Minicurso 1: Estilo startup para educadores
Conheça o estilo startup como ferramenta de educação empreendedora e crie um ambiente propício à inovação e à criatividade em sala de aula.

Ementa: Inserir a Educação Empreendedora no dia a dia nas instituições de ensino pode ser um grande desafio, considerando a necessidade conciliar a sistematização do ensino e o dinamismo na inovação. No entanto, é possível articular o saber e o fazer a partir do desenvolvimento de uma cultura voltada para resolução de problemas, de forma educativa e colaborativa. Saiba como o modo de fazer das startups pode ser
utilizado como uma ferramenta de aprendizagem ativa no desenvolvimento de competências como o protagonismo, a resiliência, o pensamento crítico e a criatividade. Vamos colocar a mão na massa e utilizar ferramentas digitais de prototipação e gestão da inovação.

Facilitadora: Profa. Ma. Thais Fonseca Nunes. Coordenadora de Formação 
Empreendedora na Agência de Inovação da UFMA. Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA). Especialista em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente. (UNDB). Gestora de Projetos Educacionais e Culturais.
Carga horária: 2h

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Minicurso 2: O professor creator: o uso do Instagram na educação superior

Ementa: o Instagram como recurso educacional, inbound marketing educativo, planejamento de conteúdo educacional, recursos digitais na educação, apps e programas de apoio na construção de conteúdo.
Facilitador Fernando Coelho
Publicitário, Professor Universitário e Palestrante, Doutorando em Ciências da Educação - Gamificação, Mestre em Tecnologias Educacionais, MBA em Marketing, Esp. em Administração Estratégica, Esp. em Gestão e Docência.
Duração: 2 horas
 
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Minicurso 3: Curadoria Educacional - Novas Habilidades para os Docente
Ementa: 

No curso de Curadoria Educacional o docente vai se apropriar do processo de triagem, avaliação, qualidade, organização e confiabilidade dos conteúdos compartilhados com os alunos. Tais como:

• Concepção de curadoria de conhecimento e curadoria educacional;
     • Processo de curadoria em um material didático
     • Modelos de design educacional para curadoria de conteúdo.
•    Recursos para validar, armazenar e compartilhar o material curado.
     • Análise e avaliação de contexto para a produção e curadoria de materiais didáticos.

Facilitadora: Ma. Francilene Duarte

DURAÇÃO: 2h

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Minicurso 4: Sequências Didáticas na Disciplina de Ciências no Ensino Híbrido

Ementa: Propomos apresentar o que são as sequências didáticas, as habilidades propostas pela BNCC, as etapas de construção de uma sequência didática, as possibilidades de adaptação para o ensino remoto tendo em vista as realidades pertinentes ao ensino particular e público. Ferramentas digitais de fácil acesso e custo zero. Exemplificar com sequências didáticas que já foram adaptadas para as realidades do ensino público e privado.

Ministrantes: Profª Esp Andressa Isabela Ferreira da Silva; Profª Esp Franciany de Oliveira Souza; Profª Lic. Jessica Oliveira de Sousa

DURAÇÃO: 2h

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Minicurso 5: Canva Como Estratégia de Ensino: Uma Perspectiva Colaborativa

Ementa: As formas de ensinar e aprender têm sofrido significativas influências dos meios digitais de comunicação e de disseminação de informações, considerando o avanço das tecnologias como elemento propulsor para um novo paradigma educacional, é importante desenvolver ações práticas que direcionem à formação docente situações as quais recursos tecnológicos possam ser explorados de maneira a potencializar a dinâmica das comunicações. Assim, reconhecendo a plataforma canva.com como um dos meios bastante utilizados para o desenvolvimento e criação de conteúdos digitais compartilháveis, principalmente, nas redes sociais, pretende-se oferecer um momento formativo pelo qual as formas colaborativas de aprendizagem possam ser salientadas a partir das funcionalidades básicas do Canva. Para tanto, inclui-se como roteiro básico desta oficina: Funcionalidades básicas: do zero ao estratégico; - Criação de Gif, Vídeos e apresentações interativas; Importar e Exportar mídias; Formas de compartilhamento; Gravações de aulas; Transmissão em direto (lives) na plataforma Canva; - Criação de equipes, grupos e trabalho colaborativo; - Extensões com outros aplicativos e Redes Sociais.

