Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos, tanto nos GTs permanentes do FONAPER, quanto daqueles propostos por outros docentes ou investigadores.  
As comunicações ocorrerão das 08h00 às 12h00 do dia 14 de setembro e das 08h00 às 10h15 do dia 15 de setembro, em salas concomitantes. As normas para os autores encontram-se aqui.

Segue abaixo os Grupos de Trabalho (GTs) oferecidos nesta edição, suas respectivas ementas e coordenadores: 

 
GT 1 – Formação Docente e Ensino Religioso 
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especialmente na área de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Maria de Lourdes Silva Santos (UEPA)
Dranda. Simone Riske Koch (FURB)

 
GT 2 - Currículos e Ensino Religioso 
Objetiva aprofundar as discussões relacionadas às concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso na Educação Básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular. Busca também analisar e socializar atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso de perspectivas interculturais e decoloniais.

Coordenação:

Dra. Irene de Araújo van den Berg Silva (UERN)
Drando. Adecir Pozzer (SED/SC)
Drando. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC/AM)
Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN)
Me. Maria José Torres Holmes (SEDEC/João Pessoa)

 
GT 3 - Interfaces entre Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso 
Objetiva ser um espaço de socialização de trabalhos e pesquisas que reflexionem sobre a interfaces entre a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e o Ensino Religioso não confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa e do fenômeno religioso. 

Coordenação:

Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira (PUC-Minas)
Dr. Tarcísio Alfonso Wickert (FURB)
Dranda Gracileide Alves (UFPB)

 
GT 4 - Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa 
Objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de pesquisas e práticas acerca das inter-relações entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa. Acolhe trabalhos das diversas áreas do conhecimento e contextos socioculturais que favoreçam a visibilização de problemáticas e a gestação de propostas de superação de violências e intolerâncias de cunho religioso. 

Coordenação:

Dranda. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (PUC/SP)
Dranda. Sonia Maria Dias (Faculdades EST)

 
GT 5 - Estado, Laicidade e Ensino Público 
Objetiva visibilizar estudos que versem sobre Estado laico, liberdade religiosa, aspectos jurídicos da laicidade estatal, confessionalismo versus reconhecimento da diversidade religiosa na escola pública. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência e do diálogo com distintas concepções, identidades e diferenças. 

Coordenação:

Dr. Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)
Dr. Elcio Cecchetti (UNOCHAPECÓ)


GT 6 - Culturas e Religiosidades Indígenas 
Procura socializar estudos referentes às histórias, culturas e religiosidades indígenas e suas interfaces com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. Quer também socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais junto às culturas e comunidades indígenas e debater as tensões ocasionadas pela atuação de denominações religiosas no interior das terras indígenas. 

Coordenação:

Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB)
Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)
Dranda Eliane Farias (FUNIBER)

 
GT 7 - Culturas e Religiões Afro-brasileiras 
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. 

Coordenação:

Dr. Marcos Rodrigues da Silva (GPEAD/FURB)


GT 8 - Literatura e Religião 
Pretende-se abordar a religiosidade presente no mundo da literatura em sua diversidade discursiva, com foco para a análise bakhtiniana de discurso e outras abordagens que levem em consideração o discurso literário religioso ou textos sagrados com características literárias. 

Coordenação:

Dr. Cicero Cunha Bezerra (UFS)
Dranda. Márcia de Souza (UNOCHAPECÓ)


GT 9 - Sexualidades, Gêneros e Religiões: impactos do discurso religioso 
Acolhe propostas sobre as relações entre orientação sexual, identidade de gênero e os discursos religiosos. São bem-vindas propostas sobre os impasses, as tensões e os impactos nas religiões e na sociedade contemporânea dos discursos religiosos acerca dos processos de redefinição das identidades sexuais e de gênero na esfera pública, religiosa e educacional. 

Coordenação:

Dr. João Bosco Filho (UERN)
Dra. Myriam Aldana Vargas Santin (UNOCHAPECÓ)


GT 10 - Saúde, Espiritualidades e Imaginário 
Um dos aspectos centrais no estudo das religiões é exatamente sua relação com o estado de saúde e a cura de enfermidades. Como cada tipo de religião lida com o problema? Como é sua relação com os profissionais e os serviços de saúde? Quais são os caminhos percorridos pelas pessoas em busca de tratamentos? Considerando que a imagem tem valor terapêutico, qual seria a predominância, as características brasileiras? Quais as contribuições que a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) tem a oferecer na exploração deste campo de estudos? Espera-se que os trabalhos deste GT indiquem alguns caminhos possíveis. Conhecer o tema Espiritualidade e Saúde é algo essencial para o moderno professor do Ensino Religioso com foco nas Ciências das Religiões. 

Coordenação:

Dra. Ana Paula Rodrigues Cavalcanti (UFPB) 
Dra. Carlos André Cavalcanti (UFPB) 
Dra. Tania Cristina de Oliveira Valente (UNIRIO)

GT11- As Fronteiras do Ensino Religioso: Diversidade e ética
Educar para (e nas) diversidades tem sido um modo promissor de acompanhar as gerações que chegam ao mundo com seus novos valores. O Ensino Religioso em sua morada ética deverá acolher as diversidades do/da(s) outro (a/as) e procurar compreendê-lo (a/as) melhor. Este Gt propõe no campo da ética e das diversidades discutir e problematizar a formação de valores na formação do ethos diverso. Acolherá comunicações que tragam o outro, a outra e os(as) vários (as) outros (as) das variadas diversidades tais como: étnica, política, sexual, gênero entre outras.

Coordenação:

Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUCMinas)
Dra. Sônia Missagia Mattos (UFES)