CONFIRA A LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS NO SEGUINTE LINK

https://drive.google.com/file/d/1-RpAwFA3-Jx-lSXxVR9BIfrfNxmSTp_b/view?usp=drive_link

 

26/08/2025 - 08h ÀS 12h

 

GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O ACERVO FOTOGRÁFICO DO REPOSITÓRIO DIGITAL HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EPT

(Adriana Duarte Leon, Luiz Felipe Pinheiro Berndt, Rafaela Domingues Cavalheiro) - Aprovado

O OFÍCIO DE PESCADOR EM TRAMANDAHY NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: POVOAMENTO E FORMAS DE PRODUÇÃO NÃO CAPITALISTA

(Maria Augusta Martiarena) - Aprovado

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL AO SURGIMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

(Layane Almeida Monte) - Aprovado com ressalvas

O NÚCLEO POLITÉCNICO COMO ARTICULADOR DO ENSINO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

(Diego Fernandes Dias Severo, Paula Vanessa Paz Ribeiro) - Aprovado com ressalvas

 

GT - A EDUCAÇÃO INFORMAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM PALCO DE DISPUTA E (RE)EXISTÊNCIAS NA ATUALIDADE

CORPOS EM EXIBIÇÃO: REDES SOCIAIS, PADRÕES DE BELEZA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA

(Michele Golam dos Reis, Gleissiano Ruan de Freitas) - Aprovado

TIKTOKIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E AS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

(Gleissiano Ruan de Freitas, Michele Golam dos Reis) - Aprovado

 O USO DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PRIVADO E PÚBLICO EM RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO, BRASIL

(Kehinde Agnes Akinrujomu) - Aprovado com ressalvas

CULTURA POP E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL (2022–2025)

(Jairon da Conceição Lima, Rosinete Amorim Carvalho) - Aprovado

 

GT - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS AULAS DE ARTES VISUAIS EM CAMPO GRANDE/MS: DO CURRÍCULO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

(Janaina Zuza Silva) - Aprovado

“NEGRO? EU?”: IDENTIDADE RACIAL E SILENCIAMENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

(Ewennye Rhoze Augusto Lima, Laisa Fernanda Santos de Farias) - Aprovado

QUANDO AS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA DA CARREIRA DOCENTE CONTAM MUITO MAIS QUE AS LINHAS: PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO EM DESTAQUE NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – 2014-2024

(Diana de Vargas Alves, Maurício Macedo Vieira) - Aprovado

ENSINAR HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS: Uma proposta de letramento histórico e reflexões sobre África e cultura Afro-brasileira por meio de filmes

(Cleuda Da Silva Pinto, Fabrícia Pereira Teles) - Aprovado

ONDE ESTÃO OS NEGROS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? Os desafios do ensino médio no contexto da pessoa negra com deficiência intelectual

(Verhuska Pereira, Bartolina Ramalho Catanante) - Aprovado

GEPPEHER/PROFEDUC/UEMS: quando o grupo de pesquisa humaniza as relações da produção científica

(Mauricio Macedo Vieira) - Aprovado

O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁSIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA BRASILEIRA A PARTIR DE CINCO COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS (2018 - 2024)

(Ericléssia da Conceição Oliveira) - Aprovado

UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ASPECTOS ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO AUTORETRATO: PERCEPÇÕES DA CRIANÇA E INTERAÇÃO COM O MUNDO

(Laiza Guiomar Mendes Paulino, Blake Oliver Furquim de Camargo) - Aprovado com ressalvas

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE HISTÓRIA: Valorizando a Identidade Negra no Contexto Maranhense

(Elisandra Cantanhede Ribeiro) - Aprovado

OS NOVE PENTES D’ÁFRICA - UM OLHAR ANTIRRACISTA

(Juliano Fabrício Antunes, Flávio Félix da Silva, Leila Aparecida de Ataides) - Aprovado

 

GT - EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: METODOLOGIAS, INOVAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES

IVAN ILLICH E SUAS REDES DE APRENDIZAGEM: UMA ANTECIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA?

