CONFERÊNCIA DE ABERTURA

"Aprendizagem da leitura e da escrita: capacidades básicas e desenvolvimento mental"

Coordenação: Angela Chuvas Naschold, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN


 

Régine Kolinsky - Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives , UNESCOG; CRCN; ULB

Doutora em Psicologia, Diretora de Investigação do Fundo Nacional da Investigação Científica da Bélgica, diretora da Unidade de Investigação em Neurociências Cognitivas da Universidade Livre de Bruxelas e membro do Comité Nacional das Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica. Os seus principais tópicos são as consequências cognitivas e cerebrais da literacia e da escolarização (nos quais colabora com investigadores portugueses e brasileiros desde há muitos anos) assim como as interações entre música e linguagem. Publicou vários livros e cerca de 175 artigos e capítulos de livro, alguns em revistas como Science, Nature Reviews Neuroscience, Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Brain, Journal of Experimental Psychology e Cognition, e em “Handbooks” como The Oxford Handbook of Reading.

 


MESAS REDONDAS


Mesa Redonda 1 - LITERATURA E LEITURA

Coordenação: Clarice Lehnen Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande do Sul, UFRGS

 

Rosa Maria Hessel - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS 

" Conversas sobre livros com crianças para formar leitores literários"

Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS (1972 e 1980), doutorado em Educação também pela UFRGS (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008) e pelo GRETEL, da Universidad Autónoma de Barcelona (2015). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS; atualmente, é professora permanente convidada do PPGEducação na mesma unidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual.

 

Marly Amarilha - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN 

"Literatura infantil e leitura no contexto acadêmico e escolar"

Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1974) atual Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; especialização (1981) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982); doutorado pela University of London (1990). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Coordena o grupo interinstitucional "Ensino e Linguagem"- GPEL . Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa ,principalmente, os seguintes temas: leitura;linguagens; literatura;literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor; formação do mediador de leitura;ensino superior.

 


Mesa Redonda 2 - NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

 Coordenação: Alessandro Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

 

Sidarta Ribeiro - Instituto do Cérebro da UFRN 

"Dormir, sonhar e aprender"

Professor Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional e neuroeducação. 

 

Janaína Weissheimer - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN 

"Entendendo a relação entre memória de trabalho e leitura"

Janaína Weissheimer possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015. É professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN.

 

Antonio Pereira - Universidade Federal do Pará, UFPA

"A qualidade do ambiente de aprendizagem e as funções executivas"

Neurocientista, atualmente é professor associado do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutor pelo Duke University Medical Center. Seus interesses de pesquisa são: interface cérebro, máquina, educação e cognição; plasticidade neuronal; doença de Parkinson; imagética motora; morfofisiologia dos sistemas sensoriais; neuropatologia.

 

 


Mesa Redonda 3 - COMPREENSÃO LEITORA E ESCRITA

Coordenação: Ana Paula Rigatti Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

 

Alina Galvão Spinillo - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

"Quem vai ler a história que estou escrevendo?’ O papel do outro na revisão textual"

Professora Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Pesquisadora Nível 1B do CNPq, tendo como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra, e pós-doutora pela University of Sussex, Inglaterra. Suas investigações versam sobre o conhecimento de crianças sobre textos; desenvolvimento da consciência metatextual; produção e compreensão de textos em crianças; letramento em uma perspectiva psicológica; e psicologia da educação matemática, com ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos e sentido numérico em crianças.

 

 Vera Wannmacher Pereira - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

"Leitura/escrita? Escrita/leitura? Caminhos e desvios nessas relações"

Vera Wannmacher Pereira é Bolsista de Produtividade DT do CNPq. Possui mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Na Escola de Humanidades: Letras da PUCRS, é docente titular e permanente do PPGL. Desenvolve atividades como professora, pesquisadora e orientadora e coordena o Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia - NUCCLIN, que se caracteriza por trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão. Seus estudos e experiências, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura, estão situados na Psicolingüística e interfaces, utilizando tecnologias, como processos e produtos.

 


Mesa Redonda 4 -  PROJETO LEITURA + NEUROCIÊNCIAS DA UFRN:

UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE ALFABETIZAÇÃO

Coordenação: Alessandro Dozena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

 

Angela Chuvas Naschold - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

"Universidade, formação de professores e crianças em alfabetização: Como formar e alfabetizar?

