XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 14ª Conferência Internacional de História de Empresas

24 de setembro de 2019, 00h00 até 26 de setembro de 2019, 00h00

Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

SESSÃO I – 24/9 – 13:30 – Bloco P

1) Brasil e América no século XIX – I 
Sala Celso Furtado
Comentarista: Silvio Humberto de Passos Cunha (UEFS)

Alexandre Jeronimo de Freitas (UFRRJ), Erlon Domingues da Silva (UFRRJ). Impactos econômicos da Guerra do Pacífico: um estudo comparativo entre Chile e Peru.

Milena Fernandes de Oliveira (UNICAMP). O consumo e seus sentidos na formação econômica brasileira (séculos XVI-XIX).

Mônica de Souza Nunes Martins (UFRRJ).  Os interesses comerciais norte-americanos e a participação do Brasil na World’s Industrial and Cotton Centennial Exposition, em New Orleans, 1884.

Natânia Silva Ferreira (UNICAMP). Os inventários post-mortem como fontes para o estudo de cultura material: os bens móveis do cotidiano do município de Varginha na passagem para o novecentos.

2) Brasil e América nos séculos XX e XXI – I
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Ricardo Luiz Chagas Amorim (Universidade de Coimbra)

Alexandre Queiroz Guimarães (PUC-MG), Fernanda Cimini (PUC-MG). Os limites enfrentados pelos governos de centro-esquerda na promoção de reformas sociais e econômicas – comparando Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Carlos Gilberto de Sousa Martins (USP). A Argentina neoliberal: as reformas trabalhista e da previdência dos anos 1990.

Francisco Antônio Pindale (UFMA). O percurso histórico do comércio externo de Angola e a análise da sua balança comercial: 2007-2017.

Alexandre Jeronimo de Freitas (UFRRJ).  Da vitória a crise: uma análise das políticas econômicas do Governo Macri (2015-2019).

3) Brasil e América nos séculos XX e XXI – II
Sala Maria da Conceição Tavares

Comentarista: João Henrique Zanelatto (UNESC)

Adelino Martins (USP). O Governo Provisório (1930-1934) e a contabilidade pública: Belzebu e o nariz de seu filho.

Claucir Roberto Schmidtke (UNICENTRO).  Instituições e desenvolvimento econômico: o direcionamento da política econômica brasileira durante o Estado Novo.

Felipe Ferreira Batista, Carlos Eduardo Carvalho (USP).  Carvalho Pinto: três aspectos de um destacado político paulista do século XX.

Leonardo Segura Moraes (UFU), Jonattan Rodríguez Castelli (UEMS).  Um teste de quebra estrutural para a hipótese de deslocamento do centro dinâmico na indústria brasileira nos anos 1930.

José Flávio Motta (USP) e Luciana Suarez Lopes (USP).  Getúlio e as garçonetes. O Decreto n. 21.417-A e a regulação do trabalho das mulheres (Brasil, primeiro governo de Vargas).

4) História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – I
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Guilherme Grandi (USP)

Carolina Miranda Cavalcante (UFRJ).  Pensamento e obra de Douglass North.

Eduardo José Monteiro da Costa (UFPA).  A historiografia econômica como uma agenda de evolução institucional: a perspectiva de Douglass North.

Keanu Telles (UnB).  Coase, Hayek, and the institutional structure of production and exchange.

Lucas Casonato (UFPR), Eduardo Angeli (UFPR).  Kirzner e a tentativa de aproximação entre a Escola Austríaca e outras abordagens: evidências a partir de textos menos conhecidos.

 

SESSÃO II – 24/9 – 16:00 Bloco P

5) Brasil e América coloniais – I
Sala Celso Furtado
Comentarista: Nelson Mendes Cantarino (UNICAMP)

Idelma Aparecida Ferreira Novais (USP).  A mesa de inspeção inserida no projeto pombalino.

Luciana Suarez Lopes (USP) e José Flávio Motta (USP).  Mulheres chefes de domicílio. Guaratinguetá, primeira metade do século XIX.

Manoela Pedroza (UFF).  A economia moral dos pobres na colônia: como descobrir e como interpretar? (Fazenda de Santa Cruz, capitania do Rio de Janeiro, 1760-1783).

Fernando Carlos Greenhalgh de Cerqueira Lima (UFRJ).  Da moeda-metálica ao papel-moeda: transformações do meio circulante nas três primeiras décadas do século XIX.

