Este Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir reflexões teóricas, pesquisas empíricas e relatos de experiências que problematizem a atuação do Serviço Social no campo da Educação, especialmente no enfrentamento das múltiplas desigualdades sociais que atravessam o cotidiano escolar. Partindo da concepção da escola como espaço de expressão das contradições estruturais da sociedade, propõe-se discutir o papel do/a assistente social na articulação entre escola, família, comunidade e políticas públicas, considerando os desafios e potencialidades dessa mediação. Serão acolhidas contribuições que abordem práticas interprofissionais, estratégias de prevenção às violências, ações de permanência e sucesso escolar, articulação com a rede de proteção social e políticas de inclusão. Também são bem-vindos estudos que analisem as determinações estruturais que incidem sobre a educação pública, como a pobreza, o racismo, o capacitismo, as desigualdades de gênero, e as barreiras de acesso aos direitos sociais. Ao valorizar uma abordagem crítica, fundamentada no projeto ético-político do Serviço Social, o GT visa fortalecer os debates sobre a função social da escola, a garantia de direitos e os processos de formação comprometidos com a justiça social.

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