção de açudes particulares, os desdobramentos da indústria das secas, como por exemplo, o uso de recursos públicos no histórico favorecimento das classes médias e das elites rurais do interior dos estados que compõem o sertão nordestino.

Coordenador: 
Kamillo Karol Ribeiro e Silva - Doutor em História - UFC e Professor da SEE-CE e da FVJ 


Simpósio Temático 26 -  História do cangaço: sociedade, cultura sertaneja e herança histórica    Programação

Sinopse: O presente Simpósio Temático acolherá pesquisas que se debrucem sobre a História do Cangaço e as estruturas políticas que conjecturaram este fenômeno e que acabam por florescer, nos dias atuais em novos questionamentos sobre a temática. Buscamos trabalhos que dialoguem com a herança histórica que o movimento do Cangaço estabeleceu no sertão, na sociedade e na cultura sertaneja. Acerca da temática do Cangaço desejamos pesquisas que se aproprie das mais diversas fontes (narrativas imagéticas, literárias e históricas) para se aprofundarem nesse itinerário. Principalmente para tentar desviar do insistente binarismo (herói ou bandido) estabelecido pela historiografia do tema ao longo do século XX e partir, portanto, para análises mais ricas, buscando respostas profícuas nas estruturas políticas e sociais daquele momento para uma historiografia renovada do tema. É importante ressaltar que a diversidade de fontes na pesquisa sobre o Cangaço é bem vinda nesse simpósio, uma vez que, para objetivar novas respostas na pesquisa histórica é necessário escutar e perguntar as mais variadas fontes. 

Coordenadora
Layra de Sousa Cruz Sarmento - Doutoranda em História – UnB e Professora da Secretaria de Educação - DF 


Simpósio Temático 28 - Imagens do sertão na História     Programação

Sinopse: O objetivo do ST é reunir trabalhos que se debruçam sobre fontes da cultura visual que representem e/ou sejam produzidas nos sertões, contribuindo para uma renovação dos saberes no campo da história e que sirvam de instrumento para a compreensão de ideias constitutivas do mundo social sobre a paisagem sociocultural denominada sertão. Considerando a abrangência dessa temática e longe de esgotarmos esse assunto, buscamos trabalhos que percebam a dimensão histórica dos sertões e como ela se constrói no âmbito das mídias visuais. Alguns temas possíveis: Charge, caricatura, cartum e a narrativa visual dos sertões nas histórias em quadrinhos. Usos políticos da visualidade para representar o sertão.  Arte, cultura visual e entretenimento. Atividades cinematográficas, cineclubismo e cinema itinerante, além dos usos históricos do cinema para representar os sertões. Arte e propaganda em perspectiva histórica. Metodologias e teorias referentes à recepção de narrativas visuais. Apropriações, ressignificações e recepção de fontes visuais a respeito do sertão ao longo do tempo. Contextualização de aspectos formais e das mediações históricas envolvidas na produção de fontes.

Coordenador
Márcio dos Santos Rodrigues - Doutorando em História - UFPA 


Simpósio Temático 29 - Territórios e culturas: o sertão de Goiás entre os séculos XVIII ao XX     Programação

Sinopse: Sertão é um dos temas mais evocados nas artes e nas ciências sociais, sendo um signo central na interpretação do Brasil. Seus significados articularam discursos, linguagens e práticas (ou experiências) que forjam, ainda no presente, sentidos socioculturais que influenciam disputas territoriais e a constituição de fronteiras. Por vezes delimitadas em uma cartografia precisa e outras vezes difusa  ora está sempre mais além, ora está dentro de nós  como bem descreveu Guimarães Rosa em “Grande Sertão Veredas”. Seja na história social, na ciência política, na literatura ou na fotografia, o sertão nunca deixou de ser pensado e tematizado. Esta proposta de ST inscrever-se no domínio temático da História Social e cultural dos Sertões. Assim sendo, são bem acolhidas comunicações de pesquisadores das áreas das humanas que investiguem o sertão goiano nos períodos do século XVIII ao XX por intermédio de uma abordagem polifônica, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que alcance a pluralidade da temática proposta. São bem vindas comunicações que incentivam o diálogo com abordagens mais recentes com a história pública e os estudos pós-coloniais e interseccionais. O conceito de sertão, neste século XXI, clama por historicidade. 

