Minicurso 1: FÁBULAS DE TODO JEITO (Dr.ª Vera Wannmacher Pereira, PUCRS e Ms. Leandro Lemes do Prado, PUCRS)

Ementa: Este minicurso tem por objetivo apresentar atividades pedagógicas que trabalhem com o aprendizado do gênero textual fábula, enfatizando os recursos linguísticos provenientes desse texto e explorando a consciência textual dos textos trabalhados. A ideia é apontar caminhos para que o professor possa planejar suas atividades em sala de aula de forma lúdica e com o apoio teórico linguístico necessário. Para tanto, serão apresentadas algumas propostas de atividades pedagógicas em fábulas que possam contribuir com o trabalho do professor.

 


Minicurso 2: CHAPEUZINHO AMARELO, PINOTE E O GATO QUE PULAVA EM SAPATOS:  HISTÓRIAS, METÁFORAS E IMAGINÁRIO INFANTIL (Dra. Angela Chuvas Naschold, UFRN e Msda Bruna Cardoso Wanderley, UFRN)

Ementa: No objetivo de desenvolver a escrita, o prazer pela leitura e a compreensão do sentido de histórias infantis, o minicurso irá apresentar os caminhos desenvolvidos pelo projeto Leitura + Neurociências para que o professor planeje suas atividades em sala de aula utilizando estratégias inovadoras de contação. A ideia é apontar caminhos que utilizem atividades com histórias de forma a desenvolver as múltiplas leituras que a abordagem metafórica de contação, integrada à metodologia globalizadora de planejamento, desencadeia no imaginário infantil ao surpreender a criança sobre aspectos inusitados da narrativa. Para tal, serão apresentadas propostas de atividades práticas com histórias infantis que possam ser utilizadas pelo professor em seu trabalho de sala de aula.

 


Minicurso 3: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEITO, PRESSUPOSTOS E CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A CIDADANIA (Dr. Alessandro Façanha, UFRN)

Ementa: Pretende-se no minicurso pensar o processo de alfabetização científica como um desenvolvimento educacional interligado ao contexto da escola e da sociedade o mesmo tempo que se caracterizará o processo da alfabetização científica no ensino fundamental conforme as habilidades necessárias à competência científica, na elaboração de estratégias didático-metodológicas para a concretização da alfabetização cientifica.

 


Minicurso 4: AMPLIANDO O OLHAR – LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA DE IMAGENS NA ALFABETIZAÇÃO (Ms. Estrela Pereira dos Santos, UFRN)

Ementa: Nesse minicurso será trabalhado o livro ilustrado como recurso didático pedagógico na alfabetização. Desde a perspectiva de imagem também se lê serão apontados caminhos para leitura de imagem, o papel da ilustração para o processo de ensino aprendizado da linguagem visual, a importância do desenvolvimento do pensamento visual na infância (apreciação, prática e crítica), bem como a criatividade como elemento fundamental para resolução de problemas.

 


Minicurso 5: ALFABETIZAÇÃO E MÍDIAS (Dr. Márcio Danilo Mota Varela)

Ementa: Apresentar o andamento das pesquisas sobre a aplicação da mídia em contexto escolar de alfabetização. Demonstrar a importância do discernimento da relação entre alfabetização e letramento. Oferecer um novo recurso prático de construção e análise de conteúdos literários e audiovisuais infantis.

 


Minicurso 6: O TRIPÉ DA ALFABETIZAÇÃO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, PRINCÍPIO ALFABÉTICO E LETRAMENTO (Dr.ª Ana Paula Rigatti Scherer, UFRGS)

Ementa: O minicurso abordará uma proposta metodológica de alfabetização que leva em conta três aspectos fundamentais: atividades de consciência fonológica, a explicitação do princípio alfabético e o uso do letramento. Com base na tese de Rigatti-Scherer (2008), o minicurso apresenta dados empíricos de que o uso deste tripé favorece o processo de alfabetização.