(Danilo Augusto Dias) - Aprovado

ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPLORANDO ESPAÇO E TEMPO COM O GOOGLE STREET VIEW NO 6º ANO

(Lélio Barbosa Da Silva Filho) - Aprovado

A METODOLOGIA DAS CARTAS PEDAGÓGICAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: O QUE AS PESQUISAS DIZEM

(Eliana Nunes da Silva Tinti, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula) - Aprovado

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS

(Adriana Rosélia Kraisig) - Aprovado com ressalvas

RUPTURA, TRANSIÇÃO E INOVAÇÃO PARADIGMÁTICA EMERGENTE: UM CAMINHO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

(Ana Raquel da Silva Mesquita) - Aprovado com ressalvas

DESAFIOS EM APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS EM NARRATIVAS

(Mariana Roza Lorenzzon, Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli) - Aprovado com ressalvas

LETRAMENTO AUDIOVISUAL CRÍTICO: FORMAÇÃO DOCENTE E IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

(Juliane Kelm Ramos) - Aprovado

REFLORESTAMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TÉCNICAS DE REPLANTIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, APLICADAS NO BAIRRO DE JARDIM NAZARENO - MAGÉ/RJ, BRASIL

(Bruno Luiz Laport) - Aprovado

ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE TERESA COLOMER, RILDO COSSON E MARIA AMÉLIA DALVI

(Lidia Aparecida Silva Corrêa) - Aprovado com ressalvas

O TURISMO PEDAGÓGICO COMO CAMINHO PARA A APROPRIAÇÃO DEMOCRÁTICA DO TERRITÓRIO

(Marcela do Nascimento Padilha) - Aprovado com ressalvas

A FOTONOVELA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

(Tiago Nunes Severino) - Aprovado com ressalvas

 

GT - DO PÓS-ABOLIÇÃO ÀS AÇÕES AFIRMATIVAS: TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A COMUNIDADE NEGRA

DA ABOLIÇÃO AO ACESSO: A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

(Rejane de Oliveira Gomes) - Aprovado com ressalvas

ENTRE A LIBERDADE E A EXCLUSÃO: ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO PÓS-ABOLIÇÃO

(Rosane dos Santos Torres) - Aprovado

AS CRÍTICAS DE LIMA BARRETO AO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR (1905-1922)

(Fábio Lucas da Cruz) - Aprovado

 

GT - SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E O ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS

A FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL BETEL EM CRUZEIRO DO SUL: O AMPARO A INFÂNCIA EM RISCO

(Antonio Cleonaldo Bento da Silva, Maria Irinilda da Silva Bezerra) - Aprovado com ressalvas

SERVIÇO SOCIAL, INTERSETORIALIDADE E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIA E LUTA CONTRA A EXCLUSÃO ESCOLAR

(Renata de Souza Silva) - Aprovado com ressalvas

O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NO NÚCLEO DE ATENDIMENTO À NEURODIVERSIDADE (NAN) NO MUNICÍPIO DE RONDON DO PARÁ-PA.

(Samilles do Socorro Guimarães dos Santos, Andressa Brito Lima) - Aprovado com ressalvas

EDUCAÇÃO SUPERIOR, DIVERSIDADE E O DESAFIO DO COMPROMISSO SOCIAL NO BRASIL

(Vania Martini) - Aprovado com ressalvas

 

GT - SABERES TERRITORIAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA

HISTÓRIA AMBIENTAL E O INTERCÂMBIO COM O ENSINO DE HISTÓRIA

(Deivid Carlos Costa de Souza) - Aprovado

TERRAS DO SEM FIM DE JORGE AMADO: A LITERATURA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA AMBIENTAL NO BRASIL

(Veronica Andrade Braga Sousa) - Aprovado


 

27/08/2025 - 08h ÀS 12h

 

GT - TEMAS TRANSVERSAIS EM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NA (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: analisando meus diários reflexivos no projeto Teletandem

(Dandara Mesquita da Silva) - Aprovado

A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO MOVIMENTO FLAMENCO NAS FOTOGRAFIAS DE MANOEL NASCIMENTO - TÉCNICAS E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS

(Manoel Roberto Nascimento de Lima, Debora Nefussi) - Aprovado

DISPUTAS POLÍTICAS EM TORNO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO 2014-2025

(Josielma Pereira Leal) - Aprovado com ressalvas

AS CRIANÇAS TAPEBAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE VISIBILIDADE ÉTNICA DO POVO TAPEBA NA FOTOGRAFIA DE JOSÉ ALBANO (DÉCADA DE 1980)

(Francisco Eduardo da Silva Moura) - Aprovado com ressalvas

REPRESENTAÇÕES POLÍTICAS SOBRE AUTONOMIA DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS AGENDAS GLOBAIS: UNESCO, OCDE E BANCO MUNDIAL

