TRABALHOS APROVADOS
CONFIRA A LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS NO SEGUINTE LINK:
https://drive.google.com/file/d/1-RpAwFA3-Jx-lSXxVR9BIfrfNxmSTp_b/view?usp=drive_link
26/08/2025 - 08h ÀS 12h |
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
O ACERVO FOTOGRÁFICO DO REPOSITÓRIO DIGITAL HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EPT (Adriana Duarte Leon, Luiz Felipe Pinheiro Berndt, Rafaela Domingues Cavalheiro) - Aprovado O OFÍCIO DE PESCADOR EM TRAMANDAHY NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: POVOAMENTO E FORMAS DE PRODUÇÃO NÃO CAPITALISTA (Maria Augusta Martiarena) - Aprovado HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL AO SURGIMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO (Layane Almeida Monte) - Aprovado com ressalvas O NÚCLEO POLITÉCNICO COMO ARTICULADOR DO ENSINO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Diego Fernandes Dias Severo, Paula Vanessa Paz Ribeiro) - Aprovado com ressalvas |
GT - A EDUCAÇÃO INFORMAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM PALCO DE DISPUTA E (RE)EXISTÊNCIAS NA ATUALIDADE |
CORPOS EM EXIBIÇÃO: REDES SOCIAIS, PADRÕES DE BELEZA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA (Michele Golam dos Reis, Gleissiano Ruan de Freitas) - Aprovado TIKTOKIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E AS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM (Gleissiano Ruan de Freitas, Michele Golam dos Reis) - Aprovado O USO DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PRIVADO E PÚBLICO EM RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO, BRASIL(Kehinde Agnes Akinrujomu) - Aprovado com ressalvas CULTURA POP E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL (2022–2025)(Jairon da Conceição Lima, Rosinete Amorim Carvalho) - Aprovado |
GT - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS AULAS DE ARTES VISUAIS EM CAMPO GRANDE/MS: DO CURRÍCULO À PRÁTICA PEDAGÓGICA (Janaina Zuza Silva) - Aprovado “NEGRO? EU?”: IDENTIDADE RACIAL E SILENCIAMENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS (Ewennye Rhoze Augusto Lima, Laisa Fernanda Santos de Farias) - Aprovado QUANDO AS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA DA CARREIRA DOCENTE CONTAM MUITO MAIS QUE AS LINHAS: PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO EM DESTAQUE NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – 2014-2024(Diana de Vargas Alves, Maurício Macedo Vieira) - Aprovado ENSINAR HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS: Uma proposta de letramento histórico e reflexões sobre África e cultura Afro-brasileira por meio de filmes(Cleuda Da Silva Pinto, Fabrícia Pereira Teles) - Aprovado ONDE ESTÃO OS NEGROS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? Os desafios do ensino médio no contexto da pessoa negra com deficiência intelectual(Verhuska Pereira, Bartolina Ramalho Catanante) - Aprovado GEPPEHER/PROFEDUC/UEMS: quando o grupo de pesquisa humaniza as relações da produção científica(Mauricio Macedo Vieira) - Aprovado O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁSIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA BRASILEIRA A PARTIR DE CINCO COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS (2018 - 2024)(Ericléssia da Conceição Oliveira) - Aprovado UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ASPECTOS ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO AUTORETRATO: PERCEPÇÕES DA CRIANÇA E INTERAÇÃO COM O MUNDO (Laiza Guiomar Mendes Paulino, Blake Oliver Furquim de Camargo) - Aprovado com ressalvas EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE HISTÓRIA: Valorizando a Identidade Negra no Contexto Maranhense (Elisandra Cantanhede Ribeiro) - Aprovado OS NOVE PENTES D’ÁFRICA - UM OLHAR ANTIRRACISTA (Juliano Fabrício Antunes, Flávio Félix da Silva, Leila Aparecida de Ataides) - Aprovado |
GT - EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: METODOLOGIAS, INOVAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES |
