Dra. Sílvia Roda Couvaneiro

Universidade de Lisboa - ULISBOA - Portugal

Doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Educação na especialidade TIC na Educação, na área da aprendizagem móvel, com bolsa no programa doutoral “Technology Enhanced Learning and Societal Challenges”. Realizou mestrado na mesma área na mesma instituição. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Ingleses e Alemães, também na vertente do Ramo Educacional. Leccionou Inglês e Alemão do 2º ciclo ao secundário, bem como Inglês para fins específicos a adultos. Coordenou as duas edições do curso de “Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico” na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada. Participou como assistente de investigação do estudo TEA (Tablets no Ensino e na Aprendizagem) da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem dado formação a professores como "Apple Professional Learning Specialist” na utilização de tablets em contexto educativo. Atualmente é Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, leccionando disciplinas relacionadas com Inovação Pedagógica e Criatividade com Tecnologias Digitais.

Dr. João Manuel Nunes Piedade

Universidade de Lisboa - ULISBOA - Portugal

Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF). Doutor em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning pela Universidade de Lisboa e Licenciatura bietápica em Engenharia Informática Instituto Politécnico da Guarda. Atua na formação inicial de professores de informática e nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área das tecnologias da informação e comunicação na educação. Atualmente coordena o curso pós-graduado de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico e é membro da comissão científica do mestrado em ensino de informática. Tem como interesses de investigação a aprendizagem enriquecida com tecnologias digitais, e-learning e aprendizagem online, formação inicial de professores, pensamento computacional, programação e robótica na Educação, inteligência artificial e educação, didática da informática, competências séc. XXI e metodologias ativas, design de cenário de aprendizagem em educação. É autor e coautor capítulos de livro e de artigos publicados em revistas e conferências nacionais e internacionais.

Dra. Maria Teresa Pessoa

Universidade de Coimbra - UC - Portugal

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias e lecionado, a nível nacional e internacional, em mestrados e doutoramentos nestas mesmas áreas. Assim lecionou diversos temas (Formação Narrativa de Professores, Tecnologia Educativa, Teoria da Educação, Conceção e Produção de Materiais Educacionais, Teorias e Modelos de Formação Professores, Inovação Pedagógica) em várias Universidades Portuguesas (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra) em Universidades Brasileiras (Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro) e em Espanha (Universidade Autónoma de Madrid, Universidade de Granada, Universidade de Málaga Universidade de Salamanca) e Universidade Karlova de Praga. Coordenou projetos luso-espanhóis na área de formação de professores assim como integrou projeto luso-brasileiro no âmbito da pedagogia universitária. Atualmente participa em projetos nacionais e internacionais nas áreas do cyberbullying, da avaliação da ‘escola 2.0’, da aprendizagem ao longo da vida e da avaliação da formação de professores. Integra desde 2010 o Proj iTunes.UC- SABER PARA TODOS -Presença da Universidade de Coimbra no iTunes U. Coordena atualmente a equipa portuguesa de dois projetos Erasmus+| Capacity Building Projects na área da formação de professores do ensino superior. Tem, atualmente, a responsabilidade de assegurar a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra onde tem sido responsável por diversos cursos em B-learning e D-learning no domínio da formação de professores e da formação ao longo da Vida. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.Universidade de Coimbra.

Dra. Lúcia Maria Teixeira Pombo

Universidade de Aveiro - UA - Portugal

Investigadora de carreira e docente da Universidade de Aveiro, é Vice-Coordenadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). É Doutorada em Biologia e Doutorada em Educação, com especialização na área da Didática e Tecnologia Educativa. Tem Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras e Licenciatura em Biologia. Tem participado em vários projetos de investigação, dos quais se destaca o Projeto EduPARK, que coordena,  onde se articula a aprendizagem móvel, a realidade aumentada e o geocaching, e se desenvolveu a aplicação móvel para alunos, professores e público em geral, em contextos de aprendizagem formal, não-formal e informal.  O projeto foi vencedor do prestigiado Prémio Europeu “ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning”, em 2018. Leciona no Departamento de Educação em Psicologia e orienta vários estudantes de pós-graduação na área da Tecnologia Educativa. Tem dado vários cursos de formação creditados a professores para a integração de tecnologias no Ensino. Os seus interesses de investigação são aprendizagem móvel, gamificação e realidade aumentada no Ensino das Ciências.

