GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas

Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.

Coordenação:

Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)

Me. Nathália Ferreira de Sousa Martins (UFJF)

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)

Dra. Rosângela Siqueira da Silva (SEMED-Manaus)

Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)

 

GT 2 - BNCC, Referenciais Curriculares e Ensino Religioso

Objetiva discutir concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso.

Coordenação:

Me. Adecir Pozzer (UFSC e FONAPER)

Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)

Esp. Maria Cleonice de Oliveira (SEMED-Montes Claros-MG e FONAPER)

Me. Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos (UFPB)

 

GT 3- Formação Docente e Ensino Religioso

Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especifiamente na área de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUC-Minas)

Dr. Henri Luiz Fuchs (IFRS - Campus Bento Gonçalves)

Me. Maria José Torres Holmes (SEDEC - FONAPER/PB)

Dr. Marinilson Barbosa da Silva (UFPB)

Me. Rosilene Pachêco Quaresma (UEPA)

Me. Simone Riske Koch (FURB e RELER)

 

GT 4 - Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa

Objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de pesquisas e práticas acerca das interrelações entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa. Acolhe trabalhos das diversas áreas do conhecimento e contextos socioculturais que favoreçam a visibilização de problemáticas e a gestação de propostas de superação de violências e intolerâncias de cunho religioso.

Coordenação:

Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (SEMED Cariacica-ES)

Me. Eliezer dos Santos Filho (PUC- Minas)

Dr. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC-AM e FONAPER)

Dr. Itamar Luiz Gelain (Católica SC)

Dra. Marivone Piana (CA/UFSC)

Me. Selma Correia Rosseto (SEMED Vila Velha-ES)

Me. Sônia Maria Dias (SEMED Vila Velha-ES)

 

GT 5 – Política, Laicidade e Ensino Público

Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:

Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)

Dr. Douglas Barros (PUC-Campinas)

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó e FONAPER)

 

GT 6 – Culturas e Religiosidades Indígenas

Procura socializar estudos referentes às histórias, culturas e religiosidades indígenas e suas interfaces com os campos da Educação, Ciências da Religião e Ensino Religioso. Quer também socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais junto às culturas e comunidades indígenas e debater as tensões ocasionadas pela atuação de denominações religiosas no interior das terras indígenas.

Coordenação:

Dr. Clovis Antonio Brighenti (UNILA)

Me. Eliane Farias (FUNIBER)

Dr. Elói Correa (SEED-PR e ASSINTEC)

Me. Georgia Carneiro da Fontoura (FURB)

Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB e FONAPER)

Dra. Sonia Missagia Matos (UFES)

 

GT 7 – Culturas e Religiões Afro-brasileiras

Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matriz africana, a partir dos campos da Educação, Ciências da Religião e Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)

Dr. Fabiano A. Costa Leite (SEDUC-ES)

Dr. Osvaldo Martins de Oliveira (UFES)

Me. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

 

GT 8 – Culturas e Religiões Orientais

Pretende discutir questões relacionadas às religiões e práticas religiosas orientais (Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Sikhismo, Xintoísmo e novos movimentos religiosos) e suas interfaces com os campos da Educação, Ciências da Religião e Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Gustavo Cesar Ojeda Baez (UFPB)

Dra. Maria Lucia Abaurre Gnerre (UFPB)

Dr. Joaquim Andrade (PUCPR)

 

GT 9 – Literatura e Religião

Pretende-se abordar a estreita relação entre o religioso e o literário, a partir de diferentes campos teóricos que discutam essas narrativas como possibilidades de produção cultural.

Coordenação:

Dra. Araceli Sobreira Benevides (UERN)

Dr. Kenner Roger Cazotto Terra (Faculdade Unida de Vitória)

Dr. Joe Marçal Gonçalves dos Santos (UFS)

Dra. Márcia de Souza (Unochapecó)

 

GT 10 Cristianismos e Novas Identidades

Acolhe trabalhos que investigam as diversas formas de ser cristão na atualidade, especificamente sobre os processos de subjetivação religiosa, trânsito e dupla pertença, midiatização e mercantilização do sagrado, perpetuação da colonialidade, fragmentação e flexibilização das doutrinas e teologias cristãs, e a influência das Igrejas no espaço público.

