Mostra de Projetos dos Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tem como missão institucional formular e implementar políticas públicas ambientais visando proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Tal integração entre conservação ambiental e promoção de desenvolvimento social constitui um grande desafio, enfrentado pelo Instituto em suas diversas áreas de atuação e, particularmente, no âmbito da Gestão Socioambiental. Constituindo-se como tema complexo e multidisciplinar, é fundamental assegurar aos servidores e parceiros da instituição uma adequada formação nesta questão, de modo a qualificar a atuação institucional e contribuir com a consolidação do socioambientalismo no país. Este é o propósito dos Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental.
Este processo formativo, em seu atual formato, teve início em 2014, com a integração de linhas temáticas anteriormente trabalhadas de forma independente: Gestão Participativa, Educação Ambiental e Gestão de Conflitos. Como resultado de quase uma década de experiências acumuladas e cerca de 400 pessoas capacitadas, entre servidores e demais atores sociais (conselheiros, lideranças comunitárias, pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada), os Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental vêm se consolidando como importante processo pedagógico e político-institucional.
Em se tratando de um processo formativo que visa contribuir concretamente com o aprimoramento das políticas públicas socioambientais, além de sólida formação conceitual há uma dimensão eminentemente prática nos Ciclos: cada cursista deve apresentar ao final da formação, como requisito para conclusão do curso, um Projeto de Intervenção Local. Nestes projetos espera-se que os conceitos teóricos, as ferramentas pedagógicas e as diretrizes normativas oferecidas aos cursistas convirjam na propositura e execução de ações factíveis em seus territórios de atuação.
Portanto, a proposta deste Evento Paralelo, reconhecendo e valorizando a afinidade temática dos Ciclos de Gestão Socioambiental com as diretrizes e abordagens do SAPIS, é oferecer uma pequena Mostra de Projetos de Intervenção selecionados, em virtude do envolvimento com os atores sociais e do impacto que produziram na realidade local, e dialogar com os participantes, com vistas ao aprimoramento das políticas públicas socioambientais brasileiras.