A ferramenta Nearpod no ensino de línguas estrangeiras: apresentação e criação de atividades para aulas online
Minicurso 15: A ferramenta Nearpod no ensino de línguas estrangeiras: apresentação e criação de atividades para aulas online |
Ementa: Nas últimas décadas, o surgimento de novos cenários de informação, comunicação e construção de conhecimentos, possibilitados pelo atravessamento de inovações técnicas e uso de tecnologias digitais, desencadeou mudanças nas dinâmicas de nossas atividades cotidianas e de nossas interações sociais, repercutindo (ou devendo repercutir), consequentemente, no contexto educacional. Ademais, no momento singular que temos vivenciado com a COVID 19 e isolamento social, vemos surgir a intensificação em torno do uso de estratégias pedagógicas em ambientes online, o que convoca a necessidade de formação para a reflexão e ação em espaços da cibercultura (LÉVY, 1999). Nesse sentido, propomos nesse minicurso a aproximação com algumas possibilidades oriundas de pesquisas e práticas docentes que poderão ser executadas ou adaptadas para o desenvolvimento de atividades de aprendizagens mediadas por ferramentas digitais. Inicialmente abordaremos os princípios que orientam a educação online (PIMENTEL; CARVALHO, 2020); posteriormente, apontaremos alguns elementos para a ação nas aulas com tecnologias digitais (RIBEIRO, 2018); por fim, buscaremos explorar propostas de atividades, pautadas na interatividade e colaboração, com uso do aplicativo Nearpod nas aulas de línguas estrangeiras. Ministrante: Profª Ms. Elizabeth Corrêa da Silva Duração: 2 horas |