(Fabrício do Nascimento Araújo, Wellington Mateus Trajano Soares, Angela Cristina Alves Albino) - Aprovado com ressalvas

AS PRÁTICAS DE BENZEDURAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: SABERES TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL NO ENSINO MÉDIO

(Itamar Silva Lima) - Aprovado com ressalvas

CECÍLIA MEIRELES: UMA VOZ FEMININA DA LITERATURA INFANTIL NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932

(Jhonathan Martins da Costa) - Aprovado com ressalvas

O ENSINO PELO RÁDIO E AS DITADURAS NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1940 E 1970: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

(Rosa Maria Garcia Monaco, Marcela Cockell, Niely Natalino de Freitas Leyendecker) - Aprovado


 

GT - DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

INFÂNCIAS NEGRAS EM FOCO: FORMAÇÃO DOCENTE E LEI 10639/03 EM MATO GROSSO DO SUL

(Vitória Francieli Siqueira Mascarenha, Nubea Rodrigues Xavier) - Aprovado

TRADIÇÃO BANTU E EDUCAÇÃO: IMPACTO DE UMA TRADIÇÃO QUE VALORIZA O LEGADO AFRO-BRASILEIRO

(Regina Nene Argentina Có, Ivan Costa Lima) - Aprovado

O MOVIMENTO NEGRO E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

(Rafaela Rodrigues Martins) - Aprovado

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO: UMA PROPOSTA DIALÓGICA ENTRE O TEMPO, CULTURA E EDUCAÇÃO

(Sonia Oliveira de Lima Brum) - Aprovado

O ENSINO DE GEOGRAFIA EM PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS

(Marina Luiza Machado, Anderson Luiz Machado dos Santos) - Aprovado

SANKOFA VISITA MATA CAVALO: REFLEXÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA

(Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho) - Aprovado

CONSCIÊNCIA NEGRA E IDENTIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU MANOEL DE BARROS, EM BARAÚNA – RN

(Adriano da Silva) - Aprovado

ENSINO-APRENDIZAGEM AO SOM DO MARABAIXO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE CONTRA-HEGEMÔNICA NO PIBID/UNIFAP

(Eliza Carvalho dos Reis, Miquelly Pastana Tito-Sanches, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca) - Aprovado

A INTERCULTURALIDADE ENTRECRUZADA COM CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

(Lilia Correa Amorim de Souza, Ana Paula Vieira Camargo, Maria Margarida Barbos de Sá Santos, Patrícia Bernardi Rockenbach) - Aprovado

A REPETIÇÃO DA CENA COLONIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES AFRO-INDÍGENAS NO PNLD 2021

(Tanandra Santos dos Santos, Diego Fernandes Dias Severo) - Aprovado com ressalvas

OLIMPÍADA ANTIRRACISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EEMTI POETA PATATIVA DO ASSARÉ

(Diego de Oliveira Gomes, Daniel Camurça Correia) - Aprovado com ressalvas

 

GT - PRÁTICAS E POLÍTICAS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

AS DEFICIÊNCIAS E AS INFÂNCIAS NAS ALDEIAS NA CIDADE DE SIDROLÂNDIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL

(Nubea Rodrigues Xavier, Dioyle Mamende Rodrigues) - Aprovado

CONSIDERAÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLABORATIVO: PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UU CAMPO GRANDE

(Jakeline Ferrari, Mauricio Macedo Vieira) - Aprovado

A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

(Jose Arnaldo Lima Dias) - Aprovado

O ESTUDANTE SURDO NO ENSINO REGULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVO

(Luziete Jorge da Silva) - Aprovado

 

GT - TECNOLOGIAS, CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES HISTÓRICOS E PRÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA

BIBLIOTECA ESCOLAR E CULTURA MAKER: A PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA

(Gilvan Cavalcante Silva Filho) - Aprovado

Integração de Grandes Modelos de Linguagem no Ensino de História: Uma Iniciativa de Capacitação de Professores de História

(Henrique Zielke Pedrolo Weiler) - Aprovado

CULTURA MAKER NAS FÉRIAS: desvendando a produção sustentável do cazumbá no Curiar XP em São José de Ribamar

(Marília Costa Mendonça, Carolayne Alves Castro, Rayannie Mendes de Oliveira) - Aprovado

 

GT - CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES, DESAFIOS E DEBATES

