Atividade: GT 1 - TRABALHO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 1 FAART

Coordenação: Profª Drª Iraildes Caldas Torres (UFAM) e Prof. Dr. Odenei de Souza Ribeiro (UFAM)

Ementa:

Desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica na Pan-amazônia. Políticas Públicas de desenvolvimento socioeconômico. Direitos Humanos e Cidadania. Políticas Públicas direcionadas à construção da cidadania, à educação e ao trabalho. Políticas de Inclusão para as populações da Panamazônia. Formas e condições de Trabalho. Planejamento Regional. Moradia e Segurança na Pan-amazônia. Configuração socioespacial, soluções e alternativas emergentes no plano local e regional. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade. Finanças públicas das cidades e as dinâmicas econômicas. Relação Cidade e Campo.

 

GT 2 - EDUCAÇÃO, POLITICAS EDUCACIONAIS, INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO-INDIGENAS NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 2 FAART

Coordenação: Prof. Ms. Marcos Antônio Braga de Freitas (UFRR) e Profª. Drª. Eveline Maria Damasceno do Nascimento (GEPOS-UFAM)

Ementa:

Processo de Formação de Professores Indígenas na Pan-amazônia a partir do contexto sociocultural numa perspectiva da interculturalidade. Procedimentos teórico-metodológicos e os diversos processos de formação de professores indígenas. Interdisciplinaridade. Processos de diferenciação e especificidade da educação escolar indígena. Protagonismo dos movimentos indígenas no Brasil e na América Latina.

 

GT 3 – DESIGUALDADE SOCIAL DE GÊNERO, SAÚDE DA MULHER, SABERES TRADICIONAIS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO MUNDO RURAL

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 3 FAART

Coordenação: Márcia Maria de Oliveira (UFRR) e Profa. Dra. Ivânia Vieira (UFAM)

Ementa:

Desigualdade social de gênero. Condições de acesso à saúde no contexto rural e urbano. Direito à saúde em geral. Questões de gênero relacionada às práticas tradicionais (parteiras, benzedeiras e/ou rezadores). Saberes tradicionais no contexto rural e urbano da Pan-amazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes categorias sociais (agricultores, pescadores, artesãos de fibra, quilombolas, ceramistas, malveiros(as), juteiros(as), quebradeiras de coco, indígenas, seringueiros, castanheiros e outros). Formas de reprodução social, relações de gênero e estratégias de organização do trabalho no mundo rural. Situações de conflitos e tensões que envolvem a disputa por territórios e acesso a recursos naturais decorrentes das diversas formas de expressão em defesa do seu modo de vida. Formas de construção e implementação de políticas públicas voltadas para os povos do mundo rural.

 

GT 4 - A PRODUÇÃO CIENTIFICA ACADÊMICA E O USO DE FONTES ORAIS: ORALIDADES E MEMÓRIAS NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 4 FAART

Coordenação: Profª. Drª. Heloisa Helena Corrêa da Silva e Prof. Dr. Michel Justamand (UNIFESP)

Ementa:

Produção cientifica acadêmica e os processos criativos. Relações socioculturais dos sistemas. Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. Sistemas comunicativos. Sistemas artísticos. Sistemas culturais. Abordagens interdisciplinares e Pensamento Complexo. Estudo dos fluxos, das conexões, das interações, linguagens artísticas, culturais e comunicacionais na e sobre a Panamazônia. Documentos de processos de criação. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades Amazônicas a partir de pesquisas que utilizam fontes orais. Memória. Construção de acervos históricos e arqueológicos.

 

GT 5 - CORPOREIDADE E PRÁTICAS CORPORAIS DOS POVOS TRADICIONAIS

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 5 FAART

Coordenação: Profª. Drª. Artemis de Araújo Soares (PPGSCA-UFAM) e Profa. Dra. Edith Santos Corrêa (UFAM)

Ementa:

A corporeidade e as questões de ordem social, política, econômica e ideológica tematizadas nas diversas culturas. Complexidade do conceito de prática corporal e sua utilização no campo da Educação Física, das Ciências Humanas e Sociais. Relações estabelecidas entre o ambiente escolar e os elementos da natureza. Práticas corporais e a dimensão da sociabilidade.