Professora Associada da UFRN onde é docente do DEDUC/CERES e colaboradora do Instituto do Cérebro. Desenvolve estudos e pesquisas na área de formação de professores com ênfase na Educação, Neurociências Cognitivas, Ciência da Leitura e interfaces. Atuou em escolas da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS na coordenação de projetos ligados à alfabetização. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS), em Estágio Interinstitucional pelo Instituto do Cérebro da UFRN.  É coordenadora do Projeto Leitura + Neurociências (Convênio UFRN/Secretaria de Educação Básica do MEC).

 

Mara Carmelita Pessoa Lopes e Lopes - Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu/RN 

"A Secretaria de Educação Municipal e o compromisso com a alfabetização das crianças"

Atua na Secretaria de Educação de Ipanguaçu como Secretária Adjunta de Educação de 2012 até os dias atuais. Possui Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988) e experiência na área de planejamento escolar e coordenação tendo como principais campos de interesse e pesquisa: formação docente, gestão pública e alfabetização.

 

 

 

Enilda de Souza Barbalho - Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu/RN 

"A coordenação pedagógica da Secretaria de Municipal de Educação e os professores em formação"

Atua na Secretaria de Educação de Ipanguaçu como Diretora Executiva dos Programas Educacionais do MEC, desenvolvendo, ainda, atividades complementares a sua diretoria, como participante da Comissão de Avaliação de Desempenho dos Profissionais da Educação Básica Municipal (na condição de Membro da Equipe de Planejamento) e coordenadora de estudos e discussões relativas às políticas locais de Educação de Campo e à implementação, monitoramento e avaliação dos programas do governo federal nas escolas, Mais Educação e Mais Cultura. Possui experiência na área de Planejamento Escolar e Coordenação Pedagógica nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipanguaçu/RN, tendo como principais campos de interesse e pesquisa: formação docente, educação do campo e educação em tempo integral.

 


Mesa Redonda 5 -  BASES, SUPORTES PEDAGÓGICOS, INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS,

UNIVERSOS CULTURAIS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Coordenação: Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

 João Batista de Oliveira - Instituto Alfa e Beto

"A alfabetização nas três versões da BNCC, conceito, habilidades, estrutura e sequência"

É presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG que promove políticas e práticas de educação baseada em evidências. Atuou como professor da rede pública de ensino e lecionou em universidades estrangeiras, entre elas a Stanford University. Ocupou cargos executivos em organismos nacionais e internacionais como a OIT, Banco Mundial e MEC. Como consultor, trabalhou junto a diversos estados e municípios desenvolvendo programas de regularização do fluxo escolar. Foi idealizador dos programas Acelera Brasil e Escola Campeã, ambos patrocinados pelo Instituto Ayrton Senna. Oliveira é psicólogo e Ph.D em Educação pela Florida State University (EUA) e autor de dezenas de livros, entre eles: “A Pedagogia do sucesso” (Saraiva, 2001), “A Escola vista por dentro” (Alfa Educativa, 2002) e “Reforma na educação: por onde começar?” (Alfa Educativa, 2006).

 

Augusto Buchweitz - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

"Dislexia: o que é? Como afeta a aprendizagem da leitura? O que se pode fazer?"

Professor dos programas de pós-graduação em Letras-Linguistica e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador do Instituto do Cérebro (www.pucrs.br/inscer). Coordenador dos projetos ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) (http://inscer.pucrs.br/projeto-acerta-2/) e VIVA - Vida e Violência na Adolescência (Banco Interamericano de Desenvolvimento). É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (www.cienciaparaeducacao.org) e integrante do conselho administrativo da Rede.

 

Angela Chuvas Naschold - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

"Alfabetização na interface teorias, bases, suportes pedagógicos, formação de professores e ambientes de ensino."

Professora Associada da UFRN onde é docente do DEDUC/CERES e colaboradora do Instituto do Cérebro. Desenvolve estudos e pesquisas na área de formação de professores com ênfase na Educação, Neurociências Cognitivas, Ciência da Leitura e interfaces. Atuou em escolas da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS na coordenação de projetos ligados à alfabetização. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Estágio Interinstitucional pelo Instituto do Cérebro da UFRN. É coordenadora do Projeto Leitura + Neurociências (Convênio UFRN/Secretaria de Educação Básica do MEC).