IVAN ILLICH E SUAS REDES DE APRENDIZAGEM: UMA ANTECIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA? (Danilo Augusto Dias) - Aprovado ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPLORANDO ESPAÇO E TEMPO COM O GOOGLE STREET VIEW NO 6º ANO (Lélio Barbosa Da Silva Filho) - Aprovado A METODOLOGIA DAS CARTAS PEDAGÓGICAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: O QUE AS PESQUISAS DIZEM (Eliana Nunes da Silva Tinti, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula) - Aprovado EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS (Adriana Rosélia Kraisig) - Aprovado com ressalvas RUPTURA, TRANSIÇÃO E INOVAÇÃO PARADIGMÁTICA EMERGENTE: UM CAMINHO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI (Ana Raquel da Silva Mesquita) - Aprovado com ressalvas DESAFIOS EM APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS EM NARRATIVAS (Mariana Roza Lorenzzon, Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli) - Aprovado com ressalvas LETRAMENTO AUDIOVISUAL CRÍTICO: FORMAÇÃO DOCENTE E IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (Juliane Kelm Ramos) - Aprovado REFLORESTAMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TÉCNICAS DE REPLANTIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, APLICADAS NO BAIRRO DE JARDIM NAZARENO - MAGÉ/RJ, BRASIL (Bruno Luiz Laport) - Aprovado ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE TERESA COLOMER, RILDO COSSON E MARIA AMÉLIA DALVI (Lidia Aparecida Silva Corrêa) - Aprovado com ressalvas O TURISMO PEDAGÓGICO COMO CAMINHO PARA A APROPRIAÇÃO DEMOCRÁTICA DO TERRITÓRIO (Marcela do Nascimento Padilha) - Aprovado com ressalvas A FOTONOVELA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS (Tiago Nunes Severino) - Aprovado com ressalvas |
GT - DO PÓS-ABOLIÇÃO ÀS AÇÕES AFIRMATIVAS: TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A COMUNIDADE NEGRA |
DA ABOLIÇÃO AO ACESSO: A LUTA DA POPULAÇÃO NEGRA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO (Rejane de Oliveira Gomes) - Aprovado com ressalvas ENTRE A LIBERDADE E A EXCLUSÃO: ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO PÓS-ABOLIÇÃO (Rosane dos Santos Torres) - Aprovado AS CRÍTICAS DE LIMA BARRETO AO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR (1905-1922) (Fábio Lucas da Cruz) - Aprovado |
GT - SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E O ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS |
A FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL BETEL EM CRUZEIRO DO SUL: O AMPARO A INFÂNCIA EM RISCO (Antonio Cleonaldo Bento da Silva, Maria Irinilda da Silva Bezerra) - Aprovado com ressalvas SERVIÇO SOCIAL, INTERSETORIALIDADE E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIA E LUTA CONTRA A EXCLUSÃO ESCOLAR (Renata de Souza Silva) - Aprovado com ressalvas O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NO NÚCLEO DE ATENDIMENTO À NEURODIVERSIDADE (NAN) NO MUNICÍPIO DE RONDON DO PARÁ-PA. (Samilles do Socorro Guimarães dos Santos, Andressa Brito Lima) - Aprovado com ressalvas EDUCAÇÃO SUPERIOR, DIVERSIDADE E O DESAFIO DO COMPROMISSO SOCIAL NO BRASIL (Vania Martini) - Aprovado com ressalvas |
GT - SABERES TERRITORIAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA |
HISTÓRIA AMBIENTAL E O INTERCÂMBIO COM O ENSINO DE HISTÓRIA (Deivid Carlos Costa de Souza) - Aprovado TERRAS DO SEM FIM DE JORGE AMADO: A LITERATURA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA AMBIENTAL NO BRASIL (Veronica Andrade Braga Sousa) - Aprovado |
27/08/2025 - 08h ÀS 12h |
GT - TEMAS TRANSVERSAIS EM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NA (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: analisando meus diários reflexivos no projeto Teletandem (Dandara Mesquita da Silva) - Aprovado A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO MOVIMENTO FLAMENCO NAS FOTOGRAFIAS DE MANOEL NASCIMENTO - TÉCNICAS E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS (Manoel Roberto Nascimento de Lima, Debora Nefussi) - Aprovado DISPUTAS POLÍTICAS EM TORNO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO 2014-2025 (Josielma Pereira Leal) - Aprovado com ressalvas AS CRIANÇAS TAPEBAS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE VISIBILIDADE ÉTNICA DO POVO TAPEBA NA FOTOGRAFIA DE JOSÉ ALBANO (DÉCADA DE 1980) (Francisco Eduardo da Silva Moura) - Aprovado com ressalvas REPRESENTAÇÕES POLÍTICAS SOBRE AUTONOMIA DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS