Workshop 1: SONS, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTELIGÊNCIA ESPACIAL (Dr. Alessandro Dozena, UFRN)

Ementa: Refletir sobre o desenvolvimento cognitivo e o papel dos sons e das músicas no ensino de Geografia, acionando conhecimentos teórico-práticos constitutivos do processo de alfabetização geográfica. Abordaremos aspectos do processo de aquisição da inteligência espacial mediados pelos sons e pelas músicas. O uso de recursos didáticos musicais específicos à alfabetização geográfica, a exemplo de jogos e brincadeiras com percussão corporal e improvisação, nos permitirá acionar dimensões relacionadas às discussões teóricas sobre identidade e música, e dialogar com as tendências atuais do ensino e aprendizagem em Geografia.

 

Workshop 2: PORTFÓLIOS DIDÁTICOS DE HISTÓRIAS INFANTIS, POEMAS E PARÁBOLAS PODEM DESENVOLVER A LEITURA, A ESCRITA E A ORALIDADE DE CRIANÇAS? (Dr.ª Angela Chuvas Naschold, UFRN)

Ementa: No intento de acionar o gosto e o prazer de aprender brincando de forma séria serão apresentados - a partir de pressupostos teóricos fundamentados na Ciência da Leitura e na Ciência da Educação - Portfólios Didáticos de histórias infantis, poemas e parábolas que objetivam o desenvolvimento do tripé: leitura, escrita e oralidade. O uso de uma sequência didática utilizando recursos tais como: vídeos, filmes e músicas em intertexto com variados tipos e gêneros textuais comporão o quadro teórico-prático do workshop.

 

Workshop 3: VOCÊ GOSTA DE HISTÓRIAS? POIS ENTÃO VENHA OUVIR E CONTAR! (Dr.ª Vera Wannmacher Pereira, PUCRS e Ms. Leandro Lemes do Prado, PUCRS)

Ementa: Este workshop pretende trazer o aporte teórico da contação de histórias como um recurso para o trabalho com a leitura em sala de aula, bem como para incentivá-la no ambiente pedagógico. Nesse sentido, partindo da contação de histórias, tem-se por objetivo apresentar técnicas que auxiliem o professor a preparar atividades pedagógicas com esse recurso para aprimorar o trabalho com histórias no espaço de aprendizagem. Ao fim da atividade, os participantes integrarão uma roda de contação na qual eles ouvirão e contarão histórias utilizando as técnicas desenvolvidas ao longo do workshop.

 

Workshop 4: ESCREVER SEM TEXTO? COMO RECONHECER O TIPO DE TEXTO PELA SUA SUPERESTRUTURA? VENHA RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS! (Dr.ª Cláudia Belmonte Rahal, Centro Universitário Metodista do Sul-IPA e Colégio Monteiro Lobato)

Ementa: Este workshop pretende trabalhar com o reconhecimento da superestrutura de determinados gêneros textuais, apresentando atividades práticas de leitura a partir da discussão sobre a importância da consciência textual. A ideia é brincarmos com a leitura de superestruturas, desvendando o gênero textual antes mesmo da leitura do próprio texto.

 

Workshop 5: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS: O TEXTO COMO UNIDADE DE ENSINO (Ms. Tamiris Machado Gonçalves, PUCRS/CNPq)

Ementa: Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que o texto seja a unidade de ensino das aulas de português, uma vez que nelas o objetivo maior deve ser ensinar o aluno a produzir e compreender textos em língua materna, valendo-se de todas as competências que esse ato implica. Tendo em vista essas considerações, diz-se que o ensino de Língua Portuguesa pode ocorrer pautado em metodologias que estabeleçam um vínculo com as práticas sociais nas quais os alunos estão inseridos, legitimando usos, modalidades e variedades linguísticas. Por outro lado, é possível que haja também a abordagem dos conteúdos de língua materna, via diversificado repertório de gêneros textuais, de modo a projetar registros variados, a fim de ampliar as experiências de uso da língua. Nesses termos, as aulas de português são uma oportunidade para reflexão sobre os usos da língua(gem) em diversos contextos de produção, circulação e recepção de textos em gêneros específicos, em modalidade oral e escrita, tanto no registro formal quanto informal. Ademais, configura ocasião para discutir questões de leitura e compreensão de temas transversais, importantes para a formação cidadã. Assim sendo, este workshop visa a problematizar o texto como unidade de ensino, tendo como perspectiva a tríade USO " REFLEXÃO "USO, para ministrar os saberes próprios do ensino fundamental, séries iniciais. Para tanto, está-se partindo das discussões dos PCNs (1997); de autores como Bakhtin (2009; 2011; 2015), Pereira (2015; 2012), Dehaene (2007), para citar alguns.