Dra. Neuza Sofia Guerreiro Pedro

Universidade de Lisboa - ULISBOA - Portugal

Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, com Mestrado em Psicologia da Educação. É investigadora na área do e-learning, educação a distância e integração das tecnologias na sala de aula. Coordena o Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa e pertence ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.Atualmente assume a coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (regime a distância) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Participou em vários estudos e projetos, tanto nacionais como internacionais, ligados à integração educativa das tecnologias, entre os quais se destacam: Project teL@FTE-Lab (Technology enhanced learning at Future Teacher Education), o Projeto ITEC (Innovative Technologies for Engaging Classrooms) coordenado pela European Schoolnet, o Programa Teach Advanced Online da INTEL e o Estudo ‘Comunidades Educativas em Rede’ desenvolvido pelo Ministério da Educação português.

Dra. Luana Priscila Wunsch

Uninter - PR

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, coordena a linha de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias" e é pesquisadora da Fundação FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Dr. Marcelo de Miranda Lacerda

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapor

Doutor em Educação pela UNISINOS /RS, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro UTAD- Portugal (2012) - revalidado pela FAE- UFMG (2013). Possui  graduação em LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Membro do GPe-dU: Grupo de Pesquisa Internacional Educação Digital da UNISINOS e do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino da UFRN. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora/MG e Professor Permanente do ProfEPT/IFNMG e Professor Colaborador do PPGE/Unimontes/MG.

Dra. Carolina Brandão Gonçalves

Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1999), Mestrado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e Doutorado em Ciências da Educação - Universidade do Minho (2010) Braga - Portugal, revalidado no Brasil pela UNICAMP (14/05/2014), em Educação, na área de Politicas Administração e Sistemas educacionais. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, professora titular da Universidade do Estado do Amazonas, Pedagoga do Museu Amazônico, no exercício da direção da Divisão de Difusão Cultural - Universidade Federal do Amazonas, professora, foi coordenadora, protempore, no doutorado em Educação na rede de educadores da região Norte EDUCANORTE (UEA) e vice-coordenadora no polo do Amazonas (UFAM) em 2019 a outubro de 2020. Tem experiência na área de Formação de Professores, Comunicação, Mídia, Tecnologia, Pedagogia Cultural, Arte e Educação, Pedagogia em Museus, Educação em Espaços formais e não formais, Divulgação Científica, com ênfase em Educação e Ensino de Ciências.

Dra. Maria Luisa Furlan Costa

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. 

Dra. Maria da Conceição Alves Ferreira

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduação em Pedagogia Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia. Atuei na gestão gestão geral do Programa PARFOR UNEB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Estágio Supervisionado, Prática de ensino, Orientação de TCC, seminários, Educação Online, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, docência, estágio supervisionado, prática de ensino e formação de professor presencial e online. É membro do comitê científico da revista Metáfora educacional e membro do conselho editorial da Revista Saberes em Perspectivas, do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoente da Bahia. Atua nos grupos de pesquisa: Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Midia - Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.

Me. Paulo Victor Paula Loureiro

Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC.

Licenciado em Física, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Mestre em Ensino de Física. Atualmente realizo o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC. No meu trabalho desenvolvo pesquisas na área da Alfabetização Científica com o uso de Tecnologias Assistivas e da Robótica Educacional para os alunos público alvo da Educação Especial.

Dra. Ana Cristina Castro Loureiro

Instituto Politécnico de Santarém - IPS - Portugal

Concluiu o(a) Doutoramento em Multimédia em Educação em 2013/06 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Multimédia em Educação em 2006 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em 1998 pelo(a) Universidade de Aveiro. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Investigador no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Investigador no(a) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Coordenadora do Mestrado de Recursos Digitais em Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Coordenadora da Comissão de Horários no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Secretária da Assembleia da Escola Superior de Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Subdiretora da Revista Interacções no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Conselho pedagógico no(a) Instituto Politécnico de Santarém e Coordenadora Interina da Licenciatura Produção Multimédia em Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém. 