 

GT 6 - IDENTIDADE NACIONAL E IDENTIDADE REGIONAL ÉTNICO-RACIAL NAS FRONTEIRAS DA PAN-AMAZÔNICA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 6 FAART

Coordenação: Profª. Drª. Renilda Aparecida Costa (UFAM) e Profa. Dra. Karla Patrícia Palmeira Frota (UEA)

Ementa:

Identidade Nacional. Identidade étnico-racial nas Fronteiras da Panamazônia. Políticas públicas e a logística para o atendimento das comunidades urbanas e rurais na fronteira. Trabalho e sociabilidade nas Fronteiras. Trajetórias de Vida. Narrativas integradas a processos explicativos. Estudo das Sociedades Amazônicas. Saberes tradicionais no contexto rural e urbano nas fronteiras da Panamazônia. Condições de acesso à educação, saúde e serviços no contexto rural e urbano das fronteiras. Moradia e Segurança nas fronteiras da Pan-amazônia. Grupos sociais e étnicos do meio rural inseridos em diferentes categorias sociais. Rede urbana e as dimensões da natureza e da sociedade nas fronteiras.

 

GT 7 - INTERDISCIPLINARIDADE, INSTITUCIONALIDADE E DESAFIOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 13 PPGSCA

Coordenação: Profª. Drª. Marilene Corrêa da Silva Freitas (UFAM) e o pesquisador e documentarista Marcos Colón (Madison/USA)

Ementa:

Relações simbólicas entre a natureza, a cultura, sociedade e cotidiano. A produção de conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e cultural. Interdisciplinaridade e a produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Abordagens interdisciplinares e Pensamento Complexo. Gênero, Ciência e Desenvolvimento Social da Pan-amazônia. Pensamento Social na Amazônia. Epistemologias e Metodologias das Ciências Humanas e Sociais.

 

GT 8 - IMAGINÁRIO, POLÍTICA CIENTIFICA E RELAÇÕES DE PODER

 

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 9 – Faculdade de Direito

Coordenação: Prof. Dr. Harald Sá Peixoto Pinheiro (UFAM) e Prof. Dr. Edgar de Assis Carvalho (PUC-SP)

Ementa:

Processos históricos e socioculturais, envolvendo sistemas simbólicos como linguagens, signos estruturas lógicas, manifestação religiosas, artísticas e festivas, bem como as diferenças concernentes aos modos de pensar e interpretar o mundo. Processos socioculturais envolvendo redes pelas quais se ligam atores e instituições sociais na Pan-amazônia. Modos de existência de indivíduos e grupos humanos, considerando-se as inter-relações e as relações estabelecidas com o estado e outras entidades. A produção de conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais, virtuais, fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e cultural. Formas de poder utilizadas ao longo dos processos que determinaram a constituição dos diversos modos de protagonismo político e de resistência social, cultural e ambiental das sujeitas coletivas na Amazônia; políticas públicas e trajetórias institucionais. Lutas contra as formas de exclusão e pelo reconhecimento de direitos e garantias individuais e coletivas.

 

GT 09 – PROCESSOS CIVILIZADORES NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 9 – Faculdade de Direito

Coordenação: Prof. Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos (UFAM) e Prof. Dr. Denison Silvan (Gepos/UFAM)

Ementa:

Transformações de longo prazo na Panamazônia: Formação do Estado; As Missões Religiosas sobre grupos étnicos; Processo de Integração e Desintegração; Temas Ambientais em processo; Fogo e Água: domínio e mecanismos de controle de seu uso; Desenvolvimento das Tecnologias; A Incorporação de mais Energia; A Individualização no Processo Social; Mecanismos de Controle Sociais (Controle dos Impulsos e das Emoções); Surto descivilizadores na Pan-amazônia e Empoderamento de grupos étnicos; Desporto, instrumento civilizatório e grupos étnicos.

 

GT 10 - IMAGINÁRIO E MITOPOÉTICA NA PAN- AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de Especialização da Faculdade de Direito

Coordenação: Profa. Dra. Solange Pereira do Nascimento (UEA) e Prof. Dr. Prof. Dr. André de Oliveira Melo (UEA)

Ementa:

O presente GT tem como objetivo abrir discussão a respeito da construção do imaginário, das manifestações simbólicas históricas, filosóficas, antropológicas e mitológicas a respeito dos povos que povoam a Pan-Amazônia numa perspectiva complexa do pensamento, dando ênfase à construção e apresentação de pesquisas realizadas no âmbito das ciências humanas e sociais pelo viés multidisciplinar da construção de uma nova racionalidade que brota da interface das vivências sociais e míticas dos povos da floresta com a racionalidade acadêmica

 

GT 11 – CIDADES E VILAS: ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES NA AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório Rio Negro - IFCHS

Coordenadores: Prof. Dr. Sério Ivan Gil Braga e Prof. Dr. Nelson Matos de Noronha (UFAM)

Ementa:

Esta proposta focaliza as peculiaridades das cidades da Amazônia brasileira e as respostas das políticas públicas às expressões da questão social que perpassam esses espaços. Focaliza também a evolução da cidade na Amazônia; temas e objetos atuais de estudo da cidade na Amazônia; as configurações e desigualdades socioespaciais no território; soluções e alternativas emergentes no plano local e regional; as mudanças de hábitos alimentares. O GT irá se dedicar à análise teórica e metodológica dos problemas urbanos, as dimensões da natureza e da sociedade, as finanças públicas das cidades e as dinâmicas econômicas; as relações cidade e campo.