6) Brasil e América no século XIX – II
Sala Maria da Conceição Tavares
Comentarista: Carlos Gabriel Guimarães (UFF)

Claudia Alessandra Tessari (UNIFESP).  Os últimos anos da escravidão em Piracicaba (SP): alforrias, concessão e coerção ao trabalho.

Luiz Fernando Saraiva (UFF), Silvio Humberto de Passos Cunha (UEFS).  A transição do debate: região e raça nas transformações do trabalho escravo para o livre.

Maísa Faleiros da Cunha (UNICAMP).  A riqueza dos senhores de cativos em Franca, São Paulo, século XIX.

Maria Alice Ribeiro (UNICAMP), Maria Aparecida Alvim Camargo Penteado (UNICAMP).  Escravos hipotecados: Campinas, 1865-1874.

7) Brasil e América nos séculos XX e XXI – III
Sala Tamás Szmrecsányi
Comentarista: Fábio Alexandre dos Santos (UNIFESP)

Bruno Cesar Cassani Medeiros (UNICAMP).  Celso Furtado: notas sobre a “modernização” e as conexões entre subdesenvolvimento e a dependência cultural e tecnológica.

Pedro de Vasconcellos Costa (UFRJ), Carlus Pinkusfeld Monteiro Bastos (UFRJ).  Considerações acerca do financiamento público e da inflação no Plano de Metas.

André Aparecido Bezerra Chaves (USP).  Educação como mercadoria: entre a utopia da Regra Jurídica ou Lei e a realidade capitalista.

Liara Darabas Ronçani (UNESC).  Gastos públicos em Santa Catarina (1956-2010): um enfoque para a Secretaria de Educação.

Wolfgang Lenk (UFU), Cristina Helena Carvalho (UFU), Fernando Batista Pereira (UFU).  Desigualdade social na educação superior e a gratuidade em universidades públicas.

8)  História de empresas e história da tecnologia – I
Sala Sérgio Buarque de Holanda
Comentarista: Michel Deliberali Marson (UNIFAL)

Alcides Goularti Filho (UNESC). Entre modernização e obsolescência: a trajetória da Companhia Telefônica Catarinense (1927-1969).

James William Goodwin Junior (CEFET-MG).  “Chamados à Casa Lunardi à rua dos Caetés”: o telefone nos anúncios da imprensa de Belo Horizonte, MG (1908-1928).

Luiz Mateus da Silva Ferreira (UFOP).  Empresários alemães no sul do Brasil: a trajetória da Sociedade Colonizadora de 1849 em Hamburgo (1846-1855).

João Maurício Buckingham Noronha Falleiros Leal (UNICAMP), Fábio Antônio de Campos (UNICAMP), Francisco Monticeli Valias Neto (UNICAMP).  A grande burguesia mercantil e a formação industrial em São Paulo (1888-1930).

9) História de empresas e história da tecnologia – II
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Armando Dalla Costa (UFPR)

Geizibel Julia Halas (UNIOESTE), Fernando dos Santos Sampaio (UNIOESTE).  Dinâmica espacial da indústria farmacêutica.

Henrique Pereira Campos (UFSC), Silvio Antônio Ferraz Cario (UFSC), Arlei Luiz Fachinello (UFSC).  Padrão de integração de grandes empresas selecionadas de Santa Catarina nas cadeias globais de valor.

Ivo Raulino (Instituto Ignácio Rangel).  Origens e evolução da grande empresa têxtil do médio Vale do Itajaí.

Mônica de Souza Nunes Martins (UFRRJ), Leandro Miranda Malavota (UFRRJ).  A Exposição Universal de Viena de 1873 e o Congresso Internacional sobre Patentes.

10) História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – II
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Daniel do Val Cosentino (UFOP)

Alexandre Macchione Saes (USP), Rômulo Felipe Manzatto (USP).  Os sessenta anos de Formação Econômica do Brasil: pensamento, história e historiografia.

Fabio Sapragonas Andrioni (USP).  O desenvolvimento em Celso Furtado e em Roberto Campos como uma filosofia do tempo (1967-1968).

Leonardo Dias Nunes (UNISO).  A noção de progresso de Juscelino Kubitschek.

Rogério Naques Faleiros (UFES), Ednilson Silva Felipe (UFES), Daniel Pereira Sampaio (UFES).  Brazil of the past and of the future: Celso Furtado, politics and underdevelopment.

