Sala José Vieira da Cruz  

Homenagem do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões (SEHIS) / IV Jornada de História dos Sertões na nomeação da Sala Virtual onde ocorrerá a Mesa Temática 2 - Pelo Sertão, nos caminhos da escrita: historiografia e literatura, no dia 05 de maio de 2021, às 19h, pela Doity Play e pelo Canal do MHIST-CERES-UFRN no Youtube


José Vieira da Cruz é Professor Associado I da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra do Campus do Sertão - NECATS/CAMPUSSER, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, desde 06/07/2020. Licenciado em História (1998) e mestre em Sociologia (2003) pela UFS, doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2012. Atualmente encontra-se em estágio pós-doutoral em Educação junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com conclusão prevista para junho de 2021. Tem experiência na área de História, Educação, Sociologia e Ciências Agrárias, com ênfase em estudos sobre História do Brasil República, Ensino de História, História Social do Sertão, História Agrária, História Oral e História do Tempo Presente. 

É um dos líderes do Grupo de Estudos e de Pesquisa em História, Sociedade e Cultura (GEPHISC/CNPq), participa do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste/CNPq, do Grupo de Trabalho Nacional de História Política/CNPq e participou da criação e da organização do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento do Sertão do São Francisco (NUPEDS/UFAL/UFS). 

Orientou trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, além de ter produção bibliográfica em termos, principalmente, de artigos, livros e capítulos de livros, destacando-se: Formação sócio histórica do Brasil, publicado em 2010; Da autonomia à resistência democrática: movimento estudantil, ensino superior e a sociedade em Sergipe, 1950-1985, publicado em 2017 e Aprendizagem Histórica: espaços, suportes e experiências, publicado em 2020. 

Foi idealizador do I Encontro Nacional de História do Sertão: 50 anos do Golpe de 1964: História, Memória e Historiografia, no ano de 2014 (1º ENHS), ocorrido na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Decorrente do I ENHS, em 2015, 2016, 2017, 2018, ocorreram cinco edições do Encontro Nacional de História do Sertão em diversos temas e possibilitando a reunião e interlocução de pesquisas em experiências sertanejas. Organizou o I Encontro Internacional de História do Sertão: a educação e os desafios contemporâneos dessa vez com parcerias entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Cultura – GEPHISC/UFAL/CNPq e interlocutores brasileiro(a)s, africano(a)s e portuguese(a)s. 

No campo da pós-graduação atua junto ao Programa Pós-graduação em História (PPGH) da UFAL, na linha de pesquisa 1: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais, orientando os seguintes temas/objetos de estudo: saberes, experiências, suportes e espaços sobre o ensino de história em sala de aula; instituições de ensino e ensino superior, expansão e interiorização; ditadura, redemocratização e nova república; movimentos sociais da cidade e do campo, movimento estudantil, coletivos e suas atuações em redes sociais; questões agrárias, reforma agrária, agricultura familiar e assentamentos; sertão, cultura popular e resistência social; biografias, oralidade e memórias; e objetos de estudo associados.

 

 

Para saber mais sobre o professor José Vieira da Cruz


Currículo Lattes

1º Encontro Nacional de História do Sertão - 50 anos do Golpe de 1964: história, memória e historiografia (2014)

2º Encontro Nacional de História do Sertão - Sertão, memórias, identidades e territórios (2015)

3º Encontro Nacional de História do Sertão - Culturas políticas, oralidades e tempo presente (2016)

4º Encontro Nacional de História do Sertão - 100 anos da Revolução Russa: antinomias e desdobramentos nos séculos XX e XXI (2017)

5º Encontro Nacional de História do Sertão - A Interdisciplinaridade na História: diálogos entre política, economia, sociedade e cultura (2018)

1º Encontro Internacional de História do Sertão - A Educação e os desafios contemporâneos (2019)



Nós, que fazemos o II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões, prestamos um preito de gratidão e respeito ao Professor José Vieira da Cruz, pela sua trajetória enquanto intelectual que colaborou para o fortalecimento do campo de estudos acerca da História dos Sertões


Fonte da imagem utilizada no post: arquivo pessoal de José Vieira da Cruz