Simpósio 1: APRENDIZADO E PRAZER DA LEITURA: AMBIENTES, SUPORTES E CAMINHOS.


Coordenadores: Dr.ª Vera Wannmacher Pereira, PUCRS e Ms. Leandro Lemes do Prado, PUCRS

Ementa Esta sessão tem por objetivo reunir trabalhos de pesquisa e relatos de experiências pedagógicas voltados para o ensino e a aprendizagem da leitura, enfatizando os recursos que esse processo envolve, isto é, os ambientes de leitura que propiciam aprendizagem e como o ensino acontece nesses ambientes; os suportes utilizados para este processo, sejam eles virtuais ou não e, principalmente, evidenciar os caminhos que o ensino da leitura aponta para que o aprendizado se dê efetivamente.

 


Simpósio 2: A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Coordenadoras: Dr.ª Alina Spinillo, UFPE e Dr.ª Jane Correa, UFRJ

Ementa: O simpósio está aberto a trabalhos de pesquisa que busquem examinar, avaliar e desenvolver habilidades referentes à escrita de textos por crianças em anos iniciais da escolaridade e/ou com dificuldades neste campo da linguagem; e examinem as concepções de professores sobre a escrita e as ações didáticas que busquem promover a escrita de textos em sala de aula. Os trabalhos podem ser de natureza empírica e aplicada, cujos resultados e reflexões contribuam para a compreensão da escrita de textos por crianças, das dificuldades experimentadas pelo escritor iniciante e para a promoção de práticas educacionais capazes de desenvolver a habilidade de produzir textos escritos.

 


Simpósio 3: EDUCAÇÃO, LEITURA E NEUROCIÊNCIAS


Coordenadoras: Dr.ª Janaína Weissheimer, UFRN e Dr.ª Angela Chuvas Naschold, UFRN

Ementa: O simpósio está aberto a trabalhos de pesquisa que versem sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o ponto de vista das neurociências. Também serão acolhidos trabalhos que envolvam tópicos amplos da interface educação e neurociências tais como: atenção, percepção, memória, emoção, funções executivas, resolução de problemas, questões de pesquisa acerca de métodos de investigação de processos psicológicos, bem como questões metodológicas ligadas aos processos de ensino que envolvam conceitos do tripé educação, leitura e neurociências.

 


Simpósio 4: ENSINAR PELA PALAVRA E PELA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM ENCANTAMENTO NECESSÁRIO NAS SÉRIES INICIAIS


Coordenadora: Dr.ª Cláudia Rahal, Centro Universitário Metodista do Sul e Colégio Monteiro Lobato

Ementa: O Simpósio está aberto para trabalhos de pesquisa realizadas com o objetivo de trabalhar com propostas de ensino que busquem um olhar criativo e significativo com a palavra e com o texto literário nas séries iniciais. Podem se constituir tanto em trabalhos de natureza bibliográfica como de natureza aplicativa. Desse modo, serão recebidos trabalhos que discutam o ensino pelo encantamento da palavra e da contação de histórias, assim como exemplos de vivências com a leitura e com a contação de textos literários nas séries iniciais.

 


Simpósio 5: LER É COMPREENDER O MUNDO: DISCUTINDO PROPOSTAS DE LEITURA


Coordenadora: Ms.Tamiris Machado Gonçalves, PUCRS

Ementa: O Simpósio está aberto a trabalhos de pesquisa que visem a discutir a leitura em variadas perspectivas, a partir de abordagem teórica ou prática. Espera, pois, por meio de discussões sobre textos verbais, visuais ou verbo-visuais, possibilitar um ambiente aberto ao diálogo, convidativo ao aprendizado. Os trabalhos podem ser de natureza empírica e aplicada, cujos resultados contribuam para a reflexão de que ler é compreender o mundo.

 


Simpósio 6: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS


Coordenadoras: Dr.ª Ana Paula Rigatti Scherer, UFRGS e Dr.ª Clarice Lehnen Wolff, UFRGS

Ementa: O simpósio está aberto a receber trabalhos de pesquisa que apresentem propostas de ensino que envolvam a consciência linguística no aprendizado da leitura e da escrita nos anos iniciais ou propostas de atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais envolvendo consciência linguística que tenham facilitado o aprendizado da leitura e da escrita. As propostas podem envolver qualquer um dos níveis metalinguísticos: consciência fonológica, morfológica, sintática, semântica, pragmática e textual.