Dra. Maria Rosário Rodrigues

Instituto Politécnico de Setúbal - IPS

Doutoramento em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro em 2013, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) onde é também membro do Conselho Técnico-Científico, membro do Conselho Pedagógico e Coordenadora Adjunta da Licenciatura em Educação Básica. Os seus interesses centram-se nas vantagens e desafios da utilização das tecnologias digitais como meios promotores de aprendizagens e é neste contexto que dinamiza o Clube Educativo do Robot em funcionamento na ESE/IPS. Tem vindo a orientar trabalhos de mestrado na área da utilização educativa das tecnologias, em particular no âmbito de prática supervisionada em Educação de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Participou em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, de entre os quais destaca o ERASMUS+KA2 Empowering Eportfolio Process e, mais recentemente, o projeto The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students.

Dr. Marcos Alexandre de Melo Barros

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informa?tica na Educac?a?o pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Cie?ncias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com esta?gio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE - Recife e na Po?s-graduac?a?o no Programa Educação em Ciências e Matemática na UFPE - Caruaru. Li?der do Grupo de Pesquisa Laborato?rio de Pesquisa e Pra?tica - Educac?a?o, Metodologias e Tecnologias - Educat. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve - Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development - ESRAD. Membro da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Pre?mio Desafio Munici?pio Inovador em Educac?a?o promovido pela Fundac?a?o Joaquim Nabuco - MEC (2017). Com experie?ncia em cultura de inovação, metodologias ativas, tecnologias digitais, educac?a?o a dista?ncia, abordagens de ensino e aprendizagem para educac?a?o profissional, formac?a?o do professor e modelagem de cursos a dista?ncia em diferentes suportes.

Dr. João Batisita Bottentuit Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde Agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.

Dra. Célia Maria de Araújo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1999); mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e atua na área de Tecnologia Educacional com ênfase em Educação a Distância. Exerce os cargos administrativos de Vice Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordena o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação do Ministério da Educação UAB/CAPES na UFRN.

Dra. Lynn Alves

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA. Tem experiência na área de Educação e Jogos Digitais, realizando investigações sobre universo digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Tem investigado também as narrativas seriadas televisivas. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br. Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2,

Dra. Carla Susana Lopes Morais

Universidade do Porto - UP - Portugal

 É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP – RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade). É diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.

Dra. Cássia Furtado

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estágio Pós-Doutoramento no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA, linha de pesquisa: Mediação da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, web 3.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca 3.0, leitura e livros digitais, design da informação, geração Z e geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil digital, streaming de livros, literatura-serviço e aplicativos de literatura.

Dra. Daniela Karine Ramos

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Psicóloga (UFSC), Pedagoga (UDESC), Mestre e Doutora em Educação (UFSC). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutorado em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro (Portugal), Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia (CNPq). Coordena o LabLudens, um laboratório de pesquisa e extensão do Colégio de Aplicação da UFSC que propõe atividades lúdicas utilizando jogos analógicos, games e gamificação para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Coordenou o desenvolvimento da Escola do Cérebro, um aplicativo que integra jogos digitais voltados para crianças no contexto escolar para o aprimoramento das funções executivas, e atua em projetos de formação de professores relacionados ao uso das tecnologias e estratégias didáticas que priorizem a formação integral.

Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação eFilosofia. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora emMultimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Concluiu o pós-doutorado pela UFMA, desenvolvendo investigação na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Leciona também na pós-graduação do PGCult, como professorapermanente, ministrando a disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade e Ética, Política e Educação,Seminário de Pesquisa I e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA, como professora permanentee atua também como vice-coordenadora. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult. É revisora de trêsperiódicos. Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica(UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) 

Dr. Ederson Luiz Locatelli

União Sul Brasileira de Educação e Ensino do Rio Grande do Sul - USBEE

Doutor em Educação pela UNISINOS (2017), linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Mestre em Educação pela UNISINOS (2010), linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação do Educador. Licenciado em Filosofia pela UNISINOS (2007). Atualmente é Supervisor de Tecnologias Educacionais na Rede Marista (Colégio e Unidades Sociais). Possui experiência docente na Graduação (pres/EaD), na Extensão (pres/EaD), na Especialização (pres/EaD) e no Mestrado Profissional. Além disso, desenvolveu projetos de cursos de graduação e coordenou cursos de extensão e de especialização. É avaliador do INEP/MEC compondo o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Educação Superior e-Basis. Editor do Caderno Marista de Educação (1677-9576). Faz parte do GPe-dU - Grupo de Pesquisa Educação Digital da Unisinos/CNPq e pesquisa midias sociais, design, tecnologias digitais, formação de professores, hibridismo, multimodalidade, mundos virtuais, educação a distância, educação online, ensino superior, educação básica. Experiência em seleção, capacitação e acompanhamento pedagógico de docentes e assessoria/consultoria à instituições de ensino. 

