Minicurso 01 – O Pensamento Dissidente na Amazônia

Ministrante: Prof. Dr. Michel Justamand

Ementa: O minicurso “Contribuições do pensamento dissidente na Amazônia” visa discutir, debater e analisar temas da região amazônica a partir das ideias, reflexões e propostas de autores, alguns ainda, marginais na universidade. Esses autores são tratados como marginais, por serem, em muitos casos, divergentes, discordantes, destoantes e dissidentes. A intenção do minicurso é que esses pensamentos contribuam com as pesquisas específicas dos estudiosos de temas amazônicos.

 

Minicurso 02 - Introdução ao Pensamento Ecocrítico

Ministrante: Pesquisador e Cineasta Marcos Colón

Ementa: Natureza, cultura e mudanças ambientais. A questão ambiental e as perspectivas científicas. História ambiental e Pensamento ecocrítico. Slow Violence e Amazônia. Seeing Amazônia Slowly.

 

Minicurso 03 – Imaginário e Cultura na Amazônia

Ministrante: Prof. Dr. Alexandre Santos de Oliveira

Ementa: Estudos interdisciplinares envolvendo a inter-relação entre cultura e imaginário compreendidos em sua dimensão processual, dialógica e complementar. A tradução cultural enquanto caminho possível para a leitura dos fenômenos socioculturais na Amazônia. Estudos de caso contemplando o trinômio: cultura, imaginário, tradução observados a partir dos diferentes modos de ser, viver, fazer e imaginar na Amazônia.

 

Minicurso 04 - A Mitopoética do Trabalho Feminino na Amazônia

Ministrante: Prof.ª Dra. Iraildes Caldas Torres

Ementa: O trabalho na Amazônia. Terra, Floresta e água. As mulheres e suas práticas sociais de trabalho. Mito e crenças no âmbito do trabalho. A casa de farinha e os etnosaberes das mulheres na Amazônia.

 

Minicurso 05 – Lazer e Turismo na Amazônia

Ministrante: Profº. Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos

Ementa: Sociologia do Lazer em Norbert Elias e Eric Dunning; Concepções de Turismo; Lazer e Turismo para e no Ambiente Amazônico - uma alternativa socioeconômica e ambiental.

 

Minicurso 06 – O corpo entre o ontem e o hoje: conceitos e preconceitos

Ministrantes: Profª Dra. Artemis de Araújo Soares e Profª. Me. Érika da Silva Ramos

Ementa: Corpo nas civilizações antigas. O corpo na sociedade indígena. Representação social do corpo. Aspectos sacrais e sexuais dominantes sobre o corpo. Versatilidade do corpo hoje. Corpo e estética.

 

Minicurso 07 – Sistemas Agroflorestais e Agricultura

Ministrante: Profº Dr. Silas Garcia Sousa

Ementa: Importância dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Amazônia. Classificação. Implantação. Espaçamento, Adubação e Manejo. Produção.

 

Minicurso 08 – Culturas, Técnica e Ambiente: abordagem histórica do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Ministrante: Prof. Dr. Olivier Meunier

Ementa: Abordagem histórica e antropológica das relações natureza e cultura. Diferenciação das culturas e diversidade tecnológica. Sustentabilidade, territorialidade e interculturalidade.

 

Minicurso 09 – Educação e saberes indígenas no contexto amazônico.

Ministrante: Prof. Dr. Olivier Meunier

Ementa: Abordagem intercultural de culturas e sociedades indígenas.Educação e saberes indígenas no contexto amazônico.

 

Minicurso 10 – Imagens do Brasil Indígena

Ministrante: Fotógrafo e Documentarista Renato Soares

Ementa: Aborgadem de Antropologia Visual de povos e sociedades indígenas. Representações e imagens do Brasil e de povos brasileiros. O índio e a fotografia.