Coordenação:

Esp. Jorge Schieferdecker (UFPR e ASSINTEC)

Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN)

Dr. Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN)

 

GT 11 Espiritualidades, Novos Movimentos Religiosos e Culturas da Paz

Pretende reunir tanto estudos que lidam com dados empíricos, como os que levantam questões teóricas decorrentes de investigações acadêmicas. Serão aceitos trabalhos sobre as diferentes formas de espiritualidades transreligiosas dos novos movimentos contemporâneos e suas relações com a Cultura da Paz. Almeja lançar luz sobre novos modos de lidar com as espiritualidades, os novos movimentos religiosos e não religiosos e o cultivo da Cultura da Paz.

Coordenação:

Dr. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN)

Dra. Lurdes Caron (UNIPLAC)

Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araújo (UFPB)

 

GT 12 Sexualidades, Gêneros e Religiões: impactos do discurso religioso

Acolhe propostas sobre as relações entre orientação sexual, identidade de gênero e os discursos religiosos. São bem-vindas propostas sobre os impasses, as tensões e os impactos nas religiões e na sociedade contemporânea dos discursos religiosos acerca dos processos de redefinição das identidades sexuais e de gênero na esfera pública, religiosa e educacional.

Coordenação:

Me. Daniane Fátima Quadrado Caminero (Unochapecó)

Me. João José Barbosa Sana (UFES)

Dr. Mário Antônio Sanches (PUCPR)

Dra. Myriam Aldana Vargas Santin (Unochapecó)

Dr. Roberto Antonio Capiotti da Silva (USJ)

 

GT 13 Espiritualidades, Imaginário e Saúde

Um dos aspectos centrais no estudo das religiões é exatamente sua relação com o estado de saúde e a cura de enfermidades. Como cada tipo de religião lida com o problema? Como é sua relação com os profissionais e os serviços de saúde? Quais são os caminhos percorridos pelas pessoas em busca de tratamentos? Considerando que a imagem tem valor terapêutico, qual seria a predominância, as características brasileiras? Quais as contribuições que a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) tem a oferecer na exploração deste campo de estudos? Espera-se que os trabalhos deste GT indiquem alguns caminhos possíveis.

Coordenação:

Dra. Ana Paula R. Cavalcanti (UFPB)

Dr. Carlos André Cavalvanti (UFPB)

Dra. Tania Cristina de Oliveira (UNIRIO)

 

GT 14 Metodologias e Práticas Escolares com as diversidades: interfaces com o Ensino Religioso

Tem por objetivo pensar a escola como um espaço e lugar das diversidades (culturais, religiosas, étnicas.....), trabalhando-as com diferentes metodologias e tecnologias. Acolhe trabalhos que apresentem, analisem e reflitam sobre metodologias de ensino, práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, preferencialmente no Ensino Religioso.

Coordenação

Dr. Denilson Meireles Barbosa (UNIMONTES)

Dra. Edile Maria Fracaro Rodrigues (PUCPR)

Me. Ediana Maria Mascarello Finatto (EEB Profa. Benta Cardoso - Arvoredo-SC)

Me. Gilberto Oliari (UFSM e EEB Antonio Morandini - Chapecó-SC)

Me. Josiane Crusaro Simoni (ASPERSC e Unochapecó)

Me. Maria da Penha Lima da Silva (SEDEC- João Pessoa/PB)

 

GT 15 Teologia, Gênero e Educação para os Direitos Humanos

O GT objetiva discutir questões pertinentes as problemáticas atuais relacionadas a teologia, gênero, educação e direitos humanos. Acolher pesquisas que discutem à correlação das diferentes áreas numa perspectiva integradora e interdisciplinar direcionada ao aprofundamento e a discussão de questões relacionadas ao princípio da dignidade da pessoa humana. Discute-se, ainda, o processo da formação humano-espiritual e profissional docente.

Coordenação

Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unochapecó)

Dr. André Felipe Pereira (Católica SC)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dra. Gleydes Silvia Domingues (FABAPAR)

Dra. Jaci de Fátima Souza (PUCPR)

 

GT 16 - Fenômeno Religioso, Cultura Religiosa e Cultura Política: diálogos interdisciplinares

Este GT abordará o fenômeno religioso numa perspectiva interdisciplinar, considerando suas relações e interconexões com a cultura religiosa e a cultura política na contemporaneidade. Discutirá os efeitos políticos engendrados pela cultura religiosa e sua repercussão na vida social, na produção intelectual, na cultura, na arte, na educação e nas relações intersubjetivas. Neste sentido, acolheremos trabalhos que versam sobre o tema proposto em áreas afins das ciências humanas e sociais, a saber: psicanálise, filosofia, pedagogia, história, antropologia, sociologia, política, entre outras.