AS VOZES QUE BRINCAM: AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BOM JESUS-PI SOBRE AS BRINCADEIRAS

(Emerson Cardoso Siqueira, Fernanda Sousa de Oliveira, Gabriele Santos Lisboa) - Aprovado

 

GT - ARQUIVOS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE: TRAJETÓRIAS, TENSÕES E MEMÓRIAS EM TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO NA ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DE PRÁTICAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CALIL AHOUAGI – EMJCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

(Gustamara Freitas Vieira) - Aprovado

ARQUIVOS ESCOLARES RURAIS COMO MÁQUINAS DO TEMPO: SILÊNCIOS, RESISTÊNCIAS E MEMÓRIA EM HULHA NEGRA (1944-1992)

(Simone Gomes de Faria, Patrícia Weiduschadt) - Aprovado

 

GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA: DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADES EM DEBATE

GÊNERO E SEXUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR

(Alex Alves Silvestre) - Aprovado

VOZES QUE ROMPEM O SILÊNCIO: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E PERFORMATIVIDADE DE CORPOS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR

(Rosinalva Neres Rocha) - Aprovado

BORDADO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GÊNERO E HISTÓRIA LOCAL

(Tainah Myrene de Lima Oliveira) - Aprovado

CHICA DA SILVA: RESSIGNIFICANDO O MITO EM SALA DE AULA

Maria Belem Sobral de Lacerda) - Aprovado

ENTRE TERRITÓRIOS E PALAVRAS: A LITERATURA DE INDÍGENAS MULHERES COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA E INTERSECCIONALIDADE DECOLONIAL

Antônia Figueiredo da Mata) - Aprovado

JUVENTUDES NEGRAS LGBTQIAPN+ E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES: O VOGUE/BALLROOM COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA INSURGENTE

(Rosinalva Neres Rocha) - Aprovado

GEOGRAFIA ESCOLAR COMO TERRITÓRIO DE DISPUTA: CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E INTERSECCIONALIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(Bárbara Oliveira de Morais, Ellen Bilheiro Bragança Wittmann, Rayannie Mendes de Oliveira) - Aprovado

MULHERES NA MATEMÁTICA: HISTÓRIAS, OBSTÁCULOS E CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS

(Beatriz Desireé Divino de Almeida Pena, Davi Ribeiro Gusmão, Gisele Leite da Silva) - Aprovado

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TÉCNICA, O REGIME MILITAR E O FEMINISMO DA SEGUNDA ONDA

(Emerson Ricardo Esteves da Fonseca, Adriana Duarte Leon) - Aprovado com ressalvas

 

GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES

O DESENHO INFANTIL NO PROJETO EDUCACIONAL DO PARANÁ ENTRE 1949 E 1952: ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA PROFESSORA EMMA KOCH

(Ingrid Dittrich Wiggers) - Aprovado

A ESCOLA DOMÉSTICA SANTA TEREZINHA: CARIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO FEMININA EM POUSO ALEGRE/MG (1929-1947)

(Giovane Silva Balbino) - Aprovado

“MAIS UMA FORMA DE RESISTÊNCIA”: PRÁTICAS, SABERES E RUPTURAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-2024)

(Thays Fernandes Flor da Silva) - Aprovado

ESCOLA PRISIONAL: INTERSEÇÕES ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA CARCERÁRIA

(Jayne Nascimento de Oliveira) - Aprovado

UÓLACE E JOÃO VICTOR NO JORNAL

(João Carlos Cavalheiro) - Aprovado

MUSEU DO CURRÍCULO ESCOLAR PARAIBANO: UM CURRÍCULO ANCESTRAL

(Lauryellen Soares da Cruz Pessoa, Ângela Cristina Alves Albino) - Aprovado

HISTÓRIA NÃO CONTADA OU MEMÓRIA APAGADA? A ESCOLA ESTADUAL YOLANDA MARTINS SILVA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES

(Mônica de Faria e Silva) - Aprovado

AS ESCOLAS ISOLADAS: CONTRIBUIÇÃO NO DELINEAMENTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER-MT (1930-1945)

(Francisca da Silva Duarte, Marijâne Silveira da Silva) - Aprovado

MEMÓRIA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA JOSÉ MAGNO: CUIABÁ-MT (1935–1945)”

(Cristian Carla de Campos Simões, Marijäne Silveira da Silva) - Aprovado

TRAJETÓRIAS DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIOS: CEME/FACED E MUSEU DE PALEONTOLOGIA DA UFRGS

(Danielle Brum Ginar Telles, Lucas George Wendt) - Aprovado

A ATUAÇÃO DAS SEÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (1924-1928)