 

SESSÃO III – 25/9 – 8:00: Bloco P

11) Brasil e América coloniais – II
Sala Celso Furtado
Comentarista: Claudia Alessandra Tessari (UNIFESP)

André Fernandes dos Passos (UFSC).  A economia de abastecimento de Santa Catarina no império português (1750-1820).

Fernando Carlos Greenhalgh de Cerqueira Lima (UFRJ).  Produção e circulação de moeda-metálica no Brasil colonial (1695-1808).

Siméia de Nazaré Lopes (UFPA).  Entre a cidade e o Sertão: comércio fluvial, negociantes e circuitos mercantis (1790-1810).

Télio Cravo (UFMG), Marcelo Magalhães Godoy (UFMG).  Sistema de aluguel de escravos, mobilidade social e mercado de trabalho nas obras públicas de Minas Gerais (1830-1840).

12) Brasil e América no século XIX – III
Sala Maria da Conceição Tavares
Comentarista: Rita de Cássia da Silva Almico (UFF)

Leonardo Milanez de Lima Leandro (UNIVASF), Fábio Carlos da Silva (UFPA), Renato Leite Marcondes (USP).  Crédito hipotecário na praça de Belém: uma análise da rede baseada em grafos.

Luiz Fernando Saraiva (UFF), Thiago Alvarenga de Oliveira (UFF).  A Caixa Econômica da Corte e a centralização da poupança popular no Thesouro Nacional (1860 – 1870).

Renato Leite Marcondes (USP).  As contas dos escravos numa economia agrária: clientes de casa de negócio em Tubarão/Santa Catarina (1875-1876).

Thiago Fontelas Rosado Gambi (UNIFAL), Marcel Pereira da Silva (UNIFAL), Eduardo José Vieira (UNIFAL).  A Caixa Econômica Particular de Ouro Preto (1838-1901).

13)  Brasil e América nos séculos XX e XXI – IV
Sala Tamás Szmrecsányi
Comentarista: Gustavo Pereira da Silva (UFSCar)

Fábio Alexandre dos Santos (UNIFESP).  Um sentido, uma cidade, muitos interesses: a cidade de São Paulo e as águas nas primeiras décadas do século XX.

João Manuel Casquinha Malaia Santos (UFSM).  "Casa de Tolerância": Angelina Ilha e os negócios da prostituição no extremo sul do Brasil (1915-1922).

João Paulo Davi Constantino (UNICAMP).  Financeirização, reestruturação econômica e a dinâmica desigual da urbanização no capitalismo contemporâneo: alguns comentários sobre o caso do Rio de Janeiro.

Tobias de Paula Lima Souza (UNICAMP).  A estruturação da rede de centros urbanos de porte médio em São Paulo: desconcentração industrial e as transformações no interior paulista.

14) História de empresas e história da tecnologia – III
Sala Sergio Buarque de Holanda
Comentarista: Alexandre Macchione Saes (USP)

Ellen Fonseca de Assis (UNIFAL), Michel Deliberali Marson (UNIFAL).  As origens do financiamento industrial no Brasil, 1891-1940: um estudo da Companhia Antarctica Paulista.

Humberto Ferreira Pontes Filho (UFPR), Armando Dalla Costa (UFPR).  J. Malucelli e seu primeiro cinquentenário no Brasil (1966-2016): a construção de um grupo econômico.

José Alex Rego Soares (USP).  A chegada da grande empresa internacional no Brasil: o caso da Imperial Mining Brazilian Association (IMBA).

Gabriel Crozetta Mazon (UNESC).  No caminho da universalização dos serviços postais: incluindo quem “não interessa”.

15) História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – III
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Milena Fernandes de Oliveira (UNICAMP)

Carlos Alberto Cordovano Vieira (UNICAMP), Fabio Campos (UNICAMP).  Imperialismo e questão nacional em Nelson Werneck Sodré.

Daniel do Val Cosentino (UFOP).  As ideias de Vieira Souto sobre a moeda e o câmbio e o debate econômico no Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX.

Janaína Fernanda Battahin (UNESP).  O pensamento econômico de Heitor Ferreira Lima: resgatando as obras publicadas nos anos 1950 e 1960.

Márcio Bobik Braga (USP), Amaury Patrick Gremaud (USP).  As vítimas algozes de Joaquim Manuel de Macedo e a ineficiência econômica da escravidão.