Dr. Dennys Leite Maia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pedagogo (Universidade Estadual do Ceará - UECE), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense - UFF), Mestre em Educação (UECE) e Doutor em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC). É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), atuante no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), na área de conhecimento Informática Educacional e no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, onde coordena a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br). É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inovadoras; Formação docente; Educação Matemática; Desenvolvimento de recursos educativos digitais e Cultura Livre. 

Dra. Eduarda Ferreira

Universidade Nova de Lisboa - UNOVA - Portugal

Investigadora integrada do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na NOVA FCSH. Com formação em Psicologia Educacional, Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning e PhD em Geografia Humana, os seus interesses de investigação estão relacionados com educação e TIC, práticas geoespaciais em ambiente online, inclusão digital e igualdade de género. É membro fundador da Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) e tem publicado e apresentado no âmbito das tecnologias digitais, educação, gênero e sexualidades.

Dra. Maribel Santos Miranda Pinto

Instituto Politécnico de Viseu - IPV - Portugal

Professora adjunta na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu?. Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Como investigadora do CIEd da Universidade do Minho,  coordena atualmente o projeto de investigação "Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal”, com a participação de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais (2018-2021). ?Realizou estudos de Pós-Doutoramento, na área científica de Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, com o projeto intitulado: intitulado “Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar”. Doutorada em Estudos da Criança, na área de conhecimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho. Concluiu uma Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, onde obteve também uma Licenciatura em Educação de Infância.É formadora acreditada pelo CCPFC na área das TIC e Tecnologia Educativa, desde 2005. Tem dive?rsas publicações: livro, vários capítulos de livros, artigos em revistas e comunicações em conferências de âmbito nacional e internacional. Integra diversos comités científicos de revistas e conferências internacionais. 

Ma. Perla Maria Berwanger

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018); Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008). É professora Universitária em cursos de graduação e pos graduação. Trabalha no Centro Universitário Estácio e Faculdade Laboro. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distancia -(NEAD). Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP2 ? Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Trabalhou como tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI. A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiencias na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Dr. Lucio França Teles

Universidade de Brasília - UNB

Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online, educação a distancia, e a estética de interfaces educacionais. É graduado da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/M, Alemanha, com mestrado pela Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Foi Professor na Faculdade de Educação, Universidade de Simon Fraser, Vancouver, Pesquisador Principal da Rede Nacional de Teleaprendizagem dos Centros Nacionais de Excelência do Canadá. Em 2003, trabalhando com equipe da Faculdade de Artes e da Ciência da Computação da Universidade de Simon Fraser, concluiu o design e produção do software artístico de coreografia virtual, DanceForms. Em 2005, com Linda Harasim, Roxanne Hiltz, e Murray Turoff, publicou Redes de Aprendizagem: Um Guia para o Ensino e a Aprendizagem Online, pela Editora SENAC, São Paulo, e em inglês pelo MIT Press. Trabalha com arte e tecnologia como Coordenador do Projeto de pesquisa CAPES, "PROEJA Transiarte" (www.proejatransiarte.ifg.edu.br). Em 2016 concluiu um pós-doutorado sobre fundamentos teóricos da colaboração online na Universidade Livre de Berlim. Seu eixo de pesquisa é a Aprendizagem Colaborativa Online.

Dr. Gilson Cruz Junior

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA).

Ma. Thais Fonseca Nunes

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduada em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente na UNDB. É Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Maranhão. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Técnica em Assuntos Educacionais da UFMA, atua como Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores na Agência de Inovação da UFMA, no desenvolvimento e gestão de projetos de educação empreendedora, inovação e startups. Também atua como Gestora de Projetos na Economia Criativa. Pesquisa os temas: storytelling transmídia, branded content & branded entertainment, educação empreendedora, inovação e startups.