Coordenadores:
Marcos Antonio de Menezes - Doutor em História UFPR e Professor da UFJ 
Sônia Maria de Magalhâes - Doutora em História - UNESP e Professora da UFG


Simpósio Temático 30 - O Brasil, o agrário, a civilização e o sertão     Programação

Sinopse: O presente Simpósio Temático tem por objetivo debater questões relacionadas aos embates e encontros entre sertão e civilização no contexto do Brasil entre os séculos XVIII e XX. Discutir-se-á também as ideias sobre civilização e sertão e os debates sobre o tema que faziam parte das pautas de discussão nessa época. Trata-se de uma questão com grande relevância histórica e historiográfica, visto que as pesquisas que têm tratado dela, indicam que o profundo conhecimento da História do Brasil passa por conhecer e debater os aspectos relacionados às formas e aos formatos que adotou o processo de incorporação à sociedade nacional das terras e das populações que vivem e viveram no sertão. 

Coordenadores:
Marina Monteiro Machado - Doutora em História - UFF e Professora da UERJ 
Marcio Antônio Both da Silva - Doutor em História - UFF e Professor da UNIOESTE 


Simpósio Temático 31 - Devoções sertanejas: os espaços sagrados e práticas devocionais construídos nos sertões     Programação

Sinopse: O presente simpósio temático propõe-se a reunir discussões e reflexões a partir de trabalhos que tomem como objeto, processos de (re)construções de espacialidades sertanejas a partir de práticas sociais relacionadas a enunciações de crenças e ritos ligadas a elementos compostos por religiosidade, fé e a devoção.Interessam aqui, pesquisas que busquem problematizar aspectos que ajudem a compreender como certas espacialidades sertanejas consolidam-se e ganham manutenção ao longo do tempo, a partir da condição de “espaços sagrados”, perpassados por práticas ressignificantes capazes de promover-lhes visibilidade e dizibilidade. Pretende-se, ainda, desenvolver percepções acerca de como as memórias coletivas, constituídas em torno desses espaços, podem ajudar a investi-los de camadas de sentidos que transitam pelas indissociáveis relações entre o sagrado e o profano. Assim, objetiva-se pôr em diálogo, textos oriundos de pesquisas que problematizem a constituição histórica de espaços tidos como sagrados, a partir das formas como são socialmente praticados e ressignificados, continuamente, pelas manutenções em torno dos ritos e crenças produzidos por seus praticantes. Interessam ainda, as relações de alteridade entre os discursos produzidos por aquele que se sente pertencente aos espaços em pauta e o olhar do “outro”, capaz de ressignificações igualmente dotadas de potencial para a produção de realidades.

Coordenadores
Robson William Potier - Doutor em História - UFC e Professor da SEEC-RN 
Roberto Viana de Oliveira Filho - Doutorando em História  - UFC 



Simpósio Temático 33 - O sertão Amazônico colonial: práticas políticas e dinâmicas socioeconômicas     Programação

Sinopse: O estudo sobre a Amazônia colonial traz intrinsecamente a abordagem sobre sertão. É recorrente nas páginas da documentação colonial, expressões do tipo “ir ao sertão”, “trazer do sertão”, “buscar no sertão”, “fugidos pelo sertão”. A importância e a necessidade de entender os eventos que ocorreram no que as fontes chamam de sertão desencadeou o desenvolvimento de diversas perspectivas que versam sobre esse espaço. A experiência colonial no norte da América portuguesa esteve vinculada ao sertão. Um espaço para onde direcionavam-se os vetores da expansão da fronteira colonial. Este simpósio busca promover um debate acadêmico a partir de pesquisas cujas temáticas permitam reflexões sobre o espaço do sertão amazônico colonial. Questões como as dinâmicas econômicas, caminhos e circulação de gente e produtos pelos principais rios. Disputas sobre rotas e espaços, contatos, confrontos e negociações entre europeus e populações indígenas. Práticas cotidianas e intercâmbios culturais e sociais entre diferentes sujeitos e suas interações com a natureza. Relações nas fronteiras, militarização, exercício de poder e violência, constituem temas relevantes na produção historiográfica relativa ao sertão amazônico. 

