Minicurso - Primeiros Passos na Educação para as Relações Étnico-Raciais: Introdução para Professores(as) em Formação
A Lei 10.639/2003 tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica. Apesar de seu potencial para combater o racismo estrutural, sua efetivação ainda enfrenta desafios, como a falta de formação específica e o desconhecimento de diretrizes e planos de ação.
Este minicurso tem caráter introdutório e propõe apresentar os principais documentos legais e orientadores da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), como:
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a Resolução CNE/CP nº 01/2004,
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as Diretrizes Curriculares Nacionais,
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o Plano Nacional de Implementação,
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e as Orientações e Ações para a ERER.
Voltado para estudantes de graduação, professores(as) em formação ou já atuantes, e demais interessados(as), o curso busca contribuir para práticas pedagógicas seguras e críticas em todas as áreas do conhecimento.
Como afirma Wilma de Nazaré Baía Coelho (2010), as diretrizes curriculares são convites à transformação da escola com base em um projeto antirracista. Assim, o minicurso será um espaço acolhedor de escuta, troca de experiências e mobilização para a ação docente.
Objetivos:
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Apresentar os fundamentos legais da ERER;
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Estudar as principais diretrizes e orientações nacionais;
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Discutir os desafios e possibilidades da ERER na prática docente;
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Indicar materiais pedagógicos gratuitos e acessíveis.
Metodologia:
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Aulas expositivas dialogadas;
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Análise de documentos legais;
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Formulários online para diagnóstico e avaliação;
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Uso de ferramentas como Kahoot e Padlet para interação;
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Compartilhamento de experiências vividas e recursos pedagógicos.