AGENDAS GLOBAIS: UNESCO, OCDE E BANCO MUNDIAL (Fabrício do Nascimento Araújo, Wellington Mateus Trajano Soares, Angela Cristina Alves Albino) - Aprovado com ressalvas AS PRÁTICAS DE BENZEDURAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: SABERES TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL NO ENSINO MÉDIO (Itamar Silva Lima) - Aprovado com ressalvas CECÍLIA MEIRELES: UMA VOZ FEMININA DA LITERATURA INFANTIL NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932 (Jhonathan Martins da Costa) - Aprovado com ressalvas O ENSINO PELO RÁDIO E AS DITADURAS NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1940 E 1970: DIÁLOGOS POSSÍVEIS (Rosa Maria Garcia Monaco, Marcela Cockell, Niely Natalino de Freitas Leyendecker) - Aprovado |
GT - DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
INFÂNCIAS NEGRAS EM FOCO: FORMAÇÃO DOCENTE E LEI 10639/03 EM MATO GROSSO DO SUL (Vitória Francieli Siqueira Mascarenha, Nubea Rodrigues Xavier) - Aprovado TRADIÇÃO BANTU E EDUCAÇÃO: IMPACTO DE UMA TRADIÇÃO QUE VALORIZA O LEGADO AFRO-BRASILEIRO (Regina Nene Argentina Có, Ivan Costa Lima) - Aprovado O MOVIMENTO NEGRO E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Rafaela Rodrigues Martins) - Aprovado ESTRELAS ALÉM DO TEMPO: UMA PROPOSTA DIALÓGICA ENTRE O TEMPO, CULTURA E EDUCAÇÃO (Sonia Oliveira de Lima Brum) - Aprovado O ENSINO DE GEOGRAFIA EM PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS (Marina Luiza Machado, Anderson Luiz Machado dos Santos) - Aprovado SANKOFA VISITA MATA CAVALO: REFLEXÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA (Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho) - Aprovado CONSCIÊNCIA NEGRA E IDENTIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU MANOEL DE BARROS, EM BARAÚNA – RN (Adriano da Silva) - Aprovado ENSINO-APRENDIZAGEM AO SOM DO MARABAIXO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE CONTRA-HEGEMÔNICA NO PIBID/UNIFAP (Eliza Carvalho dos Reis, Miquelly Pastana Tito-Sanches, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca) - Aprovado A INTERCULTURALIDADE ENTRECRUZADA COM CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (Lilia Correa Amorim de Souza, Ana Paula Vieira Camargo, Maria Margarida Barbos de Sá Santos, Patrícia Bernardi Rockenbach) - Aprovado A REPETIÇÃO DA CENA COLONIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES AFRO-INDÍGENAS NO PNLD 2021 (Tanandra Santos dos Santos, Diego Fernandes Dias Severo) - Aprovado com ressalvas OLIMPÍADA ANTIRRACISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EEMTI POETA PATATIVA DO ASSARÉ (Diego de Oliveira Gomes, Daniel Camurça Correia) - Aprovado com ressalvas |
GT - PRÁTICAS E POLÍTICAS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR |
AS DEFICIÊNCIAS E AS INFÂNCIAS NAS ALDEIAS NA CIDADE DE SIDROLÂNDIA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL (Nubea Rodrigues Xavier, Dioyle Mamende Rodrigues) - Aprovado CONSIDERAÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLABORATIVO: PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UU CAMPO GRANDE (Jakeline Ferrari, Mauricio Macedo Vieira) - Aprovado A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL (Jose Arnaldo Lima Dias) - Aprovado O ESTUDANTE SURDO NO ENSINO REGULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVO (Luziete Jorge da Silva) - Aprovado |
GT - TECNOLOGIAS, CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES HISTÓRICOS E PRÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
BIBLIOTECA ESCOLAR E CULTURA MAKER: A PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA (Gilvan Cavalcante Silva Filho) - Aprovado Integração de Grandes Modelos de Linguagem no Ensino de História: Uma Iniciativa de Capacitação de Professores de História (Henrique Zielke Pedrolo Weiler) - Aprovado CULTURA MAKER NAS FÉRIAS: desvendando a produção sustentável do cazumbá no Curiar XP em São José de Ribamar (Marília Costa Mendonça, Carolayne Alves Castro, Rayannie Mendes de Oliveira) - Aprovado |
GT - CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES, DESAFIOS E DEBATES |
AS VOZES QUE BRINCAM: AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BOM JESUS-PI SOBRE AS BRINCADEIRAS (Emerson Cardoso Siqueira, Fernanda Sousa de Oliveira, Gabriele Santos Lisboa) - Aprovado |