 

GT 12 - ORALIDADES E MEMÓRIAS NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório Rio Solimões

Coordenadores: Prof. Dr. Júlio Claudio da Silva (UEA) e Profº. Dr. Milton Melo dos Reis (SEMED)

Ementa

Sociedades pan-amazônicas. Oralidades e memórias. Trajetórias de experiência. Pesquisas de narrativas integradas a processos explicativos sobre a Panamazônia nas perspectivas interdisciplinares. Formação e utilização de acervos de arquivos em áudio ou audiovisual. Formação e utilização de acervo de arquivos em processo de construção da memória social dos diversos atores envolvidos em territórios e culturas pan-amazônicas.

 

GT 13 – GÊNERO, AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: a definir

Coordenadores: Prof. Dr. Silas Garcia Aquino de Sousa (EMBRAPA-PANAMAZÔNIA) e Profa. Dra. Sandra Helena da Silva (UFAM)

Ementa:

Agricultura familiar. Sistemas tecnológicos de agricultura alternativa. Manejos ecológicos e desenvolvimento dos povos tradicionais. Transição da agricultura familiar para a agroecologia. Práticas sociais das mulheres das florestas e das águas. Agroecologia e segurança alimentar. Exploração sustentável da fauna e flora. Cooperativas/Associações sustentáveis. Processos de trabalho e novas tecnologias sociais.

 

GT 14 – COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: Sala José Marques de Melo – 2º Pavimento do Bloco Eulálio Chaves na FIC

Coordenadores: Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (FIC/UFAM) e Prof. Dr. Walmir de Albuquerque Barbosa (UFAM)

Ementa:

A comunicação especializada e os processos constitutivos da comunicação em sua relação com a ciência, o meio ambiente, a educação, a política e as manifestações religiosas, entre diversas outras possibilidades de interconexão na Amazônia. As manifestações comunicacionais da cultura, imagem, imaginário, emergência de novos sensóreos, linguagem e cognição. Hibridismos e miscigenações: o popular, o midiático, o massivo e o erudito. A comunicação na sua relação com ambientes espaciais e culturais na Amazônia. Comunicação e Cidadania (as minorias, questões de gênero) e a comunicação e os espaços culturais e geográficos.

 

GT 15 - TRANSDICIPLINARIDADE, DIREITO E JUSTIÇA

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: a definir

Coordenadoras: Profª.Drª. Katya Kozicki (UFPR) e Profª. Doutoranda Dorinethe dos Santos Bentes (UFAM)

Ementa:

Na perspectiva interdisciplinar de estudo do Direito nos discursos, inclusive nas versões e nas tradições ideológicas que neles se imiscuem, investigar os fundamentos éticos, políticos, econômicos e sociais da legitimidade das instituições, e os desafios ligados à efetividade dos direitos humanos no Estado Democrático de Direito, em todos os contextos institucionais em que eles se fazem presentes – legislação, administração, proteção judicial, mediação, processos de negociação, entre outros – destacando-se a participação social na sua fundamentação e nos processos de efetivação desses direitos nas dimensões conflituosas experimentadas pelos indivíduos, pelos grupos e pelos atores dos múltiplos contextos sociais.

 

GT 16 - XAMANISMO, PAJELANÇAS E ESPIRITUALIDADES NA AMAZÔNIA.

Data: 22 e 23/11/18

Horário: 14h às 17h

Local: a definir

Coordenadoras: Profa. Marilina C. O. Bessa Serra Pinto (UFAM) e Profa. Dra. Roberta Garcia Anfre Braida.

Ementa:

São inúmeras as formas de manifestações religiosas presentes na Pan-amazônia em função da rica socio diversidade, é indubitável o fator hegemônico do cristianismo no continente americano, no entanto, nele ainda subsiste de forma coesa extratos de religiosidades e espiritualidades anteriores à presença da cultura europeia, sobretudo, quando nos referimos à cultura ameríndia e a negra. Tais povos ao fazerem uma leitura diferenciada da natureza, projetam este panteísmo em seu conjunto de práticas religiosas, cuja peculiaridade se distingue pelo uso de substâncias naturais extraídas e manipuladas do mundo da biodiversidade. Por sua vez, tais práticas se hibridizaram com as outras formas de espiritualidades e religiosidades trazidas de fora, o que resultou em recriações inusitadas. Este grupo de trabalho pretende abrir um espaço de discussão e dar visibilidades às pesquisas voltadas para o fenômeno religioso em sua dimensão primeva, tanto em contexto rural como urbano.