(Lidemberg Régis Santos Dantas, Lígia Silva Pessoa, Olivia Morais de Medeiros Neta) - Aprovado

ENTRE A EDUCAÇÃO RURAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PATRONATO AGRÍCOLA VISCONDE DA GRAÇA (PAVG)

(Rafaela Domingues Cavalheiro, Luiz Felipe Pinheiro Berndt, Adriana Duarte Leon) - Aprovado

A ESCOLA COMO EXPRESSÃO DA FÉ E DA SOLIDARIEDADE: TRAJETÓRIA DA EMEI HIPÓLITA TERESA ERANCI EM UBERLÂNDIA (MG)

(Camila de Cássia Ferreira, Sarah Londe Pessoa) - Aprovado

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E O ASSOCIATIVISMO DOCENTE: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE (1924-1932)

(Lígia Silva Pessoa, Lidemberg Régis Santos Dantas, Olivia Morais de Medeiros Neta) - Aprovado

 

GT - ENSINO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS

ATELIÊ AUTOBIOGRÁFICO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

(Levi Magalhães Viana) - Aprovado

O EXTRATIVISMO DO BABAÇU NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL–PI: IDENTIDADE LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA

(Ivone Freitas Ramos) - Aprovado

ESTUDOS AMAZÔNICOS NA ESCOLA: TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS

(Davison Hugo Rocha Alves) - Aprovado

OS DESAFIOS AO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

(Antonio Jeovane Sousa Saraiva) - Aprovado com ressalvas

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DESCOLONIZADORAS: PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

(Mailson Moreira dos Santos Gama) - Aprovado

 

28/08/2025 - 14H ÀS 18H

 

GT - ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE APERFEIÇOAMENTO (IFAS) COMO FERRAMENTAS DE COMPROMISSO COLETIVO NA ESCOLA

ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IFAs) COMO CRIAÇÃO E COMO CRÍTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO SABER DA EXPERIÊNCIA

(Ariel Nascimento Santos, Roy Sollon Santos Costa Brancatti Borges) - Aprovado

PENSANDO OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ATRAVÉS DAS LENTES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN

(Caio Siena Silva Ardenghe) - Aprovado

A INTERDISCIPLINARIDADE EM RELATOS HISTÓRICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE A HISTÓRIA E A LÍNGUA PORTUGUESA NOS ESTUDOS DE AMÉRICA COLONIAL

(Bruna Goes Navarro de Andrade) - Aprovado

ITINERÁRIOS FORMATIVOS E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO CENTRO DE EXCELÊNCIA SENADOR GONÇALO ROLLEMBERG NO FORTALECIMENTO DO REISADO E NO RESGATE DO SAMBA DE PAREIA EM JAPARATUBA (SE)

(Flavia dos Santos Andrade) - Aprovado

ATUALIDADES E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO

(Gabriel Cardoso Bom)- Aprovado

 

GT - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANIZADORA: CIDADANIA, DIREITOS E PLURALIDADES

A ILUSÃO MERITOCRÁTICA: O CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE EXCLUSÃO NO BRASIL

(Anderson Gonçalves Gandor, Geísa Goersch Guterres) - Aprovado

EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU/SC: CIDADANIA, DIREITOS E JUSTIÇA SOCIAL

(Caique Fernando da Silva Fistarol) - Aprovado

EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MILITÂNCIA COM CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA CRÍTICA

(Cherry Terra Reis) - Aprovado

OBSERVANDO EMOÇÕES, CONSTRUINDO AFETOS, ENTENDENDO AFETAÇÕES. INTERAÇÕES ANTROPO-PEDAGÓGICAS COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL.

