Sobre
O XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e a 14ª Conferência Internacional de História de Empresas, organizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE –, têm como objetivo principal discutir, sob o enfoque histórico, temas de alta relevância para a compreensão da sociedade e dos processos de desenvolvimento. Os eventos serão realizados na Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC, em Criciúma/SC, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2019.
O público alvo consiste em pesquisadores, professores e estudantes (Pós-Graduação e Graduação) dos cursos de Economia, História, Geografia, Administração, Ciências Sociais e áreas afins, assim como organizações públicas e privadas que tenham interesse em pesquisas acerca da História Econômica e História de Empresas. O evento contará com Conferências nacionais e internacionais, mesas redondas e apresentação de comunicações orais.
Local do evento
Universidade do Extremo Sul Catarinense - 88806-000, Avenida Universitária, 1.105, Universitário, Criciúma, Santa Catarina
Palestrantes
-
Prof. Dr. Álvaro Garrido - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Álvaro Garrido é professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde coordena o grupo de História Económica e Social. Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). O seu trabalho incide na História Económica contemporânea e na história das instituições do Estado Novo português. Os temas do corporativismo, das pescas e da economia do mar e da economia social são centrais no seu projeto de investigação. Recentemente publicou: Cooperação e Solidariedade. Uma História da Economia Social (Tinta-da-China, 2016); Queremos uma Economia Nova! O Corporativismo Salazarista (Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2016) e As Pescas em Portugal (Col. Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).
-
Prof. Dr. Juan Odisio - Faculdad de Ciencias Económica da Universidad de Buenos Aires
Doutor em Ciências Sociais, Mestre em História Econômica e Políticas Econômicas e Bacharel em Economia pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalha como professor assistente de "História Econômica e Social da Argentina" do FCE-UBA, pós-doutorando do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) com sede no IIEP-Baires e diretor de H-indústria, Journal of History of indústria, serviços e empresas na América Latina. Participa de diversos projetos de pesquisa sobre industrialização por substituição de importações, o Estado empreendedor argentino e a história do pensamento econômico. Sobre esses assuntos, ele publicou artigos e capítulos de livros tanto no país quanto no exterior nos últimos anos.
-
Profa. Dra Teresita Gómez - Faculdad de Ciencias Económica da Universidad de Buenos Aires
Licenciatura em História. Faculdade de Humanidades e Artes. Universidade Nacional de Rosario. Mestrado em História da América Latina no Instituto dos Altos Estudos da América Latina. Sorbonne Nouvelle. Paris III. Pesquisadora do Centro para o Estudo da Situação e Perspectivas da Argentina (CESPA). Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade de Buenos Aires. Ela fazia parte da Comissão Diretiva da Associação Argentina de História Econômica. Professora Associada da Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Ele atua como sócio avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET). Co-autor de livros sobre História das Empresas, Transporte e Planejamento na Argentina. Sua área de trabalho é a História Econômica.
-
Prof. Dr. Aníbal Herib Caballero Campos - Universidad Nacional de Canindeyú
Doutor em História pela Universidade Nacional de Assunção e mestre em História do Mundo Hispânico pelo Conselho Superior Espanhol de Pesquisa Científica, através de uma bolsa da Fundação Carolina e da Fundação Mapfre Tavera. Pós-doutorado no PPGH da Universidade Federal da Grande Dourados. A experiência na área de História, com ênfase na história, focando principalmente nos seguintes temas: Paraguai, nacionalismo, república, biblioteca e nação paraguaia.
-
Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães - Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em História Econômica Geral e do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2002-2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica do Brasil (Colônia e Império_séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: estado, comércio, poder, economia e história econômica. Pesquisador do CNPq.
-
Prof. Dr. Guilherme Grandi - Universidade de São Paulo
Professor doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá).
-
Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador do CNPq desde 1987. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico.
-
Hermano Penna - Hermano Penna
Diretor de cinema, diretor de fotografia, roteirista. Cearense, nascido em 1945, passou a juventude na Bahia, mas em meados dos anos 60 mudou-se para Brasília e, em seguida, para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de direção em O profeta da fome (1969), de Maurice Capovilla, e como assistente de câmera, em Gamal, o delírio do sexo (1970), de João Batista de Andrade. Entre a metade dos anos 70 e o início dos 80, dirigiu documentários para o programa de televisão Globo Repórter, como A mulher no cangaço (1976) e África, mundo novo (1977). Com seu primeiro longa-metragem, Sargento Getúlio (1983), foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suíça, e melhor filme em Gramado. Em 2007, lançou o drama Olho de Boi, que recebeu os prêmios de roteiro e ator no Festival de Gramado.
-
Prof. Dr. Pedro Paulo Zahluth Bastos - Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), entre 2009 e 2011, e chefe do Departamento de Política e História Econômica do Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas, entre 2008 e 2012. Foi professor visitante na Universidade da California, Berkeley (2017-8). Desde 2002, leciona no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente é Professor Associado (Livre Docente). Tem experiência na área de Economia e Economia Política, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Política da Política Econômica, Economia Brasileira Contemporânea e Formação Econômica do Brasil.
-
Prof. Dr. Ivan Colangelo Salomão - Universidade Federal do Paraná
Professor do Departamento de Economia da e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da Revista de Economia e editor-adjunto de Análise Econômica e História Econômica & História de Empresas.