 


Minicurso 7: RIMAS E VERSOS: POEMAS E SEU PAPEL NA ALFABETIZAÇÃO. (Dr.ª Clarice Lehnen Wolff, UFRGS)

Ementa: Nesse minicurso, os poemas, cantigas, trava-línguas e parlendas serão analisados e trabalhados como um convite para o contato prazeroso com o mundo escrito. Serão apresentados aspectos linguísticos, afetivos, e cognitivos estimulados com estes textos, que aproximam cultura, arte e linguagem, bem como propostas de trabalho de linguagem com os mesmos. Realçando a importância da leitura de textos atrativos feita para a criança no período de alfabetização, os poemas infantis mostram-se bastante adequados para auxiliá-la a transitar nessa ponte a ser construída entre o oral e o escrito.

 


Minicurso 8: BRINCAR COM A PALAVRA: CONTAR E ENCANTAR PELA DESCOBERTA DAS PALAVRAS NAS HISTÓRIAS INFANTIS DE TEXTOS LITERÁRIOS E DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (Dra, Cláudia Belmonte Rahal, Centro Universitário Metodista do Sul e Colégio Monteiro Lobato)

Ementa: Este minicurso tem por objetivo apresentar atividades pedagógicas que trabalhem com o aprendizado da palavra ao texto, enfatizando o recurso linguístico da polissemia e explorando a consciência textual das histórias trabalhadas. A ideia é apontar caminhos para que o professor possa planejar suas atividades em sala de aula de forma lúdica e com o apoio teórico linguístico necessário. Para tanto, serão apresentadas algumas propostas de atividades pedagógicas em histórias infantis e histórias em quadrinhos que possam contribuir com o trabalho do professor.

 


Minicurso 9: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA: DA GESTÃO AO LEITOR UMA ROTA LITERÁRIA POSSÍVEL ( Sayonara Fernandes da Silva, UFRN)

Ementa: Apresentação e discussão do processo de avaliação, seleção de obras de literatura e implementação da política pública de leitura do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE para as escolas públicas do Brasil. Nesse minicurso discutiremos os critérios de qualidade de escolha de obras: a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica apresentando uma análise dos desdobramentos pedagógicos decorrentes da implementação dessa política pública. Apresentaremos práticas pedagógicas de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar  visando possibilitar a formação do leitor ainda na infância.

 


Minicurso 10: LER É APREENDER O MUNDO: A COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DE UM VIÉS DISCURSIVO (Ms. Tamiris Machado Gonçalves, PUCRS/CNPq)

Ementa: Os estudos linguísticos desdobram-se em diferentes perspectivas, ancoradas em paradigmas diversos, com metalinguagem e modo próprios de analisar os objetos. Neste minicurso, discorre-se sobre o ato de ler nos anos iniciais a partir do ponto de vista textual-discursivo, baseado em Mikhail Bakhtin e seu Círculo de estudos (2011; 2009), bem como em Marcuschi (2008, 2012) e Rojo (2009). Para alcançar esse objetivo, apresentam-se atividades em que serão examinados, de modo teórico e prático, diferentes gêneros textuais voltados ao público infantil a fim de demonstrar que a prática leitora desde uma perspectiva textual-discursiva é global, requerendo variadas estratégias e competências. Com as discussões levantadas, espera-se contribuir para o fazer docente dos professores dos anos iniciais, apresentando ideias acerca de como pode se dar um trabalho significativo em torno da leitura de diferentes gêneros textuais.

 


Minicurso 11: MEU ALUNO TEM DISCALCULIA, DISLEXIA E TANTOS OUTROS TRANSTORNOS, E AGORA? (Dra. Cíntia Alves Salgado Azoni- UFRN, Dra. Izabel Augusta Pires Hazin- UFRN)

Ementa: Este minicurso tem por objetivo trazer contribuições interdisciplinares da Neuropsicologia, associando os sinais linguísticos e cognitivos aos aspectos educacionais de crianças com possíveis transtornos de aprendizagem. Será discutido o papel do professor na identificação de sinais para o diagnóstico diferencial dos transtornos, especificamente a dislexia e discalculia. A ideia é trazer para a prática do professor as possibilidades de identificação e intervenção sob a perspectiva do desenho universal da aprendizagem.