O uso do Cisco Webex no ensino: (re)desenhando a sala de aula no Ciberespaço
Minicurso 11: O uso do Cisco Webex no ensino: (re)desenhando a sala de aula no Ciberespaço |
Ementa: A pandemia acarretou mudanças estruturais no sistema educacional, precisamente, na (re)construção das salas de aulas físicas para as salas virtuais por meio de softwares, ou seja, são novos espaços digitais contidos no ciberespaço. O Google Meet é hoje a plataforma de videoconferência mais utilizada no cenário educacional devido seu poder de marketing, porém, há outros recursos como este que ainda são poucos utilizados e conhecidos pelos professores, a exemplo, do Cisco Webex. Nesse sentido, propomos apresentar a importância e imersão dessas tecnologias de interação no ensino dentro do atual cenário, apontando um catálogo de softwares de videoconferências, mas dando enfoque as possibilidades e potencialidades no uso prático do Cisco Webex. Metodologia: O momento ocorrerá em três partes concomitantes: Inicialmente, buscar-se-á compreender a trajetória e emergência dos meios tecnologias digitais dentro do atual momento pandêmico a fim de contextualizar e justificar a escolha da presente abordagem. Posteriormente, buscaremos apresentar um catálogo – previamente escolhido e analisado pelos facilitadores de aplicativos e/ou softwares que venham a ter finalidade pedagógica em especial os voltados para criação de espaços de aulas. Por fim, buscaremos encerrar com uma atividade prática de execução: Através da apresentação e uso do Cisco Webex em tempo real, como uma das possibilidades apresentadas e aqui elencada como uma possível tendência pedagógica ao lado do Google Meet, buscaremos observar seus recursos com um olhar voltado para a atividade docente, visando assim uma melhor apreensão do que foi exposto durante o minicurso de forma teórica Ministrantes: 1) Francisco Ariel dos Santos Silva – mestrando em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 2) Larissa Ingred Marques Linhares -mestranda em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 3) Maria Marciene Andrade de Oliveira – Especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Duração: 2 horas |