-
Prof. Dr. Luiz Felipe Bruzzi Curi - Universidade Federal de Minas Gerais
É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da FACE/UFMG e pesquisador do Cedeplar/UFMG. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), tendo feito mestrado (2014) e doutorado (2018) em História Econômica pela Universidade de São Paulo.
-
Prof. Dr. Roberto Pereira Silva - Universidade Federal de Alfenas
Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
24/09 | ||
13h00 Bloco P Sala 101 |
Credenciamento
Credenciamento |
|
13h30 Bloco P |
Sessão de comunicações I
Apresentação de Trabalhos |
|
13h30 Bloco P |
Reunião da Diretoria e do Conselho de Representantes da ABPHE
Fórum |
|
15h30 Bloco P |
Intervalo para café
Coffee break |
|
16h00 Bloco P |
Sessão de comunicações II
Apresentação de Trabalhos |
|
19h15 Auditório Rui Hulse |
Democracia e transformações sociais: Portugal do 25 de Abril ao ingresso na União Europeia
Conferência |
Prof. Dr. Álvaro Garrido (Universidade de Coimbra) |
25/09 | ||
08h00 Bloco P |
Sessão de comunicações III
Apresentação de Trabalhos |
|
08h00 Bloco P Sala 101 |
Credenciamento
Credenciamento |
|
10h00 Bloco P |
Intervalo para café
Coffee break |
|
10h30 Bloco P Sala 19 |
Brasil e Argentina – neoliberalismo e desenvolvimentismo no movimento pendular
Mesa-redonda Prof. Dr. Juan Odisio, Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca |
|
12h30 Restaurante |
Intervalo para almoço
Almoço |
|
14h00 Bloco P |
Sessão de comunicações IV
Apresentação de Trabalhos |
|
16h00 Bloco P |
Intervalo para café
Coffee break |
|
16h30 Bloco P Sala 19 |
Logística e integração regional no Cone Sul nos séculos XIX e XX
Mesa-redonda Prof. Dr. Guilherme Grandi, Profa. Dra Teresita Gómez |
|
18h30 Bloco P |
Documentários: '500 anos de Economia Brasileira'
Sessão de Cinema |
|
19h15 Bloco P Sala 19 |
Direitas no Brasil e na Europa
Conferência Prof. Dr. Álvaro Garrido, Prof. Dr. Pedro Paulo Zahluth Bastos |
|
26/09 | ||
08h00 Bloco P |
Sessão de comunicações V
Apresentação de Trabalhos |
|
08h00 Bloco P Sala 101 |
Credenciamento
Credenciamento |
|
10h00 Bloco P |
Intervalo para café
Coffee break |
|
10h30 Bloco P Sala 19 |
Guerras na Bacia do Prata (século XIX): economia e política
Mesa-redonda Prof. Dr. Aníbal Herib Caballero Campos , Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães |
|
12h30 Restaurante |
Intervalo para almoço
Almoço |
|
14h00 Bloco P |
Sessão de comunicações VI
Apresentação de Trabalhos |
|
16h00 Bloco P |
Intervalo para café
Coffee break |
|
16h30 Bloco P Sala 19 |
Assembleia da ABPHE e eleição da nova diretoria
Fórum |
|
18h00 Bloco P |
Lançamento de livros
Lançamento de Livro |
|
19h15 Auditório Rui Hulse |
Conferência da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE)
Conferência Prof. Dr. Ivan Colangelo Salomão, Prof. Dr. Luiz Felipe Bruzzi Curi , Prof. Dr. Roberto Pereira Silva |
Inscrições
Organizador
-
Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
A ABPHE, fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (história de empresas, história do pensamento etc.). A ABPHE é a principal organização científica nacional em sua área de atuação, promovendo estudos de história econômica através de revista especializada, publicação de livros e realização de encontros regulares, nos quais a comunidade acadêmica debate artigos e paradigmas de interpretação, conhece pesquisas em andamento e dialoga com pares de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da história, a ABPHE abre espaço para mesas e conferências sobre processos econômicos contemporâneos.
Diretoria ABPHE 2017-2019
Luiz Fernando Saraiva (UFF)
Presidente
Alcides Goularti Filho (UNESC)
Vice-Presidente
Rita de Cássia da Silva Almico (UFF)
1ª Secretário
Paulo Roberto Cimó Queiroz (UFGD)
2ª Secretário
Fernando Carlos G. de Cerqueira Lima (UFRJ)
1ª Tesoureiro
Talita Alves de Messias (Unisinos)
2º Tesoureira
Conselho de Representantes
Região Centro-Oeste
1º Titular – Teresa Cristina de Novaes Marques
2º Titular – Déborah Oliveira Martins dos Reis
Região Nordeste
1º Titular – Luiz Eduardo Simões de Souza
2º Titular - Idelma Aparecida Ferreira Novais
Região Sudeste
1º. Titular – Rogério Naques Faleiros
2º. Titular – Wolfgang Lenk
Suplente – Daniel do Val Cosentino
Região São Paulo
1º. Titular – Maximiliano Mac Menz
2º. Titular – Cláudia Alessandra Tessari
Suplente – Renato Leite Marcondes
Região Sul
1º. Titular – Ivan Salomão
2º. Titular – Fábio Pesavento
Suplente - Liara Darabas Ronçani
Entre em contato
Quer se tornar um parceiro?
Dados enviados com sucesso!
Fique tranquilo, assim que o organizador visualizar seu dados ele entrará em contato!
Seja um dos nossos Parceiros!
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!