Conheça a Universidade Federal do Amazonas

História da UFAM

Os mais de 100 anos de implantação do ensino superior no Amazonas é comemorado  em  17 de janeiro. Foi nessa data, em 1909, que surgiu a primeira Instituição de ensino superior do país,  a  Escola  Universitária Livre  de Manáos, criada por inspiração  do tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Em sessão de 12 de fevereiro de 1909, o Conselho Constituinte  elegeu Eulálio Chaves  para promover o reconhecimento oficial da Escola e cuidar  da  publicação de seus Estatutos. A Lei nº. 601, de  8 de outubro de 1909, considerou válidos os títulos expedidos pela  Escola Universitária.

Menos de um ano depois, em 17 de janeiro de 1909, a Escola de Instrução Militar do  Amazonas  se  transformava na Escola Universitária Livre de Manáos. De acordo com seus Estatutos, elaborados e  apresentados pelo tenente-coronel Eulálio Chaves, a Escola deveria  manter  os  cursos  das  três armas, segundo  o  programa  adotado para  as  escolas  do  Exército Nacional. Além dos cursos de instrução militar, também seriam ministrados os cursos de Engenharia Civil, Agrimensura, Agronomia, Indústrias, Ciências Jurídicas e Sociais, bacharelado em Ciências Naturais e Farmacêuticas  e Letras. Outros cursos deveriam ser criados posteriormente, com preferência o de Medicina.

A experiência bem sucedida da primeira universidade brasileira durou somente 17 anos, sendo ela desativada em 1926. A partir daí, passaram a funcionar como unidades isoladas de ensino superior, mantidas pelo Estado, as Faculdades de Direito, Odontologia e Agronomia. Com  a  extinção  das  duas  últimas, poucos anos depois, restou apenas a Faculdade de Direito, a qual formou os primeiros bacharéis em 1914, e foi incorporada pela Universidade Federal do Amazonas. Esse elo histórico entre as duas instituições testemunha e revalida a atual Ufam como a mais antiga universidade brasileira.

Criada pela Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 12 de junho de 1962, a sucessora legítima da Escola Universitária Livre de Manáos, Universidade do Amazonas, teve seu Projeto de Lei, de autoria do então deputado federal Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, publicado no Diário Oficial da União em 27 de junho do corrente ano, mas só se instalou como Fundação de Direito Público mantida pela União Federal em 17 de janeiro de 1965.

Embora  tenha  sido criada   pela  Lei   Federal 4.069-A, de 12 de junho de 1962, a Universidade  Federal do  Amazonas  instalou-se três anos depois, em 17 de janeiro de 1965, 39 anos após a desativação da Universidade de  Manáos. Criada  como  fundação de direito  público  e mantida pela   União,  a Universidade recebeu a denominação de Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por disposição  da  Lei  nº. 10.468, de 20 de junho de 2002. O objetivo da instituição é ministrar o ensino superior e desenvolver  o estudo  e  a  pesquisa em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural.