Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos, tanto nos GTs permanentes do FONAPER, quanto daqueles propostos por outros docentes ou investigadores.  
As comunicações ocorrerão das 08h00 às 12h00 do dia 14 de setembro e das 08h00 às 10h15 do dia 15 de setembro, em salas concomitantes. As normas para os autores encontram-se aqui.

Segue abaixo os Grupos de Trabalho (GTs) oferecidos nesta edição, suas respectivas ementas e coordenadores: 


GT 1 – Formação Docente e Ensino Religioso 
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especialmente na área de Ensino Religioso.

Coordenação:

  • Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
  • Dra. Iolanda Rodrigues da Costa (UEPA) 
  • Dranda. Raimunda Mota dos Santos (SEDUC/AM)
  • Dranda. Simone Riske Koch

GT 2 - Currículos e Ensino Religioso 
Objetiva aprofundar as discussões relacionadas às concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso na Educação Básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular. Busca também analisar e socializar atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso de perspectivas interculturais e decoloniais.

Coordenação:

  • Drando. Adecir Pozzer (SED/SC)
  • Drando. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC/AM)
  • Dra. Irene de Araújo van den Berg Silva (UERN)
  • Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN)
  • Me. Maria José Torres Holmes (SEDEC/João Pessoa)

GT 3 - Interfaces entre Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso 
Objetiva ser um espaço de socialização de trabalhos e pesquisas que reflexionem sobre a interfaces entre a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e o Ensino Religioso não confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa e do fenômeno religioso. 

Coordenação:

  • Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)
  • Dranda Gracileide Alves (UFPB)
  • Dr. José Mario Gonçalves (UNIDA)
  • Dr. Paulo Agostinho Nogueira (PUC-Minas)
  • Dr. Tarcísio Alfonso Wickert (FURB)

GT 4 - Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa 
Objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de pesquisas e práticas acerca das inter-relações entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa. Acolhe trabalhos das diversas áreas do conhecimento e contextos socioculturais que favoreçam a visibilização de problemáticas e a gestação de propostas de superação de violências e intolerâncias de cunho religioso. 

Coordenação:

  • Dranda. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (PUC/SP)
  • Me. ElistonTerci Panzenhagen (SED/SC)
  • Dr. Kerner Terra (UNIDA)
  • Dranda. Sonia Maria Dias (Faculdades EST)

GT 5 - Estado, Laicidade e Ensino Público 
Objetiva visibilizar estudos que versem sobre Estado laico, liberdade religiosa, aspectos jurídicos da laicidade estatal, confessionalismo versus reconhecimento da diversidade religiosa na escola pública. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência e do diálogo com distintas concepções, identidades e diferenças. 

Coordenação:

  • Dr. Ademir Valdir dos Santos (UFSC)
  • Dr. Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)
  • Dr. Elcio Cecchetti (UNOCHAPECÓ)
  • Dra. Rosângela Siqueira da Silva (UEA)

GT 6 - Culturas e Religiosidades Indígenas 
Procura socializar estudos referentes às histórias, culturas e religiosidades indígenas e suas interfaces com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. Quer também socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais junto às culturas e comunidades indígenas e debater as tensões ocasionadas pela atuação de denominações religiosas no interior das terras indígenas. 

Coordenação:

  • Dranda Eliane Farias (FUNIBER)
  • Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio (UNIMONTES)
  • Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB)
  • Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)

GT 7 - Culturas e Religiões Afro-brasileiras 
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. 

Coordenação:

  • Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)
  • Me. Ediana Mascarelo Finato (UNOCHAPECÓ)
  • Dr. Luiz Fernandes de Oliveira  (UFRRJ)
  • Dr. Marcos Rodrigues da Silva (GPEAD/FURB)
  • Dr. Osvaldo  Martins de Oliveira (DCSO/UFES)

GT 8 - Literatura e Religião 
Pretende-se abordar a religiosidade presente no mundo da literatura em sua diversidade discursiva, com foco para a análise bakhtiniana de discurso e outras abordagens que levem em consideração o discurso literário religioso ou textos sagrados com características literárias.

Coordenação:

  • Esp. Alessandro Rodrigues Rocha (UFES)
  • Dra. Araceli Sobreira Benevides (UERN)
  • Dr. Cláudio Márcio Coelho (NEI/UFES)
  • Dr. Cicero Cunha Bezerra (UFS)
  • Dranda. Márcia de Souza (UNOCHAPECÓ)

GT 9 - Sexualidades, Gêneros e Religiões: impactos do discurso religioso 
Acolhe propostas sobre as relações entre orientação sexual, identidade de gênero e os discursos religiosos. São bem-vindas propostas sobre os impasses, as tensões e os impactos nas religiões e na sociedade contemporânea dos discursos religiosos acerca dos processos de redefinição das identidades sexuais e de gênero na esfera pública, religiosa e educacional. 