 

Workshop 6: A FRASE NA SALA DE AULA: ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA (Dr.ª Ana Paula Rigatti Scherer, UFRGS)

Ementa: Este workshop pretende oferecer aporte prático por meio de atividades e recursos pedagógicos para o ensino da escrita da frase, sua estrutura e segmentos, tão importante para adentrar em níveis posteriores de complexidade, como o textual, por exemplo. Sendo assim, o workshop pretende apresentar além de atividades para a escrita, atividades para uso da consciência sintática, recurso fundamental na aprendizagem deste nível de escrita.

 

Workshop 7: PALAVRAS EM AÇÃO! ATIVIDADES LÚDICAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO (Dr.ª Clarice Lehnen Wolff, UFRGS)

Ementa: possibilitar aos participantes compreender e vivenciar a importância da consciência fonológica para a alfabetização, propondo atividades lúdicas e integradas a pequenos textos para o uso na sala de aula. Através de brincadeiras com músicas, poemas, jogos, palavras e sons, o objetivo é sensibilizar, oferecer e inspirar atividades para o professor alfabetizador aplicar em sala de aula, a fim de facilitar a ponte entre oralidade e a escrita dos alunos.

 

Workshop 8: IDENTIFICANDO E INTERVINDO EM CASO DE APRENDIZADO ABAIXO DO ESPERADO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Dr. Ronei Guaresi, UESB)

Ementa: A identificação e a intervenção precoce em caso de aprendizado abaixo do esperado têm respaldo tanto neurocientífico quanto social. Neurocientífico porque diversos estudos da chamada Ciências da Leitura sugerem que um programa de intervenção precoce tem mais chances de ser bem-sucedido em função de maior plasticidade neuronal disponível nas crianças. Social porque entendemos que alfabetizar bem e no tempo certo favorece uma maior equidade nas oportunidades sociais dos indivíduos. Portanto, fundamentado na literatura científica que associa consciência linguística e desempenho em leitura e escrita (GOMBERT, 1992; SCLIAR-CABRAL, 2009), na importância da intervenção precoce em caso de dificuldade de aprendizado (DEHAENE, 2012); de que o diagnóstico não é uma condição para a administração inicial de programa interventivo (GUARESI; ALMEIDA, 2015) e de que ferramentas tecnológicas podem colaborar o professor na gestão de casos de aprendizado da leitura e da escrita abaixo do esperado (LUZ; BUCHWEITZ, 2016) , nesse workshop vamos divulgar e discutir o Programa de Acompanhamento do Aprendizado Inicial da Leitura e da Escrita desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado Inicial da Leitura e da Escrita e atualmente em experiência piloto no Sudoeste da Bahia.

 

Workshop 9: Educação Infantil e Alfabetização: Como ensinar de modo prazeroso e apropriado? (Dr.ª Regina Maluf, USP/PUCSP)

Ementa: A história de nossas aprendizagens começa na Educação Infantil, que é atualmente vista como a fase mais importante para o desenvolvimento cerebral e as primeiras aprendizagens. Nessa fase o desenvolvimento da linguagem, juntamente com outras funções executivas, deve ser um objetivo fundamental das práticas educacionais. Neste workshop serão analisados e discutidos os conhecimentos atuais sobre a aquisição da linguagem e a passagem para a sua expressão escrita, mediante práticas facilitadoras do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas, como por exemplo as habilidades de consciência fonológica, fonêmica e sintática. Serão propostos exercícios práticos, bem como planejamento para a realização de pesquisas de intervenção experimental, como vias de produção de conhecimento baseado em evidências.