GT - Tecnologias, Cultura Maker e Educação Básica: olhares históricos e práticas para uma aprendizagem criativa
Este Grupo de Trabalho propõe-se a discutir, em perspectiva histórica e crítica, as relações entre tecnologias educacionais, cultura maker e práticas pedagógicas na Educação Básica. Partindo da compreensão de que os recursos tecnológicos incorporados à escola refletem disputas curriculares, concepções de formação docente e transformações nas políticas educacionais, o GT busca reunir trabalhos que analisem tanto os processos históricos de introdução de tecnologias no ensino quanto experiências contemporâneas com metodologias ativas, robótica educacional, programação, fabricação digital, entre outras formas de “aprender fazendo”. Serão acolhidas propostas que abordem:
a) As trajetórias históricas do uso de tecnologias na educação;
b) O papel da cultura maker como estratégia pedagógica na escola básica;
c) A formação de professores frente às transformações tecnológicas e metodológicas;
d) As tensões entre inovação, equidade e currículo escolar;
e) Práticas pedagógicas interdisciplinares mediadas por tecnologia.
O GT visa fomentar o diálogo entre pesquisadores(as), professores(as) e estudantes interessados(as) na construção de uma escola mais criativa, crítica e conectada com os desafios do presente, sem perder de vista os legados históricos que moldam o campo educacional.