APRESENTAÇÃO

O V Seminário Internacional de História e Educação, promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEEINTER), será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, tendo como temática central “Formação Docente, Currículo e Desigualdades em Perspectiva Histórica”. Com o objetivo de reunir pesquisadores(as), professores(as), estudantes e profissionais das áreas de História, Educação, Ciências Humanas e Sociais, o evento propõe-se como um espaço de diálogo crítico, compartilhamento de saberes e fortalecimento de redes acadêmicas.

Nesse sentido, anunciamos a abertura para submissão de propostas de Grupos de Trabalho (GTs). As propostas devem dialogar com a temática central do evento e com os contextos, desafios e perspectivas da formação docente na América Latina, considerando tanto a formação inicial quanto a continuada, em articulação com os debates curriculares, as políticas públicas e as experiências educativas nos territórios.

Convidamos pesquisadoras(es), docentes e demais profissionais interessados(as) a submeterem propostas de GTs que contribuam para a construção de um espaço plural, interdisciplinar e comprometido com a justiça social, a diversidade e o fortalecimento da educação pública.

DAS NORMAS

Os GTs estão programados para os dias 26 e 27 de agosto no turno da manhã, e 28 de agosto no turno da tarde. Cada GT deve ser proposto e coordenado por pelo menos duas e, no máximo, três pessoas, sendo preferencialmente pelo menos uma delas doutora e vinculadas a instituições diferentes.

Cada GT deve incluir no mínimo 5 e no máximo 15 trabalhos inscritos, abordando temáticas relevantes para os estudos acerca da formação docente, desigualdades, educação, história e a interdisciplinaridade. As propostas podem envolver comunicações de pesquisas, performances, relatos de experiências ou outras formas de expressão, desde que alinhadas ao tema do GT e consideradas relevantes pelas coordenações dos Grupos de Trabalho.

As inscrições para propor Grupos de Trabalho podem ser realizadas até 11 de junho de 2025, às 23h59min (horário de Brasília), por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/BCb5Wnr3f7tdGcgC9

DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os GTs devem se vincular a um dos seguintes eixos temáticos:

1. Avaliação Educacional
– Avaliação da aprendizagem e equidade
– Políticas de avaliação
– Impactos da avaliação na formação docente e na trajetória escolar

2. Currículo, História e Disputas de Sentido
– Currículo como campo de disputa política e cultural
– História do currículo e reformas educacionais
– Temas contemporâneos e currículos contra-hegemônicos

3. Educação Básica e Desigualdades Sociais
– Práticas pedagógicas em contextos de vulnerabilidade
– Formação docente para a educação básica e políticas públicas
– Acesso, permanência e sucesso escolar na América Latina

4. Educação em Espaços Formais e Não Formais
– Aprendizagens em territórios educativos diversos
– Museus, centros culturais e movimentos sociais como espaços de formação
– Experiências pedagógicas além dos muros escolares

5. Ensino das Humanidades e Pensamento Crítico
– Práticas interdisciplinares no ensino das ciências humanas
– Formação crítica e ensino de Filosofia, Sociologia, Geografia e História
– Narrativas, memórias e oralidades como estratégias educativas

6. Ensino de História e Produção de Conhecimento
– Didática da História e desafios contemporâneos
– Ensino de História e construção de identidades
– Experiências pedagógicas e materiais didáticos inovadores

7. Cultura, Educação e Resistência
– Cultura popular e práticas educativas
– Estudos culturais e formação docente
– Interculturalidade e narrativas latino-americanas

8. Formação Docente: Saberes, Práticas e Políticas
– História da formação de professores e reformas institucionais
– Estágios, práticas e profissionalização docente
– Formação continuada e contextos escolares

9. Diversidade e Interseccionalidades
– Gênero, sexualidade, raça e etnia na escola
– Práticas pedagógicas antirracistas e inclusivas
– Identidades dissidentes e violências no espaço escolar

10. Instituições Escolares e Cultura Organizacional
– Dinâmicas institucionais e práticas escolares
– História das instituições educativas
– Gestão escolar, democracia e participação

11. Metodologias de Ensino e Inovação Pedagógica
– Metodologias ativas, tecnologias e mediação didática
– Ensino híbrido, remoto e práticas emergentes
– Avaliação crítica de métodos tradicionais e inovadores

12. Educação Inclusiva e Direitos Humanos
– Formação docente para a inclusão de pessoas com deficiência
– Barreiras atitudinais, arquitetônicas e curriculares
– Políticas públicas de educação inclusiva na América Latina

13. Políticas Educacionais em Perspectiva Histórica
– Análise histórica das políticas públicas de educação
– Impactos de reformas e legislações sobre a formação docente
– Modelos educacionais e desigualdades estruturais

14. Divulgação Científica, Saberes Populares e Educação
– Popularização da ciência e democratização do conhecimento
– Saberes tradicionais e interculturalidade
– Experiências de educação científica com base territorial

15. História, Educação e América Latina
– Experiências educativas em diferentes contextos latino-americanos
– Comparações regionais e circulação de ideias pedagógicas
– Lutas sociais, movimentos educacionais e protagonismos locais

16. Temas Transversais em Educação e Práticas Pedagógicas
– Meio ambiente, ética, direitos humanos e cidadania na escola
– Educação para a diversidade e combate às violências
– Temas contemporâneos e a transversalidade no currículo escolar
– Práticas pedagógicas interdisciplinares com foco em temas emergentes

17. Educação Ambiental, Territórios e Justiça Climática
– Práticas pedagógicas em educação ambiental e sustentabilidade
– Saberes territoriais, comunidades tradicionais e ecologia de saberes
– Mudanças climáticas, justiça ambiental e desafios educacionais

18. Inteligência Artificial, Tecnologias Digitais e Educação
– Impactos da inteligência artificial na formação docente e no currículo
– Ética, algoritmos e desigualdades tecnológicas na educação
– Educação digital crítica e tecnologias emergentes em sala de aula

DAS PROPOSTAS APROVADAS

O resultado dos GTs aprovados será divulgado no site do evento até 13 de junho de 2025. A inscrição dos/as proponentes de GT deve ser efetuada até 30 de junho de 2025, conforme a titulação do/a proponente.

RESPONSABILIDADES DAS COORDENAÇÕES DE GTs

As coordenações dos GTs serão responsáveis por:

  • Aprovar e acompanhar as apresentações dos trabalhos;

  • Coordenar as atividades durante o evento;

  • Apresentar um relatório final sobre as atividades desenvolvidas no GT;

  • Elaborar parecer de aprovação, aprovação com modificações ou reprovação sobre os trabalhos submetidos ao GT, evidenciando aspectos positivos, sugestões de melhoria e/ou orientações para publicação futura;

  • Comentar as apresentações dos trabalhos submetidos junto ao GT;

  • Selecionar os destaques do GT e indicar, em ordem de preferência, a publicação em revistas parceiras do evento ou no e-book de destaques.

DISPOSIÇÕES FINAIS

As inscrições para a proposição de Grupos de Trabalho podem ser realizadas até dia 11 de junho de 2025, às 23h59min, horário de Brasília, exclusivamente através do link: https://forms.gle/BCb5Wnr3f7tdGcgC9

Em casos omissos, a comissão organizadora resolverá as questões pendentes.

Agradecemos antecipadamente por seu interesse e colaboração. Juntos, continuaremos a promover a excelência na interdisciplinaridade e contribuir para o avanço do conhecimento.

Florianópolis, 28 de junho de 2025.

 

Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira

Coordenador Geral do Evento