Calendário de Inscrições e Submissões:
 

* Período de inscrições como participante: entre 28/04 e 15/05/2022

* Período de submissão de proposta(s) de Oficina(s): prorrogado até 11/05/22

* Período de inscrição como participante de Oficina(s): entre 12 e 15/05/2022

* Período de submissão de Trabalhos de Conclusão de Curso (restrita à comunidade acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura da Ufal/Campus de Arapiraca): prorrogado até 11/05/22

* Período de submissão de Trabalho(s) com Relato(s) de Experiência de Estágio Supervisionado (restrita à comunidade acadêmica da Ufal/Campus de Arapiraca - diversas licenciaturas): prorrogado até 11/05/22

 

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Em celebração ao Dia da/o Pedagoga/o, o curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/Campus de Arapiraca realizará, entre 16 e 20 de maio de 2022, mais uma Semana de Pedagogia que, nesta edição, abrigará o IX Seminário de Estágio Supervisionado.

Para este evento acadêmico/científico em formato híbrido, estão convidadas/os educadoras/es, discentes e interessadas/os em geral, vinculadas/os ou não a instituições formadoras de ensino superior e da educação básica, bem como as comunidades acadêmicas de cursos de licenciatura diversos, para refletirem sobre educação, escolarização, formação docente, estágio supervisionado, currículo, políticas educacionais e os seus possíveis desdobramentos a partir da categoria "lugar" e de sua negativa "não lugar" (Augé, 2012).

Considerando a Pedagogia como uma das Ciências da Educação, o exercício hermenêutico proposto permite explorar aspectos teóricos, epistemológicos, metodológicos e filosóficos diversos, em meio a dicotomias que conduzem a pensar sobre a "localização" intencional de "espaços" de legitimação e contravenção e suas consequentes lógicas. Também permite a validação de aproximações e distanciamentos com saberes, conhecimentos, conteúdos e discursos que reforçam e admitem [im]permeabilidades, fronteiras e disputas por território.

Tomados como figuras representativas, o lugar e o não lugar podem contar histórias de reconhecimento e exclusão, inclusão e marginalização, recusa e pertencimento, já que conjugam possibilidades de oposição respectivamente fundamentadas nas ideias de espaço personalizado e espaço público, destacando deste a solidão sentida por quem os habita, consome e compartilha, sempre de forma impessoal e contratual.

Com base, pois, nesses e em outros atravessamentos, é que identificamos a construção de códigos e convenções, éticas coletivas, gramáticas morais e axiologias que ratificam o "lugar do outro", o "lugar de fala", o "fora de lugar", o "não lugar"; e, quando confrontados com o fazer docente, por exemplo, tais "lugares legítimos" nos convidam a observar as razões da autoridadde, do oficial e do aceitável, bem como a seguir refletindo sobre o que subverte suas estruturas de poder e tolerância, com base em projetos de formação humana comprometida com re-existências capazes de fortalecer a visibilização de conhecimentos plurais e projetos de equidade.

 

Contamos com a sua participação!

A Comissão Organizadora

Profa. Dra. Aline Soares Nomeriano | Profa. Dra. Jane Marinho da Silva

Prof. Me. Júlio Bispo dos Santos Júnior | Profa. Dra. Lívia Couto Guedes

Profa. Dra. Maria Betânia Gomes da Silva Brito

Prof. Esp. Marcius Antonio de Oliveira (Técnico em Assuntos Educacionais) | Maria José dos Santos (Técnica em Assuntos Educacionais)

Acadêmica Ada Jessiane Bispo Inácio | Acadêmica Alice Pereira da Silva | Acadêmica Maria Clesiane Costa de Oliveira