Conferência de Abertura


“Aprendizagem da leitura e da escrita: capacidades básicas e desenvolvimento mental.”

Partindo do postulado de que as capacidades de leitura e escrita nos diferentes sistemas e em particular no sistema alfabético implicam a aprendizagem de capacidades instrumentais, começarei por examinar o processo de aquisição destas nas diferentes idades (criança, adulto), a sua implementação neural e a consequente reorganização funcional do cérebro. Nesta primeira parte da palestra, tratarei também da questão dos princípios subjacentes aos métodos de ensino, não esquecendo a necessidade de ter em conta a diversidade das situações sociais e pessoais dos aprendizes.

Na segunda parte, defenderei a ideia de que tal aquisição leva a um desenvolvimento mental mais amplo, por via de uma vasta gama de atividades (compreensão, interpretação, avaliação crítica e produção criativa). Assim, será considerada a influência da capacidade de leitura e escrita na linguagem (interna e exteriorizada) assim como nos processos de raciocínio, de controle cognitivo (“funções executivas”) e de intencionalidade (“teoria da mente”). Serão discutidas as implicações mais largas dessa dinâmica, em particular, o fato de que ela permite não só o desenvolvimento cognitivo como o desenvolvimento ético, e portanto a participação livre de todos nós e de nossos filhos na condução da sociedade.