Organizado pelo Programa de Pós-Graduação e Bacharelado em Teologia da PUCPR, o XIV Congresso Internacional em Teologia PUCPR integra a II edição do Congresso de Pós-Graduação em Teologia. Sua primeira edição foi realizada em 29 de outubro a 1 de novembro de 2018, no Evento do Humanitasda PUCPR, O futuro das Humanidades. Os Congressos visam agregar outras associações afins para discutir o tema das Ciências Humanas.

De outra parte, o FONAPER, desde 1995, buscando dar continuidade ao seu objetivo de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso não-confessional na Educação Básica, vem promovendo, em anos alternados, Seminários Nacionais de Formação de Professores de Ensino Religioso (SEFOPER - anos pares) e Congressos Nacionais de Ensino Religioso (CONERE - anos ímpares), em parceria com instituições de ensino superior e sistemas de ensino.

A IX edição do CONERE ocorreu em outubro de 2017, na cidade de Natal, organizado juntamente com o curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na oportunidade, o FONAPER realizou a primeira edição do Congresso Latino-Americano de Educação e Ciências da Religião, oferecido com o intuito de internacionalizar suas ações, por meio do encontro bianual de investigadores que atuam na interface entre dois campos inter-relacionados com o Ensino Religioso: Educação e Ciências da Religião.