 


Simpósio 7: DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO E NA COMPREENSÃO LEITORA: AÇÕES DE DIAGNÓSTICO, REENSINO E REMEDIAÇÃO


Coordenadora: Dr.ª Maria Inez Matoso Silveira, UFAL

Ementa: Ao longo das séries do Ensino Fundamental, sempre existem alunos que ainda apresentam dificuldades no domínio da base alfabética e consequentemente não desenvolvem as habilidades necessárias à automatização da decodificação e à consequente compreensão leitora. Assim sendo, este simpósio receberá relatos de pesquisas que incluam ações e experiências didáticas destinadas a diagnosticar os referidos problemas e reensinar a dinâmica da base alfabética para remediar as dificuldades de aprendizagem e aquisição da leitura de alunos não só nas séries iniciais (1º ao 5º ano), quando ainda ocorrem dificuldades na decodificação, como também durante os anos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), onde se verificam dificuldades na compreensão de textos.

 


Simpósio 8: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA COMO ELEMENTO DE ENSINO, ANTECIPAÇÃO DE APRENDIZADO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO


Coordenador: Dr. Ronei Guaresi, UESB

Ementa: Nesse simpósio serão discutidos estudos concluídos ou em fase de conclusão, que contemplem a relação entre consciência linguística e ensino inicial de língua materna. Para tanto, aceitam-se comunicações que explorem algum nível da consciência linguística (fonológica, morfológica, sintática, textual, etc.) e seu papel no ensino, na predição de aprendizado, no diagnóstico de alguma patologia ou mesmo na intervenção em caso de aprendizado abaixo do esperado (Luz e Buchweitz, 2016; Siccherino, 2003). No que compete ao ensino formal, achados científicos oriundos de diferentes áreas de conhecimento (entre as quais: Linguística, Psicolinguística, Psicologia Cognitiva) sugerem importante relação entre atividades pedagógicas centradas na consciência linguística e desempenho no aprendizado da leitura e da escrita. A consciência linguística (Spinillo; Mota; Correa, 2010 e Barreira; Maluf, 2003) promove no aprendiz a reflexão sobre o funcionamento da língua nos diferentes níveis linguísticos – fonológico (Gombert, 1992), textual (Pereira, 2010), sintático (Capovilla, Capovilla e Soares, 2004), entre outros – e mostra-se estreitamente relacionada à apropriação proficiente do nosso sistema alfabético de escrita.

 


Simpósio 9: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES


Coordenadora: Dr.ª Luzia Guacira dos Santos Silva, UFRN

Ementa: Considerando que a linguagem é um dos importantes meios de inclusão na sociedade, bem como a importância de compartilhar estratégias pedagógicas de ensino que favoreçam a aquisição da leitura e escrita  por crianças com deficiências sensoriais, Autismo, intelectual, nesse simpósio serão discutidos estudos que contemplem aspectos ligados tanto ao conteúdo como à forma de desenvolvimento do tripé temático: inclusão escolar/aquisição da leitura e escrita/pessoas com deficiências. Para tanto, serão aceitos relatos de estudos e pesquisas  concluídas ou em andamento realizadas na área.

 


Simpósio 10: Por que tantas crianças vão à escola e não aprendem a ler?


Coordenadora: Dra. Maria Regina Maluf, USP/PUCSP

Ementa: Nada pode justificar que as crianças frequentem a escola e não aprendam a ler. No entanto, as avaliações brasileiras dos últimos 20 anos vêm mostrando que a aprendizagem insuficiente das três competências básicas que consistem em ler, escrever e contar, são causa de fraco desempenho para cerca de 50% das crianças que continuam a reproduzi-lo ao longo do Ensino Básico. Neste contexto, serão apresentados aqui os argumentos provenientes da Ciência da Leitura, que demonstram os efeitos facilitadores do desenvolvimento metalinguístico na aprendizagem da escrita alfabética em diferentes idiomas. Nesse simpósio serão aceitos e apresentados os resultados de pesquisas realizadas sobre o ensino do sistema alfabético na ortografia do português brasileiro que vêm produzindo abundantes evidências a favor da superioridade da instrução fônica para todas as crianças, e de modo especial para as que enfrentam dificuldades ou começaram sua aprendizagem sem o desenvolvimento das habilidades reconhecidas em várias pesquisas como precursoras e facilitadoras da aprendizagem inicial do sistema alfabético, como por exemplo o nome das letras e as diferentes expressões da consciência fonológica.