Pesquisadores, docentes da educação básica, graduação e de pós-graduação poderão propor GTs para o XV SEFOPER e II Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) e III Seminário Regional do Ensino Religioso no Espírito Santo, além daqueles oferecidos de forma permanente pelo FONAPER. Deverão propor GTs com ênfases e temáticas diferentes dos GTs permanentes do Fórum, e de acordo com as normas estabelecidas, a saber: 

Inscrições até dia 15/04/2018 
   
Etapas: 
I) Encaminhamento de proposta de GT 
a) Composição do GT  

1. Os GTs devem ser coordenados por duas ou três pessoas.  
2. Ao menos um coordenador deve ser no mínimo doutorando. 
4. Os GTs acolherão propostas de Comunicações Orais.  
5. Os GTs devem ter no máximo quinze (15) apresentações aprovadas.  
6. O mínimo de comunicações para consolidação do GT é de cinco (5) apresentações aprovadas. 
  
b) Procedimento de encaminhamento da proposta de GT  
1. As propostas de GTs devem ser submetidas até 15 de abril de 2018. A divulgação dos GTs aprovados será feita até 25 de abril, na página do evento.  
2. Os coordenadores do GT deverão encaminhar a proposta do GT em arquivo único de word, através do e-mail secretaria@fonaper.com.br  
3. Não serão aceitas propostas de caráter devocional, confessional ou proselitista. 
  
c) Estrutura da proposta de GT  
1. Título do GT.  
2. Ementa do GT: Até 900 caracteres com espaço, incluindo delimitação do tema, justificativa e objetivos.  
3. Nomes de quem coordenará os trabalhos do GT com os links para os respectivos currículos lattes.  
4. E-mails das pessoas que coordenarão o GT. 
 
II) Recebimento de propostas de comunicação oral  
1. As propostas de Comunicação Oral serão enviadas à secretaria do evento (secretaria@fonaper.com.br), a qual encaminhará aos e-mails de quem coordenará o GT.  
2. As propostas deverão ser enviadas até 11 de junho de 2018. 
  
III) Avaliação das propostas e encaminhamento da seleção para o e-mail do evento 
1. A seleção das apresentações (comunicações orais) é de inteira responsabilidade dos coordenadores de cada GT.  
2. Os resumos das apresentações devem ser avaliados estritamente de acordo com as normas do evento para proposta de apresentação (comunicação oral).  
3. Só será aceita uma única apresentação por pessoa, em um único GT. Para a avaliação, é fundamental consultar todas as normas de submissão de propostas de Comunicação Oral e Pôster.  
4. Não serão aceitos trabalhos de caráter devocional, confessional ou proselitista.  
5. Quem coordena GT aprovado têm a responsabilidade de encaminhar ao e-mail secretaria@fonaper.com.br a lista de trabalhos aprovados até 22 de julho de 2018.  
5.1 Os trabalhos serão organizados em até 2 sessões, considerando os tempos disponíveis para o GTs e o número de trabalhos aprovados. 
5.2 As sessões serão dispostas de acordo com os dias e horários disponibilizados a critério da organização do evento. 
  
IV) Coordenação do GT durante o evento 
1. Coordenar e comentar as atividades durante o GT. 
2. Informar a organização do evento sobre qualquer anormalidade. 
  
Observações gerais: 
1. Caso tais normas não sejam cumpridas, o GT pode ser cancelado.  
2. Caso o GT não se efetive, a Comissão Organizadora indicará outro GT às pessoas que tiverem proposta aprovada.  
3. A organização reserva-se o direito de alocar os GTs em qualquer um dos dias do evento.  
4. Coordenadores de GTs aprovados não precisam pagar inscrição como comunicadoras/es caso desejem apresentar Comunicação Oral no GT que coordenam.  
5. O GT é consolidado a partir de: a) aprovação da proposta do mesmo; b) inscrição regular (com devido pagamento) de no mínimo 5 apresentadores com resumos aprovados.