GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas

Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.

Coordenação:

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC/Minas)

Dra. Nathália Ferreira de Sousa Martins (IFES e FONAPER)

Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)

 

GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso

Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso e sua contribuição à educação integradora.

Coordenação:

Drª Giseli do Prado Siqueira (PUC - Minas e ADPERMG)

Dra. Maria José Torres Holmes (UFPB)

Me. Giordano Cassio da Silva Costa (SEMED - Manaus e FONAPER)

Dr. Dartagnan Abdias Silva (UFS)

Dr. Eraldo Pereira Madeiro (SEMED Jacundá/Marabá/PA e FONAPER)

 

GT 3 - Formação Docente em e para o Ensino Religioso

Acolhe propostas de trabalho, que problematizem, discutam e socializem referenciais teórico metodológicos, políticas, pesquisas, relatos de experiências de processos de formação docente inicial e continuada, preferencialmente em Ciências da Religião - Ensino Religioso, à luz dos princípios democráticos, da laicidade e da educação integral e integradora cujos projetos e práticas enfrentem toda forma de discriminação, intolerância e violência contra as liberdades e a dignidade humana.

Coordenação:

Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER/FONAPER)

Dra. Taciana Brasil dos Santos (UFMG e FONAPER)

Dra. Sônia Maria Dias (SEMED Senador Canedo/GO e FONAPER)

Dra. Selma Correia Rosseto (SEMED Vila Velha/ES e FONAPER)

Dr. Gustavo Claudiano Martins (FUV e FONAPER)

 

GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público

Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:

Dra. Andréa Silveira de Souza 

Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER)

Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)

 

GT 5 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso

Propõe refletir e problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que contribuam com a construção de uma epistemologia e uma didática decolonial às Ciências da Religião e ao Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV)

Dr. Adecir Pozzer (SED/SC/FURB/FONAPER)

Dra. Clélia Peretti (PUCRS)

 

GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras

Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.

Coordenação:

Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)

 

GT 7 - Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas

Objetiva acolher trabalhos com foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; c) nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso; d) no Bem-Viver Andino e sua contribuição às Ciências da Religião e ao Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Eliane Farias

Dr. Lusival Barcellos (UFPB)

Dr. Leonel Piovezana (UnoChapecó)

Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR)

 

GT 8 - Religião, Educação e Gênero

Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.

Coordenação:

Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

Me. Katilene Willms Labes (FURB)

 

GT 9 - Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde

Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalares e histórico-sociais.

Coordenação:

Me. Lívia Borges (CONER/DF)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (UFPB e FONAPER)

 

GT 10 - Religiões e Meio Ambiente

Este GT acolhe pesquisas, reflexões e relatos de práticas acerca da relação entre religião e meio ambiente, considerando que o cuidado da natureza é frequentemente refletido. Nas tradições abraâmicas, Deus convoca os adeptos a cuidarem da criação. Nas religiões orientais, a harmonia com a natureza é a principal expressão do caminho de purificação. Já nas tradições religiosas indígenas da África, América e Oceania, o cuidado do meio ambiente implica em uma forte conexão espiritual com a mãe natureza, com equilíbrio e respeito aos ecossistemas.

Coordenação: