Ronice Muller de Quadros

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Connecticut (1997-1998). Pós-doutorado na University of Connecticut e Gallaudet University (2009-2010) e na Harvard University (2015-2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina; pesquisadora 1D do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras; participa no Grupo de Pesquisa do CNPQ de Literatura em Línguas de Sinais; é membro editorial dos seguintes periódicos: Espaço (INES) (0103-7668), Journal of Deaf Studies and Deaf Education (1465-7325) e Sign Language & Linguistics (1387-9316). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

José Gualberto Targino Praxedes

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas

Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB (2010), Licenciado em letras Português e Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Bacharel em Direito - UNIPÊ (1997); Está em fase de Doutoramento em Linguística pelo PROLING/UFPB, em parceria com a Universidade de Buenos Aires (UBA), integrando o Projeto de Linguística Aplicada à Integração Regional (LAIR) entre ambas as IES. É Advogado, e, atualmente é Secretário Executivo Bilingue da Universidade Federal da Paraíba, lotado na Direção do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. É Professor-Pesquisador Nível I da UFPB-Virtual (EAD). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e ensino de segunda língua e língua estrangeira, português para estrangeiros, linguística e ensino, políticas linguísticas, formação de professores e novas tecnologias (TICs) na educação.

Maria do Carmo Melo Aguiar Neta

GOVERNO/PB e PMSR(Santa Rita)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é mestranda do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. É docente da rede particular e pública de ensino do estado da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, análise do discurso, ensino de língua materna, gêneros textuais e práticas de letramento.