Ministrante: Ma. Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

DURAÇÃO: 2h

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Minicurso 6: O uso do site Liveworksheets nas aulas de inglês

Ementa: Com o avanço da Tecnologia os métodos tradicionais já não são suficientes para manter o interesse dos alunos durante as aulas. Sendo assim, as atividades interativas se tornaram realidade nas salas de aula. Mas, afinal o que são Atividades Interativas? São atividades que usam os recursos tecnológicos para permitir uma maior participação dos alunos na sala de aula. Além disso, através dessas atividades os professores conseguem estimular os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto acima, que tal inovar em suas aulas? Neste mini curso você irá aprender a utilizar e criar as suas próprias folhas Interativas, a inserir vídeo do YouTube na folha, a utilizar folhas já prontas da plataforma, compartilhar suas folhas com alunos e Professores online, usar autocorreção em suas folhas, criar atividades no word/PDF para subir na plataforma, inserir arquivos em MP3 na folha e inserir links nas folhas no site "www.liveworksheets.com". E o melhor de tudo, professores, é que os alunos podem responder essas atividades online (pelo celular ou computador) em suas aulas sincronas e/ou assíncronas.

MinistranteEsp. Sabrina Lima dos Santos

DURAÇÃO: 2h

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Minicurso 7: Orientações para o Ensino Remoto para Estudantes Com Transtorno do Espectro Autista

Ementa: Em meio à pandemia do Coronavírus, sentimos a necessidade de buscar métodos para ensinar nossos alunos. Com a impossibilidade de realizar encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, as aulas remotas surgem como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores, pais e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino à distância (EaD) sem muito tempo de preparação, o que foi e é um desafio bem grande para todos e principalmente para o professor. O estudante com Transtorno do Espectro Autista, perpassa por ainda maiores dificuldades dentro desse contexto de isolamento social, visto que pessoas com TEA possuem dificuldades de concentração e ainda alterações de rotinas. Para o estudante autista, a rotina é reconfortante, ele se beneficia de ambientes previsíveis e estruturados com altos níveis de rotina, inclusive, para seu aprendizado. Por isso, é importante desenvolver alguma estrutura estável para as aulas remotas - manter horário de início e de fim, intervalos, tempos para as atividades, etc. Atividades mais estruturadas, especialmente com preferência pelo processamento de informação visual e instrução explícita, devem ser estruturadas pelos profissionais que trabalham com autistas.

OBJETIVO: Apresentar ideias e sugestões para o trabalho educativo no modelo remoto para estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

CONTEÚDOS: 1. Conceitos, característica, diagnóstico e intervenção de pessoas com TEA; 2. Como trabalhar com estudantes com TEA no modelo remoto/híbrido; 3. Sugestões de Aplicativos para estudantes com TEA.

METODOLOGIA: será apresentado através de slides no modelo online. Inicialmente ampliaremos os conceitos, característica, diagnóstico e intervenções da pessoas com TEA. Logo após, iremos fazer um demonstrativo de ideias e sugestões de como trabalhar com estudantes com TEA no modelo remoto/híbrido, demonstrando atividades, confecção de materiais manipuláveis, confecção do Planejamento Individualizado (PEI), construções de vídeoaulas, entre outros. Para finalizar, iremos sugerir o uso de aplicativos no auxílio às atividades para o TEA.

DURAÇÃO: 3h

Ministrante: Ma. Maíra Carla Moreira Aragão e Ma. Andrea Vaz Cunha de Sousa

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Minicurso 8: Produza seu próprio App criando com a FabApp - Fábrica de Aplicativos

Ementa: Considerando as demandas educacionais atuais e seu imperativo para uma busca constante de atualização profissional, propomos uma oficina inovadora.
Produza seu próprio App criando aplicativos com a Fab App - Fábrica de Aplicativos.
Na Fab App você não será apenas um consumidor de um aplicativo pronto, você será desafiado a construir seu próprio App. Nela serão abordadas ainda questões orçamentárias e legais indispensáveis à publicação de um aplicativo.

