Sala José Calasans

Homenagem do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões (SEHIS) / IV Jornada de História dos Sertões na nomeação da Sala Virtual onde ocorrerá a Mesa Temática 1 - Sertões, territórios e territorialidades, no dia 05 de maio de 2021, às 09h, pela Doity Play e pelo Canal do MHIST-CERES-UFRN no Youtube

José Calasans Brandão da Silva nasceu em Aracaju, Sergipe, no dia 14 de julho de 1915. Ainda em Sergipe atuou como professor da Escola Normal Rui Barbosa e do Ateneu. Fundou, em 1944, o Centro de Estudos Econômicos e Sociais de Sergipe. Na Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica do Salvador foi catedrático de História Moderna e Contemporânea. Historiador, folclorista e professor emérito da Universidade Federal da Bahia, foi responsável pela criação do Núcleo Sertão em 1983, o qual integra o Centro de Estudos Baianos da UFBA.

O Núcleo é o centro de pesquisa que reúne o maior patrimônio documental sobre Canudos, o qual custodia sua coleção particular e parte do seu arquivo. Desempenhou o cargo de diretor do Departamento de Estudos e Publicações do Museu Eugênio Teixeira Leal e também ocupou as presidências do Instituto Geográfico e Histórico de Sergipe, da Academia de Letras da Bahia, e do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.

Ao longo de sua trajetória foi agraciado com as seguintes condecorações: Comendador da Ordem do Mérito da Bahia; Medalha Inácio Barbosa concedida pela Prefeitura Municipal de Aracaju; Medalha Visconde de Itaparica ofertada pela Polícia Militar do Estado da Bahia; Medalha Euclides da Cunha oferecida pela Casa Euclidiana São José do Rio Pardo, em São Paulo; Medalha Sílvio Romero, auferida pela Prefeitura Distrito Federal no Rio de Janeiro; Medalha do Mérito Cultural Castro Alves concedida pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia; Medalha do Pacificador condecorado pelo  Ministério do Exército; Título de Cidadão de Canudos agraciado pela  Câmara Municipal de Canudos - BA.

Entre as suas principais publicações se destacam: Temas da Província, 1944; O Ciclo Folclórico do Bom Jesus Conselheiro, 1950; Cachaça Moça Branca, 1951; A Santidade de Jaguaripe, 1952; Euclides da Cunha, e Siqueira de Menezes, 1957; No Tempo de Antônio Conselheiro, 1959; Os Vintistas e a Regeneração Econômica de Portugal, 1959; Antônio Conselheiro e a escravidão, 1968; Notícias de Antônio Conselheiro, 1969; ABC de Canudos, 1969; Folclore Geo-histórico da Bahia e seu Recôncavo, 1970; Antônio Conselheiro, construtor de Igrejas e Cemitérios, 1973; Canudos: origem e desenvolvimento de um arraial messiânico, 1974; A Revolução de 30 na Bahia, 1980; Subsídios à História das Capelas de Monte Santo, 1983; Canudos na Literatura de Cordel, 1984; Quase Biografia de Jagunços, 1986; Aparecimento e prisão de um Messias, 1988; Antônio Vicente no Ceará, 1991; Miguel Calmon Sobrinho e sua época, 1992; Aracaju e outros temas sergipanos, 1992; Euclides da Cunha nos Jornais da Bahia, 1993; Centenário da Missão dos Frades Capuchinhos, 1995; Um bom depoimento, 1996; Cartografia de Canudos, 1997.


Para saber mais sobre o professor José Calasans

Biografia 

Vídeo O Sertão de Calasans

Vídeo José Calasans por José Calasans

Livro O ciclo folclórico do Bom Jesus Conselheiro

Livro A guerra dos canudos no Cancioneiro popular do Brasil

Livro Quase Biografia de Jagunços


Nós, que fazemos o II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões, prestamos um preito de gratidão e respeito ao Professor José Calasans, pela sua trajetória enquanto intelectual que colaborou para o fortalecimento do campo de estudos acerca da História dos Sertões



Fonte da imagem utilizada no post: http://josecalasans.com/