(Rafael Willian Clemente) - Aprovado com ressalvas

A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DA EXTREMA DIREITA E AS SUAS CONTRADIÇÕES: uma análise a partir da intelectualidade de Antonio Gramsci

(Paula Carolina Nolasco Ferreira Silva) - Aprovado com ressalvas

DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS

(Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon ) - Aprovado com ressalvas

 

GT - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICAS DOCENTES: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE RESISTÊNCIA

AS HISTÓRIAS QUE NÃO TE CONTAM: ESCREVIVÊNCIAS DA ESCOLA INTEGRADA 2 DE MAIO

(Herbert Saboia de Sousa) - Aprovado

HISTÓRIA TRISTE, TODO MUNDO TEM: TRAJETÓRIA (AUTO)BIOGRÁFICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

(Dayana da Silva Ferreira) - Aprovado

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E PARA AS PRÁTICAS DOCENTES

(Isabel Maria Lopes, Raquel Virginia Lopes) - Aprovado com ressalvas

DO SOM À SOCIEDADE: TEORIA CULTUROLÓGICA E O REGGAE, CONEXÕES CULTURAIS ENTRE JAMAICA, MARANHÃO E BAHIA

(Julia Keyse Santos) - Aprovado com ressalvas

INTEGRANDO ESTUDOS CULTURAIS E DECOLONIAIS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA, METODOLÓGICA E PRÁTICA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA

(Aline Do Rocio Neves, Juliane Kelm Ramos, Eliege Cristina Pepler) - Aprovado com ressalvas

CANTO FUNDAMENTO EN PATAGONIA (1994-2005): CONSTRUCCIÓN DE UN MUNDO DEL ARTE ACTIVISTA

(Lorena Paola Vargas Ampuero) - Aprovado com ressalvas

MARCADORES SOCIAIS E A PERCEPÇÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE RACISMO E MULHERES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

(Maria José Lima dos Santos) - Aprovado com ressalvas

ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: AS CONGADAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM ITINERÁRIO FORMATIVO DE APROFUNDAMENTO

(Augusto Corrêa de Queiroz Freitas, Arielly Raissa Silva Pascoalin, Gabriel Cardoso Bom) - Aprovado com ressalvas

 

GT - FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS INTERSECCIONAIS NA EDUCAÇÃO

O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NOS ATUAIS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA

(Rayane Catiuce Vilastro Alves, Anderson Dantas da Silva Brito) - Aprovado

INTERLOCUÇÕES ENTRE HISTÓRIA E PSICANÁLISE A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE

(Thainã Teixeira Cardinalli) - Aprovado

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA/CIÊNCIAS E A TEMÁTICA GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

(Leandro Dos Santos) - Aprovado

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA

(Júlia Campos Moura) - Aprovado com ressalvas

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA MAIS PROFESSORES

(Fernanda Gezielle de Oliveira, Ângela Cristina Alves Albino) - Aprovado

HISTÓRIA DAS MULHERES NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 9º ANO NO PARANÁ: ENTRE SILÊNCIOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA

(Andria Vitoria Nobrega Cavalcante, Thicyane Gomes de Oliveira Gonçalves de Lima) - Aprovado

ENTRE SILÊNCIOS E RESISTÊNCIAS: CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E FAMÍLIAS LGBTQIA+ NUMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

(Thicyane Gomes de Oliveira Gonçalves de Lima, Ândria Vitória Nóbrega Cavalcante) - Aprovado

UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ENTRE 1973 E 2002

(Anne Caroline Soares Dourado) - Aprovado com ressalvas

CURRÍCULO EM DESASSOSSEGO: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

(Caroline dos Santos Florentino de Barros) - Aprovado com ressalvas

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR

(Maiara Bulhão de Souza) - Aprovado

 

GT - IMPRESSOS E MANUSCRITOS COMO FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

APLICABILIDADE DAS LEIS INFANTOJUVENIS EM PATOS DE MINAS ATRAVÉS DAS FONTES JORNALÍSTICAS

(Vicente Antonio Batista Fonseca, Misael Hipólito Ribeiro, Lívia Sicoli Hipólito Ribeiro) - Aprovado

O LIVRO “CULTURA DOS CAMPOS” DE JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL NA HEMEROTECA DIGITAL DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (DE 1898 A 1919)

(Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski) - Aprovado

A EDUCAÇÃO DOS CORPOS E DAS SENSIBILIDADES NAS PÁGINAS DO JORNAL LIBERTÁRIO A PLEBE (1917-1935)

(Samira Martins) - Aprovado

 

GT - EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE: O SABER NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO DAS COMUNIDADES (RURAIS, PERIFÉRICAS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E OUTRAS)