GT - ARQUIVOS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE: TRAJETÓRIAS, TENSÕES E MEMÓRIAS EM TERRITÓRIOS EDUCATIVOS |
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO NA ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DE PRÁTICAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CALIL AHOUAGI – EMJCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Gustamara Freitas Vieira) - Aprovado ARQUIVOS ESCOLARES RURAIS COMO MÁQUINAS DO TEMPO: SILÊNCIOS, RESISTÊNCIAS E MEMÓRIA EM HULHA NEGRA (1944-1992) (Simone Gomes de Faria, Patrícia Weiduschadt) - Aprovado |
GT - GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA: DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADES EM DEBATE |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR (Alex Alves Silvestre) - Aprovado VOZES QUE ROMPEM O SILÊNCIO: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E PERFORMATIVIDADE DE CORPOS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR (Rosinalva Neres Rocha) - Aprovado BORDADO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GÊNERO E HISTÓRIA LOCAL (Tainah Myrene de Lima Oliveira) - Aprovado CHICA DA SILVA: RESSIGNIFICANDO O MITO EM SALA DE AULA Maria Belem Sobral de Lacerda) - Aprovado ENTRE TERRITÓRIOS E PALAVRAS: A LITERATURA DE INDÍGENAS MULHERES COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA E INTERSECCIONALIDADE DECOLONIAL Antônia Figueiredo da Mata) - Aprovado JUVENTUDES NEGRAS LGBTQIAPN+ E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES: O VOGUE/BALLROOM COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA INSURGENTE (Rosinalva Neres Rocha) - Aprovado GEOGRAFIA ESCOLAR COMO TERRITÓRIO DE DISPUTA: CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E INTERSECCIONALIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Bárbara Oliveira de Morais, Ellen Bilheiro Bragança Wittmann, Rayannie Mendes de Oliveira) - Aprovado MULHERES NA MATEMÁTICA: HISTÓRIAS, OBSTÁCULOS E CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS (Beatriz Desireé Divino de Almeida Pena, Davi Ribeiro Gusmão, Gisele Leite da Silva) - Aprovado A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TÉCNICA, O REGIME MILITAR E O FEMINISMO DA SEGUNDA ONDA (Emerson Ricardo Esteves da Fonseca, Adriana Duarte Leon) - Aprovado com ressalvas |
GT - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES |
O DESENHO INFANTIL NO PROJETO EDUCACIONAL DO PARANÁ ENTRE 1949 E 1952: ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA PROFESSORA EMMA KOCH (Ingrid Dittrich Wiggers) - Aprovado A ESCOLA DOMÉSTICA SANTA TEREZINHA: CARIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO FEMININA EM POUSO ALEGRE/MG (1929-1947) (Giovane Silva Balbino) - Aprovado “MAIS UMA FORMA DE RESISTÊNCIA”: PRÁTICAS, SABERES E RUPTURAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-2024) (Thays Fernandes Flor da Silva) - Aprovado ESCOLA PRISIONAL: INTERSEÇÕES ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA CARCERÁRIA (Jayne Nascimento de Oliveira) - Aprovado UÓLACE E JOÃO VICTOR NO JORNAL (João Carlos Cavalheiro) - Aprovado MUSEU DO CURRÍCULO ESCOLAR PARAIBANO: UM CURRÍCULO ANCESTRAL (Lauryellen Soares da Cruz Pessoa, Ângela Cristina Alves Albino) - Aprovado HISTÓRIA NÃO CONTADA OU MEMÓRIA APAGADA? A ESCOLA ESTADUAL YOLANDA MARTINS SILVA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES (Mônica de Faria e Silva) - Aprovado AS ESCOLAS ISOLADAS: CONTRIBUIÇÃO NO DELINEAMENTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER-MT (1930-1945) (Francisca da Silva Duarte, Marijâne Silveira da Silva) - Aprovado MEMÓRIA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA JOSÉ MAGNO: CUIABÁ-MT (1935–1945)” (Cristian Carla de Campos Simões, Marijäne Silveira da Silva) - Aprovado TRAJETÓRIAS DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIOS: CEME/FACED E MUSEU DE PALEONTOLOGIA DA UFRGS (Danielle Brum Ginar Telles, Lucas George Wendt) - Aprovado A ATUAÇÃO DAS SEÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (1924-1928) (Lidemberg Régis Santos Dantas, Lígia Silva Pessoa, Olivia Morais de Medeiros Neta) - Aprovado ENTRE A EDUCAÇÃO RURAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PATRONATO AGRÍCOLA VISCONDE DA GRAÇA (PAVG) (Rafaela Domingues Cavalheiro, Luiz Felipe Pinheiro Berndt, Adriana Duarte Leon) - Aprovado A ESCOLA COMO EXPRESSÃO DA FÉ E DA SOLIDARIEDADE: TRAJETÓRIA DA EMEI HIPÓLITA TERESA ERANCI EM UBERLÂNDIA (MG) (Camila de Cássia Ferreira, Sarah Londe Pessoa) - Aprovado A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E O ASSOCIATIVISMO DOCENTE: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE (1924-1932) (Lígia Silva Pessoa, Lidemberg Régis Santos Dantas, Olivia Morais de Medeiros Neta) - Aprovado |
