Minicurso 7: Orientações para o Ensino Remoto para Estudantes Com Transtorno do Espectro Autista

Ementa: Em meio à pandemia do Coronavírus, sentimos a necessidade de buscar métodos para ensinar nossos alunos. Com a impossibilidade de realizar encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, as aulas remotas surgem como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores, pais e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino à distância (EaD) sem muito tempo de preparação, o que foi e é um desafio bem grande para todos e principalmente para o professor. O estudante com Transtorno do Espectro Autista, perpassa por ainda maiores dificuldades dentro desse contexto de isolamento social, visto que pessoas com TEA possuem dificuldades de concentração e ainda alterações de rotinas. Para o estudante autista, a rotina é reconfortante, ele se beneficia de ambientes previsíveis e estruturados com altos níveis de rotina, inclusive, para seu aprendizado. Por isso, é importante desenvolver alguma estrutura estável para as aulas remotas - manter horário de início e de fim, intervalos, tempos para as atividades, etc. Atividades mais estruturadas, especialmente com preferência pelo processamento de informação visual e instrução explícita, devem ser estruturadas pelos profissionais que trabalham com autistas.

Objetivo: Apresentar ideias e sugestões para o trabalho educativo no modelo remoto para estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

Conteúdos: 1. Conceitos, característica, diagnóstico e intervenção de pessoas com TEA; 2. Como trabalhar com estudantes com TEA no modelo remoto/híbrido; 3. Sugestões de Aplicativos para estudantes com TEA.

Metodologia: será apresentado através de slides no modelo online. Inicialmente ampliaremos os conceitos, característica, diagnóstico e intervenções das pessoas com TEA. Logo após, iremos fazer um demonstrativo de ideias e sugestões de como trabalhar com estudantes com TEA no modelo remoto/híbrido, demonstrando atividades, confecção de materiais manipuláveis, confecção do Planejamento Individualizado (PEI), construções de videoaulas, entre outros. Para finalizar, iremos sugerir o uso de aplicativos no auxílio às atividades para o TEA.

Ministrante: Ma. Maíra Carla Moreira Aragão e Ma. Andrea Vaz Cunha de Sousa

Duração: 3h

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