16) História econômica geral e economia internacional – I
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Juliano Giassi Goularti (ALESC)

Daniele da Rocha Faria (UFRRJ).  O processo de deflação de preços no contexto da crise financeira de 2008: origem, cronologia e magnitude.

Elena Soihet (UFRRJ).  BRICS – histórico, análise e perspectivas de consolidação de um banco regional de desenvolvimento econômico.

Maria de Fátima Silva do Carmo Previdelli (UFMA), Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA), Fernando Roberto Freitas Almeida (UFMA).  O Banco de Compensações Internacionais (BIS) e a unificação monetária europeia.

Rodolfo Francisco Soares Nunes (UFMA), Maria de Fátima Silva do Carmo Previdelli (UFMA). Comércio exterior brasileiro: as relações comerciais entre Brasil e Zona do Euro no período de 2001-2016.

Marcos Taroco Resende (UNIFAL), Roberto Pereira Silva (UNIFAL).  Liberalismo e tecnocracia: um estudo comparativo das políticas econômicas dos regimes autoritários do Chile (1973-1982) e da Argentina (1976-1982).

 

SESSÃO IV – 25/9 – 14:00: Bloco P

17) Brasil e América no século XIX – IV
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Luiz Fernando Saraiva (UFF)

Gustavo Pereira da Silva (UFSCar).  A formação da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo: imigrantes e fazendeiros no alvorecer da indústria paulista (1882-1892).

Lohana Monaco Bezerra (UFF), Fernando Augusto Mansor de Mattos (UFF), Victor Leonardo Figueiredo Carvalho de Araújo (UFF).  Para além das reformas monetárias: contribuições ao debate sobre a crise do Encilhamento.

Moisés Stahl (USP).  O Instituto Agronômico de Campinas e a produção cafeeira.

Pedro Parga Rodrigues (UFRRJ).  A Diretoria de Agricultura, a aplicação das leis agrárias oitocentistas e o capitalismo à brasileira.

18) Brasil e América no século XIX – V
Sala Celso Furtado
Comentarista: Thiago Fontelas Rosado Gambi (UNIFAL)

Camila Scacchetti (USP).  Do pacto à federação: caminhos e percalços.

Eduardo Silva Ramos (USP).  Centralização e privilégio: economia e fiscalidade na formação do Estado brasileiro (1808-1836).

Hoyêdo Nunes Lins (UFSC).  Imposições econômicas e busca de superação na primeira metade do século XIX: a província de Santa Catarina em destaque.

Leonardo Milanez de Lima Leandro (UNIVASF), Júlia Melo de Morais Luna (UNIVASF), Élder Araújo dos Santos (UNIVASF).  A economia de couros e peles do Brasil: evidências preliminares de exportações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pará (1845-1849).

19)  Brasil e América nos séculos XX e XXI – V
Sala Tamás Szmrecsányi
Comentarista: Paulo Roberto Cimó Queiroz (UFGD)

André Luiz da Silva (FEF).  Os (des)caminhos ferroviários no Estado de São Paulo (XIX –XX).

Daniel Monteiro Huertas (UNIFESP).  Os primórdios do rodoviarismo no Brasil (1893-1930).

Henry Marcelo Martins da Silva (UFMS), Pedro Geraldo Saadi Tosi (UNESP).  A Estrada de Ferro São Paulo-Goyaz e os contornos do negócio ferroviário em São Paulo no início do século XX.

Luiz Claudio de Freitas (UNESC).  O Porto de Laguna na formação econômica do sul catarinense.

20)  História de empresas e história da tecnologia – IV
Sala Sergio Buarque de Holanda
Comentarista: Fernando Carlos Greenhalgh de Cerqueira Lima (UFRJ)

Ângelo Brião Zanela (UFPR), Armando João Dalla Costa (UFPR).  A teoria business groups revisitada: uma perspectiva a partir de eixos estruturantes.

Danieli Lurdes Stadnik (UFPR), Armando João Dalla Costa (UFPR).  O Boticário: processo de internacionalização em Portugal e América Latina na ótica da escola de Uppsala.

Pablo Felipe Bittencourt (UFSC), Aulo Pércio Vicente Nardo (UNIASSELVI).  Ampliação de capacidades tecnológicas de empresas latecomers como fundamento da complexidade econômica: estudo de caso da WEG S.A.

Fábio Farias de Moraes (USP).  A Celesc na eletrificação de Santa Catarina.