Dra. Claudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora associado 1 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica e bibliometria.

Dr. Raimundo Dutra de Araujo

Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Educação /Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Realizou Pós-Doutorado em Educação / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão (UTIS) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Educação / Universidade Federal do Piauí. É especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA). Possui graduação em Pedagogia / Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Curso de Gestão Pública Estadual/Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É Comendador do Estado do Piauí. É membro da Academia Teresinense de Letras (ATL), ocupante da Cadeira Nº 13. É Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL (eleito para o biênio 2020-2022), É Membro da Sociedade Literária de Teresina - SOL. É Vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/PI (eleito para o biênio 2020-2022). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Coordenador Adjunto do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí. Exerceu, dentre outros, os seguintes cargos: Coordenador do Curso de Pedagogia da UESPI (2006); Diretor de Ensino do Centro de Educação Profissional Petrônio Portela (2006); Secretário Municipal de Educação de Batalha/PI (2009); Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI (2010); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior /UESPI (2010); Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2014 - 2015); Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (2015 - 2018); Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí/EGEPI (2018-2019). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). É autor de livros e artigos científicos na área da educação. Exerce atividades docentes em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua, dentre outros, nos seguintes temas: Formação de professores, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, Didática, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Pesquisa educacional.

Ma. Odla Cristianne Patriota Albuquerque

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2015), concentrado suas pesquisas em Educação, Língua Inglesa e Tecnologia. Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) e Licenciatura em Letras - Habilitação Inglês - pela Universidade Federal do Maranhão (2006). É professora da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Colégio Universitário. Mantém pesquisas na área de Educação, Língua Inglesa e Tecnologias Digitais da Educação.

Dr. Célio Cardoso Gonçalo Marques

Instituto Politécnico de Tomar - Portugal

Professor da Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Esteve envolvido em alguns projectos nacionais relacionados com a informática, entre eles, o programa "Internet na Escola" e prestou consultoria informática a várias empresas. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e uma pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning. A sua investigação tem-se centrado na concepção, desenvolvimento e avaliação de ambientes de aprendizagem interactivos, na aplicação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e no e-Learning. Dedica também algum do seu tempo ao Web Design, uma actividade que iniciou em 1996 na University of Wales Intitute, Cardiff (Reino Unido). Desde 1999 que é colaborador permanente do jornal Cidade de Tomar na área das tecnologias de informação e comunicação. Em 2004 passou também a colaborar com a revista e-Ciência: Ciência, Tecnologia e Inovação.

Dra. Adriana de Lima Reis Araújo

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho em Portugal e mestra em Administração pela PUC-MG. Além de ter realizado MBA Executivo na Fundação Dom Cabral/MG e MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UNIGRANRIO/RJ. Formou-se em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão. É professora universitária na Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de 22 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e consultorias. É voluntária na Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Brasil - Seccional Maranhão desde 2011, atualmente é Diretora do Prêmio Ser Humano. Realiza pesquisas na área de Administração de Empresas e Educação com ênfase em Gestão de Pessoas, Carreiras, Tecnologias Digitais da Educação e Metodologias de Aprendizagem.

Me. Nataniel Mendes da Silva

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoramento em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho - Braga/Portugal. Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Dra. Maria João de Jesus Duarte Silva

Instituto Politécnico de Lisboa

Maria João Silva é licenciada e doutorada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Sistemas e Tecnologias da Informação em Educação pela Universidade de Coimbra. Tem um pós-doutoramento em Engenharia Informática e um título de Agregação em Educação. É professora coordenadora na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, onde coordena O Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. O seu trabalho de investigação tem tido como tema central: “Interfaces multissensoriais em educação ambiental”. Trata-se de uma área de fronteira entre a Educação Ambiental, a Engenharia Informática, e as Ciências da Educação. Tem também desenvolvido investigação na área da educação sexual e igualdade de género. Pertence às equipas de diversas revistas científicas.  Orientou um projeto de doutoramento e co-orientou numerosos projetos de mestrado. Publicou diversos capítulos de livros e múltiplos artigos científicos.