Coordenadores
Raimundo Moreira das Neves Neto - Doutor em História - UFPA e Professor do IFPA 
Wania Alexandrino Viana - Doutora em História - UFPA e Professora da UFOPA


Simpósio Temático 34 - Coronelismo, messianismo e cangaços: elementos constitutivos dos sertões nordestinos, dos meados do século XIX a meados do século XX     Programação

Sinopse: No Brasil, na transição do Império para a República, os sertões nordestinos revelaram-se palco de atuação de diversificados atores históricos: coronéis, “messias” e cangaceiros. Tais atores, tendo como espaço de atuação a caatinga sertaneja, estabeleceram interações, onde são verificadas confluência e discrepância de interesse. A não atuação do Estado, em sua prerrogativa de praticante da violência legítima, bem como na manutenção de acordos políticos com a classe terratenente,  tornou-se fator permissivo à exacerbação de ações, por parte de coronéis,  direcionada à população caatingueira pobre. Parte desta, por sua vez, em contraposição aos desmandos coronelísticos, trilhou caminhos diferenciados: ou atendeu aos chamamentos de pregadores errantes (beatos), que entendendo a nova ordem republicana como ultrajante aos valores cristãos católicos, propunham a construção de comunidades alternativas, onde a vivência destoava daquela impostas pelos coronéis e o clero católico, ou, protagonizando um viver fora da lei, pegou em armas e fez surgir o movimento denominado cangaço, em suas variações: vingança, refúgio e meio de vida. A “desordem” advinda dos movimentos messiânicos (principalmente) e cangaceiros, não atendendo à classe dominante – terratenente e clerical -, fê-la exigir do Governo demonstração de força. Este, por precisar daquela para a consecução de seus interesses, aquiesceu e, utilizando o braço armado do Estado, protagonizou ações que resultaram em morticínio elastecido. Diante desse quadro, este simpósio temático está aberto à recepção de trabalhos que discutam esse passado histórico. Trabalhos que se encontrem concluídos ou em fase de construção, não estando limitado o convite ao campo de conhecimento histórico, mas estendido a outros campos que com a História dialoguem, como, por exemplo, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, a Literatura e outros.

Coordenadores:
José Ferreira Júnior - Doutor em Ciências - UFCG e Professor da FAFOPST 
Janaína Freire dos Santos - Doutora em Ciências Sociais - UFCG e Professora da IAUPE 

 

Simpósio Temático 35 - Trabalho, conflitos e sociabilidades nos sertões da Amazônia oitocentista      Programação

Sinopse: A proposta do ST é articular e discutir temas e problemas relacionados aos sertões da Amazônia no século XIX. Considera-se que o avanço das frentes extrativistas em direção às cabeceiras dos principais rios da parte Ocidental da região, outrora conhecidos como sertões do Grão-Pará, conectou demandas internacionais e interesses de elites locais, permitindo situar esses espaços classificados pelo discurso colonialista como vazios, isolados, inóspitos, incivilizados em complexas escalas de poder. Tratava-se de uma Amazônia devassada pelos interesses do nascente Estado Nacional no Brasil, que, articulado com demandas internas e estrangeiras, empenhou-se em explorar a floresta e suas populações atentando às potencialidades econômicas locais.Partindo desse escopo, a ideia é acolher propostas que busquem dialogar com essa Amazônia profunda a partir das experiências de múltiplos agentes sociais em situação de tensão, conflito, mas também tecendo alianças e construindo formas de sociabilidade. Tal perspectiva coaduna com reflexão sobre os deslocamentos de fronteiras em direção aos altos rios, contemplando pesquisas que discutam tópicos sobre migrações, mundos do trabalho (livre e/ou escravo), alteridades, etnicidade, questões agrárias, interesses internacionais, dentre outras temáticas, cujas investigações podem ajudar a decifrar mais detalhes do caráter tenso e movediço dos sertões amazônicos oitocentistas.

Coordenadores:
Antonio Alexandre Isidio Cardoso - Doutor em História Social - USP e professor da UFMA
Davi Avelino Leal - Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM e professor da UFAM