Coordenação:

  • Dr. João Bosco Filho (UERN)
  • Esp. Lídia Helena de Oliveira Moreira (SEDUC/AM)
  • Dra. Myriam Aldana Vargas Santin (UNOCHAPECÓ)

GT 10 - Saúde, Espiritualidades e Imaginário 
Um dos aspectos centrais no estudo das religiões é exatamente sua relação com o estado de saúde e a cura de enfermidades. Como cada tipo de religião lida com o problema? Como é sua relação com os profissionais e os serviços de saúde? Quais são os caminhos percorridos pelas pessoas em busca de tratamentos? Considerando que a imagem tem valor terapêutico, qual seria a predominância, as características brasileiras? Quais as contribuições que a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) tem a oferecer na exploração deste campo de estudos? Espera-se que os trabalhos deste GT indiquem alguns caminhos possíveis. Conhecer o tema Espiritualidade e Saúde é algo essencial para o moderno professor do Ensino Religioso com foco nas Ciências das Religiões. 

Coordenação:

  • Dra. Ana Paula Rodrigues Cavalcanti (UFPB) 
  • Dra. Carlos André Cavalcanti (UFPB) 
  • Dra. Tania Cristina de Oliveira Valente (UNIRIO)

GT11- As Fronteiras do Ensino Religioso: Diversidade e ética
Educar para (e nas) diversidades tem sido um modo promissor de acompanhar as gerações que chegam ao mundo com seus novos valores. O Ensino Religioso em sua morada ética deverá acolher as diversidades do/da(s) outro (a/as) e procurar compreendê-lo (a/as) melhor. Este Gt propõe no campo da ética e das diversidades discutir e problematizar a formação de valores na formação do ethos diverso. Acolherá comunicações que tragam o outro, a outra e os(as) vários (as) outros (as) das variadas diversidades tais como: étnica, política, sexual, gênero entre outras.

Coordenação:

  • Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUCMinas)
  • Dra. Sônia Missagia Mattos (UFES)

GT 12 – Metodologias e práticas do Ensino Religioso
Acolhe estudos e práticas pedagógicas em Ensino Religioso que abordam ou utilizam metodologias integradoras, inovadoras e interculturais e que adotem a pesquisa e o diálogo como princípios mediadores e articuladores dos processos de observação, identificação, análise, apropriação e ressignificação de saberes e conhecimentos religiosos em espaços educativos, sem proselitismos.

Coordenação:

  • Me. Eliane Ludwig – (UNOCHAPECÓ) 
  • Me. Josiane Cruzaro Simoni (ASPERSC)
  • Dr. Marinilson Barbosa da Silva (UFPB)
  • Me. Nathália Ferreira de Souza Martins (UFJF)

GT 13 – Sociedade, imigração e cultura de paz
Coordenação: A mobilidade humana, os fluxos migratórios, as guerras, os conflitos étnico-religiosos, a intolerância, as violências, as desigualdades sociais, a falta de equidade, dentre outros aspectos, possuem interfaces e imbricações com os ideais humanitários de justiça, solidariedade e fraternidade universais. É objetivo deste GT acolher estudos, pesquisas e relatos de experiências que tratam de questões relativas à presença de imigrantes e/ou refugiados no Brasil ou em outro país, e que tornem evidente a relação entre discursos, práticas, teorias e religiões, ora promovendo, ora ameaçando o processo de construção de uma cultura de paz, de forma respeitosa às diferentes identidades e alteridades.

Coordenação:

  • Dr. Roberto Capiotti (USJ)
  • Dr. José Carlos da Silva (USJ)
  • Dr. Elói Corrêa dos Santos (ASSINTEC/SEDUC-PR)

GT 14 – Espiritualidades, Sustentabilidade e Bem-Viver
Ementa:A exploração desenfreada dos bens naturais, a concentração da riqueza em centros estratégicos que sustentam a desigualdade econômica e social, afronta os princípios de uma ética da suficiência, a vida e a visão integradora do ser humano. Assim, este GT se propõe receber estudos, pesquisas e experiências, educacionais ou não, que refletem, visibilizem, apontem ou questionem concepções ou práticas que tratam ou relativizam os princípios do bem-viver, da sustentabilidade e das espiritualidades.

Coordenação:

  • Dra. Lílian Conceição da Silva Pessoa de Lira
  • Dr. Soler Gonzalez (UFES)

GT 15 – Religião, Política e Poder
Ementa:Já não é possível compreender a política desconsiderando os discursos religiosos. Eles são utilizados para legitimar conveniências, projetos e interesses de uma parcela da sociedade, em muitas situações. Tornaram-se, ainda, instrumentos de forte incidência em decisões de ordem pública, interferindo, inclusive, em disputas eleitorais. Acolher estudos e pesquisas que ofereçam reflexões, questionamentos e proposições que contribuam com esclarecimentos e a construção de consensos em torno dos princípios de um Estado democrático de direito, considerando seus impactos à educação, é objetivo deste GT.

Coordenação:

  • Dr. João José Barbosa Sana (UFES) 
  • Me. Josué de Souza (FURB)