GT - ENSINO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS |
ATELIÊ AUTOBIOGRÁFICO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE (Levi Magalhães Viana) - Aprovado O EXTRATIVISMO DO BABAÇU NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL–PI: IDENTIDADE LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA (Ivone Freitas Ramos) - Aprovado ESTUDOS AMAZÔNICOS NA ESCOLA: TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS (Davison Hugo Rocha Alves) - Aprovado OS DESAFIOS AO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO (Antonio Jeovane Sousa Saraiva) - Aprovado com ressalvas SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DESCOLONIZADORAS: PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Mailson Moreira dos Santos Gama) - Aprovado |
28/08/2025 - 14H ÀS 18H |
GT - ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE APERFEIÇOAMENTO (IFAS) COMO FERRAMENTAS DE COMPROMISSO COLETIVO NA ESCOLA |
ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IFAs) COMO CRIAÇÃO E COMO CRÍTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO SABER DA EXPERIÊNCIA (Ariel Nascimento Santos, Roy Sollon Santos Costa Brancatti Borges) - Aprovado PENSANDO OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ATRAVÉS DAS LENTES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN (Caio Siena Silva Ardenghe) - Aprovado A INTERDISCIPLINARIDADE EM RELATOS HISTÓRICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE A HISTÓRIA E A LÍNGUA PORTUGUESA NOS ESTUDOS DE AMÉRICA COLONIAL (Bruna Goes Navarro de Andrade) - Aprovado ITINERÁRIOS FORMATIVOS E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO CENTRO DE EXCELÊNCIA SENADOR GONÇALO ROLLEMBERG NO FORTALECIMENTO DO REISADO E NO RESGATE DO SAMBA DE PAREIA EM JAPARATUBA (SE) (Flavia dos Santos Andrade) - Aprovado ATUALIDADES E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO (Gabriel Cardoso Bom)- Aprovado |
GT - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANIZADORA: CIDADANIA, DIREITOS E PLURALIDADES |
A ILUSÃO MERITOCRÁTICA: O CURRÍCULO ESCOLAR COMO MECANISMO DE EXCLUSÃO NO BRASIL (Anderson Gonçalves Gandor, Geísa Goersch Guterres) - Aprovado EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU/SC: CIDADANIA, DIREITOS E JUSTIÇA SOCIAL (Caique Fernando da Silva Fistarol) - Aprovado EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MILITÂNCIA COM CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA CRÍTICA (Cherry Terra Reis) - Aprovado OBSERVANDO EMOÇÕES, CONSTRUINDO AFETOS, ENTENDENDO AFETAÇÕES. INTERAÇÕES ANTROPO-PEDAGÓGICAS COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL. (Rafael Willian Clemente) - Aprovado com ressalvas A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DA EXTREMA DIREITA E AS SUAS CONTRADIÇÕES: uma análise a partir da intelectualidade de Antonio Gramsci (Paula Carolina Nolasco Ferreira Silva) - Aprovado com ressalvas DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS (Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon ) - Aprovado com ressalvas |
GT - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICAS DOCENTES: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE RESISTÊNCIA |
