EIXO 1: INCLUSÃO E ESPAÇOS SOCIAIS

 

O eixo 1 do I SINEIL terá o compromisso de discutir a  inclusão, refletindo a temática a partir das diretrizes que norteiam a LDB  e a Constituição Federal, compreendendo a diversidade a partir da cidadania e dos direitos humanos DO ALUNO DEFICIENTE.

 

GT 1 - inclusão: diálogos possíveis 

Este GT discutirá a temática da inclusão a partir da perspectiva macro, pelo viés do aluno/ sujeito deficiente ou que possui algum transtorno de aprendizagem. Além disso, este GT estará compondo o debate inclusivo sobre as diferentes deficiências com trabalhos que abordem a surdez e a LIBRAS; a Cegueira e o Braile; os transtornos e as dificuldades de aprendizagens; a Deficiência metal, intelectual e a física – e como estes sujeitos são assistidos nos espaços sociais. 
Palavras-chave: Inclusão; deficiência; Espaços sociais; Interação; Acessibilidade.

GT 2 - Espaços sociais: relacionando as práticas multidisciplinares 

Este GT congregará trabalhos que demonstrem práticas inclusivas nos espaços sociais a partir de relatos de experiências e/ou trazendo a discussão teórica sobre como propiciar terapias cognitivas interdisciplinares tais como: fonoaudiologia, neuropsicologia, psicopedagogia, práticas psicomotoras, terapia ocupacional, dentre outras afins, visando favorecer o desenvolvimento humano.  Fomentaremos ainda a discussão em torno do papel do (neuro) psicopedagogo e o papel da equipe multidisciplinar a fim de levantarmos o debate sobre as contribuições da neurociência para a educação e saúde no contexto da aprendizagem.
Palavras-chave: Psicomotricidade; Aprendizagem; Envelhecimento; Pessoa com deficiência; Saúde mental.

GT3 - Cuidar de quem cuida: A família na inclusão social

O GT 3 trará a discussão sobre a necessidade do CUIDAR DE QUEM CUIDA, unindo  conceitos da Psicologia,  legislação,  e  o papel fundamental do cuidador na ação inclusiva. Aqui propomos ampliar o debate para  o olhar  lançado no CUIDADOR, seja a mãe, o pai, a  avó ou um cuidador em função do seu exercício profissional.
 

GT4 - Educação, Família e inclusão

Este GT trará o debate da necessidade da articulação entre as instituições escola  x família no papel da inclusão.  Como a escola pode propiciar a inclusão dos alunos funções e profissionais envolvidos no processo de inclusão. Escola Inclusiva e educação inclusiva. Relação Família e escola no processo inclusivo. Família e o desempenho escolar do aluno com deficiência

 

EIXO 2: LINGUAGEM E INCLUSÃO

GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes

Neste eixo traremos o debate atual sobre a inclusão a partir do trabalho com a literatura e outras artes que possibilitem explorar os discursos a partir da óptica inclusiva. 
Palavras-chave: Linguagem. Inclusão. Literatura e outras artes.

GT 2 - Letramento (s): formação docente e inclusão

Este Gt compreende o debate sobre o letramento a partir das práticas de leituras e escritas, mas, sobretudo a partir da óptica do sujeito que possui limitações na aprendizagem. Dessa forma, fomentaremos a discussão o letramento como princípio básico para o respeito à cidadania no espaço escolar, contribuindo com a formação docente para  lidar com este novo contexto.
Palavras-chave: Inclusão; Formação Profissional; Letramento(s); Interdisciplinaridade; Cidadania e Espaços Sociais.

GT3 - Socializando experiências inclusivas

Este GT buscará expor vivências sobre a inclusão no contexto educacional (música, arte, dança, teatro...) e como tais práticas podem colaborar com o aprendizado do aluno. 
Palavras-chave: Experiências Inclusivas; Aprendizagem; deficiência e transtornos.

 

GT 4 – Linguagem e direitos humanos

O GT linguagem e Direitos Humanos terá o enfoque de discutir à luz da legislação nacional os direitos e deveres tanto da pessoa que necessita da inclusão, ressalvando suas garantias e ações públicas. Tais como: escola inclusiva, adaptação nos espaços públicos, arquitetura e urbanismo adaptado e etc.
Palavras-chave: Linguagem. Direitos humanos. Inclusão. Acessibilidade.