Coordenação

Dr. Claudio Marcio Coelho (SEDUC-ES)

Dra. Márcia Barros Ferreira Rodrigues (UFES)

Dr. José Carlos da Silva (USJ e FONAPER)

 

GT 17 - Teologia, Bioética e Espiritualidade

Acolher trabalhos que abordem os conflitos entre teologia e os avanços das biociências, entre espiritualidade e o conhecimento científico; e o modo como a espiritualidade responde aos impasses e possíveis alternativas levantadas pela Teologia que são relevantes para a bioética.

Coordenação:

Dr. Márcio Luiz Fernandes (PUCPR)

Dr. Waldir Souza (PUCPR)

 

GT 18 – Iniciação cientifica, Ciências da Religião e Teologia

A Iniciação Científica visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico e iniciação novos talentos entre estudantes de graduação. Para tanto, o GT visa acolher resultados de pesquisas realizadas por estudantes nas atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), PIBIC e outras modalidades de Iniciação Cientifica na Universidade.

Coordenação:

Dr. Alceu Orso (PUCPR)

Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)

Me. Miguel Fernando Rigoni (PUCPR)

Dr. Roberto Nentwing (PUCPR)

Me. Sérgio Barbosa Rodrigues (PUCPR)

 

GT 19 - Teologia, Ecologia e Religiões

Este GT acolhe pesquisas que abordam contribuições para e perspectivas teológicas sobre a ecologia a partir de qualquer religião, ou ainda em perspectiva ecumênica e/ou inter-religiosa. Preza por diálogos interdisciplinares entre Teologia e as Ciências das Religiões com as ciências da vida e do meio ambiente, da gestão urbana na busca de sustentabilidade. Acolhe, ainda, trabalhos analíticos que investigam experiências de interação positiva entre as diferentes formas de crer e a cooperação entre os credos por um mundo melhor.

Coordenação:

Dr. Elias Wolff (PUCPR)

Dr. Marcial Maçaneiro (PUCPR)

Me. Raquel de Fatima Colet (PUCPR)

Dr. Rudolf Edward von Sinner (PUCPR)

 

GT 20 - Bíblia e Ensino Religioso: entre fundamentalismos, intolerâncias, respeito às diversidades e aos direitos humanos

Este GT visa receber e discutir propostas de comunicação relacionadas aos diversos desafios e avanços que marcam o campo dos encontros e desencontros da Bíblia com as práticas de Ensino Religioso. Está aberto a comunicações que abordem reflexões e situações envolvendo atitudes de intolerância fundamentadas na Bíblia, leituras e usos da Bíblia classificados como fundamentalista, discussões sobre as origens, as características do fundamentalismo bíblico, os problemas relacionados à colocação da Bíblia entre os demais textos e tradições sagrados de outras religiões e de outros povos; bem como sobre as consequências do ensino fundamentalista da Bíblia e experiências, possibilidades e caminhos para a superação da intolerância e do fundamentalismo bíblico. Busca refletir também sobre possibilidades de leituras da Bíblia que respeitem as diversidades e os Direitos Humanos, pois é para fortalecer esta perspectiva de Leitura que o GT foi proposto e é nesta direção que deseja contribuir.

Coordenação:

Dr. Luiz José Dietrich (PUCPR)

Me. Nadi Maria de Almeida (PUCPR)

 

GT 21 - Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Novas Tecnologias

Tem por objetivo apresentar e discutir as relações entre as novas tecnologias, as práticas pedagógicas e educação inclusiva, bem como analisar os impactos das tecnologias na constituição da subjetividade de professores e estudantes.

Coordenação:

Esp. Adriana Mello Gaertner Fernandes (SEMED Curitiba e ASSINTEC)

Esp. Brígida Karina Liechocki (UFPR e ASSINTEC)

Esp. Valmir Biaca (UNINTER, SEED e ASSINTEC)

 

GT 22 - Arte, Teologia e Ensino Religioso

Acolhe pesquisas que dinamizem a relação entre os campos da Arte e da Teologia na perspectiva do Ensino Religioso, promovendo o diálogo inter-religioso e seus diversos desdobramentos. 

Coordenação: 

Dra. Andréia Cristina Serrato (PUCPR)

Me. Felipe Sérgio Koller (PUCPR)

Me. Hilda Souto (UNESP)