Sala Tanya Brandão

Homenagem do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões (SEHIS) / IV Jornada de História dos Sertões na nomeação da Sala Virtual onde ocorrerá a Conferência de Abertura do evento, no dia 04 de maio de 2021, às 19h, pela Doity Play e pelo Canal do MHIST-CERES-UFRN no Youtube

Tanya Maria Pires Brandão é natural do Piauí e atuou como professora universitária, em nível de graduação e pós-graduação, na área de História, em duas instituições de ensino superior: na Universidade Federal do Piauí, entre os anos de 1970 a 1990 e na Universidade Federal de Pernambuco, entre as décadas de 2000 e 2010. 

Orientou trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de ter produção bibliográfica em termos, principalmente, de artigos, livros e capítulos de livros. Destacam-se os livros O Escravo na formação social do Piauí: perspectiva histórica do século XVIII, oriundo de sua dissertação de mestrado (1ª ed. 1999; 2ª ed. 2015, ambas pela EDUFPI); A elite colonial piauiense: família e poder (1ª ed. 1995, Fundação Cultural Monsenhor Chaves; 2ª ed. 2012, EDUFPE); e Nas bordas da plantation: agricultura e pecuária no Brasil Colônia e Império, que organizou com Cristiano Christillino (2014, EDUFPE). 

Crédito da imagem: FacebookEm 2006, a professora Tanya Brandão coordenou o encontro Os sertões: espaços, tempos, movimentos, uma realização do Grupo de Pesquisa Poder e relações sociais (UFPE) e da linha de pesquisa Poder político e movimentos sociais, do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. O evento aconteceu na UFPE, em Recife-PE e a programação foi dividida em 09 grupos de trabalhos (GTs), coordenados por professores dos Departamentos de História e Geografia da UFPE e de História da UFMT. Cada GT abrigava, durante o evento, sessões de comunicações orais e mesas redondas. 

Os GTs foram os seguintes, cada um, com suas respectivas mesas: Família, gênero e educação; Artes e representações; Estrutura fundiária e relações sociais; A escravidão no sertão; Indígenas e a construção do sertão; Literatura e História na invenção do sertão; A construção geográfica dos sertões; Migrações e fronteiras; História, religião e religiosidade. 

O evento Os sertões: espaços, tempos, movimentos foi de suma importância por se traduzir enquanto ponto de partida no estabelecimento de conexões entre os professores e alunos envolvidos. Além da UFPE, instituição promotora do evento, atuaram, coordenando e debatendo em mesas redondas, professores da UFPI, UFMA, UESPI, FUNDAJ, Conservatório Pernambucano de Música, UNICAMP, UFF, UFC, UEFS, UFBA, UFPB, UFRJ, UPE, UFTO, UFPI, UFCE, USP, UECE, IPHAN, UFRN, UFCG, UnB, UEPB, UNICAP e FABEJA. Foi publicado Caderno de Resumos relativo às comunicações orais, bem como, um livro, com capítulos provenientes das mesas, intitulado Os sertões: espaços, tempos, movimentos, organizado pelas professoras Suzana Cavani Rosas e Tanya Maria Pires Brandão (Recife, Editora Universitária da UFPE, 2010). 

Diversos professores que atuaram no referido evento, quinze anos atrás, hoje,compõem o conjunto de intelectuais responsáveis pela programação sênior e de simpósios temáticos do II SEHIS. No encontro de 2006, os professores Caio Maciel e Regina Beatriz integraram a coordenação de grupos de trabalho e, no II SEHIS, são expositores em mesas temáticas. A professora Maria de Fátima Ferreira Rodrigues esteve em uma mesa redonda em 2006 e, hoje, conosco, está em uma mesa temática. Também estiveram em mesas redondas, quinze anos atrás, os professores Alcebíades Costa Filho, Miridan Britto e Eurípedes Funes. Os dois primeiros, no II SEHIS, estão inscritos para apresentação de comunicações orais e o último coordena um dos Simpósios Temáticos.

 

Para saber mais sobre a professora Tanya Brandão

Currículo Lattes

Entrevista - Lançamento do livro “O escravo na formação social do Piauí” 

rtigo Um pouco da História da História da Família no Nordeste, publicado na revista Clio (UFPE, 2007)

Artigo A religiosidade no Piauí Colônia: Catolicismo adaptado ao modo de vida, publiado na revista Clio (UFPE, 2004)

Capítulo "Ser escravo no sertão pecuarista: o caso do Piauí", publicado no livro Culturas e sociabilidades no Oitocentos: possibilidades de pesquisa, organizado por Cláudia Cury e Solange Rocha (2011)

Capítulo "O vaqueiro: símbolo da liberdade e mantenedor da ordem no sertão", publicado no livro  História: cultura e sentimento. Outras histórias do Brasil, organizado por Antonio Torres Montenegro, Antonio Paulo Rezende, Regina Beatriz Guimarães Neto, Isabel Guillen, Flávio Teixeira e Leny Anzai (2008)
 

 

 

Nós, que fazemos o II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões, prestamos um preito de gratidão e respeito à Professora Tanya Brandão, pela sua trajetória enquanto intelectual que colaborou para o fortalecimento do campo de estudos acerca da História dos Sertões

 

Fonte da imagem utilizada no post: https://www.facebook.com/photo?fbid=1633182060301884&set=a.1380661148887311