21)  História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – IV
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA)

Diana Chaukat Chaib (UNIFAL), Débora Juliene Pereira Lima (UNIFAL).  A dependência dos países periféricos da América Latina segundo a orientação weberiana e a orientação marxista.

Fágner João Maia Medeiros (UNICAMP).  Revisitando o enfoque de estilos de desenvolvimento na América Latina: uma breve revisão histórica sobre o conceito de estilos.

Nelson Mendes Cantarino (UNICAMP).  Indústrias, inovações técnicas e políticas públicas: o debate luso-brasileiro (c. 1670 – 1870).

Danilo Araújo Fernandes (UFPA).  A formação do pensamento desenvolvimentista regionalista amazônico no século XX: uma análise a partir da influência das obras de Euclides da Cunha e Gilberto Freyre.

22) Iniciação Científica – I
Sala Maria da Conceição Tavares
Comentarista: Rossandra Maciel de Bitencourt (UFPR)

Bruno Henrique Fujarra (UFPR).  O Boticário: formação de um grupo econômico na periferia de uma economia periférica.

Domingos Joaquim Francisco (UNESC), Max Richard Coelho Verginio (UNESC), Dimas de Oliveira Estevam (UNESC).  Bases de sustentação das políticas e econômicas entre Brasil e Angola no âmbito da Cooperação Sul-Sul.

Emanuelly Oliveira de Araújo (UFPR).  Gestão da marca no processo de internacionalização da indústria de cosméticos para a Bolívia: caso O Boticário.

Matheus Antunio Canhete (UFMT).  Principais estratégias da expansão internacionalizada da Allianz.

 

SESSÃO V – 26/9 – 8:00: Bloco P

23)    Brasil e América nos séculos XX e XXI – VI
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Pedro Paulo Zahluth Bastos (UNICAMP)

Fábio Henrique Bittes Terra (UFABC), Marco Flávio da Cunha Resende (UFU).  Ciclo, crise e retomada da economia brasileira: avaliação macroeconômica do período 2004-2017.

Lucas Gonçalves de Lima (UFRGS), Pedro Cezar Dutra Fonseca (UFRGS).  Interpretações da política econômica nos governos Lula e Rousseff.

Vinicius Costa Brandão (UFF).  Crédito consignado e crise no Brasil: uma via de mão-dupla.

Gabriel de Castro Kato (UFABC).  Industrialização atrasada: a importância do BNDES no caso brasileiro.

24)  Brasil e América nos séculos XX e XXI – VII
Sala Maria da Conceição Tavares
Comentarista: Fabio Farias de Moraes (USP)

Bruno Giovani Chequin (USP).  A expansão da agroindústria canavieira paulista e o seu entrelaçamento com os mecanismos do sistema financeiro entre 2000 e 2010.

José Antônio Fernandes (USP).  Instituto Nacional do Mate: um gigante cada vez mais imóvel.

Pedro Ramos (UNICAMP), Rodolfo A. M. Pelegrin (UNICAMP).  A trajetória da agroindústria canavieira paulista: do Proálcool à crise na década de 1990.

David Deccache (FGV), Carolina Resende (UnB).  Crise fiscal ou funcional? Diagnósticos, alternativas e os aspectos políticos da grande crise da década de 2010.

25)  Brasil e América nos séculos XX e XXI – VIII
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Wolfgang Lenk (UFU)

Gabriela Salib (UNESC), João Henrique Zanelatto (UNESC).  Precarização dos trabalhadores das olarias de Sangão/SC: condição evidenciada em números.

Juliano Giassi Goularti (ALESC), Rossandra Maciel de Bitencourt (UFPR).  (Des)estruturação da Seguridade Social no Brasil: reforma da previdência e desoneração com contribuições sociais.

Juliano Vargas (UnB), Gabriella Pereira dos Santos (UnB).  Impactos da legislação trabalhista sobre o mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2018.

Luhan Martins Reigoto (UFF), Fernando Augusto Mansor de Mattos (UFF), Luiz Fernando Cerqueira (UFF).  Aspectos produtivos do Governo Dutra (1946-1951).

26)  História econômica geral e economia internacional – II
Sala Sergio Buarque de Holanda
Comentarista: Rogério Naques Faleiros (UFES)

Alexandre Black de Albuquerque.  Transição econômica da Coreia do Sul entre as décadas de 1950 e 1960: o início do esforço exportador.