Ministrantes Esp. Mairiane Ferreira Bastos e Esp.Thaynara Ribeiro da Cunha

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Minicurso 9: Estratégias Digitais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ementa: O ensino remoto trouxe muitos desafios para os professores, secretarias, gestão, pais/responsáveis de alunos. As tecnologias que já eram tão evidentes, se tornaram o meio mais viável diante do atual cenário em que vivemos. Nessa perspectiva, propõe-se a aprendizagem de estratégias e recursos para o desenvolvimento de atividades síncronas e/ou assíncronas para o modelo remoto/híbrido no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Conteúdos: 1. Reflexões sobre o Ensino Remoto/Híbrido no contexto da escola pública; 2. O papel docente na aprendizagem remota; 3. Estratégias digitais e sugestões para tornar as aulas mais interativas por meio de sites e aplicativos.

Duração: 2h

Ministrante: Esp. Chayene Cristina Santos Carvalho da Silva

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Minicurso 10: O Twinery na criação de Storytelling Interativo: uma história e vários finais.

Ementa:  Apresentar ao ouvinte do workshop a possibilidade de criação de histórias interativas através da ferramenta Twinery. Esse tipo de texto permite que o leitor faça a escolha da trilha a ser seguida na história, permitindo que diferentes momentos de leitura resultem em diferentes finais e caminhos. Pode ser usado em diversos contextos no processo de ensino-aprendizagem.

Duração: 2h

Ministrante: Prof. Allan Barbosa, Prof. Melissa Acácio, Prof. Ian Pereira

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Minicurso 11: O uso do Cisco Webex no ensino: (re)desenhando a sala de aula no Ciberespaço

Ementa: A pandemia acarretou mudanças estruturais no sistema educacional, precisamente, na (re)construção das salas de aulas físicas para as salas virtuais por meio de softwares, ou seja, são novos espaços digitais contidos no ciberespaço. O Google Meet é hoje a plataforma de videoconferência mais utilizada no cenário educacional devido seu poder de marketing, porém, há outros recursos como este que ainda são poucos utilizados e conhecidos pelos professores, a exemplo, do Cisco Webex. Nesse sentido, propomos apresentar a importância e imersão dessas tecnologias de interação no ensino dentro do atual cenário, apontando um catálogo de softwares de videoconferências, mas dando enfoque as possibilidades e potencialidades no uso práticodo Cisco Webex..

Metodologia: O momento ocorrerá em três partes concomitantes: Inicialmente, buscar-se-á compreender a trajetória e emergência dos meios tecnologias digitais dentro do atual momento pandêmico a fim de contextualizar e justificar a escolha da presente abordagem. Posteriormente, buscaremos apresentar um catálogo – previamente escolhido e analisado pelos facilitadores de aplicativos e/ou softwares que venham a ter finalidade pedagógicaem especial os voltados para criação de espaços de aulas. Por fim, buscaremos encerrar com uma atividade prática de execução: Através da apresentação e uso do Cisco Webex em tempo real, como uma das possibilidades apresentadas e aqui elencada como uma possível tendência pedagógica ao lado do Google Meet, buscaremos observar seus recursos com um olhar voltado para a atividade docente, visando assim uma melhor apreensão do que foi exposto durante o minicurso de forma teórica

Duração: 2 horas

Ministrantes :  1) Francisco Ariel dos Santos Silva – mestrando em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 2) Larissa Ingred Marques Linhares -mestranda em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 3) Maria Marciene Andrade de Oliveira – Especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Minicurso 12: Metodologias Ativas: Refletindo e (re)estruturando a Práxis Docente Em Tempos de Tecnologia Digital

