Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Connecticut (1997-1998). Pós-doutorado na University of Connecticut e Gallaudet University (2009-2010) e na Harvard University (2015-2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina; pesquisadora 1D do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras; participa no Grupo de Pesquisa do CNPQ de Literatura em Línguas de Sinais; é membro editorial dos seguintes periódicos: Espaço (INES) (0103-7668), Journal of Deaf Studies and Deaf Education (1465-7325) e Sign Language & Linguistics (1387-9316). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

Tema da sua palestra no I SINEIL: O ensino da LIBRAS na ed. básica: avanços e desafios da ed. brasileira rumo à inclusão