AS HISTÓRIAS QUE NÃO TE CONTAM: ESCREVIVÊNCIAS DA ESCOLA INTEGRADA 2 DE MAIO (Herbert Saboia de Sousa) - Aprovado HISTÓRIA TRISTE, TODO MUNDO TEM: TRAJETÓRIA (AUTO)BIOGRÁFICA NA PESQUISA CIENTÍFICA (Dayana da Silva Ferreira) - Aprovado HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E PARA AS PRÁTICAS DOCENTES (Isabel Maria Lopes, Raquel Virginia Lopes) - Aprovado com ressalvas DO SOM À SOCIEDADE: TEORIA CULTUROLÓGICA E O REGGAE, CONEXÕES CULTURAIS ENTRE JAMAICA, MARANHÃO E BAHIA (Julia Keyse Santos) - Aprovado com ressalvas INTEGRANDO ESTUDOS CULTURAIS E DECOLONIAIS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA, METODOLÓGICA E PRÁTICA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA (Aline Do Rocio Neves, Juliane Kelm Ramos, Eliege Cristina Pepler) - Aprovado com ressalvas CANTO FUNDAMENTO EN PATAGONIA (1994-2005): CONSTRUCCIÓN DE UN MUNDO DEL ARTE ACTIVISTA (Lorena Paola Vargas Ampuero) - Aprovado com ressalvas MARCADORES SOCIAIS E A PERCEPÇÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE RACISMO E MULHERES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA (Maria José Lima dos Santos) - Aprovado com ressalvas ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: AS CONGADAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM ITINERÁRIO FORMATIVO DE APROFUNDAMENTO (Augusto Corrêa de Queiroz Freitas, Arielly Raissa Silva Pascoalin, Gabriel Cardoso Bom) - Aprovado com ressalvas |
GT - FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CAMINHOS INTERSECCIONAIS NA EDUCAÇÃO |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NOS ATUAIS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA (Rayane Catiuce Vilastro Alves, Anderson Dantas da Silva Brito) - Aprovado INTERLOCUÇÕES ENTRE HISTÓRIA E PSICANÁLISE A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE (Thainã Teixeira Cardinalli) - Aprovado FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA/CIÊNCIAS E A TEMÁTICA GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA (Leandro Dos Santos) - Aprovado EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA (Júlia Campos Moura) - Aprovado com ressalvas POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA MAIS PROFESSORES (Fernanda Gezielle de Oliveira, Ângela Cristina Alves Albino) - Aprovado HISTÓRIA DAS MULHERES NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 9º ANO NO PARANÁ: ENTRE SILÊNCIOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA (Andria Vitoria Nobrega Cavalcante, Thicyane Gomes de Oliveira Gonçalves de Lima) - Aprovado ENTRE SILÊNCIOS E RESISTÊNCIAS: CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E FAMÍLIAS LGBTQIA+ NUMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL (Thicyane Gomes de Oliveira Gonçalves de Lima, Ândria Vitória Nóbrega Cavalcante) - Aprovado UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ENTRE 1973 E 2002 (Anne Caroline Soares Dourado) - Aprovado com ressalvas CURRÍCULO EM DESASSOSSEGO: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE (Caroline dos Santos Florentino de Barros) - Aprovado com ressalvas REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR (Maiara Bulhão de Souza) - Aprovado |
GT - IMPRESSOS E MANUSCRITOS COMO FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO |
APLICABILIDADE DAS LEIS INFANTOJUVENIS EM PATOS DE MINAS ATRAVÉS DAS FONTES JORNALÍSTICAS (Vicente Antonio Batista Fonseca, Misael Hipólito Ribeiro, Lívia Sicoli Hipólito Ribeiro) - Aprovado O LIVRO “CULTURA DOS CAMPOS” DE JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL NA HEMEROTECA DIGITAL DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (DE 1898 A 1919) (Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski) - Aprovado A EDUCAÇÃO DOS CORPOS E DAS SENSIBILIDADES NAS PÁGINAS DO JORNAL LIBERTÁRIO A PLEBE (1917-1935) (Samira Martins) - Aprovado |
GT - EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE: O SABER NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO DAS COMUNIDADES (RURAIS, PERIFÉRICAS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E OUTRAS) |
RAÍZES E MEMÓRIAS: OS SABERES DO CAMPO E A HISTÓRIA LOCAL COMO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS (Raquel Pirangi Barros, João Batista Gonçalves Bueno) - Aprovado PRECEITOS AGROECOLÓGICOS E PERMANÊNCIA NO SEMIÁRIDO: UMA LEITURA DOS ENSINAMENTOS DE PADRE CÍCERO À LUZ DA AGROECOLOGIA (Tayronne de Almeida Rodrigues, João Leandro Neto) - Aprovado UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TERRITORIALIDADES SOCIOAMBIENTAIS: RESISTÊNCIA E NEGOCIAÇÃO TERRITORIAL EM DUAS COMUNIDADES RURAL E URBANA (Mônica de Souza Corrêa, Francisco Pontes de Miranda Ferreira) - Aprovado PRECEITOS AGROECOLÓGICOS E PERMANÊNCIA NO SEMIÁRIDO: UMA LEITURA DOS ENSINAMENTOS DE PADRE CÍCERO À LUZ DA AGROECOLOGIA (Tayronne de Almeida Rodrigues, João Leandro Neto) - Aprovado AGROECOLOGIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO (João Leandro Neto, Tayronne de Almeida Rodrigues) - Aprovado |