Ementa: Bastos (2006) define metodologias ativas como processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, a fim de encontrar soluções para um problema. Estas metodologias de ensino partem da prática para a teoria, neste contexto, a relevância do trabalho do professor é fundamental especialmente na criação de experiências e situações autênticas, mediando o processo de (re)construção de conhecimento (VALENTE, 2002). Ao contrário do método tradicional (ABREU, 2009). A quebra de paradigmas no processo de ensino-aprendizagem propicia a informação consubstanciada em textos, hipermídias, materiais multimodais e outros recursos; as circunstâncias e os espaços físico, virtual, cultural, simbólico e político relevantes para a aprendizagem e a construção do conhecimento (FIGUEIREDO e AFONSO, 2006). Desta forma, o professor contribui para promover a autonomia do aluno em sala de aula, nutrindo recursos motivacionais; oferecendo explicações racionais para a realização de atividades; é paciente com o ritmo de aprendizagem dos alunos (REEVE, 2009). As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor (BERBEL, 2011). Nesta visão, este minicurso tem por objetivos: refletir sobre a evolução do ensino; conceituar as metodologias ativas; compartilhar ideias e experiências com a utilização de metodologias ativas. Existirão dois momentos neste minicurso, primeiramente, um síncrono, mediante exposição oral com o recurso de slides pela plataforma disponibilizada pela organização; outro assíncrono, com o auxílio do Google Classroom, ao qual, todos os participantes terão acesso (mediante liberação do código da sala) à textos, vídeos, atividades e trabalhos. Estes recursos serão fundamentais para o último encontro síncrono, no segundo dia, onde ocorrerá o compartilhamento de ideias, experiências e trabalhos elaborados com as metodologias ativas, além dos relatos dos participantes sobre o conteúdo disposto no ambiente virtual.

Duração: 2 horas

Ministrante: Izabel Cristina Barbosa de Oliveira (IFAL – Piranhas)

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Minicurso 13: A programação em Blocos para o Fundamental I com o ambiente CODE.org

Ementa: O ensino de programação em blocos pode oferecer importantes contribuições ao desenvolvimento dos estudantes, com a possibilidade do aprendizado de conceitos de programação, lógica e pensamento computacional. Nesse mini curso será apresentado o site https://code.org/, que é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas, disponibilizando gratuitamente jogos educacionais para o ensino de programação visual. Na plataforma é possível que professores se norteiem com um currículo que é disponibilizado, além de cursos para diversas idades e com nível de dificuldades diferentes, desmitificando a programação como algo difícil.

Duração: 2 horas

Ministrante: Ma. Fernanda Mara Cruz

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Minicurso 14: Vídeos interativos para acompanhar e avaliar a aprendizagem

O objetivo da oficina consiste em apresentar aos participantes a elaboração de tarefas no formato de questões (abertas ou múltipla escolha) e adicionar narrativa   em um vídeo criado pelo professor ou disponível online. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar a ferramenta nos modos professor e aluno, na sua versão gratuita. Ainda, tornar as aulas interativas e criativas com o uso de tecnologias digitais, sejam presenciais e/ou remotas; acompanhar a aprendizagem , com os recursos digitais no formato de vídeo interativo; associar as tecnologias digitais às aulas com metodologias ativas, a exemplo das aulas invertidas; acompanhar e avaliar a aprendizagem sobre os temas abordados nos vídeos.

Duração: 2 horas

Ministrantes: Dra . Cristiane Tolentino Machado, Giovani Romaneli Terra, Bruno Alves dos Santos,  Fernando Augusto França Abo Ganem

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Minicurso 15: A ferramenta Nearpod no ensino de línguas estrangeiras: apresentação e criação de atividades para aulas online