Liana dos Santos Gonçalves de Souza (UFMA), Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA).  A Casa Di San Giorgio (1407-1805) no ciclo sistêmico genovês: algumas considerações.

Luís Cunha Ferreira (Universidade do Porto) e Paula Caiano (Universidade do Porto).  Comércio luso-brasileiro: o declínio do negócio dos vinhos (1890-1947).

27)  Iniciação Científica – II
Sala Tamás Szmrecsányi
Comentarista: Idelma Aparecida Ferreira Novais (USP)

Caroline Rippe de Mello Klein (UFFS).  O Ordoliberalismo alemão como opção à Alemanha no pós-guerra.

Henrique Moura Ferreira (UFRRJ).  Crescimento econômico argentino no séc. XIX: uma análise a partir da decomposição da demanda.

Rayane Layra de Souza, João Henrique Zanelatto (UNESC).  O Governo Vargas e as relações de trabalho nos livros didáticos de ensino de história atuais.

Samuel Henrique Colombo da Luz, Joao Henrique Zanelatto (UNESC).  Emancipação política e integração socioeconômica de Forquilhinha (1989-2016).

Yan Lima Bomfim (UVV).  Manutenção da monarquia após a revolução inglesa e francesa.

 

SESSÃO VI – 26/9 – 14:00 Bloco P

28)  História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – V
Sala Florestan Fernandes
Comentarista: Danilo Araújo Fernandes (UFPA)

Auberth Henrik Venson (UFPR), Lucas Casonato (UFPR), Adriana Sbicca Fernandes (UFPR).  Economia Comportamental e a formação de expectativas e decisão de investimento em Keynes.

Gustavo Onofre Andreão (UNICAMP), Maísa Goulart (UNICAMP), Vítor Lopes de Souza Alves (UNICAMP).  Alternativas teórico-metodológica aos reducionismos inerentes ao mainstream: complexidade e pluralismo.

Roberto Pereira Silva (UNIFAL).  Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”.

Fábio Henrique Bittes Terra (UFABC).  Racionalidade e método: duas contribuições de Fernando Cardim de Carvalho à teoria pós-keynesiana.

29)  História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – VI
Sala Celso Furtado
Comentarista: Ivan Colangelo Salomão (UFPR)

Emmanoel de Oliveira Boff (UFF).  Notas sobre o conceito de “mercado” nos sistemas de a. Smith e K. Marx.

Glaudionor Gomes Barbosa (UFPE).  David Hume e o equilíbrio automático das trocas internacionais: um ataque exitoso contra a concepção mercantilista do comércio exterior.

Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA), Felipe Cotrim (USP).  Uma discussão sobre a teoria marxiana do valor entre Werner Sombart e Friedrich Engels.

Natasha Pergher Silva (UFRGS).  Kalecki e a teoria kaleckiana no século XXI.

30)  História do pensamento econômico, historiografia e metodologia – VII
Sala Tamás Szmrecsányi
Comentarista: Luiz Felipe Bruzzi Curi (UFMG)

Camila Amaral Pereira (USP).  Vale do Rio Doce e a economia mineira (1940-1970).

Eujacio Roberto Silveira (USP).  Associações de classe da burguesia industrial paulista na década de 1920 e início da Era Vargas.

Rodrigo Constantino Jeronimo (UNESP), Sebastião Neto Ribeiro Guedes (UNESP).  Uma leitura commonsiana sobre o sindicalismo e a legislação trabalhista no Brasil.

Ricardo Luiz Chagas Amorim (Universidade de Coimbra).  O objetivo de crescer e desenvolver: a economia política clássica e os pioneiros da teoria do desenvolvimento.

31)  História econômica geral e economia internacional – III
Sala Caio Prado Júnior
Comentarista: Renato Leite Marcondes (USP)

Alexandre dos Santos Pacheco (UNIOESTE), Mirian Beatriz Schneider (UNIOESTE).  Desenvolvimentismo x neodesenvolvimentismo – os teoremas de Godel e a síndrome da incompletude.

Augusto Baptista Bretas da Fonseca (UFRJ).  O paradigma da modernização e as ferrovias brasileiras no período 1850-1930.

Fábio Antônio de Campos (UNICAMP).  Imperialismo, formação econômica russa e Revolução de 1917.

Leonardo Segura Moraes (UFRGS).  Autonomia relativa do estado, industrialização e política econômica em perspectiva histórica.