Me. Fernando Coelho

Centro Universitário UNDB

Professor Universitário e Palestrante, Doutorando em Ciências da Educação - Gamificação, Mestre em Tecnologias Educacionais, MBA em Marketing, Esp. em Administração Estratégica, Esp. em Gestão e Docência.

Ma. Francilene Duarte Santos

Faculdade Laboro

Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT, Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Tecnologia da Informação para Educadores.Especialista em Currículo e Aprendizagem. * Avaliadora do MEC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação GEP-TDE. Diretora Acadêmica da Faculdade Laboro. Professora da Faculdade Laboro das Disciplinas: Didática, Metodologia da Pesquisa. Elaboração de Projetos Educacionais, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua na área de Educação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Formação de Professores, Formação de Tutores para EaD e Produção de Material Didático. 

Me. Maurício José Morais Costa

UNDB Centro Universitário

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) na Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especializando em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Designer Instrucional e Docente do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise de Materiais Publicados, de Divulgação da Ciência, em Mídia Digital ou Impressa (GEP-DCMIDI) vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da UFMA e Núcleo de Pesquisa e Extensão (NuPE) do Centro Universitário UNDB. Atua em áreas que convergem Ciência da Informação, Design Instrucional, Tecnologias Digitais aplicadas à Educação, Educação a Distância, Repositórios digitais, Comunicação Científica, Estudos Métricos da Informação, Metodologia da Pesquisa, Bibliotecas Públicas, Memória, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.

Ma. Maira Carla Moreira Aragão

Colégio Literato

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Psicopedagoga. Especialista em Educação Inclusiva. Graduada em Pedagogia. Professora de Ensino Superior das Disciplinas de Educação Especial, Psicologia da Educação, Inclusão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais (entre outras). Professora de Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos). Coordenadora Pedagógica. Experiência em Tutoria em Educação à Distância pela Universidade Estadual do Maranhão, Docência no Ensino Superior, Docência em Cursos Profissionalizantes para Jovens e Adultos e Tutora de Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Pesquisadora com ênfase em Educação Especial (AUTISMO) e Tecnologia Educacional.

Dra. Francimary Macedo Martins

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora-Adjunta da Universidade Federal do MA (UFMA) do Departamento de Letras, e Coordenadora de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência da Diretoria de Internacionalização da UFMA. Possui graduação em Letras (UEMA), Doutora em Linguística, com ênfase em Linguística Computacional e Linguística de Corpus (UFC); Mestre em TICs na Formação em EAD (UFC); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFMA), Especialista em Educação a Distância (SENAC/RJ). Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP/EMEC de IES em EAD (portaria do INEP/MEC nº 313/2018 - DOU em 03/05/18). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (ABEHTE - 2016/2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, TICs, Linguagens Tecnológicas, Tecnologias Educacionais, Linguística, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Hipertexto e Leitura Hipertextual, Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa.

Ma. Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Possui Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). Membro da equipe gestora do Centro Municipal de Educação Integral de Campos dos Goytacazes. Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, desde 2003. Atuou como professora mediadora para o uso das tecnologias digitais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação/Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, metodologias, alfabetização científica, ensino fundamental, formação docente.

Esp.Thaynara Ribeiro da Cunha

Grupo Crescimento

Graduação em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão - FACAM. Experiências profissionais em Tecnologias Educacionais, com suporte pedagógico no uso de iPads, bem como elaboração de aulas junto aos professores com o uso de tecnologia, cito também, com foco direto em orientação e coordenação de formação de professores. Elaboração de práticas pedagógicas com as ferramentas tecnológicas , aliando o uso de Metodologias Ativas em prol da aprendizagem significativa. Atuação como Tutora de Tecnologia e Inovação, ministrando aulas com uso de tecnologias digitais, robótica, programação e cultura maker, bem como uso total de metodologias ativas do Infantil V até o 9º ano do Fundamental II. Certificada como Apple Teacher para desenvolver projetos educacionais com o uso intensivo do iOs. Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos Tecnologias Digitais em Educação na GEP TED-UFMA.