RAÍZES E MEMÓRIAS: OS SABERES DO CAMPO E A HISTÓRIA LOCAL COMO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

(Raquel Pirangi Barros, João Batista Gonçalves Bueno) - Aprovado

PRECEITOS AGROECOLÓGICOS E PERMANÊNCIA NO SEMIÁRIDO: UMA LEITURA DOS ENSINAMENTOS DE PADRE CÍCERO À LUZ DA AGROECOLOGIA

(Tayronne de Almeida Rodrigues, João Leandro Neto) - Aprovado

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TERRITORIALIDADES SOCIOAMBIENTAIS: RESISTÊNCIA E NEGOCIAÇÃO TERRITORIAL EM DUAS COMUNIDADES RURAL E URBANA

(Mônica de Souza Corrêa, Francisco Pontes de Miranda Ferreira) - Aprovado

PRECEITOS AGROECOLÓGICOS E PERMANÊNCIA NO SEMIÁRIDO: UMA LEITURA DOS ENSINAMENTOS DE PADRE CÍCERO À LUZ DA AGROECOLOGIA

(Tayronne de Almeida Rodrigues, João Leandro Neto) - Aprovado

AGROECOLOGIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO

(João Leandro Neto, Tayronne de Almeida Rodrigues) - Aprovado

 

GT - DIREITO À EDUCAÇÃO E AS DESIGUALDADES HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO CURRÍCULO

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso

(Marcela Barbosa Ribeiro) - Aprovado

O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E OS DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO

(Paulo Afonso Tavares) - Aprovado

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PLANOS MUNICIPAIS PIAUIENSE: a situação da Educação Infantil no Território de Desenvolvimento Planície Litorânea

(Fabricia Pereira Teles) - Aprovado com ressalvas

UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR PARAIBANA: um território de controle ou em disputa?

(Maria Vitoria Oliveira Santos) - Aprovado com ressalvas

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ERER: ANÁLISE DIALÓGICA DOS PLANOS DE ENSINO DA PEDAGOGIA/UFPA, CAMPUS CASTANHAL

(Samara Ferreira da Silva) - Aprovado

A LEI N°13.415/2017 NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: ANTECEDENTES, ESTRUTURA CURRICULAR E DESIGUALDADES NO ENSINO MÉDIO

(Francisco Diego De Oliveira Gomes, Daniel Camurça Correia) - Aprovado

 

GT - DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ACESSIBILIDADE

O LIVRO DIDÁTICO ACESSÍVEL “TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA JORNADA INCLUSIVA NA MATEMÁTICA” À LUZ DO DUA

(Aryadne Wynne de Carvalho Travassos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas

MUSEU VIRTUAL DOS POLIEDROS DE PLATÃO: PLANEJAMENTO DE ENSINO ORIENTADO PELO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

(Ivanildo Leite Batista, Eric da Silva Santos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas

INFOGRAFIA E O DUA: PROPOSTA DE RECURSOS ABERTOS E ACESSIBILIDADE DIGITAL

(Felipe Mendes Monteiro, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas

UM AMBIENTE DINÂMICO INTERATIVO COM BASE NO DUA “EXPLORANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS”

(Eric da Silva Santos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado

DUA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO NARRATIVA

(Raphael Cavalcante Paulo, Filipe Barbosa da Silva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado

O JOGO DIDÁTICO “DEFENSORES DA MEMBRANA”: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

(Taís Monteiro de Paiva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado

 

GT - TEMAS TRANSVERSAIS EM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DESEMPENHO MATEMÁTICO EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Vera Lucia Pereira Borges Silva, Elizabeth Matos Rocha, José Wilson dos Santos) - Aprovado

INTEGRAÇÃO DE GRANDES MODELOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA INICIATIVA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

(Henrique Zielke Pedrolo Weiler) - Aprovado

A LEI N° 10.639/2003 E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFRN (2018)

(Yara Galdino Dutra) - Aprovado

TRANSVERSALIDADE EM HISTÓRIA: DISPUTAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS

(Luciana Ribeiro Pinto Soares) - Aprovado

A RECEPÇÃO DAS TEORIAS E DOUTRINAS RACIAIS NO BRASIL

(Manuel Alves de Sousa Junior) - Aprovado

NATUREZA, CIÊNCIA E DESCOBERTA: A VIAGEM DE AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE

(Cesar Augusto Neves Souza) - Aprovado

RACISMO E ANTIRRACISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: NOTAS SOBRE MEMES, HASHTAGS E NARRATIVAS

(Daniel Bergue Pinheiro Conceição) - Aprovado com ressalvas

A VIVÊNCIA DOS EDUCADORES NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA URBANA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FORTALEZA-CE

(Raimundo da Silva Paiva) - Aprovado com ressalvas