GT - DIREITO À EDUCAÇÃO E AS DESIGUALDADES HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO CURRÍCULO |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso (Marcela Barbosa Ribeiro) - Aprovado O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E OS DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO (Paulo Afonso Tavares) - Aprovado PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PLANOS MUNICIPAIS PIAUIENSE: a situação da Educação Infantil no Território de Desenvolvimento Planície Litorânea (Fabricia Pereira Teles) - Aprovado com ressalvas UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR PARAIBANA: um território de controle ou em disputa? (Maria Vitoria Oliveira Santos) - Aprovado com ressalvas FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ERER: ANÁLISE DIALÓGICA DOS PLANOS DE ENSINO DA PEDAGOGIA/UFPA, CAMPUS CASTANHAL (Samara Ferreira da Silva) - Aprovado A LEI N°13.415/2017 NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: ANTECEDENTES, ESTRUTURA CURRICULAR E DESIGUALDADES NO ENSINO MÉDIO (Francisco Diego De Oliveira Gomes, Daniel Camurça Correia) - Aprovado |
GT - DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ACESSIBILIDADE |
O LIVRO DIDÁTICO ACESSÍVEL “TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA JORNADA INCLUSIVA NA MATEMÁTICA” À LUZ DO DUA (Aryadne Wynne de Carvalho Travassos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas MUSEU VIRTUAL DOS POLIEDROS DE PLATÃO: PLANEJAMENTO DE ENSINO ORIENTADO PELO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (Ivanildo Leite Batista, Eric da Silva Santos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas INFOGRAFIA E O DUA: PROPOSTA DE RECURSOS ABERTOS E ACESSIBILIDADE DIGITAL (Felipe Mendes Monteiro, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado com ressalvas UM AMBIENTE DINÂMICO INTERATIVO COM BASE NO DUA “EXPLORANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS” (Eric da Silva Santos, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado DUA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO NARRATIVA (Raphael Cavalcante Paulo, Filipe Barbosa da Silva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado O JOGO DIDÁTICO “DEFENSORES DA MEMBRANA”: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (Taís Monteiro de Paiva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos) - Aprovado |
GT - TEMAS TRANSVERSAIS EM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DESEMPENHO MATEMÁTICO EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Vera Lucia Pereira Borges Silva, Elizabeth Matos Rocha, José Wilson dos Santos) - Aprovado INTEGRAÇÃO DE GRANDES MODELOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA INICIATIVA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA (Henrique Zielke Pedrolo Weiler) - Aprovado A LEI N° 10.639/2003 E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFRN (2018) (Yara Galdino Dutra) - Aprovado TRANSVERSALIDADE EM HISTÓRIA: DISPUTAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS (Luciana Ribeiro Pinto Soares) - Aprovado A RECEPÇÃO DAS TEORIAS E DOUTRINAS RACIAIS NO BRASIL (Manuel Alves de Sousa Junior) - Aprovado NATUREZA, CIÊNCIA E DESCOBERTA: A VIAGEM DE AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE (Cesar Augusto Neves Souza) - Aprovado RACISMO E ANTIRRACISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: NOTAS SOBRE MEMES, HASHTAGS E NARRATIVAS (Daniel Bergue Pinheiro Conceição) - Aprovado com ressalvas A VIVÊNCIA DOS EDUCADORES NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA URBANA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FORTALEZA-CE (Raimundo da Silva Paiva) - Aprovado com ressalvas |
Quer se tornar um parceiro?
Dados enviados com sucesso!
Fique tranquilo, assim que o organizador visualizar seu dados ele entrará em contato!
Seja um dos nossos Parceiros!
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.