GT - Do pós-abolição às ações afirmativas: trajetórias das políticas educacionais para a comunidade negra
Este Grupo de Trabalho (GT) propõe reunir pesquisas que discutam as relações históricas entre a comunidade negra e o Estado brasileiro desde o abandono do período pós-abolição até o percurso que culminou nas políticas afirmativas contemporâneas. Estimulamos produções que analisem as iniciativas coletivas das organizações negra spara escolarização e formação política da população no século XX, como a Frente Negra Brasileira e o Teatro Experimental do Negro. O GT também se interessa por trabalhos que investiguem a atuação do Movimento Negro Unificado e suas contribuições no rompimento do mito da democracia racial e no combate ativo ao racismo e às desigualdades raciais na educação. Nesse sentido, convidamos estudos acerca da construção e os desdobramentos das políticas afirmativas no Brasil, incluindo marcos como a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira; a Lei nº 12.711/2012, que institui cotas sociorraciais no ensino superior; e a Lei nº 12.990/2014, que reserva vagas para pessoas negras no serviço público. A proposta deste GT se insere no campo da história das políticas educacionais, com foco nas demandas históricas da população negra, reconhecendo seus percursos e debatendo os avanços e desafios atuais das políticas públicas com recortes raciais.