Esp. Mairiane Ferreira Bastos

Grupo Crescimento

Graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Gestão Educacional: Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional. Abordando Curso Aperfeiçoamento em: Proficiência em Inglês pelo Núcleo de Cultura e Linguística ? UFMA, Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Assistivas para Educação Especial, Introdução em Educação a Distância, Educação do Campo. Cursos de Extensão em Educação de Jovens e Adultos, Foco em Resultados, Distúrbios de Aprendizagem e Educação Inclusiva, Cibercultura na Escola, Educação Online, Tecnologia e Inovação, Cultura Makers - Mão na massa no FabLab. Experiências profissionais em Docência da Educação Básica: Atuação como professora regente na Educação Infantil na Escola Comunitária Conceição Costa Comunitária e abordagem de Temas Transversais no Ensino Fundamental Maior. Vasta experiência na Educação Superior Presencial ao ministrar as disciplinas Pedagógicas de Didática com carga horária de 60h e Educação Infantil com carga horária de 60h em Instituição de Ensino Superior Privado - CEERSEMA, bem como ampla atuação da Educação Superior a Distância como bolsista, ministrando todas as disciplinas do curso de Pedagogia Presencial e a Distância pela UEMAnet,bem como na Tutoria da UEMAnet no curso de Pós Graduação de Educação Especial e Educação Inclusiva. Professora Seletivado do Programa Ensinar nos cursos de Graduação da UEMA - Disciplina: Psicoalgia da Educação - CH-60h. Atuação como Coordenadora de Projetos na Educação Básica, elaborando e supervisionando a execução de projetos Transdisciplinares e Vivências Familiares da escola.- SESI- Anna Adelaide Bello. Experiência com Supervisão e Apoio Técnico Pedagógico em Tecnologias Educacional, com suporte pedagógico no uso de iPads, plataformas educacionais personalizadas, lousa interativas, bem como elaboração de aulas junto aos professores com uso de tecnologias, cito também Orientação e Coordenação e Formação de Professores em Tecnologias Educacionais. - Grupo Crescimento. Profissional Especialista I- Coordenadora Pedagógica na escola SESI_ Anna Adelaide Bello, tendo experiências como coordenadora no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, segue algumas atividades desenvolvidas: orientação dos professores no planejamento das aulas, elaboração e execução de projetos, atendimento aos responsáveis, formação de professores e acompanhamento de aulas, além de participar dos treinamentos, orientação e logística dos torneios de Robótica (Lego Zoom) desenvolvidos nas unidades. Atuando atualmente como Gerente Pedagógica em TE da Escola Crescimento direcionada as formações pedagógicas com uso de Tecnologias Educacionais e Gestão do Pensamento Computacional. Participou do: Projeto de Pesquisa: Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de Ciências na Rede Pública Municipal de Barreirinhas - MA Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Federal do Maranhão/ GTE-TED- Tecnologias Educacionais - UFMA

Esp. Chayene Cristina Santos Carvalho da Silva

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Gestão de Ensino na Educação Básica com linha de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação pelo Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA), Especialista em Novas Tecnologias na Educação pela Escola Aberta do Brasil, Especializando-se em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano, Especializando-se em Psicologia na Educação pela Universidade Estadual do Maranhão, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da rede municipal de São Luís/Ma. Área de grandes interesse em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Educação.

Ma. Andreia Vaz Cunha de Sousa;

UEMANET

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Psicopedagoga. Graduada em Pedagogia. Professora do Ensino Fundamental I. Atuou como coordenadora no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com foco em Alfabetização e Letramento. Pesquisadora com ênfase em Leitura , Escrita e Letramento. Membro do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL).

Me. Jean Carlos da Silva Monteiro

Centro Universitário Estácio São Luís

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Atua como jornalista/pesquisador na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão. Professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Membro da Comissão de Pareceristas da Revista Brasileira de Iniciação Cientí?ca em Comunicação Social, editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertextualidade, Webjornalismo, Tecnologias Digitais, Ensino e formação do Jornalista. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Carlos Guilherme Moraes Cerqueira

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Especialista em Docência do Ensino Superior, com larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. Atualmente atua na produção de material didático para formação docente e discente do IFMA - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Experiência em TV e Produtoras Audiovisuais. Especialidade técnica em Colorismo e animação em 2D. Expertise em Marketing político com atuação em diversas campanhas políticas de vários estados ( SE, AP, TO MA),. Atualmente é técnico em Multimeios didáticos no Instituto Federal do Maranhão onde desenvolve projetos de auxílio na didática de alunos do ensino médio e superior.