Ementa: Nas últimas décadas, o surgimento de novos cenários de informação, comunicação e construção de conhecimentos, possibilitados pelo atravessamento de inovações técnicas e uso de tecnologias digitais, desencadeou mudanças nas dinâmicas de nossas atividades cotidianas e de nossas interações sociais, repercutindo (ou devendo repercutir), consequentemente, no contexto educacional. Ademais, no momento singular que temos vivenciado com a COVID 19 e isolamento social, vemos surgir a intensificação em torno do uso de estratégias pedagógicas em ambientes online, o que convoca a necessidade de formação para a reflexão e ação em espaços da cibercultura (LÉVY, 1999). Nesse sentido, propomos nesse minicurso a aproximação com algumas possibilidades oriundas de pesquisas e práticas docentes que poderão ser executadas ou adaptadas para o desenvolvimento de atividades de aprendizagens mediadas por ferramentas digitais.  Inicialmente abordaremos os princípios que orientam a educação online (PIMENTEL; CARVALHO, 2020); posteriormente, apontaremos alguns elementos para a ação nas aulas com tecnologias digitais (RIBEIRO, 2018); por fim, buscaremos explorar propostas de atividades, pautadas na interatividade e colaboração, com uso do aplicativo Nearpod nas aulas de línguas estrangeiras.

Duração : 2 horas

Minsitrante: Profª Ms. Elizabeth Corrêa da Silva

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Minicurso 16: Educação inclusiva: o uso de tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual.

Apresentação: Segundo Mello (2006, p. 7) as tecnologias assistivas tem por objetivo “[...] proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.”, logo, essas tecnologias possibilitam as pessoas com deficiência melhor qualidade de vida e interação com a sociedade. Existem diversas ferramentas e produtos de tecnologias assistivas no Brasil, desde pequenos dispositivos mecânicos a equipamentos eletrônicos utilizados em escolas, dentre eles o Dosvox, que é um dos programas mais usados no Brasil. É importante ressaltar que a inclusão escolar no Brasil não é uma decisão das escolas ou professores, ela está assegurada por lei e deve ser obedecida. Outro aspecto importante que vale apena ser discutido é a ‘confusão entre inclusão escolar e escolarização especial’, a inclusão escolar está relacionada com a integração de alunos com deficiências compartilhando experiências e aprendizagem em classes regulares nas escolas.

Objetivo:  O minicurso tem por objetivo discutir a respeito da Educação inclusiva sobre uma perspectiva do uso das tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual, de maneiras que essas tecnologias sejam ferramentas de promoção e desenvolvimento na interação do deficiente visual com a sociedade.

CONTEÚDO:

1. Conceitos teóricos sobre deficiência, acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas; 2. Tecnologia assistiva no Brasil e no mundo; 3. Inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas brasileiras; 4. Tecnologias assistivas e a aprendizagem; 5. Principais ferramentas/produtos de tecnologia digitais e assistivas para deficientes visuais no Brasil.

Metodologia: No primeiro momento iremos discutir conceitos teóricos sobre deficiência, acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas, e analisar essas tecnologias a nível nacional e mundial. No segundo momento dialogaremos a respeito da inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas brasileiras e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem. E por fim, iremos estudar e verificar as principais ferramentas/produtos de tecnologia digitais e assistivas para deficientes visuais no Brasil.

Ministrante: Thayna Lobato Melo

DURAÇÃO:  2h

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Minicurso 17: WhatsApp: Contribuições para as aulas dos anos iniciais.

Conteúdo: Tempos pandêmicos nos trouxe uma nova forma de ensino, utilização de aplicativos que possibilitam trocas de informações, conhecimentos e até mesmo experiências entre professores e alunos. Com isso o aplicativo WhatsApp se tornou uma “nova” sala de aula trazendo uma nova roupagem ao ensino e aprendizagem.

Nos anos iniciais as trocas podem ser divertidas, lúdicas e prazerosas com a utilização do WhatsApp, mas para isso é necessário planejar e se atentar as diversas funcionalidades que o aplicativo pode ofertar.

A proposta do minicurso é aprimorar os conhecimentos básicos acerca da WhatsApp utilizando de outras ferramentas que possam dinamizar o ensino e aprendizagem dentro da sala de aula contemplando e abordando os benefícios e potencialidades.

Ministrante: Jailson Antônio Ribeiro Viana (Mestre em Cultura e Sociedade -UFMA, Professor dos anos iniciais do Município de Paço do Lumiar)

Duração : 2 horas